VILA VALÉRIO, ESPÍRITO SANTO - Nasceu dos sonhos e da luta de brasileiros descendentes de alemães, italianos e mineiros que vieram para essa região na década de 40, dando início a colonização do seu solo. Distante a 240 km da capital Vitória, suas casas são construídas desde a alvenaria das mais simples até as mais modernas, sendo que muitas ainda são de madeira. A economia do município se basea na cultura do tradicional Café Conilon, Coco Anão, Eucalipto, pimenta do reino e pequenas plantações de cereais, áreas de pastagens e reservas pequenas de Mata Atlântica. Na Rampa do Veinho, em Vila Valério acontece o Campeonato Capixaba de Voo Livre e o Fest Viva de Parapente na modalidade Cross Country com voos mais longos




CONHEÇA A CIDADE DE "VILA VALÉRIO", ESPÍRITO SANTO, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
Filho da cidade de Vila Valério, Patrik Camporez Mação, jovem nascido na comunidade Córrego São Bento, tem se destacado no país por sua trajetória literária. Aos 15 anos lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado “Nas Profundezas do Mar”, que vendeu mais de 10 mil cópias em suas primeira edição. Também é autor de “Outros Eus de Outros Mins”, lançado quando cursava a faculdade de jornalismo, aos 19 anos, e “Verdades e Azias”, este último pela editora Multifoco, do Rio de Janeiro, que é vendido em livrarias de todo o país. (Wikipédia)
Patrik também se destacou por dirigir o documentário “As Últimas Responsadeiras”, que conta a história de mulheres da cidade que fazem orações para que as pessoas encontrem objetos perdidos ou furtados. O filme foi exibido em rede nacional, pelo Canal Futura. O jovem valeriense atualmente é repórter do jornal O GLOBO e da Revista Época, em Brasília, depois de ter trabalhado por seis anos no periódico A GAZETA, no Espírito Santo, cobrindo temas como economia e violações de direitos humanos. Ao 29 anos, Patrik já ganhou 20 prêmios regionais e nacionais de jornalismo, figurando, em 2016 e 2017, na lista dos jornalistas mais premiados do país. (Wikipédia / Cássio Scomparin)
Nasceu dos sonhos e da luta de brasileiros descendentes de alemães, italianos e mineiros que vieram para essa região na década de 40, dando início a colonização do seu solo. Distante a 240 km da capital Vitória, suas casas são construídas desde a alvenaria das mais simples até as mais modernas, sendo que muitas ainda são de madeira. A economia do município se basea na cultura do tradicional Café Conilon, Coco Anão, Eucalipto, pimenta do reino e pequenas plantações de cereais, áreas de pastagens e reservas pequenas de Mata Atlântica. (Prefeitura Municipal / Viajando Todo o Brasil)
RAMPA DO VEINHO
A Rampa do Veinho, em Vila Valério ficará inda mais colorida. É que acontece simultaneamente ao Campeonato Capixaba de Voo Livre, o 3° Fest Viva de Parapente na modalidade Cross Country com voos mais longos (Prefeitura Municipal)

Cachoeira Bereco em Vila Valério, ES (Renato L. Martins)
Cachoeira Bereco (Renato L. Martins)
Entorno da cidade de Vila Valério, ES (Thiago B. Sossai)
Entono da cidade de Vila Valério, ES (Thiago B. Sossai)
Entono da cidade de Vila Valério, ES (Cássio Scomparin)
Igreja Luterana da cidade de Vila Valério, ES (Sérgio falcetti)
Vila Valério, ES (Adilson Schneider)
Vila Valério, ES (Adilson Schneider)
Igreja de Nossa Senhora das Graças em Vila Valério, ES (Sérgio Falcetti)
Vista da Pedra do Veinho em Vila Valério, ES (João Henrique Borgo)
São Jorge Barra seca em Vila Valério, ES (JC Capuzzo)
São Jorge Barra seca em Vila Valério, ES (JC Capuzzo)
Entorno da cidade de Vila Valério, ES (Sérgio Falcetti)
Chegando na cidade de Vila Valério, ES (Prefeitura Municipal)
Praça da cidade de Vila Valério, ES (Prefeitura Municipal)
Vilarejo de Vila Valério, ES (Cássio Scomparin)
Vila Valério, ES (Cássio Scomparin)
Rodovia de acesso à cidade de Vila Valério, ES (Sérgio Falcetti)
Vista aérea da cidade de Vila Valério, ES (Prefeitura Municipal)
Rua central da cidade de Vila Valério, ES (g1.globo.com)
Vila Valério, ES (Prefeitura Municipal)
Centro da Cidade de Vila Valério, ES (Prefeitura Municipal)
DADOS GERAIS DA CIDADE DE VILA VALÉRIO, ESPÍRITO SANTO, BRASIL
Código do Município - 3205176
Gentílico - vila-valeriense
Prefeito 2017 / ROBSON PARTELI
População estimada [2017] - 14.697 pessoas 
População no último censo [2010] - 13.830 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 29,42 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 1.785 pessoas 
População ocupada [2015] - 12,2 % 
Área da unidade territorial [2016] - 470,343 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 33,5 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 71,8 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 25,8 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VILA VALÉRIO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
HISTÓRICO DA CIDADE DE VILA VALÉRIO, ESPÍRITO SANTO
História
A colonização de Vila Valério, teve início em 1939 pelo engenheiro polonês Esteves Bonislau Riszcik, que chefiava a companhia polonesa para a demarcação das terras da atual Vila Valério. Devido à invasão da Polônia, em 1939, por Adolf Hitler dando início a segunda guerra mundial, não foi possível que os poloneses viessem para essa região. Foi então colonizada por mineiros e imigrantes italianos e pomeranos (Alemães) vindos do sul do estado. 
Vila Valério recebeu esse nome em homenagem ao advogado polonês Dr. Walerjan Koszarowski que muito se empenhou em combater a malária (epidemia da época).
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VILA VALÉRIO, ESPÍRITO SANTO
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE VILA VALÉRIO, ESPÍRITO SANTO
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / Wikipédia / Governo de Vila Valério, ES / viajandotodoobrasil.com.br / 


Comentários

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE