OLHANDO DA JANELA DO TREM: 11 MAIS BONITAS ESTAÇÕES DE METRÔ DO MUNDO

Translate

Pesquise o que procura aqui

11 MAIS BONITAS ESTAÇÕES DE METRÔ DO MUNDO




O metrô é um dos meios de transporte mais rápidos e eficientes do mundo. Além dessa conveniência, os passageiros também podem desfrutar de verdadeiras obras de arte presentes em algumas estações. São plataformas extraordinárias, com construções lindamente projetadas onde o melhor do design, da história e da arquitetura se cruzam no mesmo lugar.
01 - MOSCOU, RÚSSIA 
Inaugurado em 1952, Komsomolskaya parece ser um salão de baile real. É a mais grandiosa das estações de metrô da capital russa. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0) 
Requintados vitrais compõem a ambientação da estação Novoslobodskaya, também inaugurada em 1952. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0) 
Fundada em 1938, a estação Mayakovskaya é um belo exemplo da arquitetura stalinista anterior à Segunda Guerra Mundial. (Foto: Flickr/CC BY 2.0) 
02 - ESTOCOLMO, SUÉCIA 
Colorida e lúdica, a estação de metrô Stadion está situada no antigo estádio olímpico, construído para os Jogos de 1912. Adoramos o arco-íris! 
A movimentada estação T-Centralen é conhecida por sua notável pintura, que lembra uma planta trepadeira em tons de azul. Belíssima! 
Imagina subir ou descer as escadas da estação Solna Centrum, fundada em 1975, em meio à natureza? Ese cenário ficou surreal, né? (Foto: Flickr/CC BY-ND 2.0) 
03 - XANGAI, CHINA 
Futurista e moderna! A estação Bund Sightseeing Tunnel passa sob o rio Huangpu e liga as áreas de Bund e Lujiazui no distrito de Pudong da cidade.



Com 646 metros de comprimento, o Bund Sightseeing Tunnel é uma extravagância virtual, proporcionando aos passageiros do metrô a oportunidade de vivenciar um fabuloso show de luzes. Os compartimentos do trem são transparentes para permitir que os passageiros desfrutem de uma vista em 360 graus. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0) 
04 - NÁPOLES, ITÁLIA 
Uma das estações de metrô mais impressionantes da Europa, Toledo aguça a imaginação dos transeuntes com seu mosaico de luz LED projetado em vários tons de azul. 
A estação de metrô da Universidade de Nápoles apresenta esculturas contemporâneas e obras de arte gráficas. Na foto, está 'Synapsi', que representa a inteligência humana. 
A estação Garibaldi da cidade é famosa por sua arte interativa que evoca o 'Espelho de Viajantes'. 
05 - ATENAS, GRÉCIA 
Andar pela estação de metrô da praça Syntagma é uma viagem no tempo pelos restos remanescentes de uma antiga necrópole grega. (Foto: Flickr/CC BY-SA 2.0) 
A construção do primeiro metrô de Atenas tornou-se uma escavação arqueológica depois que dezenas de milhares de artefatos foram descobertos durante a escavação. 
A estação Syntagma é um museu subterrâneo exibindo amostras raras dos períodos bizantino, romano e grego antigo. (Foto: Flickr/CC BY-SA 2.0) 
06 - KAOHSIUNG, TAIWAN 
O Domo da Luz é a maior obra de arte em vidro do mundo. (Foto: Flickr/CC BY-NC 2.0) 
Esta impressionante cúpula de vidro iluminado fica na estação de metrô mais movimentada da cidade. 
 
Cada um dos quatro quadrantes da cúpula retrata temas do cosmos, da humanidade e da turbulenta história política do país. (Foto: Flickr/CC BY-ND 2.0) 
07 - PARIS, FRANÇA 
A estação de metrô Arts et Métiers tem como tema a ficção científica a vapor, caracterizado por um design industrial. 
A estação Concorde conta com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, cuidadosamente escrita palavra por palavra em azulejos de cerâmica. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0) 
O destaque da estação Cluny-La Sorbonne é um teto enfeitado com mosaicos coloridos, incluindo "Les Oiseaux" (Os Pássaros), de Jean Bazaine (1904-2001). 
08 - LISBOA, PORTUGAL 
Com ambientação contemporânea, a decoração da estação de metrô Olaias foi concebida pelo arquiteto Tomás Taveira e pelo designer António Palolo. 
Na estação Aeroporto, da capital portuguesa, descontraídas caricaturas de escritores, artistas e músicos ilustres do país estão espalhadas nas paredes do metrô. Na foto, a famosa fadista Amália Rodrigues. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0) 
Na estação Parque, o tema são as descobertas portuguesas, ilustradas por mapas, nomes de exploradores famosos e criaturas do mar. (Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0) 
09 - LONDRES, INGLATERRA 
A estação Canary Wharf costuma ser citada como o principal terminal da linha Jubilee. O lugar foi projetado pelo célebre arquiteto britânico Sir Norman Foster. 
Um conjunto de murais de 100 metros ao longo das plataformas da Linha Norte, da estação Charing Cross, mostra cenas da construção original de meados do século XIX do famoso monumento. (Foto: Flickr/CC BY 2.0) 
Dinâmico e com apelo high-tech, a estação de Westminster parece ter saído do filme 'Blade Runner', com direito a vigas de concreto e tubos de aço. 
10 - SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA 
Citada como uma das estações de metrô mais bonitas do mundo, a Avtovo foi inaugurada em 1955. Sua decoração ornamentada, com candelabros de cristal e luxuosos mármores a colocam entre os passeios mais elegantes da Rússia deste transporte público. (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0) 
O nível superior da moderna estação Sportivnaya apresenta uma arquitetura que representa pinturas monumentais, esculturas e temas olímpicos da antiguidade. (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0) 
Uma das mais novas estações da metrópole russa, a Volkovskaya foi inaugurada em 2008 e recebeu esse nome com inspiração no rio Volkovka. (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0) 
11 - NOVA YORK, EUA 
A estação de metrô City Hall foi inaugurada em 1904. Infelizmente, uma das plataformas mais imponentes da Big Apple está fechada há mais de 70 anos. 
Projetado pelo arquiteto espanhol Rafael Guastavino Moreno (de 1842 a 1908), a estação ainda atrai admiradores por sua arquitetura única de estilo neo-românico. 
Com aviso prévio, visitantes do Transit Museum podem visitar a lendária estação como parte de uma visita guiada. 
Os nova-iorquinos e curiosos do resto do mundo têm a futurista Fulton Center para explorar. Inaugurada em 2014, a estação, hoje na vanguarda, foi completamente remodelada. (Foto: Flickr/CC BY 2.0) 

Fonte dos textos e fotos: Noticiasaominuto.com.br / msn.com / Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker





DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO

OS SONHOS QUE SONHEI
APRENDENDO A TROCAR FRALDA EM CRIANÇA

Na hora de trocar a frauda da criança sobrou pra mim. E era a criança que estava me ensinando a trocar sua fralda.
Estava numa grande loja de magazine, tipo a Ricardo Eletro. Havia várias pessoas. A loja estava cheia de confete, como se estivesse ocorrendo uma grande liquidação. Nisto, uma criança que deveria ter um ano mais ou menos, e estava em cima de uma pequena mesa usando apenas fralda descartável, virou para mim e disse que era para eu levá-la ate o outro lado da loja, onde ela ensinaria as pessoas a trocar fraldas descartáveis. 


Então eu disse: --sobrou para o marmitão-- A segurei por debaixo dos dois braços e sai carregando a criança, evitando que ela encostasse em mim, porque ela estava só de fralda e não sabia em que situação estava a fralda. Chegando do outro lado da loja, coloquei a criança em cima de outra pequena mesa. Sentada, encostada na parede, tinha uma menina, que deveria ter uns 15 anos. Ela ouvia música com fone de ouvidos. Nisto, a criança que coloquei em cima da mesa, disse que iria demonstrar como trocar fraldas. Foi tirando a fralda que usava. O problema foi que ela tinha feito cocô. 


Só que estava “durinho” e caiu no chão e partiu em alguns pedaços. A tal criança então pediu para eu pegar. Disse então: --sobrou para o marmitão de novo— Nisto veio rolando até perto de mim, um rolo de papel higiênico. Então disse que usaria o papel higiênico da loja mesmo. Peguei o papel em bastante quantidade, enrolei na mão e fui pegar o cocô da criança. Quando pegava, veio aquela menina que ouvia som para pegar um pedaço. Então gritei para não pegar porque era cocô. Ela então disse que havia pensado que era um doce. Então disse a ela: --vai comer este “doce” que você vai ver o gosto que tem—E comecei a rir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível