terça-feira, 17 de janeiro de 2017

COLOSSO DE RODES, GRÉCIA - Uma das 7 maravilhas do mundo eh o deus sol da mitologia Grega




CONHEÇA O "COLOSSO DE RODES", RODES, GRÉCIA
foto - ?
O COLOSSO DE RODES FOI UMA ESTÁTUA DE HÉLIOS (DEUS DO SOL NA MITOLOGIA GREGA) CONSTRUÍDA ENTRE 292 A.C. E 280 A.C. PELO ESCULTOR CARÉS DE LINDOS.
foto - ?
A ESTÁTUA TINHA TRINTA METROS DE ALTURA, 70 TONELADAS E ERA FEITA DE BRONZE. TORNOU-SE UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO.
JÁ QUE O COLOSSO TINHA UM PÉ APOIADO EM CADA MARGEM DO CANAL QUE DAVA ACESSO AO PORTO, QUALQUER EMBARCAÇÃO QUE CHEGASSE À ILHA GREGA DE RODES, NO EGEU POR VOLTA DE 280 A.C.
foto - ?
PASSARIA OBRIGATORIAMENTE SOB AS PERNAS DA ESTÁTUA DE HÉLIOS, PROTETOR DO LUGAR. COM 30 METROS DE ALTURA, TODA DE BRONZE E OCA, A ESTÁTUA COMEÇOU A SER ESCULPIDA EM 292 A.C. PELO ESCULTOR CARÉS, QUE A CONCLUIU DOZE ANOS DEPOIS. NA MÃO DIREITA DA ESTÁTUA HAVIA UM FAROL QUE ORIENTAVA AS EMBARCAÇÕES À NOITE. ERA UMA ESTÁTUA TÃO IMPONENTE QUE UM HOMEM DE ESTATURA NORMAL NÃO CONSEGUIRIA ABRAÇAR SEU POLEGAR.
Ruínas do possível local
foto - ?
O POVO DE RODES MANDOU CONSTRUIR O MONUMENTO PARA COMEMORAR A RETIRADA DAS TROPAS DO REI MACEDÔNIO DEMÉTRIO, QUE PROMOVERA UM LONGO CERCO À ILHA NA TENTATIVA DE CONQUISTÁ-LA. DEMÉTRIO ERA FILHO DO GENERAL ANTÍGONO, QUE HERDOU DE ALEXANDRE, UMA PARTE DO IMPÉRIO GREGO. O MATERIAL UTILIZADO NA ESCULTURA FOI OBTIDO DA FUNDIÇÃO DOS ARMAMENTOS QUE OS MACEDÔNIOS ALI ABANDONARAM.
Local onde estava o colosso de rodes
foto - ?
A ESTÁTUA FICOU EM PÉ POR APENAS 55 ANOS, QUANDO UM TERREMOTO ATIROU-A PARA O FUNDO DA BAÍA DE RODES, ONDE FICOU ESQUECIDA ATÉ À CHEGADA DOS ÁRABES, NO SÉCULO VII, POIS OS HABITANTES DE RODES NÃO O RECONSTRUÍRAM (ISSO DEVEU-SE AO FATO DE QUE ELES VISITARAM UM ORÁCULO
PRÓXIMO DALI, E ESSE RECOMENDOU-LHES NÃO RECONSTRUÍREM O COLOSSO). OS ÁRABES, ENTÃO, VENDERAM-NA COMO SUCATA. PARA TER-SE UMA IDEIA DO VOLUME DO MATERIAL, FORAM NECESSÁRIOS NOVECENTOS CAMELOS PARA O TRANSPORTAR. AQUELA ESTÁTUA, CONSIDERADA UMA OBRA MARAVILHOSA, LEVOU CARÉS A SUICIDAR-SE LOGO APÓS TÊ-LA TERMINADO, DESGOSTOSO COM O POUCO RECONHECIMENTO PÚBLICO.
foto - ?
RECENTEMENTE, EM 2008, UMA ARQUEÓLOGA ALEMÃ CONTESTOU A LOCALIZAÇÃO DA ESTÁTUA. BASEADA NA FALTA DE EVIDÊNCIAS SUBMERSAS DE FRAGMENTOS DA ESTÁTUA NA REGIÃO DO PORTO, A ARQUEÓLOGA SUPÔS QUE A ESTÁTUA ESTIVESSE TOTALMENTE EM TERRA FIRME, NUMA MONTANHA PRÓXIMA.

Fonte / Fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / infoescola.com /

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os lugares por onde o Trem mais passou esta semana