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GOLDEN GATE BRIDGE, SAN FRANCISCO, CA, EUA - Um exemplo bem acabado de construção que foi muito além de sua função original




CONHEÇA A "PONTE GOLDEN GATE BRIDGE", SAN FRANCISCO, USA
A ponte Golden Gate Bridge é um exemplo bem acabado de construção que foi muito além de sua função original - ligar Marin County à cidade de San Francisco, para tornar-se o símbolo principal desta última. As elegantes torres mergulhadas nas gélidas águas da baía desafiam os imprevisíveis ventos e correntes (e um mar de neblina), concretizando o sonho de seus projetistas, Joseph Strauss, Charles Ellis, Leon Moisseiff. À época de sua finalização, em 1937, era a maior estrutura do mundo. Com quase 3 quilômetros de comprimento e mais de 200 metros de altura, a experiência de se passar sob seu vão livre confere as reais dimensões desse colosso que redefiniu a engenharia civil no século 20.
A travessia da ponte é permitida ao longo do ano (mas esteja agasalhado, pois o frio é cortante) e muitos o fazem a pé ou de bicicleta. Para tirar fotos, os pontos clássicos são junto à praça de pedágio sul, as colinas do Golden Gate National Recreational Area, a noroeste, e a praia Baker Beach, a sudoeste.
O Estreito de Golden Gate é uma garganta em uma cadeia de montanhas que foi cortada por um antigo rio que passava pelo que era, até 10.000 anos atrás, um vale seco. Isso foi quando o nível do mar era 100 metros mais baixo do que hoje. O derretimento do gelo causado pelo fim da última Era Glacial elevou o nível do mar e as águas do oceano voltaram lentamente para a garganta do rio, formando a Baía de São Francisco. Atualmente, 60% da chuva e da neve que caem no Estado da Califórnia ainda escoam pelo Golden Gate.
O Estreito de Golden Gate é a causa das marés fortes, dos ventos frequentes, do nevoeiro e da maresia, todos aspectos que são verdadeiros desafios para a construção de pontes. Além disso, a terrível Falha de San Andreas, causa do terremoto de 1906 em São Francisco, está a apenas 11 quilômetros (7 milhas) da costa.
Pedestres, incluindo ciclistas e cadeirantes podem trafegar numa área exclusiva da ponte, durante a luz do dia. Skates, patins e afins não são permitidos. Visitantes podem apreciar toda a cidade de San Francisco em ambos os lados (norte e sul) da Golden Gate e com direito a estacionamento.
A GOLDEN GATE BRIDGE (EM PORTUGUÊS: PONTE DO PORTÃO DE OURO) É A PONTE LOCALIZADA NO ESTADO DA CALIFÓRNIA, NOS ESTADOS UNIDOS, QUE LIGA A CIDADE DE SÃO FRANCISCO A SAUSALITO, NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO FRANCISCO, SOBRE O ESTREITO DE GOLDEN GATE.
A PONTE É O PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DA CIDADE, UMA DAS MAIS CONHECIDAS CONSTRUÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS, E É CONSIDERADA UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO PELA SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS CIVIS.
NO INÍCIO DO SÉCULO XX, ESPECIALMENTE APÓS O TERREMOTO DE 1906, A CIDADE DE SÃO FRANCISCO PASSOU POR UM PERÍODO DE ASCENSÃO ECONÔMICA E IMEDIATAMENTE SURGIU A NECESSIDADE DE CONECTÁ-LA COM AS REGIÕES VIZINHAS A FIM DE DESENVOLVER A ECONOMIA NAS CIDADES AO REDOR DA BAÍA DE SÃO FRANCISCO.
A CIDADE DE SÃO FRANCISCO É TOTALMENTE CERCADA DE ÁGUA POR QUASE TODOS OS LADOS, O QUE FAZ DELA UMA PENÍNSULA. A NECESSIDADE DE SE CONECTAR COM AS REGIÕES VIZINHAS TOMOU A FORMA DE UMA ESTRUTURA RODOVIÁRIA.
A IDEIA DE UMA PONTE CRUZANDO O GOLDEN GATE SURGIU PELA PRIMEIRA VEZ NUM ARTIGO DO JORNALISTA JAMES WILKINS EM 1916. A IDEIA REPRESENTAVA UM GRANDE DESAFIO, JÁ QUE O GOLDEN GATE ERA CONHECIDO PELOS FORTES VENTOS E CORRENTEZA E NAQUELA ÉPOCA TAL ESTRUTURA ERA CONSIDERADA IMPOSSÍVEL DE SE CONSTRUIR.
O NOME DA PONTE FOI ESCOLHIDO EM 1927, QUANDO MM O'SHAUGHNESSY, IMPORTANTE ENGENHEIRO DE SÃO FRANCISCO MENCIONOU A PONTE COMO GOLDEN GATE BRIDGE, REFERINDO-SE AO ESTREITO. A DIFICÍLIMA TAREFA DE PROJETAR TAL ESTRUTURA FICOU A CARGO DO ALEMÃO JOSEPH STRAUSS. EMBORA NÃO TIVESSE NENHUMA EXPERIÊNCIA COM PONTES SUSPENSAS, STRAUSS FECHOU CONTRATO COM A PREFEITURA E PROJETOU A PONTE QUE COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA EM JANEIRO DE 1933 E CONCLUÍDA EM 1937.
A GOLDEN GATE BRIDGE É UMA PONTE PÊNSIL. COM 2.737 METROS DE COMPRIMENTO TOTAL, INCLUINDO OS ACESSOS, E 1.966 METROS DE COMPRIMENTO SUSPENSO, SENDO A DISTÂNCIA ENTRE AS DUAS TORRES DE 1.280 METROS.
ESTAS TORRES DE SUSPENSÃO, POR SUA VEZ, ERGUEM-SE A 227 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, SUPORTANDO OS CABOS QUE, NAS PONTES COM ESTA ARQUITETURA, SUPORTAM O TABULEIRO SUSPENSO. ISTO SIGNIFICA QUE OS DOIS CABOS PRINCIPAIS QUE A SUPORTAM TÊM DE ESTAR PREPARADOS PARA SUPORTAR TODO O PESO DO TABULEIRO E DOS CABOS QUE PARTEM DOS CABOS PRINCIPAIS. CADA UM DESTES, POR CONSEGUINTE, TEM UM DIÂMETRO DE 92 CENTÍMETROS, SENDO FORMADO POR 27.572 CABOS MENORES.
foto - ultrad.com.br
DESDE QUE FOI TERMINADA, A PONTE JÁ FOI INTERDITADA CINCO VEZES POR CAUSA DOS VENTOS (1951, 1982, 1996 E 2005). OS VENTOS DE 1982 FORAM PARTICULARMENTE FORTES O SUFICIENTE PARA FAZER MOVIMENTOS VISÍVEIS NA PONTE, ONDULANDO PARA OS LADOS.

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



fonte/ fotos  - Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker / Divulgação / 


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