Em Uruaçu se encontra um dos maiores lagos artificiais de usina hidrelétrica do mundo, o Lago de Serra da Mesa.
Lago Serra da Mesa
Cachoeiras, trilhas, museu, memorial e praças
Igrejas
Igreja Matriz de Sant'Ana
Detalhes do exterior da MatrizCapela do Cristo Rei
Cristo da cidade
Hoje Uruaçu é o berço da cultura goiana com suas dezenas de Folias, grupos de danças quilombolas, ciganas e indígenas. Muitos escritores, artistas plásticos e artesãos registram as belezas da antiga Santana. A cidade cresceu economicamente também e hoje as ruas são um verdadeiro burburinho de automóveis e pessoas que circulam enriquecendo a paisagem da terra do Lago de Serra da Mesa.
Vista parcial
TrevoRodovia de acesso
Avenida central
Escola Municipal
Rua da cidade
Rua da cidade
Trevo de acesso
Vista parcial
Parque das Araras
Cristo da cidade
Vista aérea
Chegando na cidade
Dados gerais sobre a cidade de Uruaçu, Goiás
Código do Município - 5221601
Gentílico - uruaçuense
Prefeito (2017) VALMIR PEDRO TEREZA
População estimada [2018] 40.217 pessoas
População no último censo [2010] 36.929 pessoas
Densidade demográfica [2010] 17,24 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 6.605 pessoas
População ocupada [2017] 16,5 %
Posição Geográfica da cidade de Uruaçu no estado de Goiás
História da cidade de Uruaçu, Goiás
Uruaçu
Goiás – GO
História
A origem do povoamento desta região foi a fazenda Passa Três, adquirida pela família Fernandes de Carvalho em 1910. A localidade estava situada no interior do município de Pilar de Goiás, à margem da estrada real, passagem obrigatória de tropeiros e comerciantes procedentes do sul.
Por sua localização, o local atraiu rapidamente numerosas famílias das regiões vizinhas, e em 1913, o Cel. Gaspar iniciou a construção da Capela de Sant’Ana e doou-lhe área de terras para formação do povoado que também denominou-se Sant’Ana, em homenagem à Santa de devoção da família do fundador.
A inauguração da Capela deu-se em 1922 e, dois anos depois, o povoado de Sant’Ana adquiriu categoria de Distrito. Instalando-se no mesmo ano. Em 1931 Sant’Ana alcançou emancipação político-administrativa e, a partir de 1943, recebeu denominação de Uruaçu, que em tupi-guarani significa pássaro grande.
Nos últimos anos da década em 1950 Uruaçu teve desenvolvimento em todos os setores, em consequência da inauguração da Rodovia Belém-Brasília (BR-153), em cujas margens a cidade está localizada.
Esta eh a bandeira da cidade de Uruaçu, Goiás
Este eh o brasão da cidade de Uruaçu, Goiás
Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / guiadoturismobrasil.com / mapio.net / férias.tur.br / IBGE / Prefeitura Municipal de Uruaçu, GO / Thymonthy Becker / Marco Antônio
CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
OS SONHOS QUE SONHEI
ADIANTANDO O RELÓGIO
Estava num local que seria a área onde fica o relógio de ponto da antiga RFFS/A. Fui chegando até lá, e já havia algumas pessoas ali. Nisto a mulher do filho mais novo do Cabral me perguntou que horas eram. Disse que eram dez e quarenta, que estava cedo para marcar o cartão para a saída do almoço. Depois disse que quando trabalhava ali, ia para a sala de relógio as dez e meia, adiantava o relógio meia hora, marcava as onze e ia embora, sem problemas, porque o pessoal do escritório me seguia. Mas hoje fazer isto não podia mais, pois a RFFS/A tinha sido vendida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE