OLHANDO DA JANELA DO TREM: VOTORANTIM / SÃO PAULO / BRAZIL (5.546 / 5.570) POPULAÇÃO: 123.599 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

VOTORANTIM / SÃO PAULO / BRAZIL (5.546 / 5.570) POPULAÇÃO: 123.599 PESSOAS (IBGE 2020)




Um dos maiores eventos que reúne obras áudio-visuais produzidas em todo o país, o CINEFEST já faz parte do calendário da cidade. 


Votorantim encontra-se em um dos principais eixos industriais do estado, com importantes vias de acesso como as rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares e João leme dos Santos. (Prefeitura Municipal)
Votorantim é palco de uma grande festa todos os anos durante o mês de junho. A festa junina, que faz parte do Calendário Turístico Oficial do Estado de São Paulo, dá brilho a cidade no inverno. Com diversas atrações artísticas, cantores renomados, comidas típicas oferecidas por entidades sociais do município e parque de diversões.
O evento reúne mais de 300 mil pessoas na Praça de Eventos em recinto fechado que garante a segurança das famílias que vêm à festa. (Prefeitura Municipal)
Rua da cidade de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Um dos maiores eventos que reúne obras audio-visuais produzidas em todo o país, o CINEFEST já faz parte do calendário da cidade. O evento tem o objetivo de aproximar a população do cinema, abordando os mais variados temas. A cada edição além da compe-tição de curtas, artistas renomados já marcaram presença na cidade. O evento oferece, ainda, oficinas nas diversas áreas do cinema para quem tiver interesse. (Prefeitura Municipal)
Entardecer na cidade de Votorantim, SP (Facebook)
Encontro anual de valorização da cultura raiz, com apresentações musicais, desafio de cururu, manifestações do folclore, além da tradicional cozinha caipira. Um evento tradicional da cidade que tem a essência muito forte nas raízes culturais. (Prefeitura Municipal)
Cachoeira da cidade de Votorantim, SP (Facebook)
Cachoeira da cidade de Votorantim, SP (Facebook)
Entorno da cidade de Votorantim, SP (Facebook)
Cachoeira com grande Volume de água (Facebook)
Estação Rodoviária de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Auditório municipal da cidade de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Avenida 31 de Março em Votorantim, SP (Fábio Barros)
Avenida São João em Votorantim, SP (Fábio Barros)
Cachoeira no alto da serra São Francisco em Votorantim, SP (Fábio Barros)
Câmara de vereadores de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Centro de saúde de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Centro da cidade de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Votorantim, SP (Fábio Barros)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Votorantim, SP (Fábio Barros)
Igreja em Votorantim, SP (Fábio Barros)
Praça de eventos em Votorantim, SP (Fábio Barros)

Praça do hospital em Votorantim, SP (Fábio Barros)
Prefeitura Municipal de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Serra de São Francisco em Votorantim, SP (Facebook)
Centro da cidade de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Corpo de Bombeiros militar da Votorantim, SP (Fábio Barros)
Agência da Caixa Econômica Federal de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Empresa do Grupo Votorantim em Votorantim, SP (Fábio Barros)
Rua da cidade de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Rua da cidade de Votorantim, SP (Prefeitura Municipal)
Rua de Votorantim, SP (Fábio Barros)
Votorantim, SP (Prefeitura Municipal)
A REPRESA EM VOTORANTIM, SP
Represa de Itupararanga, a barragem da represa e alguns clubes náuticos são muitos visitados nos finais de semana. A represa está situada no entorno de Votorantim e de outros municípios da região. (Wikipédia)
DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO DE VOTORANTIM, SÃO PAULO
Código do Município - 3557006 
Gentílico - votorantinense 
Prefeito 2017 / FERNANDO DE OLIVEIRA SOUZA 
População estimada [2017] - 119.898 pessoas 
População no último censo [2010] - 108.809 pessoas 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 2,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 22.771 pessoas 
População ocupada [2015] - 19,3 % 
Área da unidade territorial [2016] - 183,517 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 96,1 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 83,4 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 58,2 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VOTORANTIM NO ESTADO
HISTÓRICO DA CIDADE DE VOTORANTIM, SÃO PAULO
História 
O inicio da exploração e povoamento de Votorantim aconteceu em meados do século XVII, quando Paschoal Moreira Cabral, primeiro habitante do município, parente de Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, instalou-se no local conhecido como Itapeva (pedra chata), hoje sede da Fazenda de São Francisco, de propriedade do Grupo Votorantim, iniciando o período rural com a plantação de cana e instalação da primeira moenda, utilizando-se do trabalho de índios escravizados.

Em 1679, foi construída, no terreiro da casa grande, uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Pópulo. Posteriormente essa capela foi enriquecida com a imagem de São Francisco, que deu nome a serra e à fazenda. 
Na época, também, eram explorados o cultivo de produtos de sobrevivência e a pecuária. O número de habitantes era pequeno e o comércio rudimentar. 
Por volta de 1750, numa sucessão de compras e vendas, a fazenda chegaria às mãos do Capitão Mor Manoel Fabiano de Madureira. Essa mesma fazenda, em 1890, seria vendida ao Banco União de São Paulo.
A maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indígenas de 'Botu-ra-ti'/Boturantim, cujo étimo em tupi guarani significa Grande Espuma Branca/Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuído ao vilarejo e posteriormente ao município. 
Conta-se que a cachoeira era de tal beleza, pelo volume de água e recantos naturais, que teria motivado a vinda do imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Tereza Cristina, para apreciar a região. 
Os empreendimentos industriais implantados pelo Banco União no final do século XIX e pelo imigrante português Antonio Pereira Inácio, no inicio do século XX, deram novos impulsos ao local.

O primeiro empreendimento industrial implantado na região pelo Banco União de São Paulo em parceria com os ingleses, deu-se, em 1890, com escolha de uma antiga propriedade dos Madureira, que levava o nome de 'Cachoeira', para a construção da barragem das corredeiras do Rio Grande. 
Dessa forma, foi montada e acionada a primeira usina. Nascia, assim, a chamada fase industrial com a instalação da Fábrica de Chitas, que começou a funcionar em 1.892, iniciando a ação que se fundiu com a imigração italiana em Votorantim.
O potencial hidrográfico e a topografia de Votorantim foram de notória importância para a consolidação de seu desenvolvimento, tendo em vista que favoreceram investimentos hidroelétricos, como a usina de Itupararanga, inaugurada em 1.914, considerada de grande porte para a época, cuja energia gerada seguia na totalidade para a cidade de São Paulo. 
Outras usinas foram construídas, possibilitadas pela exuberância das cachoeiras, formadas na extensão do curso em declive do Rio Grande, como Ligth, Santa Helena, Votocel e Cachoeira da Chave, marcando a origem dos povoados que surgiram ao seu redor.

Em 1940 ocorreu outra imigração, pela oferta de empregos na tecelagem da Fábrica de Chitas e na Fábrica de Cimento Votoran, já construída e em funcionamento. 
Os imigrantes assentavam-se nos mesmos bairros, considerando que muitos formavam grupos ligados por parentesco. Legaram ao município seus costumes, seu folclore, a arte musical e, especialmente, contribuíram para o seu desenvolvimento.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VOTORANTIM, SÃO PAULO
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE VOTORANTIM, SÃO PAULO

Fonte e Fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / Wikipédia / Governo de Votorantim, SP / Facebook / 




SONHOS DE UM VIAJANTE
O BEZERRO NA CAMA

Quando fui deitar vi que tinha um bezerro na minha cama deitado em cima do meu cobertor
Estava numa sala grande, onde havia vários bezerros de tamanho grande. Eles estavam deitados. Eu assistia TV. Deveria ter uns 5 bezerros. Nisto levantei para ir dormir. Mas um bezerro preto, estava deitado em cima de meu cobertor, que também era preto. Fiquei puxando o cobertor, mas não conseguia tirá-lo debaixo do bezerro e ele também não acordava de jeito nenhum. Cheguei na porta e gritei por alguém, para vir me ajudar.



Mas ninguém apareceu. Fui para dentro de uma casa, onde havia várias pessoas. Havia três amigos do Fernando com suas namoradas. O Fernando também estava com a dele. Nisto eles pediram a Iara, se podiam ficar no quarto sozinhos. A Iara deixou que os três amigos fossem, mas não deixou o Fernando ir. O Fernando veio falar comigo, dizendo que queria ficar no quarto com a namorada. Disse a ele que quem mandava era a mãe dele e eu não podia fazer nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível