Pular para o conteúdo principal

SÃO BERNARDO DO CAMPO, SÃO PAULO - Com excelentes atrativos turísticos, não faltarão opções para você descansar, divertir e praticar esportes radicais




CONHEÇA A CIDADE DE "SÃO BERNARDO DO CAMPO", SÃO PAULO, BRASIL - DA JANELA DO TREM
Está localizada a 22 km do centro de São Paulo, a 50 Km do Porto de Santos, a 45 Km do Aeroporto Internacional e a 18 km do Aeroporto de Congonhas. Cruzam seu território as rodovias Anchieta, Imigrantes, Índio Tibiriça e o Trecho Sul do Rodoanel.
A cidade possui diversos equipamentos turísticos de lazer, esportes, cultura, gastronomia e compras: Cidade da Criança (primeiro parque temático do Brasil); Cidade da TV; Estádio 1º de Maio; Parque da Juventude Città di Marostica (que abriga diferentes modalidades de esportes radicais, como skate, patins, bike, rapel e escalada); Pavilhão Vera Cruz; Chácara Silvestre, Pinacoteca, entre outros. São famosas também as suas Rotas do Frango com Polenta, Rota do Peixe e a Rota dos Móveis (Rua Jurubatuba).
O município possui um dos maiores espelhos d'água do país: a Represa Billings (maior reservatório artificial da América Latina), que é adequado para esportes e passeios náuticos. Nela está o Parque Estoril, que une a beleza da flora e da fauna da Mata Atlântica com as águas da represa e possui diversos atrativos como teleférico, pedalinhos e zoológico. Na outra margem da Represa o destaque fica por conta da Prainha do Riacho Grande, recentemente revitalizada e que conta com pedalinhos, passeios náuticos, banana-boat e wet-bike, além de restaurantes e quiosques para alimentação.
foto - PMSBC
São Bernardo do Campo é uma cidade rica em história e de grande representatividade no cenário nacional. Inicialmente conhecida como “capital dos móveis” pelo grande número de indústrias moveleiras que ajudaram a desenvolver a cidade no início do século XX, foi também, mais tarde, berço da indústria automobilística nacional. Aqui também nasceram o sindicalismo e os importantes movimentos trabalhistas que trouxeram grandes avanços para o segmento.
São Bernardo foi sede da primeira companhia cinematográfica brasileira, dona de circuitos gastronômico e ambiental reconhecidos em todo o País. A importância desta cidade não se dá apenas pela questão econômica e cultural, mas ainda por sua localização estratégica.
SEJA BEM VINDO A UMA DAS QUATRO CIDADES DA REGIÃO DO "ABCD" DA GRANDE SÃO PAULO. 
imagem - ?
imagem - Pedro Kok
imagem - Bruno SP
imagem - ?
AQUI O CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
imagem - Wikipédia
Turismo na Fábrica da Scania

imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
MATA ATLÂNTICA NA REPRESA BILLINGS
imagem - Wikipédia
CENTRO DA CIDADE
imagem - Wikipédia
EDIFÍCIO DO GOVERNO MUNICIPAL
imagem - Kelvin Araújo Darre
imagem - Pedro Kok
ESTE EH O SR. ZILLIO. AUTOR DE ALGUMAS DAS FOTOS POSTADAS NESTA PÁGINA
imagem - Zillio
PRAÇA DA PREFEITURA
imagem - Kelvin Araújo Darre
AQUI O PRÉDIO DA PREFEITURA E A PRAÇA QUE O CERCA
imagem - Fabiano Gomes Mariano
imagem - ?
imagem - Paulo Roberto
RUA MARECHAL DEODORO
imagem - Paulo Roberto
AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY
imagem - Guilherme Coelho
TURISMO
A cidade de São Bernardo do Campo proporciona excelentes atrativos e encantos naturais, belos parques, além de interessantes museus e monumentos históricos. Em São Bernardo do Campo não faltarão opções para descansar, se divertir e praticar esportes radicais.
IGREJAS
São Bernardo do Campo conta com uma incrível quantidade de igrejas e templos de diversas religiões, entre as quais algumas se destacam por serem declaras Patrimônio Histórico.
Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem – Belo exemplo da arquitetura do século XIX. É uma réplica da Igreja de San Marcos em Veneza.
CAPELA SANTA FILOMENA
É referencia da imigração, principalmente italiana, sendo um autêntico exemplo da arquitetura colonial brasileira. Foi declarado Patrimônio Histórico Artístico e Cultural Municipal
imagem - ?
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
imagem - Paulo Roberto
PAROQUIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
imagem - Paulo Roberto
IGREJA DE SANTA MARIA
imagem - Paulo Roberto
CHÁCARA SILVESTRE
Uma histórica construção que abriga o Museu Histórico e Pedagógico Raposo Tavares e o Museu do Folclore. Conta com moedas, armas, artefatos indígenas, fósseis e uma pinacoteca. O edifício tem a arquitetura típica da década de 30 e foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural em 1999.
PARQUES
Parque Engenheiro Salvador Arena
Nesse parque você encontrará jardins com um lago, fontes e uma bela cascata artificial, além de trilhas para caminhar e uma área para realizar atividades físicas. Também abriga o Teatro Arena, o maior aquário de água doce do Brasil e uma excelente infraestrutura para os visitantes com restaurante e lanchonetes.
Parque Rafael Lazzuri
Oferece belas áreas verdes com fontes e espelhos d’água. Foi construído para proporcionar um espaço onde as pessoas possam relaxar e praticar esportes. O estacionamento do parque é utilizado para a realização de feiras, eventos e apresentações.
Parque Estoril
É o maior da região. Está localizado nas margens da Represa Billings, pelo que oferece a oportunidade de praticar esportes aquáticos e passear de pedalinho, entre outras atividades. Aqui está localizada a Capela de São Bartolomeu, um teleférico e o Zoológico de São Bernardo do Campo, que conta com aproximadamente 250 animais de 70 espécies diferentes, a maioria da fauna brasileira e muitos em risco de extensão.
imagem - Paulo Roberto
Parque Città di Marostica
É uma área com mais de 21 mil metros quadrados que proporciona a oportunidade de realizar esportes como skateboarding, patinação, ciclismo, tirolesa, rapel e escalada. Também oferece um amplo programa cultural com atividades que incluem concertos, espetáculos cênicos, festivais de música eletrônica, artes circenses, encontros de capoeira e muitas outras atividades.
Parque Cidade da Criança
São Bernardo do Campo conta com o primeiro parque temático do Brasil que foi inaugurado em 1968. Atualmente foi completamente renovado e oferece inovadoras atrações que encantam a pequenos e adultos, além de um submarino, um teleférico e o InCorpore Sano, que é uma área de playground que fazem um passeio pelo corpo humano.
imagem - Paulo Roberto
imagem - Antônio J, Vidal
REPRESA BILLINGS
É a maior reserva de água potável da América Latina. Conta com uma área para praticar esportes aquáticos, pesca, além de uma pequena praia para descansar.
imagem - Antônio Cícero da Silva
PICO DO BONILHA
Pico Bonilha é um dos pontos mais altos do estado de São Paulo, perfeito para os mais aventureiros e amantes da escalada livre e rapel.

CAMINHOS DO MAR
A região que compreende o Parque Estadual da Serra do Mar, que incluem a antiga estrada de Santos e seus monumentos históricos, é conhecida como Caminhos do Mar. Aqui poderá ver a primeira via pavimentada da América Latina, a Calçada de Lorena, além da “Casa de Pedra”, construída em 1922 como parte da comemoração do Centenário da Independência do Brasil. Esse caminho tem muitos outros monumentos, que somado ao ambiente silvestre e agradável, resultam em um passeio incrível.
imagem - Zillio
AVENIDA BAETA NEVES
imagem - André Bonacin
PRAÇA LAURO GOMES
imagem - Nilson Kabuki
PAÇO MUNICIPAL
imagem - ?
PRAÇA DO PROFESSOR
imagem - Nilson Kabuki
População estimada 2016 (1) - 822.242
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 409,532
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1.869,36
Código do Município 3548708
Gentílico - são-bernardense
ORIGEM DO NOME
A CIDADE DETÉM ESSE NOME EM HONRA A SÃO BERNARDO DE CLARAVAL, SANTO PATRONO DA CIDADE.
O NOME SÃO BERNARDO "DO CAMPO" HOMENAGEIA SANTO ANDRÉ DA BORDA DO CAMPO, VILA FUNDADA POR JOÃO RAMALHO, E FOI ESCOLHIDO POR JÁ HAVER UMA CIDADE NO ESTADO DO MARANHÃO COM O NOME SÃO BERNARDO.
Gentílico: são-bernardense
HISTÓRICO
O município de São Bernardo do Campo nasceu na Borda do Campo, mesma região onde existiu a histórica Villa de Santo André da Borda do Campo (1550-1560). (Oficialmente São Bernardo do Campo reporta-se à chamada "Villa" de João Ramalho (1553) para comemorar seu aniversário de fundação, mas estudos revelam que o município tem origem bem mais recente, visto que o primitivo povoado sem deixar vestígios).
Sendo a região local de passagem para aqueles que do Planalto se dirigiam ao porto de Santos, em especial as tropas carregando mercadorias e que aqui faziam pouso, começa a se desenvolver na fazenda dos Monges Beneditinos, ao redor de uma capela por eles construída em 1717, um povoado, às margens dos Ribeirão dos Meninos, região do atual Bairro Rudge Ramos (no local onde hoje está instalado o Carrefour Vergueiro).
Pelos primitivos e novos caminhos, pelas velhas fazendas, registram-se a presença do português desbravador, do índio e do negro escravo.
Tendo-se formado e crescido em terras particulares dos Beneditinos, o povoado não pôde ser oficializado, sendo por isso transferido para outro trecho do velho Caminho do Mar, onde está hoje a Igreja Matriz (Largo da Matriz, na rua Marechal Deodoro); esta transferência do povoado ocorreu em princípios do século XIX. Ali, em 1812, de subúrbio da Capital o povoado foi elevado à categoria de Freguesia.
Em 1877 é instalado, nas terras desapropriadas da fazenda dos Beneditinos, o Núcleo Colonial de São Bernardo, que vai dar nova vida a Villa. Constituiu-se 15 linhas coloniais que posteriormente originaram os atuais bairros de São Bernardo do Campo.
A presença do imigrante, majoritariamente italiano, é predominante nesse fim de século XIX e início do século XX, contribuindo para ampliar a miscigenação. O cultivo da terra é intensificado. Planta-se, colhe-se, fabrica-se, produz-se... Os campos vão sendo devastados, as matas derrubadas, as estradas alargadas, ruas corrigidas e calçadas, as vilas edificadas e casas construídas.
O nome "São Bernardo" deve-se à denominação da fazenda dos Monges Beneditinos, onde havia uma capela dedicada ao Santo, ao redor da qual surgiu o primitivo povoado de 1717.
Com a exploração da madeira, as serrarias aparecem, registrando a tendência industrial da Villa. Desenvolve-se a indústria moveleira ao lado da têxtil.
No século XX, com a construção da Represa Billings, alguns núcleos coloniais de imigrantes italianos, formados no século XIX, são atingidos por suas águas.
Apesar do desenvolvimento da sede do Município (atual São Bernardo do Campo), o Bairro da Estação (Santo André), em razão da Estação de Ferro inaugurada em 1867, conhece um crescimento acelerado, com a implantação de várias indústrias. Assim, Santo André começa a se destacar econômica e politicamente, tornando-se, em 1938, a sede do Município.
O nome do município é mudado para Santo André e São Bernardo torna-se distrito.
Após muitas movimentações, em 1944 ocorre a emancipação político-administrativa de São Bernardo.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP

VALEU PELA VISITA - ATÉ A PRÓXIMA


fonte dos textos e fotos: Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo / IBGE / turismosaobernardo.com.br / 

Comentários

Páginas que receberam mais visitas

BAEPENDI, MINAS GERAIS - A terra de "Nhá Chica". Na natureza preservada no município estão cerca de 40% do parque ecológico do papagaio, é local ideal para fazer trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Baependi é uma das poucas cidades que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares

COLORADO, RIO GRANDE DO SUL - Colorado é uma pequena cidade do Alto Jacuí. Fundada por imigrantes italianos e alemães. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. O município tem como base da economia a produção agrícola. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras, inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas que abrange também parte do Parque Nacional da Serra da Canastra. O Lago de Furnas, também conhecido como "O MAR DE MINAS", é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

BRASÍLIA, DF, BRASIL - Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Por conta de seu rápido crescimento, já é a quarta cidade mais populosa do país. A maioria dos moradores, 52%, é mulher e tem em média 30 anos. Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias

TOMBOS, MINAS GERAIS - Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos

IGATU, ANDARAÍ, BAHIA - Eh uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes. Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, cadeia, cartório, cinema...

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Do primeiro ao último minuto do ano, não falta o que fazer, o que visitar e o que rever no Estado do Rio de Janeiro, que não por acaso ostenta o rótulo de Maravilhoso. Além das praias e de seus outros dois ícones geográficos – o Corcovado e o Pão de Açúcar – o Rio vem ganhando uma série de atrativos culturais e gastronômicos. Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza raríssima. Ao norte, na Região dos Lagos, estão as dunas de Cabo Frio, as águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, boas para mergulho, a badalação de Búzios e as trilhas rurais de Rio das Ostras

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL - Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha.

CAMPO BELO, MINAS GERAIS - A primeira cidade do Brasil a ter um time de Rugby (Campo Belo Rugby - CBR) A cidade tem paisagens deslumbrantes com campos a perder de vista. Ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, esportes náuticos com várias cachoeiras, praias de água doce além da tradicional e boa comida mineira. Uma cidade tranquila, acolhedora com boas opções para hospedagem