XAXIM, SANTA CATARINA - A realidade do município tem raízes históricas que, resumidamente, passam por Josezinho Xaxim, um negro africano, assim apelidado por causa de seu cabelo -garradinho-, que veio para cá e se estabeleceu com sua família, após sair de Guarapuava, Paraná e pelos imigrantes vindos do rio Grande do Sul, a maioria deles, italianos, austríacos, irlandeses, poloneses, ucranianos, tchecos, eslavos e alemães. Uns dizem que, por aqui, existia grande quantidade de árvores "xaxim" e os tropeiros chamavam de "bandas de xaxim". Por um ou por outro, o nome expressa tudo o que há de bom, de belo e de feliz




CONHEÇA A CIDADE DE -XAXIM-, SANTA CATARINA, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
A realidade do município tem raízes históricas que, resumidamente, passam por Josezinho Xaxim, um negro africano, assim apelidado por causa de seu cabelo -garradinho-, que veio para cá e se estabeleceu com sua família, após sair de Guarapuava, Paraná e pelos imigrantes vindos do rio Grande do Sul, a maioria deles, italianos, austríacos, irlandeses, poloneses, ucranianos, tchecos, eslavos e alemães. Uns dizem que, por aqui, existia grande quantidade de árvores "xaxim" e os tropeiros chamavam de "bandas de xaxim". Por um ou por outro, o nome expressa tudo o que há de bom, de belo e de feliz. (Guia do Turismo Brasil/Wikipédia) 
Rua central de Xaxim, SC
Chafariz na praça central da cidade de Xaxim SC (Wikipédia) 
Descendentes Alemães no desfile cívico em Xaxim, SC (Wikipédia) 
Praça da igreja em Xaxim, SC (Wikipédia) 
Monumento aos 100 anos do Rotary Internacional em Xaxim, SC (Wikipédia) 
Prefeitura Municipal de Xaxim, SC (Wikipédia) 
Pórtico de entrada na cidade de Xaxim, SC (Prefeitura Municipal) 
Parcial da cidade de Xaxim, SC (Marcos Lagaro) 
Praça da igreja em Xaxim, SC (Zenório Piana) 
Estação Rodoviária da cidade de Xaxim, SC (Prefeitura Municipal) 
Avenida da cidade de Xaxim, SC (Marcos Langaro) 
Monumento na cidade de Xaxim, SC (Zenório Piana) 
Rua da cidade de Xaxim, SC (Prefeitura Municipal) 
Praça da cidade de Xaxim, SC (Zenório Piana) 
Avenida na cidade de Xaxim, SC (Prefeitura Municipal) 
Avenida na cidade de Xaxim, SC (Prefeitura Municipal) 
Xaxim, Santa Catarina (Prefeitura Municipal) 
GRUTA PEDRA GUERREIRO EM XAXIM, SANTA CATARINA
Pela Lei Municipal, aprovada em 05/04/1990, a gruta de Pedro Guerreiro, no Colorado, foi tornada patrimônio público. Distante 5Km do centro. (Prefeitura Municipal) 
IGREJA MATRIZ DE SÃO LUIZ GONZAGA NA CIDADE DE XAXIM, SC
Localizada na Praça Frei Bruno, no centro da cidade. Foi contruída em 1947, em mutirões, pelos paroquianos. 
Toda em estilo gótico, é um dos cartões postais de Xaxim. É considerada uma das mais bonitas igrejas de Santa Catarina. (Prefeitura Municipal) 


GRUTA E TRILHA ECOLOGICA PAVAN EM XAXIM, SC
A Propriedade da familia Pavan é contemplada com com cinco grutas naturais em meio a mata nativa, e com muita fé e devoção os seus proprietarios, o Senhor Valmor Pavan e o Senhor Irineu Pavan embelezaram ainda mais com as imagens de varios santos e abriram a tilha que interliga todas as cincos grutas. 
Localizada a 4,5 km do centro da cidade as cinco grutas são um grande atrativo não somente religioso, mas tambem aos amantes vida em sintonia com a natureza. (Prefeitura Municipal) 
NATAL DE LUZES DA CIDADE DE XAXIM, SC
A cidade de Xaxim no periodo Natalino se transforma em um verdadeiro espetáculo com atrações Culturais, Shows e o encanto da decoração com luzes e enfeites, presepios, presença do papai noel, trenó. Venha conferir. 
Xaxim te espera com braços abertos. (Prefeitura Municipal) 


Código do Município - 4219705 
Gentílico - xaxiense 
Prefeito 2017 / LIRIO DAGORT 
População estimada [2017] - 28.210 pessoas 
População no último censo [2010] - 25.713 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 87,67 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 2,1 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 10.695 pessoas 
População ocupada [2015] - 38,7 % 
Área da unidade territorial [2016] - 293,279 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 49,4 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 66,3 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 19,3 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE XAXIM EM SANTA CATARINA
HISTÓRICO DA CIDADE DE XAXIM, SANTA CATARINA 
História 
História do município 
Para entender os aspectos mais significativos da história do município de Xaxim é preciso investigar um contexto mais amplo, que explica a colonização do Sul do país. Xaxim foi uma área de passagem de bandeirantes e tropeiros, pois era o caminho para São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em 1928, chegou um imigrante do sul, o caboclo Francisco Franciliano da Silva, que encontrou na vila que aqui existia aproximadamente dez famílias e no Jacu, hoje Distrito de Diadema, outras tantas famílias. Entre elas, as do Veloso dos Santos, Mourão, Camargo e Topázio. Alguns tinham lotes militares, outros eram posseiros. 
As pessoas que aqui viviam eram caboclas e tinham uma economia de subsistência rudimentar. Plantavam milho, mandioca, batata, feijão preto e abóbora e extraíam erva dos ervais nativos, vendendo-os aos compradores de passagem ou a Antonio Cavalheiro, de Xanxerê, que com sua tropa resgatava o produto. Podemos dizer que Xaxim foi povoado por duas frentes pioneiras. Uma delas é a povoação por pessoas vindas dos campos de Guarapuava, de onde vieram Josezinho Xaxim, um negro africano, assim apelidado por causa de seu cabelo 'garradinho', que veio para cá em 1865 e se estabeleceu com sua família, após sair de Guarapuava, Paraná. A outra frente é a das pessoas vindas do Rio Grande do Sul, com os italianos, austríacos, irlandeses, poloneses, ucranianos, tchecos, eslavos e alemães. 
Em diversas regiões do Sul do Brasil, como conseqüências da economia tropeira, se formaram núcleos de caboclos ao longo do caminho por onde transitavam as tropas e seus condutores. Assim, surgiu o ponto de pouso Passo do Xaxim, localizado na Fazenda Rodeio Bonito. Essas terras, chamadas devolutas, foram doadas pelo governo estadual para a colonizadora Bertaso, Maia & Cia, que posteriormente foram vendidas aos Irmãos Lunardi. A sub-colonizadora dos Irmãos Lunardi, formada em 1920 e extinta em 1934, continuou através de Luiz Lunardi (primeiro prefeito eleito em Xaxim), promovendo a ocupação desse território.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE XAXIM, SANTA CATARINA
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE XAXIM, SANTA CATARINA

Fonte dos textos e fotos: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - / Guia do Turismo Brasil / Thymonthy Thymberthy Becker / 

Comentários