OLHANDO DA JANELA DO TREM: MONTES CLAROS / MINAS GERAIS / BRAZIL (3.166 / 5.570) POPULAÇÃO: 413.487 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

MONTES CLAROS / MINAS GERAIS / BRAZIL (3.166 / 5.570) POPULAÇÃO: 413.487 PESSOAS (IBGE 2020)



Importante centro universitário, segundo maior entroncamento rodoviário nacional, cidade da arte e da cultura
BEM VINDO A MONTES CLAROS. CORAÇÃO ROBUSTO DO SERTÃO MINEIRO. A PRINCESINHA DO NORTE MINEIRO
imagem - Renato Duarte
AQUI O AEROPORTO DA CIDADE DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
SEDE DA POLICIA MILITAR DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
SECRETARIA DE CULTURA DE MONTES CLAROS, MG
imagem - ?
CENTRO CULTURAL DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
ESCOLA ESTADUAL DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
TURISMO EM MONTES CLAROS, MINAS GERAIS 
O Município de Montes Claros, mesmo não estando inserido numa cidade de potencial turístico, possui diversos pontos de vasta dimensão a serem explorados. Montes Claros comporta inúmeras cavernas, possuindo inúmeros sítios arqueológicos catalogados.
São 164 sítios catalogados, tendo como principal, o Complexo espeleológico da Lapa Grande dada a sua importância arqueológica, e de potencial turístico: Lapa D'Água e Lapa da Nascente, que guardam em seus sedimentos restos de animais fósseis (citações do naturalisma SPIX em suas viagens pelo Norte de Minas - Séc. XIX), possuem ornamentações de grande beleza, onde aparece a formação do Vulcão espeleotema de pouquíssima ocorrência no Brasil, algumas com mais de 1 km de rio subterrâneo, na qual destacam-se belas cachoeiras, distantes a 12 km da cidade.
Foto - PMMC
LAPA GRANDE EM MONTES CLAROS, MG
Lapa Grande está situada na Serra da Vieira, destacando-se das demais cavernas do Município, devido a sua importância a nível regional, considerada uma das maiores do Estado com área de 3 Km de desenvolvimento.
Possui potencial espeleológico, paleontólogo e paisagístico que, junto com a Lapa Pintada, Lapa D'água e Lapa Pequena, cria um complexo de grande interesse científico, com uma distância de 12 Km da cidade de Montes Claros.
Foto - visuallightbox.com
PARQUE MUNICIPAL MILTON PRATES EM MONTES CLAROS, MG
Av. Major Prates s/n, possui área verde, lagoa com pedalinhos, restaurante, play-ground, quadras de esportes com chuveiro, campo de futebol, pista de bicicross; várias espécies de animais. Ideal para piqueniques. Localiza-se junto ao Parque Municipal, o zoológico Municipal com animais das mais variadas espécies.
Foto - PMMC
PARQUE SAPUCAIA EM MONTES CLAROS, MG
Na Serra do Ibituruna, o Parque da Sapucaia é uma reserva florestal. Ideal para aeromodelismo e pistas para ultra-leves e vôos de Asa Delta, piqueniques, práticas de montanhismo e corridas rústicas. Possui um teleférico com capacidade para 90 pessoas. É constantemente aberto ao público. O Parque convida a desfrutar de sua mais ilustre atração: a natureza. 
Foto - visuallightbox.com
PARQUE GUIMARÃES ROSA EM MONTES CLAROS, MG
Criado pela Lei Municipal no. 793 de 07 de agosto de 1989, às margens do Córrego Carrapato, zona urbana, abrangendo uma área de 46,35 (quarenta e seis hectares e trinta e cinco centiares).


A criação do Rio Parque Guimarães Rosa vem minimizar a carência de áreas verdes do Município, para atender as necessidades naturais dos habitantes, assim como proteger integralmente a flora a fauna e os demais recursos naturais, com fins educacionais, científicos, recreativos e turísticos, assegurando o bem estar da comunidade.
Foto - PMMC
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
HOTEL
imagem - Renato Duarte
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA EM MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
IGREJA DE BOM JESUS DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
MATRIZ DE NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS E SÃO JOSÉ OPERÁRIO DE MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
IGREJA DA ROSA MÍSTICA EM MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte


PRAÇA DA IGREJA DA ROSA MÍSTICA
imagem - Renato Duarte
IGREJA DE SÃO NORBERTO EM MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
PARQUE MUNICIPAL
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
TODOS OS CAMINHOS LEVAM A MONTES CLAROS, MG
imagem - Renato Duarte
População estimada 2016 (1) - 398.288
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.568,941
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 101,41
Código do Município 3143302
Gentílico - montes-clarense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE MONTES CLAROS, MG
As margens do Rio Verde Grande, onde a cidade começou, era despida de vegetação devido aos montes calcários do local, o que deixava o local sempre claro. Dai o nome de Montes Claros. 

Gentílico: montes-clarense 
HISTÓRICO DA CIDADE DE MONTES CLAROS, MG
1768 - Arraial das Formigas 
Expedição Espinosa - Navarro, composta por 12 homens determinados, talvez espanhóis e portugueses, foi a primeira a pisar as vastas terras da Região do Norte de Minas, habitada pelos índios Anais e Tapuias. Mas era muito cedo ainda para fundar as cidades do sertão, longe do litoral.


Bandeirantes partiram de São Paulo, procurando pedras preciosas, e embrenharam-se pelo sertão do Norte da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Fernão Dias Pais, Governador das Esmeraldas, organizou a mais célebre Bandeira, para conquistar "Esmeraldas", da "Serra Resplandecente".
Antônio Gonçalves Figueira, que pertencia à Bandeira de Fernão Dias, acompanhou-a até às margens do Rio Paraopeba, onde com Matias Cardoso, abandonou o chefe, regressando para São Paulo, chegando lá dois anos depois.


Seduzidos pela fertilidade do Sertão Mineiro e talvez, na esperança de conquistarem riquezas, Antônio Gonçalves Figueira e Matias Cardoso retornaram, tornando-se colonizadores caçando índios, construindo fazendas, cujas sedes se transformaram em cidades. 
Formou três grandes fazendas: Jaiba, Olhos d'Água e Montes Claros, esta, situada nas cabeceiras do Rio Verde, pela margem esquerda, próxima a montes formados por Xistos Calcários, com pouca vegetação. Pelo alvará de abril de 1707, Antônio Gonçalves Figueira obteve a sesmaria de uma légua de largura por três comprimentos, que constituiu a Fazenda de Montes Claros. Formigas foi o segundo povoado da Fazenda Montes Claros.
Gonçalves Figueira para alcançar mercado para o gado, construiu estradas para Tranqueiras na Bahia, e para o Rio São Francisco. Era grande o seu interesse de expansão do comércio de gados, e com isto, procurou ligar-se ao Rio das Velhas e também à Pitangui e Serro. A região foi se povoando e a Fazenda de Montes Claros transformou-se no maior Centro Comercial de Gado, no Norte de Minas Gerais. 
O próspero Arraial de Formigas, depois Arraial de Nossa Senhora da Conceição e São José de Formigas, Vila de Montes Claros de Formigas e por fim cidade de Montes Claros. Iniciou-se assim, em local diferente da sede de Antônio Gonçalves Figueira, em torno da Capela erguida por José Lopes de Carvalho.


1831 - Vila de Montes Claros de Formigas 
Cento e vinte quatro anos após obtenção da Sesmaria, por Antônio Gonçalves Figueira, dono e construtor da Fazenda de Montes Claros, já estava o Arraial de Nossa Senhora de Conceição e São José de Formigas, suficientemente desenvolvido para tornar-se independente, desmembrando-se de Serro-Frio. Pelo esforço dos líderes políticos o Arraial foi elevado a Vila pela Lei de 13 de outubro de 1831, recebendo o nome de "Vila de Montes Claros de Formigas".
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE MONTES CLAROS, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS, MG

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Montes Claros, MG / Wikipédia /


DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível