ARAÇAÍ, MINAS GERAIS - No circuito turístico Guimarães Rosa, com paisagens belíssimas, muita tranquilidade, povo hospitaleiro e acolhedor e com o melhor carnaval da região. Muito tranquila. Perto de uma das maiores grutas do Brasil - A Maquiné - em Cordisburgo - 12 Km de distancia. Vale a pena conferir. Em Araçaí também tem uma lagoa muito bonita com área de lazer com churrasqueiras e duchas, um ótimo lugar para passar o dia com a família. Visite Araçaí na época das suas festas tradicionais: Festa de São Sebastião, Carnaval, Forró do Araçá, Festa do Rosário e Reveillon. Estando em Araçaí não deixe de visitar a Estação Ferroviária, Praça são Sebastião, Centro de Artesanato” Araçaí Feito a Mão”.




CONHEÇA A CIDADE DE "ARAÇAÍ", MINAS GERAIS, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
Muito tranquila. Perto de uma das maiores grutas do Brasil - A Maquiné - em Cordisburgo - 12 Km de distancia. Vale a pena conferir. Em Araçaí também tem uma lagoa muito bonita com área de lazer com churrasqueiras e duchas, um ótimo lugar para passar o dia com a família. 
Por: Fabrício 
TRÊS GERAÇÕES EM ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
Visite Araçaí na época das suas festas tradicionais: Festa de São Sebastião, Carnaval,Forró do Araçá, Festa do Rosário e Réveillon. Estando em Araçaí não deixe de visitar a Estação Ferroviária, Praça são Sebastião, Centro de Artesanato” Araçaí Feito a Mão”. (Circuito Guimarães Rosa)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
CASARÃO EM ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
MONUMENTO DENTRO DA FÁBRICA DE FIAÇÃO E TECELAGEM EM ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
ESCOLA MUNICIPAL DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
FÁBRICA DE TECIDOS DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
FÁBRICA DE TECIDOS DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
FINAL DE RUA COM PAISAGEM AO FUNDO EM ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
PRAÇA CENTRAL DE ARAÇAÍ, MG (Ize Kampus)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
RUA DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
CHEGANDO / SAINDO DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (Ize Kampus)
LATERAL DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ARAÇAÍ MG (asminasgerais.com.br)
RUA DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (Ize Kampus)
IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO EM ARAÇAÍ, MG (Prefeitura Municipal)
ARTESANATO DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG (Prefeitura Municipal)
Código do Município - 3103207 
Gentílico - araçaiense 
Prefeito 2017 / ALESSANDRO GUIMARÃES SAMPAIO 
População estimada [2017] - 2.368 pessoas 
População no último censo [2010] - 2.243 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 12,02 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 421 pessoas 
População ocupada [2015] - 17,9 % 
Área da unidade territorial [2016] - 187,538 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 53,5 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 96,8 % 
Urbanização de vias públicas [2010] N/D 
HISTÓRICO DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MINAS GERAIS
História 
Araçaí 
Minas Gerais - MG 
Histórico 
A origem de Araçaí ( Tem sua etimologia em araca-g-i, que, em língua indígena, significa 'o rio dos araças' ou, simplesmente, 'araça', nome de um fruto silvestre, semelhante a goiaba, de tamanho menor. ) está ligada ao estabelecimento de um casal na região onde hoje se localiza o município. Estes são o Sr Francisco José Pereira da Rocha e sua esposa a Srª Cândida Maria de Jesus, acompanhados de seu filho Francisco José Pereira da Rocha, que tinha apenas três anos de idade,originários de Jequitibá , hoje município limítrofe de Araçaí. Já na segunda metade do século XIX, no ano de 1872, o Sr Francisco José Pereira da Rocha adquiriu uma sesmaria, quando ainda era imperador do Brasil, D. Pedro II e aqui, com sua família deu início a um povoado, fundando a fazenda Paraíso. A princípio esta propriedade cultivava alguns cereais e mantinha um rebanho de bois, porém, ao longo do tempo,uma nova vocação da terra despontou. 
Dado o fluxo relativamente grande de tropeiros de gado da região, que levavam rebanho para diversas localidades do interior do estado, a fazenda se transformou em ponto de pouso para estes viajantes. 
Foi em 1902, que chegou a Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB). A linha férrea vinha de Belo Horizonte e tinha meta atingir o interior do estado. A região então foi escolhida para a construção de um terminal que serviria tanto para o embarque de carga quanto de passageiros. 
Em 1903, foi inaugurada a estação que daria nome a cidade de Araçaí. 
Conta-se que os construtores da EFCB, iniciados os trabalhos de fundação da estação, ainda não sabiam qual nome dar a esta. Após debaterem por algum tempo decidiram nomeá-la como Estação-Araçá. A escolha se deve a uma pequena árvore frutífera então abundante na região que produz um fruto semelhante a goiaba, o araçá. 
Consolidou-se o arraial após a construção da linha da Estrada de Ferro Central do Brasil, dando-se ao lugar o nome de Araçá, imaginado pelo Engenheiro encarregado dos trabalhos da ferrovia. Em 1911, por sugestão do Cel. Caetano Mascarenhas, Dr. Teófilo Ferreira do Nascimento e João de Paula Moura, alterou-se o topônimo para Araçaí. 
A razão da mudança do nome se deve ao fato de que muitas correspondências endereçadas a Araçá eram extraviadas para uma outra região que também se chamava raçá, localizada próximo a Matozinhos, ou até mesmo para Araxá
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ARAÇAÍ, MINAS GERAIS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Becker Thymonthy / Governo de Araçaí, MG / Wikipédia / circuitoguimaraesrosa.com.br / 

Comentários