VILA PAVÃO, ESPÍRITO SANTO – A cidade tem hoje 78% de sua população residindo na zona rural, dando destaque à sua agricultura familiar, com lindas elevações de granito denominadas "pedras", que fazem da região uma das mais lindas do Brasil. Granito que também faz de Vila Pavão uma das maiores jazidas deste produto no Brasil. O maior evento de integração étnico-cultural do Brasil. Considerada hoje também a "Festa da Cidade", a Pomitafro foi criada pelos professores do Centro de Integração de Educação Rural /CIER em 1989. A Pomitafro saiu das iniciais de POMeranos, ITAlianos e aFROs, principais colonizadores do município e que visa resgatar a identidade histórica e cultural do povo capixaba.




CONHEÇA A CIDADE DE "VILA PAVÃO", ESPÍRITO SANTO, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
Vila Pavão tem hoje 78% de sua população residindo na zona rural, dando destaque à sua agricultura familiar, com lindas elevações de granito denominadas "pedras", que fazem da região uma das mais lindas do Brasil. Granito que também faz de Vila Pavão uma das maiores jazidas deste produto no Brasil. (Prefeitura Municipal)
Voo livre na região de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL (IECLB) - "IGREJONA" 
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana tem a torre mais elevada do país. A torre da “igrejona”, como é conhecida, possui 35 metros e seus três sinos de cobre podem ser ouvidos a 12 quilômetros de distância. 
Mais informações: (27) 3753-1036 (Câmara de Vereadores / Portal GN1)
MUSEU POMERANO FRANZ RAMLOW 
Museu Pomerano “Franz Ramlow” possui um rico acervo de peças, utensílios e equipamentos utilizados no inicio da colonização pomerana no município. Recebe visitantes durante todo o ano, incluindo alunos deste e de outros municípios, previamente agendados. 
Mais informações: (27) 3753-1358 (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) (Câmara de Vereadores) 
POMITAFRO 
Pomeranos, italianos e africanos, a miscigenação de raças que gerou a cultura de Vila Pavão 
A Pomitafro é o maior evento de integração étnico-cultural do Brasil. Considerada hoje também a "Festa da Cidade", a Pomitafro foi criada pelos professores do Centro de Integração de Educação Rural /CIER em 1989. A Pomitafro saiu das iniciais de POMeranos, ITAlianos e aFROs, principais colonizadores do município e que visa resgatar a identidade histórica e cultural do povo capixaba. 
Todos os anos, durante a Pomitafro, as casas de Vila Pavão são enfeitadas para movimentar a cultura capixaba, onde participam dezenas de grupos étnicos vindos de diversas partes do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Grupos musicais, danças folclóricas, desfiles de rainhas (pomerana, italiana e afro) fazem parte do "caldeirão cultural". 
A "Pomitafro em Sala de Aula", passeios de charrete, exposição de objetos antigos, trabalhos escolares, artesanatos e produtos da agricultura familiar são outras atrações do evento. (Wikipédia) 
Pedras no entorno da cidade de Vila Pavão, ES (Wikipédia)
Visão geral da cidade de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
Nos limites de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
As pedras no caminho de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
Centro de educação de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
As pedras de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
Igreja Luterana da Confissão (Prefeitura Municipal)
Chegando na cidade de Vila Pavão, ES (Portal GN1) 
Sede da Prefeitura Municipal de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
Visão geral da igreja Luterana da Confissão (Sínodo)
Entorno da cidade de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
Vista aérea da cidade de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
Visão geral da cidade de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
A cidade de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
Vista aérea da cidade de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
Rua da cidade de Vila Pavão, ES (Prefeitura Municipal)
DADOS GERAIS DA CIDADE DE VILA PAVÃO, ESPÍRITO SANTO
Código do Município - 3205150 
Gentílico - pavoense 
Prefeito - IRINEU WUTKE 
População estimada [2017] - 9.459 pessoas 
População no último censo [2010] - 8.672 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 20,02 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 2,0 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 1.476 pessoas 
População ocupada [2015] - 15,8 % 
Área da unidade territorial [2016] - 433,257 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 29,2 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 74,7 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 7,8 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VILA PAVÃO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
HISTÓRICO DA CIDADE DE VILA PAVÃO, ESPÍRITO SANTO
História 
Vila Pavão 
Espírito Santo - ES 
Histórico 
Um pedaço de tábua na parte interna do lábio inferior. Essa era a característica marcante dos índios Botocudos, nativos habitantes do município que hoje é conhecido como Vila Pavão. Esses nativos viveram tranquilamente aqui, até serem expulsos pelos brancos. 
A construção da ponte sobre o Rio Doce, em Colatina, e a abertura da estrada que liga Nova Venécia a Vila Pavão, em 1940, foram as obras que desencadearam o povoamento e a colonização do município. Os tropeiros e caminhoneiros faziam divulgação 'das terras quentes' aos imigrantes pomeranos e italianos no Sul do estado e nas regiões de limite com Minas Gerais. Foi isso que atraiu grande número de descendentes pomeranos e alguns italianos para o local. 
A Pomerânia era uma das 38 províncias pertencentes à antiga Prússia. Com a Segunda Guerra Mundial, foi riscada do mapa e seu território anexado à Polônia. O município de Vila Pavão foi criado em 16-01-1991, pela Lei nº 4517, tendo sido desmembrado de Nova Venécia. O município foi colonizado na década de 1920 por caboclos que fugiam da seca do sertão, madeireiros e depois de 1940, quando chegaram algumas famílias de descendência afro, italianas e a maioria pomerana. O nome 'Vila Pavão' foi colocado por tropeiros que pernoitavam na única casa do 'pavão' existente na encruzilhada onde hoje fica o centro da cidade, que tinha em sua varanda o desenho dessa ave. 
Gentílico: pavoense
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VILA PAVÃO, ESPÍRITO SANTO
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE VILA PAVÃO, ESPÍRITO SANTO

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / Wikipédia / Governo de Vila Pavão, ES / camaravilapavao.es.gov.br / portalgn1.com / sesb.og.br / 


Comentários

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE