Pular para o conteúdo principal

PIRENÓPOLIS, GOIÁS - O bem patrimonial conservado e o pensar e fazer cotidiano dos moradores de Pirenópolis, são pautados em tradições seculares que a contemporaneidade não conseguiu ainda abalar.




CONHEÇA A CIDADE DE "PIRENÓPOLIS", GOIÁS, BRASIL
PIRENÓPOLIS / GOIÁS / BRASIL
Dona de um bom número de cachoeiras, fica cheia nos fins de semana, graças à proximidade com Brasília e Goiânia. A rua do Lazer concentra bares e restaurantes. o grande evento é a festa do Divino Espírito Santo, 40 dias após o domingo de Páscoa.
Na ocasião, é realizada a mais conhecida Cavalhada do Brasil – encenação de origem portuguesa que representa a batalha entre cristãos e mouros.
Restaurante em Pirenópolis, Goiás
BEM VINDO A PIRENÓPOLIS, GO. CIDADE QUE MANTÉM A NATUREZA PRESERVADA.
imagem - Wikipédia
TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL (IPHAN), SEUS CASARÕES, RUAS E IGREJAS DE ARQUITETURA COLONIAL. SEU POVO ALEGRE, DEVOTO E FESTEIRO PROMOVE AS FESTAS MAIS POPULARES DE GOIÁS, COMO A "FESTA DO DIVINO", CONHECIDA INTERNACIONALMENTE. A NATUREZA EXUBERANTE PROPICIOU A FORMAÇÃO DO "PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS", LOCAL DE PESQUISAS SOBRE A FAUNA E A FLORA TÍPICAS DO CERRADO BRASILEIRO, REPLETA DE ANIMAIS, FLORES, PLANTAS, NASCENTES, RIOS E CACHOEIRAS.
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 24.604
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.205,010
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 10,43
Código do Município 5217302
Gentílico - pirenopolino
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
A DENOMINAÇÃO "PIRENÓPOLIS" FOI ESTABELECIDA EM FEVEREIRO DE 1890, EM VIRTUDE DA CIDADE SE ACHAR PLANTADA AOS PÉS DOS PIRENEUS, CORDILHEIRA MAIS EXPRESSIVA DO ESTADO.
SEGUNDO A TRADIÇÃO LOCAL, A SERRA RECEBEU ESTE NOME POR HAVER NA REGIÃO, IMIGRANTES ESPANHÓIS, PROVAVELMENTE CATALÃES. POR SAUDOSISMO OU POR ENCONTRAR ALGUMA SEMELHANÇA COM OS PIRENÉUS DA EUROPA, CADEIAS DE MONTANHAS SITUADAS ENTRE A ESPANHA E A FRANÇA, DERAM ENTÃO A ESTA SERRA O NOME DE PIRENÉUS, MAS MAIS TARDE, DEVIDO À PRONÚNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL, SURGIU A GRAFIA SEM ACENTO.
Gentílico: pirenopolino
Histórico
Pirenópolis 
Goiás - GO 
HISTÓRICO DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
Em 1727, uma bandeira chefiada pelo bandeirante Manoel Rodriques Tomar e guiada por Urbano do Couto Menezes chegou a região das "Serras dos Pireneus". Pela exuberante quantidade de ouro na região, fundou as "Minas de Nossa Senhora do Rosário" aos pés desta serra. Por ter sido um centro urbano florescente até fins do século XIX, sendo até considerada cidade mais importante do estado e, em seguida, ter experimentado um período de estabilidade e isolamento, que a manteve quase intocada pelas transformações do século XX, a antiga "Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte" conservou praticamente intacta sua feição original. Pirenópolis constitui-se hoje em um dos mais ricos acervos patrimoniais do Brasil Central, sendo tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1988. Em Pirenópolis, unem-se as duas vertentes formadoras de uma cultura vigorosa: o bem patrimonial conservado e o pensar e fazer cotidiano de seus moradores, pautado em tradições seculares que a contemporaneidade não conseguiu ainda abalar.
Pirenópolis manteve-se como testemunho vivo dos primeiros tempos da ocupação do território goiano. Cristalizou-se a feição do arraial das primeiras décadas do século XIX, que vivia então o auge de sua prosperidade e cultura, constituindo-se no que hoje é um bem histórico de valor inestimável, tanto para o estado de Goiás, como para a nação. 
O arraial foi elevado a vila por decreto de regência, em 10 de julho de 1832 e a primeira comarca municipal foi instalada em abril de 1833. A Vila Meia Ponte foi elevada à categoria de cidade em agosto de 1853. 
A denominação "Pirenópolis" foi estabelecida em fevereiro de 1890, em virtude da cidade se achar plantada aos pés dos Pireneus, cordilheira mais expressiva do estado. 
Gentílico: pirenopolino 
Distrito criado com a denominação de Meia Ponte, pela carta Régia de 10-08-1754.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Meia Ponte, pelo decreto de 10­07-1832. Instalado 14-04-1833.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Meia Ponte, pela lei provincial nº 3, de 02-08-1853.
Pelo decreto estadual nº 18, de 27-02-1890, o município de Meia Ponte passou a denominar-se Pirenópolis.
Os amplos aposentos da pousada Taman Baru ficam espalhados no tranquilo bosque dentro de uma área de proteção ambiental na serra dos Pirineus
À noite, o movimento se concentra na Rua do Rosário, mais conhecida como rua do Lazer
Ao lado da Igreja Matriz, o Theatro de Pyrenópolis, construído em 1899 com donativos da população, conserva desenhos e estruturas originais
Construída em 1728, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário sofreu um incêndio em 2002 que destruiu 90% do seu interior
Congada, evento cultural e folclórico tradicional da região
Formada pelo Rio das Almas, a Cachoeira do Abade tem poço para banho e prainha
Centro histórico de Pirenópolis, Goiás
Fundada por bandeirantes no século 18, Pirenópolis possui casario colonial preservado
As janelas das casas em estilo colonial de Pirenópolis são cativantes; a cidade goiana tem um centro histórico muito bem preservado
Localizado a 20 quilômetros do Centro Histórico de Pirenópolis (GO), o Parque Estadual dos Pireneus tem trilhas para formações rochosas peculiares, como o Morro Cabeludo, ao fundo, e ao Pico dos Pireneus, a 1 385 metros de altitude
A caminho do Parque dos Pireneus, a Cachoeira do Lázaro é uma das atrações dos arredores de Pirenópolis (GO)
AQUI A PONTE CENTRAL DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
EM ESTILO COLONIAL, A MATRIZ TEM OS ALICERCES DE CANTARIA (PEDRA) E AS PAREDES FEITAS DE TAIPA DE PILÃO (BARRO SOCADO). APENAS AS PAREDES MAIS ALTAS DAS TORRES SÃO FEITAS DE ADOBE (TIJOLO COZIDO AO SOL). NA PARTE FRONTAL, A TAIPA É REFORÇADA POR UMA GAIOLA DE MADEIRA (AROEIRA), EXTERNA E INTERNAMENTE.
A IGREJA FOI CONSTRUÍDA DE FORMA QUE, A QUALQUER HORA DO DIA, O SOL ILUMINE A SUA FACHADA. A TORRE DO LADO DO NASCENTE FOI CONSTRUÍDA EM 1763. ATÉ ESSA ÉPOCA, SÓ EXISTIA A TORRE ONDE SE ENCONTRA O SINO.
imagem - Wikipédia
imagem - ?
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, é o cartão-postal da cidade; lembre-se de usar roupas que escondem a pele para entrar no interior da construção
imagem - Wikipédia
PIRENÓPOLIS CONSTITUI-SE HOJE EM UM DOS MAIS RICOS ACERVOS PATRIMONIAIS DO BRASIL CENTRAL, SENDO TOMBADA PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL EM 1988. EM PIRENÓPOLIS, UNEM-SE AS DUAS VERTENTES FORMADORAS DE UMA CULTURA VIGOROSA: O BEM PATRIMONIAL CONSERVADO E O PENSAR E FAZER COTIDIANO DE SEUS MORADORES, PAUTADO EM TRADIÇÕES SECULARES QUE A CONTEMPORANEIDADE NÃO CONSEGUIU AINDA ABALAR.
CACHOEIRA DO ROSÁRIO EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DO ABADE EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DAS ARARAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DOS DRAGÕES EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Sílvio Quirino
CACHOEIRA SANTA MARIA EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CAVALHADAS E FESTA DO DIVINO NA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
PALCO DAS FAMOSAS CAVALHADAS E DA FESTA DO DIVINO. AS CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS É UMA ATIVIDADE QUE GIRA EM TORNO DE UMA REPRESENTAÇÃO DRAMÁTICA EQUESTRE DE UMA LUTA ENTRE MOUROS E CRISTÃOS PELA SOBERANIA DA PENÍNSULA IBÉRICA DURANTE A IDADE MÉDIA NA EUROPA E SÃO ALEGRADOS POR CENTENAS DE MASCARADOS, MONTADOS A CAVALO OU NÃO.
A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE PIRENÓPOLIS, É UM FESTEJO RELIGIOSO QUE DURA CERCA DE 20 DIAS E É DE ORIGEM PORTUGUESA E FOI RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO. MANTÉM COMO SÍMBOLOS O IMPERADOR DO DIVINO, A COROA, O CETRO A AS BANDEIRAS. AMBAS ACONTECEM DURANTE AS FESTIVIDADES DE PENTECOSTES, 50 DIAS APÓS A PÁSCOA, E REÚNEM DIVERSAS OUTRAS MANIFESTAÇÕES, COMO CONGADAS, REINADOS, JUIZADOS, FOLIAS, QUEIMA DE FOGOS, PASTORINHAS, MISSAS E A NOVENA DO DIVINO, COM SEUS CÂNTICOS EM LATIM.
Secular, a Festa do Divino Espírito Santo, com suas célebres apresentações da Cavalhada, começa 40 dias depois do domingo de Páscoa
A luta coreográfica entre os 12 cavaleiros de azul (os cristãos) e 12 de vermelho (os mouros) é o auge da Cavalhada
PIRENÓPOLIS ENTRE MONTANHAS DE GOIÁS
A cidade está situada a uma altitude de 740 metros acima do nível do mar. É no município de Pirenópolis que se encontram os majestosos Pireneus, formados de três blocos, um dos quais se acha a 1 380 metros de altura. CLIMA - O clima da cidade pertence ao grupo provável clima tropical de altitude, sendo que no interior do município, o clima é tropical úmido. A temperatura registrada no posto metereológico da cidade é a seguinte: Média das máximas, 28,5ºC; médias das mínimas, 15,9ºC; média compensada, 22,3ºC. 
imagem - Wikipédia
VISTA AÉREA DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
PRIVILÉGIO
CERCADA DE MORROS E DE PRIVILEGIADA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, ESTANDO AOS PÉS DA SERRA DOS PIRENEUS, PIRENÓPOLIS SE DESTACA POR MANTER UMA NATUREZA PRESERVADA. É O MUNICÍPIO GOIANO QUE MAIS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO POSSUI, SÃO AO TODO 8 UCS, ENTRE PARQUE (PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS), MONUMENTO NATURAL (MONUMENTO NATURAL CIDADE DE PEDRA), ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (APA DOS PIRENEUS) E 5 RPPNS (FAZENDA ARRUDA, RESERVA ECOLÓGICA VARGEM GRANDE, FAZENDA VAGAFOGO, SANTUÁRIO FLOR DAS ÁGUAS E SANTUÁRIO GABRIEL). O PICO DOS PIRENEUS SE ENCONTRA A 1.385 m, É POSSÍVEL CONTEMPLARMOS TODAS AS DIVERSAS FITO-FISIONOMIAS (FORMAÇÕES VEGETAIS) DO CERRADO.
SALA DE CINEMA EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
VEJA AGORA A CIDADE E SUAS BELAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS TOTALMENTE PRESERVADAS.
Nos fins de semanas, Pirenópolis recebe muitos turistas de Brasília e Goiânia, por isso reserve o hotel com antecedência
imagem - ?
AQUI PODE-SE JOGAR O JOGO DA VELHA
imagem - ?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
imagem - CMP
imagem - Rusty Marcellini
RUA DOS FUSCAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
AS COLORIDAS CASAS DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
SAÍDA DE CAVALOS EM PIRENÓPOLIS, GOIÁS
imagem - Rusty Marcellini
VIELA DE PEDRA EM PIRENÓPOLIS, GOIÁS
imagem - Rusty Marcellini
LADEIRAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
AS COLORIDAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
MURO DE PEDRAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
AVENIDA PRINCIPAL DA CIDADE D EPIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
RUA PRINCIPAL DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
INTERIOR DE UMA POUSADA DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
ARTE E ARTESANATO EM PIRENÓPOLIS, GO
O ARTESANATO TÍPICO DE PIRENÓPOLIS PROVEM DA PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO BÁSICOS DA POPULAÇÃO, COMO OS TECIDOS RÚSTICOS FEITOS EM TEARES DE MADEIRA E A CERÂMICA UTILITÁRIA.
NAS ARTES, TEMOS OS HISTÓRICOS TRABALHOS BARROCOS NOS ALTARES DA IGREJA MATRIZ, DO BONFIM E DO CARMO; DESENHOS E COMPOSIÇÕES MUSICAIS DO ARTISTA ANTÔNIO DA COSTA NASCIMENTO (TONICO DO PADRE) DO SÉCULO XIX; POESIAS E PINTURAS EM ÓLEO SOBRE TELA, EM ESPECIAL OS CONTEMPORÂNEOS PÉRSIO FORZANI E JOSÉ INÁCIO SANTEIRO
imagem - Rusty Marcellini
imagem - Rusty Marcellini
AS ARIADAS PANELAS DA POUSADA DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
NA FESTA DO DIVINO EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
RUA DO COMÉRCIO - SÓ TEM BARES E RESTAURANTES NESTA RUA DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
RUAS ESTREITA E DE PEDRAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), seus casarões, ruas e igrejas de arquitetura colonial. Seu povo alegre, devoto e festeiro promove as festas mais populares de Goiás, como a "Festa do Divino", conhecida internacionalmente. A natureza exuberante propiciou a formação do "Parque Estadual da Serra dos Pireneus", local de pesquisas sobre a fauna e a flora típicas do cerrado brasileiro, repleta de animais, flores, plantas, nascentes, rios e cachoeiras.
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
SERRA DOS PIRINEUS EM PIRENÓPOLIS, GO
O principal acidente geográfico é a Serra dos Pireneus, onde se encontra o famoso Pico dos Pireneus, com uma altitude aproximadamente de 1 380 metros. Seguem-se as Serras do Cocalzinho, Dourada, Pouso Alegre, Passa Três, Raizama e outras. O município é bem provido hidrograficamente, sendo banhado pelos rios Maranhão, que com o Rio das Almas formam o Tocantins. O Rio das Almas que banha a cidade, Rio dos Bois, Peixe, Patos e outros menos importantes, além de inúmeros ribeirões e córregos. 
Pirenópolis divide-se entre seguintes bairros Centro, Bonfim, Carmo, Vila Matutina, e Vila Zizito Pompeu.
imagem - ?
O COMÉRCIO EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
AQUI A BANDEIRA DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / IBGE / Divulgação / Governo de Pirenópolis, GO / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O SIGNIFICADO DE ALGUNS LOGOTIPOS DE EMPRESAS FAMOSAS - Sabe o segredo por trás do logotipo da Wikipédia? Ou até mesmo do McDonald's? Veja as imagens e surpreenda-se pela criatividade de alguns destes grafismos!

CONHEÇA O SIGNIFICADO DE ALGUNS LOGOTIPO DE EMPRESAS FAMOSAS Uma boa apresentação da marca pode por si só vender o produto e fazê-lo um verdadeiro sucesso. A população mundial é diariamente bombardeada com publicidade e imagens de todo o tipo, contudo, existem alguns logotipos que são tão mundialmente conhecidos que fazem parte da própria cultura pop.  O significado que estes logos tentam expressar ao seu público pode muitas vezes não ser entendido, ou ser tão sutil que acaba por se tornar genial assim que é revelado.  01 - ADIDAS  O símbolo foi modificado nos anos 90 para representar uma montanha. Não porque a marca quisesse vender material de montanhismo, mas sim porque queria que o logo representasse os obstáculos que uma pessoa pode encontrar na vida -- e os ultrapassar.  02 - MCDONALD’S  Um dos logotipos mais conhecidos do mundo foi criado para ser apenas um M. Contudo, quando a empresa quis mudar a sua imagem em 1960, o consultor de design Louis Cheskin avisou que seria melhor a e…

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

CONHEÇA A MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO, EM DUBAI - Com 201 metros de altura, terá capacidade para 1.400 passageiros em 48 cápsulas. Toda terá 9 mil toneladas de aço, o que é mais do que a Torre Eiffel e pesará mais do que o equivalente a oito Airbus A380s.

CONHEÇA A "MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO", DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS A maior roda gigante do mundo está sendo construída em Dubai, a Ain Dubai ('Ayn' é a decima sexta letra do alfabeto árabe, e é traduzida como 'olho'). O olho de Dubai com 201 metros irá superar os 165 metros do Singapore Flyer, atualmente a mais alta roda-gigante do mundo.  Com vistas panorâmicas sobre a costa de Dubai, incluindo o Burj Al Arab, a Palm Jumeirah e o Burj Khalifa, o projeto incluirá áreas de entretenimento, com uma variedade de lojas e restaurantes, um hotel de luxo cinco estrelas e edifícios residenciais privados.  A roda gigante faz parte do projeto Bluewaters Island e os responsáveis pelo seu desenvolvimento esperam atrair mais de 3 milhões de visitantes por ano.  O complexo de 1 bilhão será construído perto Jumeirah Beach Residence, ligado à beira mar por uma ponte de pedestres e ao continente por uma ponte de Sheikh Zayed Road, com um sistema de teleférico para o transp…

CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL - Com ruas largas e arborizadas, não perdeu o jeito de cidade do interior. Ela é porta de entrada para o Pantanal Sul, a Serra da Bodoquena e o Parque Nacional das Emas (em Goiás)

CONHEÇA A CIDADE DE "CAMPO GRANDE", MATO GROSSO DO SUL, BRASIL Vista parcial da cidade de Campo Grande, MS (Wikipédia) Com ruas largas e arborizadas, não perdeu o jeito de cidade do interior. Ela é porta de entrada para o Pantanal Sul, a Serra da Bodoquena e o Parque Nacional das Emas (em Goiás). A temática pantaneira está presente nas pinturas que decoram alguns prédios e na gastronomia. Imigrantes paraguaios, bolivianos e japoneses também deixaram sua marca. O fuso horário marca uma hora a menos em relação a Brasília.  Polo de turismo de negócios, campo Grande surpreende por ser planejada, com trânsito organizado, muitas áreas verdes e vida social agitada (Tiago Moser) TREM DO PANTANAL Apesar do nome, o passeio entre Campo Grande (saídas aos sábados às 8h) e Miranda (chegada às 18h) não chega a explorar as paisagens típicas do Pantanal. A parada em Aquidauana está reservada para o almoço e, em Taunay e Piraputanga, há venda de artesanato. O trecho de volta, entre Miranda e C…

BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS - Inspirada nas cidades de Paris e Washington, com largas avenidas, ruas simétricas e arborizadas, Belo Horizonte foi planejada a partir de uma nova concepção estética urbana

CONHEÇA A CIDADE DE "BELO HORIZONTE", CAPITAL DAS MINAS GERAIS, BRASIL
MINEIRÃO E MINEIRINHO NA PAMPULHA EM BELO HORIZONTE, MG SEJA BEM VINDO A CAPITAL DA MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A BELO HORIZONTE. A CIDADE JARDIM imagem - Paulo Yuji Takarada ROTEIRO IDEAL PARA UM FIM DE SEMANA EM BELO HORIZONTE, MG Belo Horizonte é uma cidade que mistura modernidade com ares de interior. Localizada entre montanhas, rodeada por cachoeiras e cidades históricas, a capital de Minas Gerais conta com um valioso patrimônio arquitetônico que mistura construções clássicas e as linhas curvilíneas de Oscar Niemeyer. Suas praças dividem o espaço com ótimos museus, como o Memorial Minas Gerais – Vale, que mal se instalou na Praça da Liberdade e já recebeu o prêmio de Novidade do Ano no GUIA QUATRO RODAS Brasil. Projetada por Niemeyer, a Casa do Baile faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais (Acervo Setur-MG) A gastronomia não fica de fora. Tem pra todos os gostos…

CURITIBA, PARANÁ - Verde, limpa, organizada. Esta é a impressão geral de Curitiba se comparada à maioria das outras capitais do Brasil. É verdade que nos últimos tempos ela deixou de ser uma “cidade-modelo”, mas mesmo assim surpreende pela beleza e conservação de seus parques, museus, construções históricas e outros pontos turísticos

CONHEÇA A CIDADE DE "CURITIBA", PARANÁ, BRASIL Seu povo, um admirável cadinho que reuniu estrangeiros de todas as partes do mundo e brasileiros de todos os recantos, ensina no dia-a-dia a arte do encontro e da convivência. Curitiba renasce a cada dia com a esperança e o trabalho nas veias, como nas alvoradas de seus pioneiros.  Cadeia de Montanhas da Serra do Mar vista do centro de Curitiba (Wikipédia) ROTEIRO PARA 48 HORAS EM CURITIBA COM MUSEUS, PARQUES E RESTAURANTES Verde, limpa, organizada. Esta é a impressão geral de Curitiba (PR), se comparada à maioria das outras capitais do Brasil.  É verdade que nos últimos tempos ela deixou de ser uma “cidade-modelo”, mas mesmo assim surpreende pela beleza e conservação de seus parques, museus, construções históricas e outros pontos turísticos.  Iluminação cênica do Paço da Liberdade em Curitiba, PR (Orlando Kissner/SMCS) No charme das construções e na gastronomia, o visitante sente a forte influência cultural da imigração europeia –…

JAÍBA, MINAS GERAIS - Reconhecida por seu projeto de irrigação, Jaíba tem um grande e ainda pouco explorado potencial de energia solar. É a região do estado onde se encontram os mais altos níveis de radiação solar

CONHEÇA A CIDADE DE "JAÍBA", MINAS GERAIS, BRASIL Reconhecida por seu projeto de irrigação, Jaíba localiza-se no norte do Estado de Minas Gerais, a 629 km da capital Belo Horizonte e a 207 km de Montes Claros, maior cidade da região. Jaíba está numa região de clima quente, relevo predominantemente plano e um grande e ainda pouco explorado seu potencial energia solar.  A região de Jaíba possui destaque em termos de seu potencial de energia solar. É a região do estado onde se encontram os mais altos níveis de radiação solar, segundo o Atlas Solarimétrico de Minas Gerais (2012). É, ainda, uma das melhores regiões do país neste quesito. (Jaíba Solar)   Sada Bioenergética em Jaíba, MG (Igreja Assembléia de Deus) Rua central de Jaíba, MG (Prefeitura Municipal) Ribeirão em Jaíba, MG (Prefeitura Municipal) Estação de Bombeamento do projeto Jaíba em Jaíba, MG (prefeitura Municipal) Hospital 2 irmãos na cidade de Jaíba, MG (Eric Micael) Entorno da cidade de Jaíba, MG (Prefeitura Munici…

CONHEÇA AS 35 LOCAÇÕES DE GAME OFF THRONES - Uma galeria repleta de fotos e histórias sobre 35 dos lugares onde a série foi filmada, de Malta até a Islândia.

CONHEÇA "35 LOCAÇÕES DE GAME OF THRONES" DE MALTA ATÉ A ISLÂNDIA A nova temporada de Game of Thrones está para estrear e tem levado os fãs ao delírio. A série, que conquistou o coração de quase todos, é filmada em diferentes locais pelo mundo, com neve, muralhas e muito sol. O que importa para nós, viajantes, é que as paisagens são maravilhosas e sempre desperta aquele gostinho em saber onde se passa e logo colocar na lista dos próximos destinos. Para matar a curiosidade e revelar os segredos por trás de alguns dos locais mais deslumbrantes da série, a Skyscanner preparou – no ano passado – uma galeria repleta de fotos e histórias sobre 35 dos lugares onde a série foi filmada, de Malta até a Islândia. Confira abaixo a seleção:  ESPANHA  01. ALCÁZAR DE SEVILHA – SEVILHA (JARDINS DE ÁGUA NO PALÁCIO DE DORNE)  Este é o local perfeito para representar os Jardins de Água do Reino de Dorne. O Alcázar de Sevilha foi transformado em residência do palácio particular de Martell na capit…

TOCANTINS, MINAS GERAIS - Entre as montanhas de Minas uma cidade hospitaleira, tranquila e que comemora anualmente a festa do Tocantinense ausente

CONHEÇA A CIDADE DE "TOCANTINS", MINAS GERAIS, BRASIL Foto - PMT BEM VINDO A CIDADE DE TOCANTINS. A MELHOR CIDADE DO MUNDO ( LEMA MUNICIPAL ) foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 16.703 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 173,866 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 91,01 Código do Município 3169000 Gentílico - tocantinense Prefeito 2017 / IEDER WASHINGTON DE OLIVEIRA ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE TOCANTINS, MG A origem do topônimo deve-se a presença dos índios chamados “Tocantins”, primitivos habitantes da região. O gentílico é “Tocantinense”.
Gentílico: tocantinense HISTÓRICO DA CIDADE DE TOCANTINS, MG Consta que, na margem do rio que corta a região, habitava uma tribo de índios chamados Tocantins. E a história de tocantins relaciona-se com a de São Manoel do Pomba atual Rio Pomba, a que pertenceu em tempos idos. O primeiro núcleo originou-se mais ou menos em 1812, quando da doação do patrimônio da cidade, feita pelo capitão José Antônio Machado…

SILVEIRÂNIA, MINAS GERAIS - Vista do alto da Serra dos Caramonas, Silveirânia oferece um aspecto deveras pitoresco e deslumbrante, impressionando-nos como se fosse um bando branco de pombas, pousado sobre tapete verdejante da relva, tal a disposição simétrica do casario que margina o lado esquerdo do ribeirão S. Manuel.

CONHEÇA A CIDADE DE "SILVEIRÂNIA", MINAS GERAIS, BRASIL Conheça a história do pico mais alto da região, que faz parte da derivação da Serra da Mantiqueira e se destaca como acidente natural, contribuindo para composição de embelezamento de uma região que já é linda por natureza...  Vista do alto da Serra dos Caramonas, Silveirânia oferece um aspecto deveras pitoresco e deslumbrante, impressionando-nos como se fosse um bando branco de pombas, pousado sobre tapete verdejante da relva, tal a disposição simétrica do casario que margina o lado esquerdo do ribeirão S. Manuel.  Rodovia de acesso à cidade de Silveirânia, MG (Antrbns) Pico do João Felix em Silveirânia, MG (Roberto Mosqueiro) Silveirânia, MG  encravada nas Montanhas de Minas (Prefeitura Municipal) Entorno da cidade de Silveirânia, MG (Prefeitura Municipal) Campo de Futebol e Silveirânia, MG (Antrbns) Casa paroquial da cidade de Silveirânia, MG (Jeani Goulart) Escola Estadual da cidade de Silveirânia, MG (Antrbns) Entor…