OLHANDO DA JANELA DO TREM: URUBURETAMA / CEARÁ / BRAZIL (5.399 / 5.570) POPULAÇÃO: 22.040 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

URUBURETAMA / CEARÁ / BRAZIL (5.399 / 5.570) POPULAÇÃO: 22.040 PESSOAS (IBGE 2020)




Com cenários montanhosos, Natureza exuberante, ideal para os amantes do Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes de Aventuras e Lazer.



Chegando na cidade


Ruas e avenidas da cidade







Serra do Pau Alto




Igreja Matriz de São João Batista



Açude Mandaú



Coreto da praça
Praça da Matriz
Uruburetama, CE
Igreja do distrito
Igreja do distrito
Vista aérea




Vista aérea
Bica no distrito de Itacolomy



Vista parcial
Descida do Morro do Cruzeiro
Escola Estadual 
Vista aérea
Entorno da cidade
Entrono da cidade com suas Serras
Posto de Saúde
Praça da Prefeitura

Prefeitura Municipal
Cristo no Morro do Itacolomy
Igreja do distrito de Santa Luzia
Serra do Ouro
Antiga Estação Ferroviária
Vista aérea da cidade
Dados gerais da cidade de Uruburetama, Ceará
Código do Município - 2313807 
Gentílico - uruburetamense 
Prefeito (2017) JOSÉ HILSON DE PAIVA 
População estimada [2018] 21.725 pessoas 
População no último censo [2010] 19.765 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 203,61 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 2.778 pessoas 
População ocupada [2017] 12,9 % 
Posição geográfica da cidade de Uruburetama no estado do Ceará
História da cidade de Uruburetama, Ceará
Uruberetama Ceará - CE 
Histórico 
A serra de Uruburetama dista 108 km da Capital e se desenvolve numa extensão de notável fertilidade. É regada por águas mansas de vários regatos, dentre os quais o rio Mundaú que vem banhando, por entre vales e socalcos, a antiga vila de São João de Uruburetama. 


As terras onde se situa a cidade de Uruburetama, foram concedidas ao Cap. Bento Coelho de Morais e à sua neta Maria Assunção, por data e sesmaria assinada pelo Capitão Mor Manuel Francês, no ano de 1725. 
Anos mais tarde, dita foi herdada pelo tenente coronel Manuel Pereira Pinto e sua mulher, Florinda Coelho de Morais, que, de 1750, fez doação de 3 léguas ao Pe. Estevão Velho Cabral de Melo, para patrimônio sacerdotal. Aos 15-12-1885, foi criado o belo templo da Paróquia com o nome de São João da Imperatriz. Em 1869, pela lei provincial nº 1277 de 05 de setembro, foi criado o distrito de Paz da povoação do Arraial. 
O decreto nº 34, de 1º de agosto de 1890, transformou o Arraial em município. Aos 07-02-1891, foi citado o termo, mais tarde extinto e restaurado pela lei 526 de 28-07-1899, com a denominação de São João de Uruburetama e, em 1934, foi criada a comarca até hoje existente. 
Origem do Topônimo: URUBURETAMA que, em língua indígena, significa Região de Urubus, foi-lhe outorgado pelo decreto nº 448, de 20-12-1938. 
Gentílico: uruburetamense 
Este eh o Brasão da cidade de Uruburetama, Ceará 
Fonte dos textos e fotos: férias.tur.br / mapio.net / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Uruburetama, CE




CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL



SONHOS DE UM VIAJANTE
RUA VIRTUAL
Era noite. Eu descia a Avenida Antonio Olimpio de Morais em direção ao Bairro Esplanada, onde estaria minha casa. Vi apenas duas pessoas indo na mesma direção que eu. Eu sabia que era perigoso à noite, na travessia da linha do trem, que separa o bairro do centro. Mas lembrei que sempre ao passar por ali, havia alguém passando também. O que dava mais segurança. E acreditava que estaria alguém passando naquele momento também. Carregava uma pasta, porque vinha de um curso que estava fazendo. Quando cheguei na Rua Pernambuco, lembrei que eu tinha que ir na Avenida Antonio Olimpio de Morais, e eu estava na Rua Rio Grande do Sul. 


Então virei na Rua Pernambuco subindo em direção onde eu queria ir. Estava do lado direito da rua quando vi um pouco a frente, um homem que deveria ter mais de dois metros de altura. Sabia que aquele homem era um morador de rua, que sempre abordava a gente pedindo dinheiro, ou algo para comer. Estava passando muitos carros na rua. Assim que vi aquele homem, atravessei para o outro lado, passando por entre os carros que tiveram que frear para não me atropelar. Mas o tal homem, me vendo, atravessou também. Chegando do outro lado, e vendo que ele me seguia, voltei para o lado direito da rua novamente. Ele foi voltando também. 


Nisto, do meio da rua, voltei novamente para o outro lado. Ainda assim, ele me seguiu e me abordou pedindo dinheiro. Disse a ele que não tinha. Ele me pediu comida. Disse a ele que não tinha nada. Ele então parou e ficou falando sobre o meu futuro. Eu não entendi direito, mas ele falou algo sobre mulher e filhos. Fui indo até chegar à Rua Rio Grande do Sul, aonde virei à direita. Logo que verei, havia um pequeno beco em forma de “U”. Entrei neste beco, o qual me retornava de volta a rua. Só que passando por este beco em forma de “U”, a gente saia na Avenida Antonio Olimpio de Morais, virtual. Era uma rua estreita, toda iluminada e cheia de gente, com todas as lojas abertas. 


Entrei numa destas lojas e alguém que estava atrás de um balcão, foi logo me dizendo que havia muitas pessoas me procurando. Então uma mulher que estava com ele, disse que era algo sobre o recebimento de um processo judicial. Disse a eles que iria deixar meu telefone, porque quando alguém me procurasse, era para dar o numero do meu telefone, porque eles deveriam preencher um documento, para depois receber o dinheiro. Nisto fui tirando umas pilhas de dentro de minha pasta, procurando o tal documento para mostrar para aquele atende. Nisto a tal mulher pegou uma das folhas, pensando ser o tal documento e começou a preenchê-lo. Decidi não dizer nada, sobre não ser aquele documento. 


Até que ela veio me entregando a folha preenchida, perguntando se estava faltando algum dado. Li o nome dela, endereço e vi que faltava o CPF. Pedi a ela que colocasse e depois que ela preencheu, guardei em minha pasta. Fui até o tal homem e passei o numero do meu telefone, para que pudesse pedir a quem me procurasse ligar para mim. Passe o numero real de meu celular. Sai dali, entrei novamente naquele beco em “U” e sai na Rua Rio Grande do Sul. Dali, fui indo embora para minha casa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível