Pular para o conteúdo principal

PIRENÓPOLIS, GOIÁS - O bem patrimonial conservado e o pensar e fazer cotidiano dos moradores de Pirenópolis, são pautados em tradições seculares que a contemporaneidade não conseguiu ainda abalar.




CONHEÇA A CIDADE DE "PIRENÓPOLIS", GOIÁS, BRASIL
PIRENÓPOLIS / GOIÁS / BRASIL
Dona de um bom número de cachoeiras, fica cheia nos fins de semana, graças à proximidade com Brasília e Goiânia. A rua do Lazer concentra bares e restaurantes. o grande evento é a festa do Divino Espírito Santo, 40 dias após o domingo de Páscoa.
Na ocasião, é realizada a mais conhecida Cavalhada do Brasil – encenação de origem portuguesa que representa a batalha entre cristãos e mouros.
Restaurante em Pirenópolis, Goiás
BEM VINDO A PIRENÓPOLIS, GO. CIDADE QUE MANTÉM A NATUREZA PRESERVADA.
imagem - Wikipédia
TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL (IPHAN), SEUS CASARÕES, RUAS E IGREJAS DE ARQUITETURA COLONIAL. SEU POVO ALEGRE, DEVOTO E FESTEIRO PROMOVE AS FESTAS MAIS POPULARES DE GOIÁS, COMO A "FESTA DO DIVINO", CONHECIDA INTERNACIONALMENTE. A NATUREZA EXUBERANTE PROPICIOU A FORMAÇÃO DO "PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS", LOCAL DE PESQUISAS SOBRE A FAUNA E A FLORA TÍPICAS DO CERRADO BRASILEIRO, REPLETA DE ANIMAIS, FLORES, PLANTAS, NASCENTES, RIOS E CACHOEIRAS.
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 24.604
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.205,010
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 10,43
Código do Município 5217302
Gentílico - pirenopolino
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
A DENOMINAÇÃO "PIRENÓPOLIS" FOI ESTABELECIDA EM FEVEREIRO DE 1890, EM VIRTUDE DA CIDADE SE ACHAR PLANTADA AOS PÉS DOS PIRENEUS, CORDILHEIRA MAIS EXPRESSIVA DO ESTADO.
SEGUNDO A TRADIÇÃO LOCAL, A SERRA RECEBEU ESTE NOME POR HAVER NA REGIÃO, IMIGRANTES ESPANHÓIS, PROVAVELMENTE CATALÃES. POR SAUDOSISMO OU POR ENCONTRAR ALGUMA SEMELHANÇA COM OS PIRENÉUS DA EUROPA, CADEIAS DE MONTANHAS SITUADAS ENTRE A ESPANHA E A FRANÇA, DERAM ENTÃO A ESTA SERRA O NOME DE PIRENÉUS, MAS MAIS TARDE, DEVIDO À PRONÚNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL, SURGIU A GRAFIA SEM ACENTO.
Gentílico: pirenopolino
Histórico
Pirenópolis 
Goiás - GO 
HISTÓRICO DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
Em 1727, uma bandeira chefiada pelo bandeirante Manoel Rodriques Tomar e guiada por Urbano do Couto Menezes chegou a região das "Serras dos Pireneus". Pela exuberante quantidade de ouro na região, fundou as "Minas de Nossa Senhora do Rosário" aos pés desta serra. Por ter sido um centro urbano florescente até fins do século XIX, sendo até considerada cidade mais importante do estado e, em seguida, ter experimentado um período de estabilidade e isolamento, que a manteve quase intocada pelas transformações do século XX, a antiga "Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte" conservou praticamente intacta sua feição original. Pirenópolis constitui-se hoje em um dos mais ricos acervos patrimoniais do Brasil Central, sendo tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1988. Em Pirenópolis, unem-se as duas vertentes formadoras de uma cultura vigorosa: o bem patrimonial conservado e o pensar e fazer cotidiano de seus moradores, pautado em tradições seculares que a contemporaneidade não conseguiu ainda abalar.
Pirenópolis manteve-se como testemunho vivo dos primeiros tempos da ocupação do território goiano. Cristalizou-se a feição do arraial das primeiras décadas do século XIX, que vivia então o auge de sua prosperidade e cultura, constituindo-se no que hoje é um bem histórico de valor inestimável, tanto para o estado de Goiás, como para a nação. 
O arraial foi elevado a vila por decreto de regência, em 10 de julho de 1832 e a primeira comarca municipal foi instalada em abril de 1833. A Vila Meia Ponte foi elevada à categoria de cidade em agosto de 1853. 
A denominação "Pirenópolis" foi estabelecida em fevereiro de 1890, em virtude da cidade se achar plantada aos pés dos Pireneus, cordilheira mais expressiva do estado. 
Gentílico: pirenopolino 
Distrito criado com a denominação de Meia Ponte, pela carta Régia de 10-08-1754.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Meia Ponte, pelo decreto de 10­07-1832. Instalado 14-04-1833.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Meia Ponte, pela lei provincial nº 3, de 02-08-1853.
Pelo decreto estadual nº 18, de 27-02-1890, o município de Meia Ponte passou a denominar-se Pirenópolis.
Os amplos aposentos da pousada Taman Baru ficam espalhados no tranquilo bosque dentro de uma área de proteção ambiental na serra dos Pirineus
À noite, o movimento se concentra na Rua do Rosário, mais conhecida como rua do Lazer
Ao lado da Igreja Matriz, o Theatro de Pyrenópolis, construído em 1899 com donativos da população, conserva desenhos e estruturas originais
Construída em 1728, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário sofreu um incêndio em 2002 que destruiu 90% do seu interior
Congada, evento cultural e folclórico tradicional da região
Formada pelo Rio das Almas, a Cachoeira do Abade tem poço para banho e prainha
Centro histórico de Pirenópolis, Goiás
Fundada por bandeirantes no século 18, Pirenópolis possui casario colonial preservado
As janelas das casas em estilo colonial de Pirenópolis são cativantes; a cidade goiana tem um centro histórico muito bem preservado
Localizado a 20 quilômetros do Centro Histórico de Pirenópolis (GO), o Parque Estadual dos Pireneus tem trilhas para formações rochosas peculiares, como o Morro Cabeludo, ao fundo, e ao Pico dos Pireneus, a 1 385 metros de altitude
A caminho do Parque dos Pireneus, a Cachoeira do Lázaro é uma das atrações dos arredores de Pirenópolis (GO)
AQUI A PONTE CENTRAL DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
EM ESTILO COLONIAL, A MATRIZ TEM OS ALICERCES DE CANTARIA (PEDRA) E AS PAREDES FEITAS DE TAIPA DE PILÃO (BARRO SOCADO). APENAS AS PAREDES MAIS ALTAS DAS TORRES SÃO FEITAS DE ADOBE (TIJOLO COZIDO AO SOL). NA PARTE FRONTAL, A TAIPA É REFORÇADA POR UMA GAIOLA DE MADEIRA (AROEIRA), EXTERNA E INTERNAMENTE.
A IGREJA FOI CONSTRUÍDA DE FORMA QUE, A QUALQUER HORA DO DIA, O SOL ILUMINE A SUA FACHADA. A TORRE DO LADO DO NASCENTE FOI CONSTRUÍDA EM 1763. ATÉ ESSA ÉPOCA, SÓ EXISTIA A TORRE ONDE SE ENCONTRA O SINO.
imagem - Wikipédia
imagem - ?
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, é o cartão-postal da cidade; lembre-se de usar roupas que escondem a pele para entrar no interior da construção
imagem - Wikipédia
PIRENÓPOLIS CONSTITUI-SE HOJE EM UM DOS MAIS RICOS ACERVOS PATRIMONIAIS DO BRASIL CENTRAL, SENDO TOMBADA PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL EM 1988. EM PIRENÓPOLIS, UNEM-SE AS DUAS VERTENTES FORMADORAS DE UMA CULTURA VIGOROSA: O BEM PATRIMONIAL CONSERVADO E O PENSAR E FAZER COTIDIANO DE SEUS MORADORES, PAUTADO EM TRADIÇÕES SECULARES QUE A CONTEMPORANEIDADE NÃO CONSEGUIU AINDA ABALAR.
CACHOEIRA DO ROSÁRIO EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DO ABADE EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DAS ARARAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DOS DRAGÕES EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Sílvio Quirino
CACHOEIRA SANTA MARIA EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CAVALHADAS E FESTA DO DIVINO NA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
PALCO DAS FAMOSAS CAVALHADAS E DA FESTA DO DIVINO. AS CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS É UMA ATIVIDADE QUE GIRA EM TORNO DE UMA REPRESENTAÇÃO DRAMÁTICA EQUESTRE DE UMA LUTA ENTRE MOUROS E CRISTÃOS PELA SOBERANIA DA PENÍNSULA IBÉRICA DURANTE A IDADE MÉDIA NA EUROPA E SÃO ALEGRADOS POR CENTENAS DE MASCARADOS, MONTADOS A CAVALO OU NÃO.
A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE PIRENÓPOLIS, É UM FESTEJO RELIGIOSO QUE DURA CERCA DE 20 DIAS E É DE ORIGEM PORTUGUESA E FOI RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO. MANTÉM COMO SÍMBOLOS O IMPERADOR DO DIVINO, A COROA, O CETRO A AS BANDEIRAS. AMBAS ACONTECEM DURANTE AS FESTIVIDADES DE PENTECOSTES, 50 DIAS APÓS A PÁSCOA, E REÚNEM DIVERSAS OUTRAS MANIFESTAÇÕES, COMO CONGADAS, REINADOS, JUIZADOS, FOLIAS, QUEIMA DE FOGOS, PASTORINHAS, MISSAS E A NOVENA DO DIVINO, COM SEUS CÂNTICOS EM LATIM.
Secular, a Festa do Divino Espírito Santo, com suas célebres apresentações da Cavalhada, começa 40 dias depois do domingo de Páscoa
A luta coreográfica entre os 12 cavaleiros de azul (os cristãos) e 12 de vermelho (os mouros) é o auge da Cavalhada
PIRENÓPOLIS ENTRE MONTANHAS DE GOIÁS
A cidade está situada a uma altitude de 740 metros acima do nível do mar. É no município de Pirenópolis que se encontram os majestosos Pireneus, formados de três blocos, um dos quais se acha a 1 380 metros de altura. CLIMA - O clima da cidade pertence ao grupo provável clima tropical de altitude, sendo que no interior do município, o clima é tropical úmido. A temperatura registrada no posto metereológico da cidade é a seguinte: Média das máximas, 28,5ºC; médias das mínimas, 15,9ºC; média compensada, 22,3ºC. 
imagem - Wikipédia
VISTA AÉREA DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
PRIVILÉGIO
CERCADA DE MORROS E DE PRIVILEGIADA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, ESTANDO AOS PÉS DA SERRA DOS PIRENEUS, PIRENÓPOLIS SE DESTACA POR MANTER UMA NATUREZA PRESERVADA. É O MUNICÍPIO GOIANO QUE MAIS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO POSSUI, SÃO AO TODO 8 UCS, ENTRE PARQUE (PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS), MONUMENTO NATURAL (MONUMENTO NATURAL CIDADE DE PEDRA), ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (APA DOS PIRENEUS) E 5 RPPNS (FAZENDA ARRUDA, RESERVA ECOLÓGICA VARGEM GRANDE, FAZENDA VAGAFOGO, SANTUÁRIO FLOR DAS ÁGUAS E SANTUÁRIO GABRIEL). O PICO DOS PIRENEUS SE ENCONTRA A 1.385 m, É POSSÍVEL CONTEMPLARMOS TODAS AS DIVERSAS FITO-FISIONOMIAS (FORMAÇÕES VEGETAIS) DO CERRADO.
SALA DE CINEMA EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
VEJA AGORA A CIDADE E SUAS BELAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS TOTALMENTE PRESERVADAS.
Nos fins de semanas, Pirenópolis recebe muitos turistas de Brasília e Goiânia, por isso reserve o hotel com antecedência
imagem - ?
AQUI PODE-SE JOGAR O JOGO DA VELHA
imagem - ?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
imagem - CMP
imagem - Rusty Marcellini
RUA DOS FUSCAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
AS COLORIDAS CASAS DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
SAÍDA DE CAVALOS EM PIRENÓPOLIS, GOIÁS
imagem - Rusty Marcellini
VIELA DE PEDRA EM PIRENÓPOLIS, GOIÁS
imagem - Rusty Marcellini
LADEIRAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
AS COLORIDAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
MURO DE PEDRAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
AVENIDA PRINCIPAL DA CIDADE D EPIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
RUA PRINCIPAL DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
INTERIOR DE UMA POUSADA DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
ARTE E ARTESANATO EM PIRENÓPOLIS, GO
O ARTESANATO TÍPICO DE PIRENÓPOLIS PROVEM DA PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO BÁSICOS DA POPULAÇÃO, COMO OS TECIDOS RÚSTICOS FEITOS EM TEARES DE MADEIRA E A CERÂMICA UTILITÁRIA.
NAS ARTES, TEMOS OS HISTÓRICOS TRABALHOS BARROCOS NOS ALTARES DA IGREJA MATRIZ, DO BONFIM E DO CARMO; DESENHOS E COMPOSIÇÕES MUSICAIS DO ARTISTA ANTÔNIO DA COSTA NASCIMENTO (TONICO DO PADRE) DO SÉCULO XIX; POESIAS E PINTURAS EM ÓLEO SOBRE TELA, EM ESPECIAL OS CONTEMPORÂNEOS PÉRSIO FORZANI E JOSÉ INÁCIO SANTEIRO
imagem - Rusty Marcellini
imagem - Rusty Marcellini
AS ARIADAS PANELAS DA POUSADA DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
NA FESTA DO DIVINO EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
RUA DO COMÉRCIO - SÓ TEM BARES E RESTAURANTES NESTA RUA DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
RUAS ESTREITA E DE PEDRAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), seus casarões, ruas e igrejas de arquitetura colonial. Seu povo alegre, devoto e festeiro promove as festas mais populares de Goiás, como a "Festa do Divino", conhecida internacionalmente. A natureza exuberante propiciou a formação do "Parque Estadual da Serra dos Pireneus", local de pesquisas sobre a fauna e a flora típicas do cerrado brasileiro, repleta de animais, flores, plantas, nascentes, rios e cachoeiras.
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
SERRA DOS PIRINEUS EM PIRENÓPOLIS, GO
O principal acidente geográfico é a Serra dos Pireneus, onde se encontra o famoso Pico dos Pireneus, com uma altitude aproximadamente de 1 380 metros. Seguem-se as Serras do Cocalzinho, Dourada, Pouso Alegre, Passa Três, Raizama e outras. O município é bem provido hidrograficamente, sendo banhado pelos rios Maranhão, que com o Rio das Almas formam o Tocantins. O Rio das Almas que banha a cidade, Rio dos Bois, Peixe, Patos e outros menos importantes, além de inúmeros ribeirões e córregos. 
Pirenópolis divide-se entre seguintes bairros Centro, Bonfim, Carmo, Vila Matutina, e Vila Zizito Pompeu.
imagem - ?
O COMÉRCIO EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
AQUI A BANDEIRA DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / IBGE / Divulgação / Governo de Pirenópolis, GO / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MERCÊS, MINAS GERAIS - Famosa por seu turismo de eventos, como o Jubileu de Nossa Senhora das Mercês, que acontece na segunda quinzena de setembro; as festividades do Carnaval; Torneio Leiteiro; e Festa da Virada, que movimentam a economia da cidade e da região.

CONHEÇA A CIDADE DE "MERCÊS", MINAS GERAIS, BRASIL SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE MERCÊS, MG. UMA CIDADE ABENÇOADA foto - Thymonthy Becker AQUI O TEMPLO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESCOLA MUNICIPAL EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker IGREJA EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E SEU INTERIOR EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker HOMENS TRABALHANDO NO TELHADO DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker foto - Thymonthy Becker NA HORA CERTA foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG

CASTELOS ABANDONADOS PELO MUNDO - Conheça fortalezas esquecidas, belíssimos castelos, outrora habitados por reis e príncipes, hoje estão abandonados ao redor do mundo

CONHEÇA OS CASTELOS QUE JÁ FORAM HABITADOS POR REIS E HOJE ESTÃO ABANDONADOS PELO MUNDO CASTELO DE DUNNOTTAR, PERTO DE STONEHAVEN, ABERDEEMSHIRE, ESCÓCIA  Em cima de uma rocha no Mar do Norte, o Castelo de Dunnottar é mais conhecido como o lugar em que eram escondidas as joias da coroa escocesa – A honras de Escócia -, quando Oliver Cromwell invadiu o país em 1650. O lugar foi construído no século XIV  CASTELO DUNLUCE, CONDADO DE ANTRIM, IRLANDA DO NORTE  O castelo foi construído sobre uma rocha de basalto no distante norte da Irlanda, ainda no século VXIII. Mas hoje só restam as ruínas do que foi erguido no século XVI. Dunluce foi o lar de Earl de Antrim até ele ser derrotado por apoiar o rei Católico Jaimes II contra o Protestante William III, na batalha de Boyne, em 1690. Depois disso, o castelo foi se transformando em ruínas. O lugar é cercado por pedras íngremes por todos os lados e só pode ser alcançado por uma ponte. No século XVIII, uma das paredes da ala norte caiu no mar, mas …

CONHEÇA "MACUCO SAFARI" O PASSEIO DE BARCO DENTRO DAS CATARATAS DO IGUAÇU, PARANÁ - Imagine pegar um barco inflável, mas com um motor potentíssimo, e encarar uma das quedas d’água? Foi o que eu fiz! É possível pagar e agendar o passeio na hora e, dependendo da quantidade de turistas, você pode embarcar no mesmo momento

CONHEÇA O "MACUCO SAFARI", UM PASSEIO DE BARCO DENTRO DAS CATARATAS DE IGUAÇU, NO PARANÁ

Estive em Foz do Iguaçu, no Paraná, a convite da Itaipu Binacional. Entre os passeios mais especiais no local sem dúvidas foi o Macuco Safari, que acontece do lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu. Do lado argentino, um passeio similar conhecido como Aventura Náutica é famoso por ser mais radical.  Imagine pegar um barco inflável, mas com um motor potentíssimo, e encarar uma das quedas d’água? Foi o que eu fiz! É possível pagar e agendar o passeio na hora e, dependendo da quantidade de turistas, você pode embarcar no mesmo momento. Para proteger suas coisas, é possível guardá-los em armários disponíveis no front desk ou então no último estágio do passeio, antes de entrar de fato no barco que te leva até as cataratas. Os armários são grandes e, se não estiverem carregando muita coisa, ele acomoda pertences de 3 pessoas.  COMEÇA A AVENTURA PELAS CATARATAS DO IGUAÇU  O Macuco Safari a…

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

PORTO COVO, LISBOA, PORTUGAL - Uma vilinha encantadora de pouco mais de mil habitantes, tem um ar vintage, uma combinação de sonho de casas brancas + enseadas de águas transparentes + bons restaurantes

AO SUL DE LISBOA, PORTO COVO É O MELHOR DO VERÃO EM PORTUGAL A rua principal da vila: (acima) pouco mais de mil habitantes (Bruno Barata/Reprodução) A pracinha da cidade, (abaicxo) com barracas de tererê: passeio à moda antiga (Bruno Barata/Reprodução) A Costa Vicentina é um dos segredos mais bem guardados de Portugal: um trecho de cerca de 100 quilômetros de parque natural que margeia o Atlântico de norte a sul unindo os mais bonitos trechos de litoral entre o Alentejo e o Algarve.  Uma região onde os campos de oliveiras chegam quase ao mar, as dunas desenham lindas paisagens e o mar molda baías ora pequeninas, ora extensas, sempre de areias fininhas e águas transparentes.  Casinha típica de Porto Covo: fachada branca e portas e janelas coloridas (Bruno Barata/Reprodução) A Ilha do Pessegueiro, ao sul da vila: inspiração de música (Bruno Barata/Reprodução) Porto Covo, uma vilinha encantadora de pouco mais de mil habitantes, é a primeira parada na região para quem vem de Lisboa (são cerca…

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das áreas produtivas diversificaram suas ati…

GIETHOORN, HOLANDA - Uma cidade que parece ter saído de um cenário de filme. O lugar é uma boa oportunidade para quem estiver pelo país e quiser conhecer algo diferente, romântico, bucólico e charmoso. E as melhores - e únicas - formas de chegar ao centro são de barco, bicicleta ou a pé.

CONHEÇA "GIETHOORN" A CIDADE HOLANDESA QUE NÃO TEM RUAS Uma cidade que parece ter saído de um cenário de filme. É dessa forma que se define Giethoorn, um vilarejo na Holanda. O lugar é uma boa oportunidade para quem estiver pelo país e quiser conhecer algo diferente, romântico, bucólico e charmoso. A melhor parte é que ao se aproximar de Giethoorn, é preciso procurar um lugar para estacionar o seu carro. Você não precisará dele para explorar essa deliciosa cidade. É que lá os automóveis são proibidos de circular e as melhores – e únicas – formas de chegar ao centro são de barco, bicicleta ou a pé.  Localizada no leste da Holanda, Giethoorn (pronuncia-se “Rit-rôrn”, com ênfase nos “r”) foi fundada por refugiados no século XIII. Seus poucos habitantes viveram dias tranquilos até 1958, quando o cineasta Bert Haanstra utilizou o vilarejo como cenário para o filme Fanfare. Com o sucesso da produção cinematográfica, a cidade entrou na mira de turistas do mundo inteiro.  A CIDADE S…

BRELA, CROÁCIA - Uma pequena cidade de águas claras que entrou na lista da Forbes como uma das dez mais belas praias do mundo. Com certeza esse título não foi dado à toa. Localizada entre o mar Adriático e a montanha Biokovo, a água é tão azul que você tem a impressão que vai sair de lá tingido.

CONHEÇA "BRELA", CROÁCIA, O VERDADEIRO PARAÍSO A melhor parte de praticar Parasailing é ver as praias de cima Quem estiver cansado de ficar apenas tomando sol ou dentro da água, existem diversas opções de entretenimento O verão europeu está no auge e com ele as suas praias são invadidas pelos turistas. Ultimamente, a Croácia tem entrado com mais frequência na lista das pessoas que vão ao velho continente. Por que será? A beleza exótica do país é de deixar qualquer um de boca aberta. Porém, muitos esquecem que existem lugares até mais bonitos que as tradicionais praias da Ilha de Hvar.  O RoadTrio escolheu desfrutar de Brela, uma pequena cidade de águas claras que entrou na lista da Forbes como uma das dez mais belas praias do mundo. Com certeza esse título não foi dado à toa. Localizada entre o mar Adriático e a montanha Biokovo, a água é tão azul que você tem a impressão que vai sair de lá tingido.  As praias de Brela são rodeadas de rochas, montanhas e muita vegetação (Foto: …

ARAÇAÍ, MINAS GERAIS - No circuito turístico Guimarães Rosa, com paisagens belíssimas, muita tranqüilidade, povo hospitaleiro e acolhedor e com o melhor carnaval da região

CONHEÇA A CIDADE DE "ARAÇAÍ", MINAS GERAIS, BRASIL Muito tranquila. Perto de uma das maiores grutas do Brasil - A Maquiné - em Cordisburgo - 12 Km de distancia. Vale a pena conferir. Em Araçaí também tem uma lagoa muito bonita com área de lazer com churrasqueiras e duchas, um ótimo lugar para passar o dia com a família.  Por: Fabrício  TRÊS GERAÇÕES EM ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br) RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br)
MONUMENTO DENTRO DA FÁBRICA DE FIAÇÃO E TECELAGEM EM ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) ESCOLA MUNICIPAL DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) FÁBRICA DE TECIDOS DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) FÁBRICA DE TECIDOS DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) FINAL DE RUA COM PAISAGEM AO FUNDO EM ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) PRAÇA CENTRAL DE ARAÇAÍ, MG (Ize Kampus) RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br)

CELEBRATION, ORLANDO, USA - Conheça Celebration, em Orlando, a cidade perfeitinha criada pela Disney.

UM PASSEIO POR CELEBRATION, A CIDADE CINEMATOGRÁFICA CRIADA PELA DISNEY O QUE É CELEBRATION, EM ORLANDO?  Walt Disney tinha o sonho de construir uma cidade-modelo futurista chamada EPCOT (Experimental Prototype Community of Tomorrow). Depois de sua morte, a ideia acabou virando o parque temático. Mais tarde, o projeto foi tirado do papel em forma de Celebration, mas bem diferente do que tinha sido pensado pelo Walt: virou um agrupamento urbano perfeitinho que mistura estilos arquitetônicos (vitoriano, colonial, clássico) comuns no norte dos Estados Unidos (até o paisagismo foi pensado com esse fim – ali não tem as palmeiras típicas da Flórida, e sim carvalhos e pinheiros), inaugurado em 1994.  Casas bonitonas são organizadas ao redor de um centrinho compacto com um lago, entre calçadas arborizadas e plataformas e caminhos que correm entre os pântanos (onde por vezes você vê um jacaré tomando sol). Cerca de 9 mil pessoas vivem ali hoje – uma das casas pertence a ninguém menos que Silvi…