Pular para o conteúdo principal

HELIODORA, MINAS GERAIS - No circuito das serras verdes, tem turismo ecológico com cachoeiras, cavernas e belas montanhas




CONHEÇA A CIDADE DE "HELIODORA", MINAS GERAIS, BRASIL DA JANELA DO TREM
A cidade de Heliodora localizada na região Sul do Estado de Minas Gerais, tem posição privilegiada, pois está próxima as cidades de Lambari, São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Pouso Alegre e Varginha, e é um local estratégico por se localizar nas proximidades da Rodovia BR 381 - Fernão Dias (São Paulo/Belo Horizonte). Região rica em montanhas, clima tropical de altitude, cidade serrana caracterizada por dias quentes e noites frias, Heliodora faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas Gerais, e tem alto potencial turístico ecológico, com áreas de lazer, cachoeiras, cavernas e belas montanhas.
BEM VINDO A HELIODORA / A SUÍÇA BRASILEIRA
foto - Clordsan
População estimada 2016 (1) - 6.528
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 153,950
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 39,76
Código do Município 3129202
Gentílico - heliodorense
ORIGEM DO NOME
O nome da cidade vem de Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira Bueno, heroína da inconfidência.
Gentílico: heliodorense
Histórico
Heliodora
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
Foi mais ou menos no ano de 1850 que vieram ocupar as terras que constituem o atual município de Heliodora, os seus primeiros fazendeiros.
Nesse tempo, toda sua extensão era coberta de opulenta e cerrada mata virgem. Os fazendeiros eram de várias famílias: Gonçalves, Pereira e Fernandes, sendo que a família Gonçalves era a possuidora do maior número de escravos.
Em 1869, o patrimônio pertencia a uma fazenda de muitos alqueires, denominada São Joaquim do Paraíso, que ia ser dividida entre os herdeiros de Feliciana Maria do Nascimento. Nessa divisão, o referido terreno, que continha a área estimada de 70 alqueires, coube por herança aos senhores Guilherme da Silva Mendes e sua esposa Ana Vitória de Jesus, Catarina de Sene e Caetana Maria de Jesus.
Nessa ocasião, os referidos herdeiros fizeram doação de 11 alqueires, para o patrimônio de uma Igreja, onde deveria ser construída uma capela e um cemitério, conforme documento de doação datado de 15 de fevereiro de 1869.
Algum tempo depois, o lavrador José Vieira da Silva, vindo da vizinha freguesia de Santa Catarina comprou terras da mesma fazenda, próximas ao patrimônio e fixou residência.
Neste patrimônio foram construídas várias casas por moradores das vizinhanças, e pessoas de profissões diversas que afluíram ao lugar. José Vieira construiu e doou uma casa destinada a casa paroquial.
O nome do povoado ficou sendo Santa Isabel e fazia parte do distrito de Santa Catarina.
Com a criação do município de São Gonçalo do Sapucaí, pela Lei provincial nº 2.554, de 19 de outubro de 1878, Santa Isabel passou a pertencer ao novo município. José Vieira da Silva, principal fundador de Santa Isabel era homem de pouca instrução, mas inteligente, probo e trabalhador.
Teve sempre grande trabalho como administrador do lugar, financiando despesas avultadas para policiamento, ordem e justiça locais, hospedando inúmeras pessoas aqui vindas como autoridades ou a passeio.
foto - ?
TURISMO E LAZER
Heliodora segue firme no seu objetivo de se tornar uma cidade essencialmente turística: o turismo saudável, baseado na relação equilibrada do homem com a natureza, cada vez mais importante para quem vive a loucura dos grandes centros urbanos. O Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, representado pela EMBRATUR, outorgou o SELO DE MUNICÍPIO COM POTENCIAL TURÍSTICO ao município de Heliodora em 07 de março de 1996, e hoje, é pertencente ao Circuito das Águas, juntamente com os municípios de Lambari, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu e outros.
Heliodora com sua tranquilidade, comum em cidades do interior, é um lugar excelente para o descanso e lazer de seus moradores e também de visitantes, que vêm para Heliodora em busca de paz e tranquilidade.
foto -  Alberto Hektor

CACHOEIRA DO PEDRÃO
Situada 6,5 Km do centro da cidade, no Bairro da Floresta, possui queda d'água de 40 metros que cai de um pedrão rochoso e forma um poço estreito e comprido cercado de pedras. Possui uma grande piscina com a água que vem da serra. Há bar e restaurante em estilo rústico e aconchegante onde a natureza faz parte da decoração, aproximando homem, fauna e flora.
foto -  Alberto Hektor
HELIODORA TEM MUITOS PONTOS TURÍSTICOS. VÁRIAS CACHOEIRAS E BELÍSSIMAS PAISAGENS
Heliodora faz parte do circuito das águas, a região é rica em morro, tem dias quentes e noites frias.
Tem alto potencial turístico ecológico, com áreas de lazer, cachoeiras, cavernas e belas montanhas.
foto - ?
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 5,5 Km, entrar à esquerda, e seguir por mais 1 Km até a cachoeira.
foto - ?
CACHOEIRA DO ALTAIR
A 5,5 Km do centro da cidade, no Bairro Cachoeira, possui piscina natural em estilo de corredeira (as cachoeiras formam inúmeras quedas d`água - 15 m); o local tem vegetação rala em volta da queda principal e mata fechada acima desta. Existem várias trilhas que levam a lugares pitorescos abaixo e acima da cachoeira.
foto - ?
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari, no Km 2,4 entrar à esquerda, no Km 4,5 entrar à esquerda até a Fazenda. Seguir a pé por 300 m.
foto - PMH

RANCHO CHOUPANA
A 2,5 Km do centro da cidade, possui piscina, sauna, quiosques, área para churrasco, campo de futebol society, quadras de vôlei de areia e grama, serviço de bar e restaurante.
foto - ?

Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto. Entrar em estrada de terra em direção à Lambari, no Km 2,4 entrar à esquerda e seguir por 300 m até o local.
CAVERNAS DO PEDRÃO
Rochas com cavidades de até 30 metros de desenvolvimento horizontal situadas nas proximidades da Cachoeira do Pedrão. Nesta caverna foi encontrada uma grande variedade de animais, além de constatadas evidências de sítios arqueológicos. O Pedrão, localizado a 1850 metros de altitude, pode ser utilizado também para montanhismo e camping selvagem.
foto - ?

foto - PMH
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 5,5 Km até a Serra do Pedrão. Para conhecer a caverna entrar em contato com Tião da caverna, residente próximo a Cachoeira do Pedrão.
foto - ?

foto - PMH
PEDRA DO OVO
A Pedra do Ovo, situa-se numa reserva ecológica na serra de Santa Catarina, na saída para Natércia pela estrada da Serra, a uma altitude de 1700 metros. Trata-se de uma enorme pedra sobreposta em outra, tendo sob si, de um lado, como se fosse um calço, uma outra pedra bem pequena, dando ao observador uma sensação muito estranha como se fosse cair, vale a pena constatar esta beleza da natureza.
foto - ?

Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até a estrada de terra para Natércia. Seguir pela estrada por 1,5 Km. Percorrer trilha dentro da mata por 500 m até o local.
foto - ?
CAVERNA DO CUCURUTO
Situa-se no morro do mesmo nome, com desenvolvimento de 251 metros, sendo portanto a maior cavidade brasileira topografada na litologia gnaisse, fonte GAPE (1989). Caverna valiosa por ser de formação gnáissica, constituída por desabamento de grande e pequeno porte. Nesta caverna foi constatadas evidências de sítios arqueológicos e diversas machadinhas em pedra polida, feitas por seus habitantes na Era Paleolítica.
foto - PMH
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 4,5 Km e seguir até a propriedade de Luiz Bueno.
foto - PMH
PRAÇA DE ESPORTES
Complexo esportivo formado por 2 campos de futebol, uma quadra poliesportiva, 04 quadras de areia e um lago com ilha. Excelente local de lazer, devido a sua grande área, onde os moradores passeiam, praticam futebol, vôlei, natação e andam de bicicleta.
Contato: (35) 3457-1262
foto - PMH

Como Chegar
A Praça de Esportes está situada logo na entrada da cidade.
foto - PMH

FESTAS E EVENTOS
Heliodora mantém a tradição de promover eventos comemorativos, onde podemos destacar o Carnaval (considerado um dos melhores da região), as Festas Religiosas (Festa da Padroeira da cidade e Festa de São Benedito e Congadas), a Festa do Peão de Boiadeiro, Encontro de Fanfarras e Bandas Marciais, e o Aniversário da Cidade/Reveillon
foto - ?
CARNAVAL
O Carnaval é uma festa popular, comemorada com dinamismo e alegria nas cidades do Sul de Minas. Em Heliodora não podia ser diferente e nesta ocasião a cidade recebe muitos heliodorenses que residem em outras regiões e pessoas de diversas partes do Brasil. A união de todos dá como resultado uma explosão de alegria e criatividade dos blocos carnavalescos que se apresentam no carnaval de rua.
foto - ?
Dados do Evento
Data: Fevereiro/Março. Realizado nas ruas do centro da cidade e animado por Bandas de Marchinha e Bandas de Axé.
foto - PMH
FESTA DE SÃO BENEDITO E CONGADAS
Estes festejos, evocando as mais legítimas tradições mineiras, na sua parte religiosa e folclórica, constam da apresentação e concurso de congadas, shows, bingos, leilões de prendas e de animais, disputas futebolísticas, espetáculos pirotécnicos, barracas.
foto - ?
Dados do Evento
Data: Maio/Junho (Feriado de Corpus Christi). Realizada na Praça da Inconfidência.
foto - PMH
FESTA DE SANTA ISABEL
Festa em homenagem a Padroeira da Cidade, evocando as mais legítimas tradições mineiras na sua parte religiosa, consta da apresentação de shows, bandas, bingos, leilões de prendas e de animais. Procissões e missas compõem a parte religiosa das comemorações.
Dados do Evento
Data: Julho. Realizada na Praça Santa Isabel, no centro da cidade.
foto - ?
ANIVERSÁRIO DA CIDADE / REVEILLON
Heliodora comemora seu aniversário de Emancipação Político-Administrativa no dia 26 de dezembro juntamente com o Reveillon. A festa é comemorada com queima de fogos e shows em Praça pública, reunindo toda a população e heliodorenses que moram em outras cidades, que aproveitam as festas de final de ano para visitar a terra natal.
Dados do Evento
Data: Dezembro. Realizado na Praça Santa Isabel no centro da cidade.
foto - ?
ENCONTRO DE FANFARRAS E BANDAS MARCIAIS
Heliodora mantém a tradição das fanfarras através de um Encontro anual. Este encontro conta com a participação da Fanfarra local - "Presente do Sol", e de fanfarras e bandas marciais das cidades vizinhas e de outros Estados.
foto - ?
 foto - ?
Dados do Evento
Data: 2º Semestre. Realizado no centro da cidade.
foto - ?

FESTA DO PEÃO BOIADEIRO
Mantendo as tradições de cidade do interior, Heliodora se orgulha de ter uma festa onde se valoriza o homem do campo. A Festa do Peão tem como atividades o Rodeio Amador e Profissional, Bailes e Shows.
foto - ?

COMO TUDO COMEÇOU
foto - ?
MATRIZ DE SANTA IZABEL
foto - ?
PRAÇA DA MATRIZ
foto - ?
 foto - ?
foto - ?
ENTORNO DA CIDADE
A economia da cidade se baseia na agricultura, pecuária, indústria têxtil e de aguardente.
foto - ?
 foto - ?
 foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
POR AQUI, VOCÊ VIVERÁ MUITAS AVENTURAS. E MUITA DIVERSÃO NOS CLUBES DA CIDADE
foto - ?
A CIDADE DE HELIODORA FAZ PARTE DO CIRCUITO DE MOTOCROSS
foto - ?
foto - Divulgação
MAIS PACATA QUE ESTA, NÃO EXISTE.
foto - ?
VEJA ALGUMAS CONSTRUÇÕES
ANTIGA PREFEITURA - HOJE ESCOLA MUNICIPAL
foto - ?
CINE CLUBE
foto - ?
Vindo aqui, você vai curtir estas belíssimas cachoeiras, você pode acomodar-se no Rancho do Brejão, um refúgio numa ilha de verde, paz, muita aventura ecológica e todos os atrativos do turismo rural.
O acesso é pela Rodovia Fernão Dias, próximo de Serras, cachoeiras, trilhas, duchas.
Acomodações em quartos individuais para o seu descanso.
Para nos contatar: heliodoramg@hotmail.com
Ou: Fone: (11) 8759-5947 ou 8164-1781
Se você vai viajar de férias, passe em Heliodora.
Você não irá se arrepender.
Esta é Bárbara Eliodora Guilhermina Bueno, que deu origem ao nome da cidade
foto - ?
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE HELIODORA, MINAS GERAIS

OBRIGADO PELA VISITA. SEMPRE VOLTE

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal  de Heliodora / Internet / Divulgação / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA ZELÂNDIA, OCEANIA - Longe de tudo, do outro lado do mundo, a Nova Zelândia vale cada segundo da longa, longuíssima viagem de avião. Dividido em duas grandes ilhas principais, o país reúne uma quantidade de paisagens e atrações impressionantes para o seu tamanho compacto

CONHEÇA A "NOVA ZELÂNDIA", OCEANIA

Longe de tudo, do outro lado do mundo, a Nova Zelândia vale cada segundo da longa, longuíssima viagem de avião. Dividido em duas grandes ilhas principais, o país reúne uma quantidade de paisagens e atrações impressionantes para o seu tamanho compacto. Na Ilha Norte, onde vivem três quartos da população, os verões são relativamente quentes e há praias perfeitas (como as da Península de Coromandel) tanto para os surfistas quanto para quem quer simplesmente se dourar ao sol. Mas os seus principais trunfos escondem-se no interior: vulcões ativos, gêiseres, lagos multicoloridos e outras formações geológicas inusitadas formam cenários que parecem de outro mundo (não à toa, alguns deles, como o Monte Tongariro, serviram de pano de fundo para a trilogia O Senhor dos Anéis).  Rebanho de ovelhas na Nova Zelândia (Stockbyte) Geiser pohotu, em Rotorua (Thinkstock) Arte maori, do povo indígena neozelandês (Thinkstock) Já na esparsamente povoada Ilha Sul, u…

ESPANHA, EUROPA MERIDIONAL - Um país em movimento. Em mais de vinte séculos de história, celtas, romanos, godos, árabes e tantos outros povos legaram profundas marcas na cultura, gastronomia e psique dos ibéricos

CONHEÇA A "ESPANHA", EUROPA MERIDIONAL  Um país em movimento. Em mais de vinte séculos de história, celtas, romanos, godos, árabes e tantos outros povos legaram profundas marcas na cultura, gastronomia e psique dos ibéricos. Se por um lado a imagem estereotipada de toureiros e dançarinas de flamenco sobrevive e encanta na Andaluzia, a Espanha de hoje mira o futuro com um profundo respeito pelas tradições regionais. Isso é particularmente verdade na Catalunha e sua pujante capital, Barcelona, sempre na vanguarda das artes, design, moda e com maravilhosos chefs estrelados. Já no orgulhoso País Basco, depare-se com as formas impressionantes do museu Guggenheim logo após fugir dos touros da festa de San Fermines.  Ponte romana sobre o rio Guadalquivir e, à esquerda, a Grande Mesquita de Córdoba (Thinkstock) Construída entre 1761 e 1881, La Real Maestranza de Caballería, em Sevilha, é a segunda mais antiga arena de touros da Espanha (Divulgação) Gaudí dedicou 40 anos de sua vida ao …

MONJOLOS, MINAS GERAIS - O município possui alto potencial de ecoturismo, pois conta com diversas cachoeiras, corredeiras, grutas e trilhas, todas cercadas por uma vasta e bela vegetação e que proporcionam deliciosos passeios de bike, motos, jipes ou até mesmo simples caminhadas.

CONHEÇA A CIDADE DE "MONJOLOS", MINAS GERAIS, BRASIL Situada na região central mineira, na Bacia do Rio das Velhas em um vale da Serra do Cabral, Monjolos integra, além da Estrada Real, o Circuito dos Diamantes.  A 265 km da capital mineira, o município possui alto potencial de ecoturismo, pois conta com diversas cachoeiras, corredeiras, grutas e trilhas, todas cercadas por uma vasta e bela vegetação e que proporcionam deliciosos passeios de bike, motos, jipes ou até mesmo simples caminhadas.
Rio Pardinho em Monjolos, MG(Instituto estrada Real)  A Área de Preservação Ambiental do Vale do Fundo apresenta uma densa mata virgem banhada por deleitáveis nascentes e cascatas. Ainda pouco explorada, a Gruta do Pau-Ferro possui grandes galerias com estalactites e estalagmites.  A cidade ainda possui um Centro de Artesanato, onde é exposto e vendido todo o artesanato da região. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento, a Ponte Férrea do Rio Pardo e o Monumento a Monjolos também aju…

ALASKA, ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA - O Alasca é terra de superlativos. O maior estado americano abriga o maior pico, o maior parque nacional e a maior floresta dos Estados Unidos. Lá, há glaciares mais extensos do que países inteiros, baleias-jubarte de até 15 metros, ursos de quase 500 quilos. Geleiras, lagoas, vulcões, montanhas e florestas

CONHEÇA O "ALASKA", USA,  E SAIBA O QUE TEM DE BOM SE PARA FAZER LÁ Conheça nosso roteiro para conhecer umas das regiões mais quentes no roteiro turismo americano - mesmo com as baixas temperaturas O Alasca é terra de superlativos. O maior estado americano abriga o maior pico, o maior parque nacional e a maior floresta dos Estados Unidos. Lá, há glaciares mais extensos do que países inteiros, baleias-jubarte de até 15 metros, ursos de quase 500 quilos. Geleiras, lagoas, vulcões, montanhas, florestas: ao mesmo tempo que sua paisagem natural é uma das mais remotas e selvagens do planeta, ela é facilmente alcançada por voos abundantes, cruzeiros confortáveis com múltiplos roteiros que transitam pela costa (maior do que a do resto dos EUA inteiro somada) e a Alaska Highway, uma rodovia ampla e moderna que percorre mais de 2 mil quilômetros. E não, não é tão gelado quando a gente imagina: no verão, o termômetro pode bater até 30 graus.  COMO CHEGAR NO ALASKA Com a American Airline…

CONHEÇA 16 HOTÉIS DO NORDESTE DO BRASIL QUE FAZEM VALER A PENA VIAJAR - Com estrutura sensacional, várias opções de lazer e atividades para todos os gostos, uma localização privilegiada e a vista faz você perder a noção do tempo sem perceber.

CONHEÇA "06 HOTÉIS NO NORDESTE DO BRASIL " QUE FAZEM VALER A PENA PASSAR SUAS FÉRIAS LÁ Há pouco mais de um ano, o Room 5 lançou a série de Hotéis que Valem a Viagem. Mas o que faz um hotel valer a sua viagem? É como se você decidisse viajar para ficar naquele lugar: o hotel é o destino das suas férias. E, para se tornar um destino desejado, o hotel precisa oferecer uma estrutura sensacional, ter várias opções de lazer e atividades para todos os gostos, uma localização privilegiada e que a vista faça você perder a noção do tempo sem perceber.  Dentro dessas exigências, seis hotéis no Nordeste do Brasil ganharam o título Room5 de Hotéis que Valem a Viagem na Bahia, Pernambuco, Ceará e Alagoas. Para te convencer que, nas próximas férias, em vez de ir à cidade X ou Y, você pode ir ao Nannai ou ao Kiaroa, nós listamos alguns motivos que provam que existem hotéis que vão valer as suas férias. Olha só:  RESORT COSTA DO SAUÍPE (BA)  Se entre os Hotéis que Valem a Viagem existe um qu…

CONHEÇA AS BEBIDAS TÍPICAS DE 25 PAÍSES - Tem para todos os gostos e sabores

CONHEÇA "25 BEBIDAS TÍPICAS DE 25 PAÍSES" BRASIL - CAIPIRINHA A caipirinha é feita de cachaça, limão, açúcar e gelo. Ela é servida na maioria dos bares e restaurantes brasileiros. BOLÍVIA – CHICHA A Chicha é um destilado produzido a partir da fermentação de milhos e outros cereais e foi criada pelos povos indígenas da região. ESCÓCIA - UÍSQUE Famoso no mundo inteiro, o uisque escocês possui características próprias. O puro malte é feito com 100% de cereais maltados provenientes de uma única destilação. ESPANHA - SANGRIA A Sangria é uma mistura de vinho com pedaços e sucos de fruta, açúcar e cubos de gelo. JAPÃO - SAQUÊ Feito de arroz, o saquê é uma bebida considerada essencial para diversas cerimônias comemorativas do Japão. Pode ser bebida quente ou fria. ARÁBIA SAUDITA - ARAK Sua produção é feita a partir da tâmara ou uva e é aromatizada com anis e outras especiarias típicas. Seu teor alcoólico é de 45%. GRÉCIA - OUZO A bebida grega é feita a partir do anis. Este licor tem uma gr…

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das áreas produtivas diversificaram suas ati…

TOCANTINS, MINAS GERAIS - Entre as montanhas de Minas uma cidade hospitaleira, tranquila e que comemora anualmente a festa do Tocantinense ausente

CONHEÇA A CIDADE DE "TOCANTINS", MINAS GERAIS, BRASIL Foto - PMT BEM VINDO A CIDADE DE TOCANTINS. A MELHOR CIDADE DO MUNDO ( LEMA MUNICIPAL ) foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 16.703 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 173,866 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 91,01 Código do Município 3169000 Gentílico - tocantinense Prefeito 2017 / IEDER WASHINGTON DE OLIVEIRA ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE TOCANTINS, MG A origem do topônimo deve-se a presença dos índios chamados “Tocantins”, primitivos habitantes da região. O gentílico é “Tocantinense”.
Gentílico: tocantinense HISTÓRICO DA CIDADE DE TOCANTINS, MG Consta que, na margem do rio que corta a região, habitava uma tribo de índios chamados Tocantins. E a história de tocantins relaciona-se com a de São Manoel do Pomba atual Rio Pomba, a que pertenceu em tempos idos. O primeiro núcleo originou-se mais ou menos em 1812, quando da doação do patrimônio da cidade, feita pelo capitão José Antônio Machado…

PENEDO, ALAGOAS - Uma formação rochosa as margens do Rio São Francisco, deu origem a mais bela cidade histórica do Brasil, a primeira de Alagoas

CONHEÇA A CIDADE DE "PENEDO", ALAGOAS, BRASIL, DA JANELA DO TREM Fundada no século 16, às margens do Rio São Francisco, foi o primeiro povoado de Alagoas.  O Centro Histórico guarda um significativo conjunto arquitetônico – museus e igrejas dos séculos 17 e 18 – e pode ser visitado a pé. Uma das grandes atrações é o passeio de barco até a foz do Velho Chico.
Na divisa entre Alagoas e Sergipe, às margens do rio São Francisco, está Penedo, considerada uma das mais belas cidades históricas do país. Uma formação rochosa deu origem à cidade, o primeiro povoado do Estado de Alagoas, no século 16. Com igrejas, conventos e outras construções dos séculos 17 e 18, a cidade conta em suas ruas um pouco do passado do Brasil, proporcionando uma volta ao período colonial. As marcas deixadas pelos colonizadores portugueses e holandeses e pelos missionários franciscanos podem ser vistas em toda arquitetura barroca espalhada pela cidade, que ainda traz a beleza da natureza, como os rochedos e…