Muitos lugares sugestivos para os amantes do Turismo de Aventuras, Lazer, Ecoturismo, Esportes Náuticos e Festas Populares.
Pórtico na chegada da cidade
Vista aérea
Calçadão
Estrada de acesso às comunidades
Lago Ornamental e calçadãoVista parcial
Ginásio Poliesportivo
Pórtico
Praça infantil
Praças
City Hall
Estação Rodoviária
Ruas da cidade
Supercreche
UPA 24 horas
Dados gerais da cidade de Tupãssi, Paraná
Código do Município - 4127957
Gentílico - tupãssiense
Prefeito (2017) AILTON CAEIRO DA SILVA
População estimada [2019] 8.124 pessoas
População no último censo [2010] 7.997 pessoas
Densidade demográfica [2010] 25,72 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 1.355 pessoas
População ocupada [2017] 16,4 %
Posição geográfica da cidade de Tupãssi no estado do Paraná
História da cidade de Tupãssi, Paraná
Tupãssi
Paraná PR
História
A origem do município de Tupãssi remonta ao final da década de 1940 e início da década de 1950, quando chegaram na região os primeiros colonizadores vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e também com variadas etnias, como italianos, alemães e portugueses, dando início aos futuros povoados.
Quando chegaram os pioneiros, o local da sede atual do município chamava-se Gleba Quatro Lambari, mas também era conhecido por Memória, Gleba Quatro e Colônia Pindorama e pertencia ao município de Guaíra. Em 1960, passou a fazer parte do município de Toledo e, em 1966, do município de Assis Chateaubriand.
O nome é originário da Fazenda Tupãssi de propriedade da Colonizadora Norte do Paraná, situada no Mato Grosso. É de origem tupi e significa “mãe do deus raio”.
Este eh o brasão da cidade de Tupãssi, Paraná
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Tupãssi, PR / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / facebook.com/municipio.tupassi
CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM
OS SONHOS QUE SONHEI
COM TRÊS PACOTES DE DINHEIRO
Estava na porta da agencia da Caixa E. Federal. Alguém chegou e me entregou três pacotes de dinheiro. Eram todas notas de vinte reais. Havia uma mesinha ali, eu coloquei os pacotes em cima desta mesa, e fui procurar uma sacola para colocá-los. Eu peguei uma sacola branca e quando coloquei o primeiro pacote, vi que uma pessoa tinha pegado um pacote e escondido atrás das costas. Eu olhei e pedi o pacote. Ela me entregou, mas disse que estava precisando de dinheiro. Então eu vi que era a vera, minha irmã, que já morreu a mais de 15 anos.
Eu coloquei tudo dentro da sacola e disse que ia para minha casa, pela Rua Minas Gerais. Então vi que um homem me olhava e saiu no sentido que eu iria. Então eu desconfiei e chamei a Paula que estava no meio da rua, dizendo que eu iria com ela, pois tinha resolvido em ir pela Rua Goiás. Nós fomos indo pela Rua Goiás, e eu já carregava duas sacolas, uma com dinheiro e outra com pão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE