OLHANDO DA JANELA DO TREM: BRELA / CROÁCIA

Translate

Pesquise o que procura aqui

BRELA / CROÁCIA




Um dos dez mais belos lugares do mundo. Com certeza esse título não foi dado à toa. 



A melhor parte de praticar Parasailing é ver as praias de cima
Quem estiver cansado de ficar apenas tomando sol ou dentro da água, existem diversas opções de entretenimento
O verão europeu está no auge e com ele as suas praias são invadidas pelos turistas. Ultimamente, a Croácia tem entrado com mais frequência na lista das pessoas que vão ao velho continente. Por que será? A beleza exótica do país é de deixar qualquer um de boca aberta. Porém, muitos esquecem que existem lugares até mais bonitos que as tradicionais praias da Ilha de Hvar.

O RoadTrio escolheu desfrutar de Brela, uma pequena cidade de águas claras que entrou na lista da Forbes como uma das dez mais belas praias do mundo. Com certeza esse título não foi dado à toa. Localizada entre o mar Adriático e a montanha Biokovo, a água é tão azul que você tem a impressão que vai sair de lá tingido. 
As praias de Brela são rodeadas de rochas, montanhas e muita vegetação (Foto: RoadTrio)
A vila costeira é formada por diversas pequenas praias que são ligadas por uma espécie de calçadão. É difícil saber em qual parar, mas no fim, todas são um pouco parecidas. São 6 quilômetros de costa com “areia”, que na verdade são pedrinhas, protegidas por rochas e uma vegetação exótica, repleta de pinheiros.



O que mais chama a atenção do local é o cuidado que os croatas têm com a natureza. Tudo muito conservado, as praias são limpas e o respeito com o meio ambiente é percebido de longe. 
O símbolo da cidade é a Kamen Brela, uma ilhota rochosa (Foto: RoadTrio)
Apesar de ser conhecida pela tranquilidade, Brela já é frequentada por famosos e vem ganhando cada vez mais fãs, por isso deixou de ser tão vazia como alguns anos atrás. Eventualmente, na alta temporada você terá que brigar por um lugar ao sol, ou até mesmo por um lugar nas sobras das árvores que beiram as areias/pedras. Por isso, o ideal é ir logo no começo do temporada, uma vez que o calor aquece um pouco as águas geladas.


O símbolo da cidade é a Kamen Brela (Balanço de Brela), uma ilhota rochosa. É difícil entender como uma rocha tão grande com uma árvore no centro está localizada bem próxima à costa. Lindo de se ver! 
As águas cristalinas das praias de Brela encantam qualquer turista (Foto: RoadTrio)
O QUE FAZER EM BRELA
Além de pegar sol e mergulhar nas águas cristalinas, existem muitos esportes para se fazer na região. O Parasailing é o mais famoso deles e está disponível em diversos pontos das praias. Quem quiser fazer algo mais radical fora das águas salgadas, pode optar pelo rafting em um rio próximo. Ao caminhar pelo calçadão, você verá agências vendendo esse tipo de atração. Para chegar até o local da atividade, será necessário pegar um ônibus disponibilizado por quem vende o passeio.



Não espere algo radical como se vê no Canal Off. Existem apenas algumas pequenas quedas d’água e pedras para pular. Vale a pena o passeio, mas prepare-se porque a água é surreal de gelada – mesmo no alto verão.
Brela é uma pequena cidade de águas claras que entrou na lista da Forbes como uma das dez mais belas praias do mundo
COMO CHEGAR EM BRELA
Brela fica a uns 45 minutos de Split, cidade de onde saem os passeios para as ilhas mais famosas. Lá você consegue comprar uma passagem de ônibus para algum destino que passe por Brela. Um exemplo seria para Makarska, cidade próxima à região. Assim que subir no ônibus, é preciso avisar o motorista que você ficará em Brela. 
Localizada entre o mar Adriático e a montanha Biokovo, a água é tão azul que você tem a impressão que vai sair de lá tingido
Como as rotas mudam constantemente, é sempre bom se informar no guichê da rodoviária qual é o próximo ônibus que passará por Brela. Porém, vale ressaltar que quem optar em ir dessa maneira, irá descer bem no topo de um penhasco – o veículo para na estrada. As praias ficam a uns 2 quilômetros de distância, ou seja, você irá caminhar bastante pelas íngremes ladeiras.



Caso vá de carro, é mais simples. Brela fica entre Split e Dubrovnik, que estão a aproximadamente 150 quilômetros de distância. 
O Parasailing é uma prática super famosa na região e tem em diversos pontos das praias (Foto: RoadTrio)
ONDE COMER EM BRELA
A cidade é pequena e não tem muitos segredos. As melhores opções, e por incrível que pareça as mais baratas, ficam bem de frente ao mar. É no calçadão que liga as praias que está localizada a maioria dos restaurantes. Têm desde os mais caros, até os baratinhos e gostosos. 
A cidade é pequena e os melhores restaurantes ficam no calçadão na beira da praia (Foto: RoadTrio)
ONDE FICAR EM BRELA
Como já foi dito, Brela é formada por ladeiras, muitas ladeiras. No topo da cidade, bem próxima à estrada fica o Hostel Casa Vecchia. Barato, com linda vista, mas não é bem localizado. Apesar de tudo ser perto, é preciso subir ruas íngremes por quase 2 quilômetros. O maior problema é aguentar o sol na cabeça durante o trajeto. 
Já para aqueles que não têm muito pique, existem hotéis bem próximos à praia, mas são mais caros.
Na alta temporada você terá que brigar por um lugar ao sol, ou até mesmo por um lugar nas sobras das árvores que beiram as areias/pedras


Fonte dos textos e fotos: msn.com / Becker Thymonthy / RoadTrio / Charlie Styforlamber / 



Conheça as cidades do Brasil de A a Z (Obs: Estamos na letra V)


2 comentários:

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível