VOTUPORANGA, SÃO PAULO - Votuporanga, mais do que a Cidade das Brisas Suaves, é também a capital da educação, graças à moderna infraestrutura de seu setor educacional. Município de economia sólida e de extremo potencial econômico é um dos maiores pólos moveleiros do país e ainda congrega as matrizes das grandes indústrias de implementos rodoviários, Facchini e Truck Galego. Na área de turismo de eventos, o carnaval tem destaque nacional, sendo considerado um dos melhores do país, com destaque para o Desfile das Escolas de Samba da cidade e ao Bloco Ôba!, que traz os grandes astros da música nacional para o Centro de Lazer do Trabalhador. Votuporanga possui praticamente 100% de suas ruas asfaltadas




CONHEÇA A CIDADE DE VOTUPORANGA, SÃO PAULO, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
Votuporanga, mais do que a Cidade das Brisas Suaves, é também a capital da educação, graças à moderna infraestrutura de seu setor educacional que contempla, além das escolas municipais e estaduais de ensino infantil, fundamental e médio, das escolas técnicas e tecnológicas, um grande sistema de educação superior, com a Unifev, que abriga dois campi: a Cidade Universitária e o campus centro, com mais de 7 mil alunos e 33 cursos de graduação nas áreas de Biológicas e Saúde, Exatas e Tecnológicas, Humanas e Sociais; além da Futura, com cursos na área de administração, e, a Fatec – Faculdade de Teologia e Ciências. (Prefeitura Municipal/André Takahashi)
Município de economia sólida e de extremo potencial econômico é um dos maiores pólos moveleiros do país e ainda congrega as matrizes das grandes indústrias de implementos rodoviários, Facchini e Truck Galego. Na área de turismo de eventos, o carnaval tem destaque nacional, sendo considerado um dos melhores do país, com destaque para o Desfile das Escolas de Samba da cidade e ao Bloco Ôba!, que traz os grandes astros da música nacional para o Centro de Lazer do Trabalhador. Votuporanga possui praticamente 100% de suas ruas asfaltadas, com redes de água, energia elétrica e esgoto e, além disso, a Estação de Tratamento de Esgoto. (Prefeitura Municipal)
Avenida Amazonas Com Mato grosso (Adinilson Marques)
Avenida Amazonas (Andre Takahashi)
Artesanato da cidade (Ludimila Pavan)
Visão geral da cidade (Wikipédia)
Visão geral da cidade (Prefeitura Municipal)
Visão geral da cidade a noite (Andre Takahashi)
Visão geral da cidade (Andre Takahashi)
Praça Gemallagio (Andre Takahashi)
Praça São Bento (Andre Takahashi)
Praça São Bento (Andre Takahashi)
Prefeitura Municipal (Andre Takahashi)
Rua Amazonas (Prefeitura Municipal)
Catedral de Nossa Senhora da Conceição Aparecida a noite e toda iluminada (Prefeitura Municipal)
Votuporanga, SP (Prefeitura Municipal)
Antigo Fórum e Câmara municipal (Prefeitura Municipal)
Igreja Presbiteriana (Xande Alfer)
Restaurante Garfus (Prefeitura Municipal)
Interior de uma loja de construção (Andre Takahashi)
Votuporanga a noite (Andre Takahashi)
Visão geral da cidade (Prefeitura Municipal)
Votuporanga, SP (Ravel Gimenes)
Visão geral da cidade (Skyscraper - Ulilopes)
Supermercado (Andre Takahashi)
Câmara de Vereadores (Andre Takahashi)
Praça da Matriz (Andre Takahashi)
Trevo da cidade de Votuporanga, SP (Andre Takahashi)
Geral do Bairro (Centro espírita)
Visão geral da cidade (Wikipédia)
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
No dia 19 de Junho de 2016, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, foi elevada ao título de diocese. Com a conquista, a Igreja Matriz – que já é uma referência católica e cartão postal do município – passará a ser catedral. (Prefeitura Municipal)


BIBLIOTECA MUNICIPAL 
A Biblioteca “Castro Alves” também está com acervo novo e atualizado, composto por livros, jogos e DVD´s. Destaque para as obras em braile, livro falado e audiolivros. 
Os títulos literários já estão à disposição da população para empréstimo. Para se tornar usuário, é necessário levar documento com foto e comprovante de endereço para efetuar cadastro. Todo o acervo está sendo catalogado e estará disponível para consulta pelo site da Prefeitura, onde o leitor poderá pesquisar, reservar e sugerir aquisição de novas obras pela internet. 
Seguindo padrões de grandes centros com Bibliotecas referências (como a de São Paulo e a do Parque Villa-Lobos), fortalecer, potencializar e difundir o caráter inovador das bibliotecas no que diz respeito à estrutura, acervo, localização, acessibilidade e oportunidades de inclusão social. (Prefeitura Municipal/André Takahashi)
CONCHA ACÚSTICA 
Com cobertura e totalmente reformulada, a Nova Concha Acústica foi inaugurada em 16 de agosto de 2013. A conquista garantiu a realização de eventos independentemente do fator climático, se tornando palco de grandes atrações, com recorde de público. 
Recebe cerca de 20 apresentações por mês. Já passaram importantes nomes como: Raimundos, Zélia Duncan, Mariângela Zan, Arnaldo Antunes, Biquíni Cavadão, Rolando Boldrin, Chico César, Jorge Aragão e Otto. (Prefeitura Municipal/Ludimila Pavan)

PARQUE DA CULTURA 
O Parque da Cultura é composto pelo Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” e pelo Centro de Lazer, que possui ciclovia, pista de cooper, quadras de vôlei de areia, campos de futebol de areia, playground, aparelhos para ginástica, anfiteatro aberto, sanitários e vestiários e praça de alimentação. 
Há também a fonte luminosa nos dois lagos e ainda iluminação, paisagismo e arborização composta por centenas de árvores de diferentes espécies, além de decks de madeira e mirante com visão para todo o Parque. 
Com mais de 105 mil m², o Parque da Cultura é um espaço democrático tanto para a prática de esportes, quanto para a cultura da população, com a realização de vários eventos durante o ano todo. (Prefeitura Municipal)
Anfiteatro de Votuporanga, SP (Adilmar Chagas)
MUSEU MUNICIPAL 
Logo na entrada do prédio, o visitante encontra um totem digital com informações sobre o espaço, que posteriormente terá também toda a programação cultural atualizada. 
Uma mesa interativa e um vídeo wall – seis telas sensíveis ao toque - instalados no Museu, possuem menu com a história do município, acervo fotográfico, patrimônio, curiosidades, datas, nomes dos prefeitos e jogos, tudo de fácil manuseio e de forma atrativa para os interessados em conhecer um pouco mais sobre Votuporanga. 
Situado no terceiro piso do prédio, também estará aberto a visitação e agendamento de escolas. Com novo layout expográfico e iluminação específica, a apresentação do acervo fotográfico e dos objetos que pertenceram às famílias da cidade ficou ainda mais valorizada. O espaço conta com reserva técnica onde o visitante poderá pesquisar material histórico com toda comodidade. (Prefeitura Municipal)
Peças do Museu Municipal (Ludmila Pavan)
DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA, SP
Código do Município - 3557105 
Gentílico - votuporanguense 
Prefeito 2017 / JOÃO EDUARDO DADO LEITE DE CARVALHO 
População estimada [2017] - 92.768 pessoas 
População no último censo [2010] - 84.692 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 201,15 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 2,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 28.636 pessoas 
População ocupada [2015] - 31,4 % 
Área da unidade territorial [2016] - 420,703 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 97 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 97,2 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 50,8 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
História 
Em 28 de dezembro de 1936 a Companhia Agrícola Francisco Schimidt S/A que vinha enfrentando dificuldades financeiras em virtude das crises enfrentadas pela cultura cafeeira, quita suas dívidas com a empresa exportadora alemã Theodor Wille & Cia, entregando-lhe em dação de pagamento duas glebas de terras, uma delas a Fazenda Votuporanga, totalizando 11.340,14 alqueires, encravadas na Fazenda Marinheiro de Cima, no município de Tanabí, Comarca de Monte Aprazível. 
A empresa alemã constitui a Empresa Paulista Para Retalhar Terras com a finalidade de lotear as áreas adquiridas e nos primeiros dias de fevereiro de 1937 envia para a região os engenheiros Guilherme Von Trumbach e Otto Rittl, que auxiliados pelo Sr. Pascoal Albanese morador em Tanabí e por sua sugestão reservam uma parte da área, destinando-a à formação de um núcleo, uma futura vila. 
No dia 14 de março do mesmo ano, cavaleiros partem da sede da fazenda em busca do local ideal para a nova vila e no caminho encontram a placa da antiga fazenda, estava escolhido o nome: Votuporanga por sugestão do Sr. Sebastião Almeida de Oliveira. 
Para o empreendimento foi reservada uma área de 30 alqueires e traçado 12 quarteirões, praças e ruas e no dia 8 de agosto de 1937, com direito a churrasco, banda, catira, muitos discursos e com a benção de um cruzeiro pelo padre Izidoro Cordeiro Paranhos, estava inaugurada a Vila de Votuporanga. 
Em 1º de janeiro de 1945 a vila recebe os foros de cidade e é elevada à categoria de município.
ESTA EH A ABANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Thymberthy Becker / Charlie Styforlamber / Wikipédia / Governo de Votuporanga, SP / 

Comentários