Mar em tons de azul e de verde, paisagens (quase) intocadas e piscinas naturais no trecho que vai de Barra de São Miguel e Maceió até Maragogi.
Não, você não precisa necessariamente ir ao Caribe para curtir paisagens dignas de cartão-postal, com mar em tons de azul e de verde, praias de areia branca e coqueirais que margeiam a orla.
O litoral alagoano abriga belas praias com esses atributos, como a do Patacho, em Porto de Pedras, perto de São Miguel dos Milagres. Tem também a Praia do Morro, em Barra de Santo Antônio, além de Maragogi, que guarda o tesouro mais precioso da Costa dos Corais: as famosas Galés, conjunto de piscinas naturais comparado por muitos às lindas ilhas caribenhas. (Otávio Nogueira/creative commons/Flickr / Carlos Goldgrub /Dedoc Abril)
01 - PRAIA DO GUNGA
No litoral sul de Alagoas está a Praia do Gunga, na Barra de São Miguel, queridinha dos maceioenses. Na ponta esquerda fica a bela Lagoa do Roteiro.
Na ponta direita da Praia do Gunga, falésias coloridas e um imenso coqueiral compõem a paisagem. O ponto mais próximo à lagoa é agitado, com bares lotados e música alta.
02 - PRAIA DO FRANCÊS
Uma das praias mais famosas de Alagoas, a Praia do Francês consegue agradar a dois tipos de público. De um lado estão os surfistas que encaram as fortes ondas. Do outro, à esquerda, famílias com crianças aproveitam o mar calmo protegido pela barreira de recifes. O agito fica na orla, onde há uma concentração de bares e lojinhas.
Localizada no município de Marechal Deodoro, a 24 km ao sul de Maceió, a praia costuma lotar nos fins de semana ensolarados e nos feriados. Para ver a areia assim, vazia, o melhor é chegar no começo do dia. (Favaro Junior/creative commons/Flickr / Cleferson Comarela/creative commons/Wikimedia Commons)
03 - PAJUÇARA
Uma das melhoes atrações da orla de Maceió é a praia de Pajuçara: as cristalinas piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa. As jangadas coloridas fazem a travessia com duração de 15 minutos e permanecem por até 40 minutos, tempo suficiente para nadar nas águas mornas com os peixinhos.
Pajuçara Às vezes, o mar fica impróprio para banho. O agitado calçadão, emoldurado por coqueiros, conta com quiosques, ciclovia, quadras poliesportivas, pista de caminhada e uma feira de artesanato. (_Daise/creative commons/Flickr)
04 - PONTA VERDE
Prédios modernos dividem o cenário com o mar verde-claro, coqueirais e trechos de areia fofa em Ponta Verde, a melhor praia urbana de Maceió. Assim como a vizinha Pajuçara, as piscinas naturais são a grande atração daqui. Ocasionalmente, o mar fica impróprio para banho.
Na orla da praia de Ponta Verde, em Maceió, estão duas das melhores barracas de praia. A primeira é a Kanoa, frequentada por jovens que vêm curtir as apresentações de DJs e bandas de quarta a sexta, tomar um chope gelado ou admirar o pôr do sol. Na Lopana, você pode relaxar nas espreguiçadeiras, experimentar os petiscos do cardápio e tomar drinques à base de frutas. Grupos de blues, pop rock e djs embalam as noites de quinta a domingo. (André Lage/creative commons/Flickr / Franco Hoffchneider/Dedoc Abril)
05 - IPIOCA
Menos frequentada que as outras praias de Maceió, Ipioca é perfeita para quem busca sossego. A paisagem preservada tem coqueirais, mar em tons de azul e de verde, longos trechos de areia branca e piscinas naturais na maré baixa. Mas, atenção: o mar fica um pouco agitado na maré cheia.
Na praia de Ipioca, está também a barraca Hibiscus. À sombra de coqueiros, o local tem espreguiçadeiras, redes e serviços de massagem, ideal para quem quer relaxar e esquecer da vida. Também conta com playground e cardápio variado. (Franco Hoffchneider/Dedoc Abril)
06 - CARRO QUEBRADO
Nos fins de semana, a Praia de Carro Quebrado é um dos destinos favoritos dos moradores de Maceió. Os motivos? As belas falésias coloridas, o mar verdinho e os coqueirais.
Quem estiver na Praia Barra de Santo Antônio pode fazer passeios de lancha até a região. Para fazer uma graça, guias-mirins molham a mão no mar, deslizam os dedos sobre as falésias e pintam os rostos dos turistas.
07 - PRAIA DO MORRO
O acesso até a Praia do Morro, em Barra de Santo Antônio, é complicado: você pode chegar de barco a partir de Ponta do Gamela ou de carro por estrada de areia sem sinalização (para não se perder, é melhor ir com guia). Porém, a paisagem compensa o esforço.
Além de deserta, a praia tem mar azul, falésias, pedras e a foz do Rio Camaragibe. Não à toa, ganhou quatro estrelas na nossa classificação. (Milton Shirata/Dedoc Abril / Ricardo Freire/Dedoc Abril)
08 - MARAGOGI
O tesouro mais precioso da Costa dos Corais está em Maragogi: as famosas Galés, conjunto de piscinas naturais com tons de azul-turquesa comparado por muitos às lindas ilhas caribenhas. A Taoca e a Barreira de Peroba são as mais preservadas da região.
Na maré baixa, catamarãs deixam a costa de Maragogi em direção aos arrecifes, onde ancoram por cerca de duas horas. Lá, coloque máscara e snorkel para curtir ao máximo a riqueza marinha. A região ainda tem passeios alternativos de barcos e mergulhos com cilindro. (Fernanda Nascimento/creative commons/Flickr)
09 - PRAIA DO TOQUE
Quando a maré está baixa na Praia do Toque, o passatempo preferido dos turistas é se deliciar nas pequenas lagoas ou em uma das maiores piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, conhecida como “Piscina do Toque”.
O mar transparente permite ver os peixinhos coloridos com ou sem snorkel. Quem quiser aproveitar mais um dia na região pode reservar um quarto em pousadas, como a Pousada do Toque (foto), Aldeia Beijupirá e Casa Acayu (antiga Pousada do Caju). (creative commons/Flickr / Divulgação/Divulgação)
10 - PRAIA DO PATACHO
Praticamente deserta, a Praia do Patacho, em São Miguel dos Milagres, é a mais bonita da Costa dos Corais, graças ao seu coqueiral de encher os olhos e ao mar esverdeado pra lá de cristalino.
Se a maré atinge o nível mais baixo, longos trechos de areia e os recifes ficam ainda mais à mostra na praia do Patacho. Na maré seca, as lagoas rasas e mornas são um convite para relaxar. Como não há barracas, bares ou restaurantes, fica difícil passar o dia todo na região. Então traga um guarda-sol e um lanchinho e aproveite o que esse paraíso tem a oferecer. (Julia Latorre/Viagem e Turismo)
Por Natascha Perin
Fonte dos textos e Fotos: viagemeturismo.abril.com.br / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE