Sacramento integra o Circuito Turístico da Canastra. O Parque Nacional da Serra da Canastra é situado na região sudoeste do Estado, nos municípios de Sacramento, Delfinópolis e São Roque de Minas.
Sacramento integra o Circuito Turístico da Canastra. O Parque Nacional da Serra da Canastra é situado na região sudoeste do Estado, nos municípios de Sacramento, Delfinópolis e São Roque de Minas.
O parque abriga a nascente do rio São Francisco, no Vale dos Cândidos. Possui esse nome, Canastra, devido à semelhança apresentada pelo imenso chapadão que, ao ser avistado de longe, parece ter a forma de uma canastra ou baú. No Canastra há, ainda, ocorrência dos campos de altitude, uma variação do cerrado, com capões de mata nas grotas e vales. Este tipo de vegetação é habitat natural de espécies como o cachorro-do-mato, veado-campeiro, ema, siriema, codorna, perdiz, gavião, curiango e coruja. Nas partes mais altas é possível visualizar o lobo-guará e o tamanduá-bandeira, espécies raras e ameaçadas de extinção.
Gruta dos Palhares da cidade de Sacramento nas Minas Gerais
A Gruta dos Palhares é considerada a maior gruta de arenito da América latina, comportando em seu primeiro vão aproximadamente cinco mil pessoas. Ramificando-se em outros compartimentos, tem uma profundidade explorada de aproximadamente 450 metros.
A formação rochosa é de arenito botucatu, e sua descoberta deu-se na metade do século XIX. A área de visitação é rica de belezas naturais, com sua altura de 22 metros, abrigando em cada dobra da rocha centenas de ninhos de maritacas, papagaios, andorinhas e outras aves que ali encontram tranquilidade para reprodução.
Outros pontos turísticos para conhecer são: A Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, Museu Histórico Coralia Venites Maluf, Colégio Allan Kardec / Museu Corina Novelino, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, (Desemboque), Parque Náutico de Jaguara e o Parque Municipal da Gruta dos Palhares.
Academia da Saúde em Sacramento nas Minas Gerais
Vistas aéreas da cidade de Sacramento nas Minas Gerais
Artesanato da cidade de Sacramento, Minas Gerais
Cachoeiras da cidade de Sacramento nas Minas Gerais
Chegando na cidade de Sacramento nas Minas Gerais
Escola da cidade de Sacramento, Minas Gerais
Antiga Estação Ferroviária da cidade de Sacramento, Minas Gerais
Estrada de acesso para as Comunidades de Sacramento nas Minas Gerais
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento da cidade de Sacramento nas Minas Gerais
Vistas parciais da cidade de Sacramento nas Minas Gerais
Parque Público Infantil em Sacramento, Minas Gerais
Praça da cidade de Sacramento nas Minas Gerais
Ruas e Avenidas da cidade de Sacramento nas Minas Gerais
UPA 24 horas da cidade de Sacramento nas Minas Gerais
Dados gerais da cidade de Sacramento, Minas Gerais
Código do Município - 3156908
Gentílico - sacramentano
Prefeito (2017 / 2020) WESLEY DE SANTI DE MELO
População estimada [2019] 26.185 pessoas
População no último censo [2010] 23.896 pessoas
Densidade demográfica [2010] 7,78 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,1 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 6.446 pessoas
População ocupada [2017] 24,8 %
Posição geográfica da cidade de Sacramento no estado das Minas Gerais
Histórico da cidade de Sacramento, Minas Gerais
Sacramento
Minas Gerais – MG
História
Desemboque foi o centro de onde partiram expedições várias a explora o sertão da Farinha Podre, atual Triangulo mineiro. Em uma dessas bandeiras, em 1808, partiu o vigário de Desemboque, Pe. Hermógenes Cassimiro de Araújo Branswick. Quando a expedição atingiu o rio Borá encontrou um bom número de garimpeiros e mineradores estabelecidos.
Com o auxílio de todos, que se reuniram ao encontro da expedição, levantou Pe. Hermógenes um cruzeiro, ao pé do qual celebrou missa. Na sua volta, depois de explorar grande parte do Triângulo Mineiro, Pe. Hermógenes fez construir, no mesmo local onde se erguera o cruzeiro, um pequeno oratório dedicado ao Santíssimo Sacramento. Chegado ao Desemboque, requereu a Dom João licença para, naquele local, erguer uma capela. A provisão régia de 17 de dezembro de 1819 concedia licença para ereção da capela 'com o orago do Santíssimo Sacramento, apresentado pelo patrocínio de Maria, à margem do rio Borá'.
O bispo de Goiás, Dom Francisco Pereira de Azevedo, à vista da provisão real, concedeu, a 20 de abril de 1820, licença ao Pe. Hermógenes, para benzer a pedra fundamental, construir a capela, benzê-la, ao mesmo tempo em que determinava instruções a respeito do patrimônio da mesma. Este patrimônio foi logo constituído por doação de 214 alqueires de terras, avaliados, então, em 135 mil réis, pelo capitão Manoel Ferreira de Araújo e sua mulher, Joaquina Rosa de Santana. Conforme ata lavrada a 24 de agosto de 1820, o Pe. Hermógenes, acompanhado de seu codjutor, Pe. Silvério da Costa e Oliveira, que estava funcionando como capelão da de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, leu as provisões, e, com a provação de todos os moradores, foi assinalado, para construção da capela, 'o mesmo lugar em que está fundado o oratório'. O oratório foi, desde logo, declarado Capela Curada.
Logo se formou o povoado que, por lei nº 804, de três de julho de 1857, foi elevado a categoria de freguesia. O primeiro vigário Pe. Antônio Lisboa Lima. (Anuário Eclesiástico de Uberaba).
Com a denominação de Santíssimo Sacramento, foi criada a vila e o município, desmembrado do de Araxá, pela lei nº 1.637, de 13 de setembro de 1870.
Com a mesma denominação de Santíssimo Sacramento, foi a vila elevada a categoria de cidade, pela lei nº 2.216, de três de junho de 1876.
Na divisão administrativa de 1911, a cidade figura com o nome de Sacramento. Fica na zona do alto Paranaíba. O município é constituído de dois distritos: Sacramento e Desemboque.
Esta eh a bandeira da cidade de Sacramento, Minas Gerais
Este eh o brasão da cidade de Sacramento, Minas Gerais
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Sacramento, MG / IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE