OLHANDO DA JANELA DO TREM: PEDRA DOURADA / MINAS GERAIS / BRAZIL (3.696 / 5.570) POPULAÇÃO: 2.532 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

PEDRA DOURADA / MINAS GERAIS / BRAZIL (3.696 / 5.570) POPULAÇÃO: 2.532 PESSOAS (IBGE 2020)




Abrir a janela e se deparar com uma das mais belas formações geológicas que a natureza foi capaz de produzir. É assim que os moradores de Pedra Dourada, pequena cidade da Zona da Mata, vivem mais perto do céu.

Vista da cidade de Pedra Dourada, MG (Prefeitura Municipal)
A vista de cima da pedra, de 1.379 m de altitude, é deslumbrante. De lá, é possível observar a mata atlântica que circunda a região, além da visão panorâmica para as cidades vizinhas, parte do Espírito Santo e do Rio de Janeiro e das montanhas mineiras. (descubraminas.com.br)
Cafezais na região de Pedra Dourada, MG (Prefeitura Municipal)
Cachoeira no Parque da Pedra em Pedra Dourada, MG (facebook)
Cachoeira Varandão em Pedra Dourada, MG (facebook)
A pedra recebeu esse nome porque, conforme relatam os moradores, ao final das tardes chuvosas, ela ganha uma cor dourada. Outra versão diz que, à noite, raios dourados passam sobre ela, o que faz com que a pedra dourada tenha relação com a Mãe do Ouro, lenda da mitologia brasileira criada pelos indígenas antes da chegada dos colonizadores portugueses. (descubraminas.com.br)
Acesso à Cachoeira Varandão em Pedra Dourada, MG (Daniel Herdy Pedrosa)
Menino entregando leite na via de acesso à cidade de Pedra Dourada, MG (Amarildo Souza)
Fundos da Matriz de São José de Pedra Dourada, MG (SGTrangel)
A lenda diz que a Mãe do Ouro é responsável por guardar as minas. Logo sua presença é sinal de que há o metal precioso no local. Na região da Pedra Dourada, a Mãe do Ouro é entendida como uma guardiã, estrela cadente, encantada, que passeia luminosa pelos ares, mas vive debaixo d’água, num palácio. Em tardes de chuva, passa como estrela cadente em fio luminoso. (descubraminas.com.br)
Estrada de Acesso à Pedra Dourada em Pedra Dourada, MG (Daniela Herdy Pedrosa)
Vista Parcial da cidade de Pedra Dourada, MG (SGTrangel)
Rua da Matriz da cidade de Pedra Dourada, MG (Amarildo Souza)
Essa aura mitológica que envolve Pedra Dourada é herança dos primeiros habitantes da região. Os índios da tribo dos Puris estiveram por ali até o início do século 19, quando os primeiros aventureiros chegaram à região em busca de alternativas econômicas, uma vez que as minas de ouro já haviam esgotado sua capacidade. (descubraminas.com.br)
Vista parcial da cidade de Pedra Dourada, MG (Amarildo Souza)
Cachoeira no Parque Municipal de Pedra Dourada, MG (facebook)
Lago do Parque Municipal e entorno em Pedra Dourada, MG (facebook)
Quem ali chegou encontrou terra fértil e abundante. Isso atraiu também imigrantes europeus, vindos da Itália e da Espanha. Os novos moradores da região logo se instalaram, fundaram fazendas, iniciando um núcleo de povoamento, ao qual foi dado o nome de Arraial de São João do Soca. José de Souza Lima, vindo de Tombos, doou 66 hectares de terra ao patrimônio da Igreja de São João, tida como o marco inicial da cidade. (descubraminas.com.br)
Região de Pedra Dourada, MG (Prefeitura Municipal)
Rua da Matriz de São José em Pedra Dourada, MG (SGTrangel)
Parque São João em Pedra Dourada, MG (SGTrangel)
Aproveitando o clima propício, foi desenvolvida a cultura de café, que, na segunda metade do século 19 e início do século 20, era considerado o principal produto da economia brasileira. Junto com o café, a banana e o leite também se destacaram, ocupando as fazendas da região. (descubraminas.com.br)
Entorno da cidade de Pedra Dourada, MG (Amarildo Souza)
Vista da cidade e do Parque municipal em Pedra Dourada, MG (facebook)


Cachoeira em Pedra Dourada, MG (facebook)
Em 1939, o Arraial de São João do Soca passa à categoria de vila e recebe o nome de São José de Pedra Dourada. Nessa época sua população era de aproximadamente 3.500 habitantes, e pertencia ao município de Tombos. Em 1962, pela Lei n. 2.764, de 30 de dezembro, a vila se emancipou de Tombos e teve seu nome alterado para Pedra Dourada. (descubraminas.com.br)
Chegando na cidade de Pedra Dourada, MG (SGTrangel)
Visão geral da cidade de Pedra Dourada, MG (SGTrangel)
Pedra Dourada faz parte do Circuito Pico da Bandeira e do roteiro do Caminho da Luz, cujo trajeto de 195 quilômetros, iniciando em Tombos e terminando no Parque Nacional do Pico da Bandeira, é um grande atrativo turístico que remonta a rota que era percorrida por tropeiros, religiosos e aventureiros na travessia dos Estados do Rio de Janeiro para o Espírito Santo, passando por Minas Gerais. (descubraminas.com.br)
Igreja Matriz de São José em Pedra Dourada, MG (Wikipédia)
Posto de Gasolina em Pedra Dourada, MG (Amarildo Souza)
O município de Pedra Dourada apresenta um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica do Leste da Zona da Mata Mineira. Com uma grande variedade de cachoeiras, trilhas, montanhas a cidade é ideal para curtir e relaxar, o município consolida como local de turismo para tranquilidade e relaxamento. 
Pousada em Pedra Dourada, MG (SGTrangel)
Rua da cidade de Pedra Dourada, MG (SGTrangel)
PEDRA DOURADA EM PEDRA DOURADA, MG
A Pedra Dourada, ícone que deu nome à cidade é assim chamada porque, como relataram moradores da região, aos finais das tardes chuvosas ela fica dourada. O nome Pedra Dourada tem também origem relacionada à lenda da Mãe do Ouro, que é inicialmente um mito meteorológico, ligado aos protomitos ígneos, posteriormente ao ciclo do ouro. Segundo a lenda, a Mãe do Ouro é responsável por guardar as minas.
Onde ela está, é prova evidente que há ouro e por isso tomou o nome. Pelos habitantes da região da Pedra Dourada, a Mãe do Ouro é entendida como a zelação, estrela cadente, encantada, que passeia luminosa, pelos ares, mas vive debaixo d’água, num palácio. Em tardes de chuva passa como estrela cadente em fio luminoso iluminando a cidade e a pedra que da nome a cidade. (Dourada Parque Hotel) 
A Pedra Dourada que deu nome a cidade de Pedra Dourada, MG (facebook)
Pedra Dourada em Pedra Dourada, MG (facebook)
PARQUE SÃO JOÃO DA CIDADE DE PEDRA DOURADA, MG
O Parque Municipal São João foi idealizado, projetado e teve suas obras iniciadas em 2003, afim de tornar o Parque um espaço de lazer para toda comunidade douradense e seus visitantes. Em 2008, o parque foi inaugurado e conta com duas lagoas, sendo uma delas com uma praça ao centro. Em torno das lagoas.
Em torno das lagoas e de todo o perímetro do Parque foi construída uma pista de caminhada e cooper, com 2 km de extensão. A área do Parque já era banhada por uma cacheira, na qual foi construída uma piscina artificial. A piscina e cachoeira são a principal atração do Parque, que recebe centenas de visitantes todos os dias, vindos de várias cidades da região.  (Dourada Parque Hotel) 
Cachoeira no Parque Municipal em Pedra Dourada, MG (facebook)
Cachoeira do Parque Municipal em Pedra Dourada, MG (facebook)
Interior do Parque Municipal em Pedra Dourada, MG (SGTrangel)
Interior do Parque Municipal em Pedra Dourada, MG (SGTrangel)
Interior do Parque Municipal em Pedra Dourada, MG (facebook)
Interior do Parque Municipal em Pedra Dourada, MG (facebook)
Interior do Parque Municipal em Pedra Dourada, MG (Facebook)
Interior do Parque Municipal em Pedra Dourada, MG (facebook)
Interior do Parque Municipal em Pedra Dourada, MG (facebook)
Interior do Parque Municipal em Pedra Dourada, MG (Wikipédia)
São João no interior do Parque Municipal "São João" em Pedra Dourada, MG (facebook)
ONDE SE HOSPEDAR EM PEDRA DOURADA, MG
O DOURADA PARQUE HOTEL está localizado no Parque Municipal São João, no município de Pedra Dourada em Minas Gerais e atende seus hóspedes com 24 quartos, equipados com ar condicionado, mini bar, aquecedor, banheira de hidromassagem, além da área comum com bar molhado e piscina. Recém inaugurado, o hotel possui vista deslumbrante para a cidade e oferece tranquilidade, descanso e total conforto para seus hóspedes. Conheça o Dourada Parque Hotel e apaixone-se por todos seus encantos. (Dourada Parque Hotel) 


ONDE COMER EM PEDRA DOURADA, MG
O ALECRIM DOURADO RESTAURANTE resgata os sabores da Culinária Rural Brasileira em um ambiente de tranquilidade e conforto, onde o simples e o refinado caminham juntos, harmoniosamente, para o deleite dos amantes da boa mesa.
A gastronomia praticada da preferência ao que é produzido regionalmente e seguindo receitas tradicionais, caseiras, aprimoradas e apresentadas com um delicado toque de sofisticação contemporânea. 
Tudo isso num ambiente aconchegante com astral do interior. (Dourada Parque Hotel) 

Código do Município - 3149002 
Gentílico - douradense 
Prefeito 2017 / SILVANIR SIMPLÍCIO DE ANDRADE 
População estimada [2017] - 2.452 pessoas 
População no último censo [2010] - 2.191 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 31,3 hab/km² 
Pessoal ocupado [2015] - 265 pessoas 
Área da unidade territorial [2016] 69,99 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] 72,3 % 
Arborização de vias públicas [2010] 89,4 % 
Urbanização de vias públicas [2010] 47,4 % 
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE PEDRA DOURADA, MG
PEDRA DOURADA - Minas Gerais - MG 
Gentílico: DOURADENSE 
HISTÓRICO 
Os primitivos habitantes do lugar foram os índios Purís, descendentes dos Goytacazes, tangidos do litoral para o interior devido à colonização portuguesa. O primeiro elemento branco que explorou a região e alí se fixou foi o Sr. Atílio Javarini, conforme reza a tradição oral. 
A ocupação do local deveu-se ao solo propício para o cultivo do café, cujo plantio se generalizou por toda a área adjacente. As primeiras explorações datam da segunda metade do século XIX.


A denominação primitiva do lugar foi São João do Sóca. A origem deste nome decorreu-se numa época anterior à formação do povoado, quando da passagem de um grupo de viajantes. Estes observaram o trabalho de um grupo de mulheres que se dedicvam à labuta de socar grãos de café. Concidiu ter esse fato ocorrido no dia dedicado a São João Batista, associando-se a isso a denominação primitiva. 
O topônimo atual tem sua origem numa enorme pedra existente nos limites deste município com o de Faria Lemos que, em virtude sua composição geológica, possui em sua parte uma coloração amarelecida que, à incidência dos raios solares, reflete uma tonalidade dourada.
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PEDRA DOURADA, MINAS GERAIS

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Becker Thymonthy / Governo de Pedra Dourada, MG / Wikipédia / facebook.com/pedradourada.mg / descubraminas.com.br / Dourada Parque Hotel 



 CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


VALEU PELA AVENTURA

2 comentários:

  1. Sensacional
    Minas gerais é lindo .
    Mas este lugar é um paraíso .
    Já está no meu roteiro de férias
    Este blog é demaisssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só estando lá para ver o quanto eh Espetacular a Cidade e arredores. Você vai gostar muito de Pedra Dourada.
      Valeu menina, Abração pra você.

      Excluir

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível