OLHANDO DA JANELA DO TREM: CORUMBÁ / MATO GROSSO DO SUL / BRAZIL (1.424 / 5.570) POPULAÇÃO: 112.058 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

CORUMBÁ / MATO GROSSO DO SUL / BRAZIL (1.424 / 5.570) POPULAÇÃO: 112.058 PESSOAS (IBGE 2020)




A cidade Possui largas ladeiras, ruelas e fortalezas do tempo localizadas no Centro Histórico da cidade. Com meios de hospedagens diversos, que vão desde a hotelaria convencional até a modalidade Cama & Café. 



Visão Geral da cidade de Corumbá, MS (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
A idade dispõe de serviços de apoio e de logística para as múltiplas práticas de atividades de aventura e de esportes ao ar livre na natureza, seja nos rios, nas trilhas e no ar. 
Para completar o passeio e adquirir algumas lembranças, vale visitar o polo de compras de artesanato local e o de importados na zona urbana fronteiriça, a qual permite uma cota de compras de 300 dólares. Seja qual for o seu estilo, pode ter certeza, as opções vão encantar você!
Por do sol no Pantanal em Corumbá, MS (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
Para realizar a experiência dos seus sonhos junto à vida selvagem não é preciso ir para outro continente, basta visitar o Pantanal de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. São Safáris para observação de animais selvagens, cavalgadas por planícies exuberantes, passeios de canoa para acompanhar o pôr do sol e caminhadas pelas matas em busca de um contato mais próximo com a natureza.
Isso é o que vai ditar a sua programação, enriquecido por uma variadíssima biodiversidade, um banquete para os sentidos, perfeito para um safári fotográfico.
Chegada das chuvas no Pantanal em Corumbá, MS (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
Você gosta de samba, pagode, rock ou sertanejo? Curti saborear um bom pic a lo macho, isca de pintado ou um churrasco de carne soleada? Então você não pode deixar de dar uma volta nos restaurantes do Centro da cidade, um ambiente democrático e rico em diversidade, onde encontrará restaurantes e barzinhos que oferecem desde o chopinho até pratos mais elaborados.
Onde? As ruas que concentram a vida noturna no centro de Corumbá são: Rua: Frei Mariano, Avenida: General Rondon, Rua: 13 de junho, Rua: Firmo de Matos, Rua Major Gama.
Corumbá, MS quando o Pantanal está cheio (Portal turismo da Prefeitura Municipal)

Para fazer ecoturismo sem pressa, há meios de hospedagens e alternativas no Pantanal de Corumbá. As Pousadas Pantaneiras (em sua maioria, localizadas na Estrada Parque Pantanal), oferecem day use e pacotes de 3 a 5 dias que, geralmente, incluem monitor ambiental, passeios, refeições e, em alguns casos, o transfer entre o aeroporto e a pousada.
Quem se hospeda e deseja experimentar o jeito de viver do homem pantaneiro, tem a opção de pernoitar, desfrutando os redários. Aos mais aventureiros, algumas pousadas ainda oferecem áreas de camping com estrutura de pontos de energia, cozinha e banheiros.
Árvores de Ipês e Jacarandas no entorno da cidade de Corumbá, MS (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
Aves aquáticas no Pantanal de Corumbá, MS (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
Reconhecida como um dos 65 destinos turísticos brasileiros indutores do turismo, pela infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados, a cidade de Corumbá possui Hotéis confortáveis e seguros, com estrutura de estacionamento, área de lazer, área de eventos e negócios, internet, sistema wi-fi, apartamentos com ar-condicionado e ventilador, recepção 24 horas entre outras comodidades.
Os valores que variam de acordo com o seu estilo de viagem. Escolha seu hotel e bom descanso.
A ficha de hospedagem do ex-presidente Jânio Quadros que ficou detido em Corumbá por 120 dias em 1968. (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
• Turismo - Atrativos 
• O Rio Paraguai - Margeado por árvores é navegável em quase toda a sua extensão. Ideal para a pesca e passeios fotográficos. 
• Casa das Artes Izulina Xavier - inúmeras peças artesanais confeccionados em pó de pedra e concreto, cerâmica e entalhes de madeira. 
• Igreja Nossa Senhora da Candelária - Inaugurada com solenidade em 1877 , a igreja localizada em frente a Praça da República tem em seu altar um brasão da Coroa portuguesa. (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
• Santuário Mª Auxiliadora - No Santuário está a escultura de madeira de lei construída na década de 50 pelo artista plástico Burgos, amigo pessoal de Pablo Picasso, que viveu em Corumbá e deixou inúmeras obras de madeira e gesso. 
• Casa do Massa-Barro - Foi criada para incentivar a arte em cerâmica. Seus artistas são crianças e adolescentes que modelam a flora e animais Pantaneiros com argila
• Pesca No Pantanal - A Pesca no Pantanal de Corumbá atrai pescadores do Brasil e até do exterior. O rio Paraguai é conhecido mundialmente por sua beleza, preciosidade e sua rica diversidade de peixes. Somada a isso, o pescador pode apreciar e desfrutar de um dos ecossistemas mais fantásticos do planeta. 
Corumbá possui uma ótima estrutura com hotéis, restaurante, pousadas e barcos-hotéis. Pescar no Pantanal é um sonho para quem ama a pesca turística e esportiva, principalmente a do tucunaré. Mas para pescar em rios o Estado, o turista deve ficar atento à legislação de pesca. (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
• Moinho Cultural Sul-Americano - A escola é uma ação da ONG Instituto Homem Pantaneiro. O Moinho Cultural oferece a cidadania pelo aprendizado e prática das artes, dança e música. desenvolve oficinas de capacitação e renda destinando aos familiares oportunidades de melhoria na qualidade de vida. (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
• Museu de História do Pantanal - MUPHAN 
Inaugurado em agosto de 2008, no histórico prédio Wanderley & Baís, construído em 1876, no Porto Geral de Corumbá, o MUPHAN retrata a identidade do Pantanal de forma lúdica, didática e interativa, com recursos cenográficos. No espaço é possível conferir fósseis, fragmentos arqueológicos, bem como obras interativas que abordam temas como a guerra com o Paraguai, incursões jesuíticas, ocupação indígena e atividades econômicas desta região.
• Ladário - A cidade que faz divisa com Corumbá tem cerca de 15 mil habitantes e abriga a maior base fluvial da América Latina. O portal de entrada do 6º Distrito Naval da Marinha foi instalado em 1872 e é chamado o Arco do Triunfo do Pantanal. Pórtico da Marinha em Ladário - Portal do 6 Distrito Naval de Ladário, com seu valor histórico na defesa de nossas fronteiras. (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
BEM VINDO A CORUMBÁ, MS. A CIDADE BRANCA
foto - Wikipédia
AQUI A MARINHA DO BRASIL NA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - Paulo Yuji Takarada
ILA – INSTITUTO LUIZ DE ALBUQUERQUE / CASA DE CULTURA EM CORUMBÁ, MS
Fica em um prédio construído em 1871 para abrigar o Grupo Escolar Luiz Albuquerque, em homenagem ao fundador de Corumbá. Em 1978, passou a ser sede do Instituto Luiz de Albuquerque, Centro Regional de Pesquisa e Cultura, que visava contribuir para o desenvolvimento integrado da microrregião do Pantanal.
Em 1997, transformou-se em Casa da Cultura, sob responsabilidade da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. Atualmente, além das atividades culturais realizadas no local, é também a sede da Superintendência de Cultura do Município. (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
foto - ?

CRISTO REI DO PANTANAL EM CORUMBÁ, MS
O Cristo Rei do Pantanal, feito pela artista plástica Izulina Gomes Xavier, possui 12 metros de altura e situa-se no alto do morro São Felipe, em um mirante que proporciona vista privilegiada de Corumbá, Ladário, Bolívia e Pantanal. Disposta ao longo da subida do morro São Felipe, a Via Crucis mostra em 14 estações, com 72 estátuas. (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
foto - ?
MONUMENTO AOS HEROIS NA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - Wikipédia
PARQUE DA MARINA NA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - Wikipédia
SEDE DA POLÍCIA FEDERAL NA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - Paulo Yuji Takarada
BIBLIOTECA PÚBLICA DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - ?
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - Marcelo SF
IGREJA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - ?
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA DA DE CORUMBÁ, MS
Datada de 1885, a Igreja Nossa Senhora da Candelária fica na região central de Corumbá, e é objeto de um episódio do folclore local envolvendo o religioso Frei Mariano. Contam os antigos que o frei quis que a catedral fosse construída em sua homenagem, o que não ocorreu.
Diante da negativa e da definição de que a igreja homenagearia Nossa Senhora da Candelária, Frei Mariano teria enterrado suas sandálias e declarado que, enquanto não fossem encontradas, a cidade sofreria um período de estagnação. O prédio foi tombado em 1992 como Patrimônio Histórico Nacional. Foi a primeira igreja erguida em Corumbá (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
foto -  André Bonacin
VISTA AÉREA DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - ?
CASARIO DO PORTO EM CORUMBÁ, MS
O Porto Geral de Corumbá é um dos principais cartões postais da Capital do Pantanal. Abriga uma série de construções que traduzem em sua arquitetura muito do passado efervescente do comércio corumbaense, no período em que a cidade tinha o terceiro maior porto fluvial da América Latina.
Os casarões hoje abrigam estabelecimentos comerciais, de agências de publicidade a lojas de artesanato e bares. No passado foram empórios e agências bancárias, além de residências das famílias que enriqueceram com a navegação fluvial. Também fica nesta área a primeira fábrica de gelo do Brasil. Em 1992, o Casario do Porto foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional. (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
foto - ?
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA BELA E HISTÓRICA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Wikipédia
foto - Wikipédia
foto - Wikipédia
foto - Wikipédia
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
A Praça, construída para ser inicialmente o zoológico da cidade foi inaugurada em 1917. Possui quatro estátuas em mármore esculpidas em Pisa na Itália, possui também um coreto em forma octogonal trazido da Alemanha juntamente com o calçamento da parte externa. Seu estilo arquitetônico é encontrado apenas em outras três praças, duas no Brasil e uma na Alemanha. Homenageiam-se na praça os heróis da guerra do Paraguai e da Segunda Guerra Mundial. (Portal turismo da Prefeitura Municipal)
foto - Wikipédia
foto - ?
foto - Presfhe
foto - Marcelo SF
foto - Presfhe
foto - Paulo Yuji Takarada
foto - Paulo Yuji Takarada
foto - Paulo Yuji Takarada
foto - Paulo Yuji Takarada
foto - Paulo Yuji Takarada
foto - Presfhe
foto - Presfhe
foto - Marc Wensveen
foto - Celso M. Andrade
foto - Marc Wensveen
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
POSTO DA RECEITA FEDERAL DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - Wikipédia
HOTEL EM CORUMBÁ, MS
foto - Paulo Yuji Takarada
RIO PARAGUAI PASSANDO POR CORUMBÁ, MS
foto - Wikipédia
O ENTORNO DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - ?
foto - Presfhe
MACIÇO DO URUCUM NO ENTORNO DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
foto - ?
NA DIVISA COM A BILÍVIA
foto - Paulo Yuji Takarada
CAMINHO DO PANTANAL
foto - Marcelo SF
foto - Marcelo SF
CARNAVAL EM CORUMBÁ, MS
foto - Clovis Neto
POR DO SOL EM CORUMBÁ, MS
foto - Clovis Neto
foto - Clovis Neto
População estimada 2016 (1) - 109.294
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 64.962,854
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1,60
Código do Município 5003207
Gentílico - corumbaense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
Nome de origem tupi-guarani Curupah – que significa “lugar distante”
Gentílico: corumbaense
HISTÓRICO DO NOME DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
Com o nome de origem tupi-guarani “Curupah, que significa “lugar distante” “ e depois de ter outras denominações ao longo de sua história, Corumbá é conhecida como cidade branca, devido à cor clara de seu solo, rico em calcário. A ocupação da região teve início no século XVI quando, com a expectativa de encontrar ouro, a área do atual município foi explorada pelos portugueses, que começaram a chegar em 1524.
Fundado em 1778 para impedir os avanços dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca do mineral precioso, o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque “primeira denominação do vilarejo” transformou-se no principal entreposto comercial da região. Quando a passagem de barcos brasileiros e paraguaios pelo Rio Paraguai foi liberada, e devido à importância comercial que passou a ter, a localidade foi elevada a distrito em 1838 e, em 1850, a município.
Durante a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), a freguesia de Santa Cruz de Corumbá “nome que recebeu na emancipação” foi palco de uma das principais batalhas do conflito, sendo ocupada e destruída por tropas de Solano Lopez em 1865. A partir de 1870, ao ser retomada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho, a cidade começou a ser reconstruída. Na mesma época, imigrantes europeus e de outros países sul-americanos chegaram, impulsionando o desenvolvimento local. Como resultado, Corumbá foi o terceiro maior porto da América Latina até 1930.
Até a década de 1950, os rios Paraguai, Paraná e Prata eram os únicos meios de integração da região. Por isso, a cidade vivia sob a influência dos países da Bacia do Prata, dos quais herdou grande parte dos seus costumes, hábitos e linguagem. Isso ocorreu naturalmente devido à sua localização fronteiriça e ao isolamento físico que sofria na época.
A chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil no início do século XX, porém, deslocou o eixo comercial do sul do Estado “então Mato Grosso” para Campo Grande.
Os grandes comerciantes locais mudaram-se para outras cidades e Corumbá passou a priorizar comercialmente a exploração mineral e as atividades rurais, como a agropecuária.
A cidade iniciou atividades industriais na década de 1940, com a exploração das reservas de calcário “excelente para a indústria do cimento” e de outros minérios.
No fim dos anos 1970, o turismo passou a ser explorado, revelando nova infraestrutura e viabilizando a restauração das construções históricas. Com o Pantanal ocupando 60% de seu território, Corumbá passou a ser chamada de capital do pantanal, constituindo-se o principal portal para o santuário ecológico.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE CORUMBÁ, MS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ, MS
Fonte / Fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura de Corumbá 




CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


OS SONHOS QUE SONHEI
MEDINDO A QUALIDADE DO AR
Estava num local que não sei bem onde era. Estava fazendo uma medição da qualidade do Ar. O Gueds me ajudava. Havia uma chaminé de um forno de siderurgia. Só que esta chaminé era bem pequena e tinha uns 50 centímetros de altura. Eu coloquei o filtro, na ponta desta chaminé, para ele absolver a poluição. O Gueds ficou tirando o líquido poluente de outro local. Quando o filtro estava muito sujo, eu o tirei da chaminé e bati-o no chão, para retirar uma casca que havia formado sobre ele. 


O Gueds veio com o líquido que havia pegado. Este líquido era vermelho. Eu coloquei o filtro dentro deste líquido e o liquido ficou vermelho muito escuro. Então eu disse ao Gueds que daria um resultado muito alto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível