Pular para o conteúdo principal

TEMPLO DA SAGRADA FAMÍLIA, BARCELONA, ESPANHA - O Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como sagrada família. É um grande templo católico da cidade catalã de Barcelona (Espanha), desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. A Sagrada Família é também conhecida popularmente como "a Catedral dos Pobres", por causa do quadro homônimo do pintor modernista Joaquim Mir. O templo foi escolhido por voto popular como um dos doze tesouros da Espanha.




CONHEÇA O TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA, BARCELONA, ESPANHA - OLHANDO DA JANELA DO TREM
O TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA, TAMBÉM CONHECIDO SIMPLESMENTE COMO SAGRADA FAMÍLIA.
É UM GRANDE TEMPLO CATÓLICO DA CIDADE CATALÃ DE BARCELONA (ESPANHA), DESENHADO PELO ARQUITETO CATALÃO ANTONI GAUDÍ, E CONSIDERADO POR MUITOS CRÍTICOS COMO A SUA OBRA-PRIMA E EXPOENTE DA ARQUITETURA MODERNISTA CATALÃ.
FINANCIADO UNICAMENTE POR CONTRIBUIÇÕES PRIVADAS, O PROJETO FOI INICIADO EM 1882 E ASSUMIDO POR GAUDÍ EM 1883, QUANDO TINHA 31 ANOS DE IDADE, DEDICANDO-LHE OS SEUS ÚLTIMOS 40 ANOS DE VIDA, OS ÚLTIMOS QUINZE DE FORMA EXCLUSIVA.
A CONSTRUÇÃO FOI SUSPENSA EM 1936 DEVIDO À GUERRA CIVIL ESPANHOLA E NÃO SE ESTIMA A CONCLUSÃO PARA ANTES DE 2026, CENTENÁRIO DA MORTE DE GAUDÍ. A CONSTRUÇÃO COMEÇOU EM ESTILO NEOGÓTICO, MAS O PROJETO FOI REFORMULADO COMPLETAMENTE POR GAUDÍ AO ASSUMI-LO.
O TEMPLO FOI PROJETADO PARA TER TRÊS GRANDES FACHADAS: A FACHADA DA NATIVIDADE, QUASE TERMINADA COM GAUDÍ AINDA EM VIDA, A FACHADA DA PAIXÃO, INICIADA EM 1952, E A FACHADA DA GLÓRIA, AINDA POR COMPLETAR.
SEGUNDO O SEU PROCEDER HABITUAL, A PARTIR DE ESBOÇOS GERAIS DO EDIFÍCIO GAUDÍ IMPROVISOU A CONSTRUÇÃO À MEDIDA QUE ESTA AVANÇAVA. O TEMPLO, QUANDO ESTIVER TERMINADO, DISPORÁ DE 18 TORRES: QUATRO EM CADA UMA DAS TRÊS ENTRADAS-PORTAIS, A JEITO DE CÚPULAS; IRÁ TER UM SISTEMA DE SEIS TORRES, COM A TORRE DO ZIMBÓRIO CENTRAL DEDICADA A JESUS CRISTO, DE 170 METROS DE ALTURA, OUTRAS QUATRO AO REDOR DESTA, DEDICADAS AOS EVANGELISTAS, E UM SEGUNDO ZIMBÓRIO DEDICADO À VIRGEM.
O INTERIOR ESTARÁ FORMADO POR INOVADORAS COLUNAS ARBORESCENTES INCLINADAS E ABÓBADAS BASEADAS EM HIPERBOLOIDES E PARABOLOIDES BUSCANDO A FORMA ÓTIMA DA CATENÁRIA. ESTIMA-SE QUE PODERÁ LEVAR NO SEU CORO 1500 CANTORES, 700 CRIANÇAS E CINCO ÓRGÃOS.
EM 1926, ANO EM QUE FALECEU GAUDÍ, APENAS ESTAVA CONSTRUÍDA UMA TORRE. DO PROJETO DO EDIFÍCIO SÓ FICARAM PLANOS E UM MODELO EM GESSO QUE RESULTOU MUITO DANIFICADO DURANTE A GUERRA CIVIL ESPANHOLA.
DESDE ENTÃO PROSSEGUIRAM AS OBRAS: ATUALMENTE (2012) ESTÃO TERMINADOS OS PORTAIS DA NATIVIDADE E DA PAIXÃO, E FOI INICIADO O DA GLÓRIA, ESTANDO EM CONSTRUÇÃO AS ABÓBADAS INTERIORES.
A OBRA QUE REALIZOU GAUDÍ - A FACHADA DA NATIVIDADE E A CRIPTA - FOI INCLUÍDA PELA UNESCO EM 2005 NO SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL COM O TÍTULO «OBRAS DE ANTONI GAUDÍ».
NA FACHADA DA PAIXÃO, SUBIRACHS ACRESCENTOU, AO LADO DE O BEIJO DE JUDAS, UM QUADRADO MÁGICO DE 16 CIFRAS QUE, QUANDO SOMADAS QUATRO DELAS EM QUALQUER DIREÇÃO, RESULTAM EM 33, A IDADE QUE A TRADIÇÃO AFIRMA QUE CRISTO TINHA AO FALECER. APENAS A PARTE CONSTRUÍDA POR GAUDÍ NA SAGRADA FAMÍLIA (CRIPTA E FACHADA DA NATIVIDADE) É QUE FOI DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO EM 2005.
ESTIMA-SE A CONCLUSÃO DA CONSTRUÇÃO EM 2026, TENDO ESTA DATA SIDO ANTECIPADA DE HIPÓTESES AVANÇADAS ANTES GRAÇAS ÀS MODERNAS TECNOLOGIAS RELACIONADAS COM O ENTALHAMENTO DE PEDRA, COMO MÁQUINAS COM CONTROLO NUMÉRICO POR COMPUTADOR, ENQUANTO NA FASE INICIAL DA CONSTRUÇÃO A PEDRA ERA TALHADA À MÃO.
PREVÊ-SE, QUE NO FINAL DA CONSTRUÇÃO TERÁ INÍCIO A RESTAURAÇÃO DA PARTE MAIS ANTIGA. ALGUNS ARQUITETOS CATALÃES TÊM REIVINDICADO A PARAGEM DA CONSTRUÇÃO, COM O INTUITO DE RESPEITAR OS DESENHOS ORIGINAIS DE GAUDÍ, QUE NÃO SÃO EXAUSTIVOS DA OBRA E TÊM SIDO COMPLETADOS MAIS RECENTEMENTE.
A SAGRADA FAMÍLIA É TAMBÉM CONHECIDA POPULARMENTE COMO "A CATEDRAL DOS POBRES", POR CAUSA DO QUADRO HOMÔNIMO DO PINTOR MODERNISTA JOAQUIM MIR.
O TEMPLO FOI ESCOLHIDO POR VOTO POPULAR COMO UM DOS DOZE TESOUROS DA ESPANHA. OS TÚMULOS DE JOSEP MARIA BOCABELLA E DE ANTONI GAUDÍ ENCONTRAM-SE NA CRIPTA. ESTÁ PROJETADA A CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL PARA O COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE (AVE) JUNTO AOS ALICERCES DA FACHADA PRINCIPAL DA SAGRADA FAMÍLIA.
EMBORA FRENTE DE DUAS DAS FACHADAS DO TEMPLO HAJA ESTAÇÕES DE METRO A MUITO ESCASSA DISTÂNCIA E PROFUNDEZA, COMEÇOU UMA CAMPANHA CONTRA A CONSTRUÇÃO DESTE TÚNEL, ARGUMENTANDO QUE O MESMO PODERIA AFETAR NEGATIVAMENTE O TEMPLO. TÉCNICOS DE VÁRIAS UNIVERSIDADES APOIARAM ESTA CAMPANHA. O TEMPLO É SERVIDO PELA ESTAÇÃO SAGRADA FAMÍLIA DA LINHA 2 E LINHA 5 DO METROPOLITANO DE BARCELONA.

Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / Divulgação / 



Comentários

Páginas que receberam mais visitas

BAEPENDI, MINAS GERAIS - A terra de "Nhá Chica". Na natureza preservada no município estão cerca de 40% do parque ecológico do papagaio, é local ideal para fazer trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Baependi é uma das poucas cidades que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares

COLORADO, RIO GRANDE DO SUL - Colorado é uma pequena cidade do Alto Jacuí. Fundada por imigrantes italianos e alemães. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. O município tem como base da economia a produção agrícola. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras, inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas que abrange também parte do Parque Nacional da Serra da Canastra. O Lago de Furnas, também conhecido como "O MAR DE MINAS", é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

BRASÍLIA, DF, BRASIL - Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Por conta de seu rápido crescimento, já é a quarta cidade mais populosa do país. A maioria dos moradores, 52%, é mulher e tem em média 30 anos. Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias

TOMBOS, MINAS GERAIS - Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos

IGATU, ANDARAÍ, BAHIA - Eh uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes. Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, cadeia, cartório, cinema...

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Do primeiro ao último minuto do ano, não falta o que fazer, o que visitar e o que rever no Estado do Rio de Janeiro, que não por acaso ostenta o rótulo de Maravilhoso. Além das praias e de seus outros dois ícones geográficos – o Corcovado e o Pão de Açúcar – o Rio vem ganhando uma série de atrativos culturais e gastronômicos. Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza raríssima. Ao norte, na Região dos Lagos, estão as dunas de Cabo Frio, as águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, boas para mergulho, a badalação de Búzios e as trilhas rurais de Rio das Ostras

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL - Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha.

CAMPO BELO, MINAS GERAIS - A primeira cidade do Brasil a ter um time de Rugby (Campo Belo Rugby - CBR) A cidade tem paisagens deslumbrantes com campos a perder de vista. Ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, esportes náuticos com várias cachoeiras, praias de água doce além da tradicional e boa comida mineira. Uma cidade tranquila, acolhedora com boas opções para hospedagem