OLHANDO DA JANELA DO TREM: SÃO JOAQUIM DE BICAS / MINAS GERAIS / BRAZIL (4.736 / 5.570) POPULAÇÃO: 32.148 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

SÃO JOAQUIM DE BICAS / MINAS GERAIS / BRAZIL (4.736 / 5.570) POPULAÇÃO: 32.148 PESSOAS (IBGE 2020)




Cercada por uma paisagem exuberante com montanhas em todo seu entorno, trilhas e caminhos para prática de trekking curtindo a paisagem mineira, cachoeiras de rara beleza com ótimo volume de água e em meio a uma mata preservada, paredões para prática de escaladas, cenários ideais para praticar o Ecoturismo e turismo de aventura.



imagem - Mavalwie
Na cidade você entrará uma excelente comida mineira, barzinho para um papo como amigos curtindo a tranquilidade do lugar.
AQUI A MATRIZ DE SÃO JOAQUIM DE BICAS
copyright "Montanha"
ESTA EH A CIDADE DE SÃO JOAQUIM DE BICAS. CERCADA POR UMA PAISAGEM EXUBERANTE. TERRA NATAL DO MESTRE PEDRO AMARAL BAMBIRRA
IGREJA DE SÃO JUDAS TADEU
imagem - Vicente A. Queiroz
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE SÃO JOAQUIM DE BICAS
imagem - PMSJB
imagem - PMSJB
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - PMSJB
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - PMSJB
VISTA DO CENTRO DA CIDADE
imagem - PMSJB
CENTRO ADMINISTRATIVO E VISÃO GERAL DA CIDADE
imagem - PMSJB
imagem - PMSJB
A MATRIZ DE SÃO JOAQUIM DE BICAS NO CONTEXTO DA PRAÇA
imagem - PMSJB
imagem - PMSJB
GAMELEIRA
imagem - Jairo Nunes
RIO PARAOPEBA
imagem - Willian Fernandes dos Santos
CACHOEIRA NO ENTORNO DA CIDADE
imagem - PMSJB
imagem - PMSJB
imagem - PMSJB
imagem - PMSJB
VEJA QUE BELÍSSIMA MONTANHA NO ENTORNO DA CIDADE
imagem - PMSJB
BELA PAISAGEM
imagem - PMSJB
imagem - PMSJB
População estimada 2016 (1) - 29.674
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 71,758
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 356,88
Código do Município 3162922
Gentílico - sanjoaquimbiquense
ORIGEM DO NOME
Uma imagem de São Joaquim foi esculpida em madeira e colocada no topo do altar de uma capelinha que haviam construída para rezarem ao entardecer, marcando a fé e a religiosidade do povo do nosso município. A imagem de São Joaquim e a vegetação deram o primeiro nome ao arraial: São Joaquim do Campo Verde. Com o passar dos anos, o lugar passou a ser chamado de São Joaquim de Bicas, porque a busca de minerais no leito do Rio Paraopeba englobava a dragagem dos cascalhos que depois eram lavados com jatos de água (bicas).
Gentílico: sanjoaquimbiquense 
Histórico 
São Joaquim de Bicas 
Minas Gerais - MG 
HISTÓRICO 
Os Bandeirantes seguiam os cursos dos rios, abrindo clareiras e procurando o ouro de aluvião. Foi seguindo o curso do Rio Paraopeba que aqui chegaram os Bandeirantes como Manoel Borges Borbagato e Francisco Duarte Meireles.


A religião foi um fato marcante na história do arraial. Os primeiros moradores construíram uma capelinha para a realização de novenas e orações, onde foi colocada uma imagem de São Joaquim. A imagem e a vegetação deram o primeiro nome ao arraial: São Joaquim do Rio Verde. 
Com o passar dos anos, o lugar passou a ser chamado de São Joaquim de Bicas, devido à busca de minerais no leito do Rio Paraopeba, que eram lavados com jatos de água (bicas).
O primeiro professor do povoado de São Joaquim de Bicas foi Pedro do Amaral Bambirra, que lecionava em sua própria casa. 
A primeira escola pública fundada em 1.950 recebeu o nome de "Escola Isolada Pedro Bambirra", hoje Escola Estadual de São Joaquim de Bicas. 
Seus restos mortais estão sepultados dentro da Igreja Matriz de São Joaquim de Bicas. 
Gentílico: são-joaquinense
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO JOAQUIM DE BICAS, MG
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOAQUIM DE BICAS, MG
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de São Joaquim de Bicas / Wikipédia 

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM

VALEU PELA AVENTURA



4 comentários:

  1. Olá! Boa tarde! Onde ficam essas cachoeiras maravilhosas? Não as conheço, poderia me passar a localização? Gostaria de visitá-las!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cachoeira Toca de Cima
      Partindo de Brumadinho, A Cachoeira fica em lugarejo chamado Melo Franco, o acesso é feito por uma estradinha de terra de pelo menos 5km com alguns trechos ruins, mas muito bem sinalizado. Chegando ao local o primeiro impacto é que parece estar numa praia, são várias dunas de areia, o segundo impacto é a movimentação de pessoas, família inteiras, muitas barracas de camping,

      Cachoeira da Ostra
      Existem duas maneiras de chegar à cachoeira. Por cima vindo do Forte de Brumadinho , uma construção de pedras do século XVIII, ou pelo distrito de Casa Branca. As duas caminhadas são intensas e interessantes , lembrando que a volta na direção do Forte implica em subida bastante acentuada. vale a pena visitar , de preferencia durante a semana quando a visitação é menos intensa.

      Excluir
  2. Sabe me dizer sobre um "Sanatório ou Hospital" abandonado próximo ao bairro santa'ana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Johnatan. Eu não sei dizer sobre sanatório ou hospital abandonado. Se algum de nossos leitores souberam, por favor responda pra nosso amigo. Valeu. Abraços

      Excluir

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível