Pular para o conteúdo principal

ILHA DE COTIJUBA, BELÉM, PARÁ - Refúgio natural e paradisíaco com 15 km de praias de água doce e morna que encantam os visitantes




CONHEÇA A "ILHA DE COTIJUBA", BELÉM, PARÁ, BRASIL
foto - Niani
Ilha em Belém é destino inexplorado em plena região metropolitana.
Cotijuba é uma das 42 ilhas que fazem parte do arquipélago de Belém.
O local tem 15 km de praias de água doce pouco conhecidas.
foto - ?
Cotijuba é uma das 42 ilhas que fazem parte do arquipélago de Belém. Quem vê a Metrópole da Amazônia com seus 1,2 milhões de habitantes, não imagina que basta atravessar o rio para chegar até o que os pesquisadores da área de turismo chamam de "ilha ideal".
foto - ?
Os 15 quilômetros de praias de água doce e morna são banhados pelas Baías do Marajó e do Guajará, o que atribui a cada balneário características particulares que encantam os visitantes.
foto - Niani
Segundo o geógrafo Odimar Melo, os veranistas buscam as amenidades naturais da ilha de Cotijuba para fugir do ritmo acelerado que impera do outro lado do rio.
foto - Niani
O turista "cria nesse lugar um refúgio natural e paradisíaco onde a natureza ainda se apresenta pouco transformada. Cotijuba, assim, se encaixa no conceito de ilha ideal ou ilha verdadeira, ou seja, aquelas que podem ser visitadas plenamente em um único dia".
foto - Niani
O pesquisador explica que as peculiaridades naturais de Cotijuba criam um imaginário social da "busca pelas aventuras da ilha" que oferece descanso e lazer, em um espaço próximo e ao mesmo tempo exótico, que desperta a curiosidade do homem urbano e a sensação de harmonia com o meio ambiente.
foto - ?
Para chegar até a Ilha de Cotijuba é preciso atravessar a Baía de Guajará de barco. Há um navio mantido pela Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e várias pequenas embarcações ofertadas pela Cooperativa de Barqueiro da Ilha de Cotijuba (Cooperbic) que realizam esse trajeto.
foto - ?
Os barcos partem diariamente do Trapiche de Icoaraci, em Belém, e a viagem dura, em média, 45 minutos. Há ainda uma terceira opção de acesso a Ilha em um navio que parte da Praça do Pescador, localizada no Complexo Ver-o-peso.
foto - ?
Durante a travessia, os turistas têm a oportunidade de visualizar plenamente o contraste entre a Belém continental e o arquipélago que a circunda. Segundo o pesquisador da área de geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Odimar Melo, nenhuma cidade do Brasil apresenta um número tão grande de ilhas quanto Belém.
foto - ?
O geógrafo chama atenção ainda para o fato desses locais abrigarem variedades de espécies de fauna e flora amazônicas e comportarem um contingente populacional que aumenta continuamente devido as relações que mantêm com a sede administrativa.
foto - ?
Contribuição histórica para a Amazônia
A ilha foi batizada pelos seus primeiros habitantes, os índios tupinambás, e seu nome significa "trilha dourada", uma referência ao solo argiloso do lugar. Atualmente, a população de Cotijuba é estimada em pouco mais de mil pessoas que praticam a pesca e a agricultura de subsistência, o extrativismo e, mais recentemente, atividades ligadas ao turismo.
foto - ?
A primeira referência histórica da Ilha faz alusão a construção de um engenho no lugar, um dos primeiros instalados na Amazônia ainda no século XVIII. As ruínas do engenho ainda são visitadas por pesquisadores e curiosos, mas Cotijuba é conhecida mesmo por ter sido a Ilha presídio do Pará durante várias décadas do século passado.
foto - ?
Um projeto idealizado pelos moradores da ilha pretende instalar nas ruínas um ecomuseu que conte a importância do local para a história do estado, reforçando a educação ambiental entre moradores e turistas.
foto - Tito Garcez
Em 1990, a ilha também passou a ser parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA) que garante a preservação de alguns pontos em Ilhas de Belém. Um dos impactos dessa medida para a população local e os turistas que chegam para conhecer Cotijuba é a proibição do uso de veículos motorizados.
foto - Tito Garcez
Apenas recentemente, motocicletas foram permitidas e também foi autorizado o uso de carros para o transporte de pacientes e para a garantia da segurança na ilha.
foto - ?
Das 42 ilhas do arquipélago de Belém, Cotijuba é a terceira maior em dimensão territorial. Com 1,6 mil hectar, ela está há 22 quilômetros da sede municipal. Apesar de ser cortada por cerca de seis igarapés – pequenos rios - e de possuir dezesseis lagos, Cotijuba é mais visitada por suas doze praias de água doce.
foto - ?
Segundo a Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), em Cotijuba são 15 km de praias pouco exploradas e as localizadas na Baía do Marajó são as favoritas para banho. A principal delas é a Praia do Vai-quem-quer.
foto - ?
Não é difícil deduzir de onde surgiu esse nome. Há cerca de nove quilômetros do porto, esse é o maior balneário da Ilha, mas também o menos frequentado devido a distância e ao acesso, embora todos garantam que a viagem vale a pena.
foto - ?
Para chegar lá é preciso utilizar uma das charmosas charretes ou pegar o bondinho da ilha, que é puxado por um pequeno trator. Há uma parada onde eles se concentram logo na entrada da ilha. Mais recentemente, passou também é a ser oferecido o serviço de mototáxi para alcançar a praia de Vai-quem-quer. O curso médio dessas passagens é de R$ 5 por pessoa.
foto - ?
No lugar, apenas algumas pousadas oferecem o serviço de restaurante e não há moradores próximos. O que torna esse local quase deserto na maior parte do ano. “A melhor descrição do local é bucólico. Você fica em cabanas, dorme em redes – se desejar – e fica em uma praia bonita, bem cuidada e preservada. 
foto - ?
Passar o final de semana lá é excelente, com a vantagem de que, na verdade, você está há pouco tempo de viagem de Belém”, assegura o engenheiro Hussein Geaces, de 27 anos, um dos visitantes do lugar.
foto - ?
Para o professor Ricardo Pereira, de 30 anos, o lugar também é ideal para práticas esportivas e contemplação da natureza. “Quando era criança, vinha acampar na praia. Passávamos dois, três dias aqui. Hoje prefiro jogar futebol, vôlei e passear com amigos. O lugar é tão grande que é possível aproveitar como se a praia fosse particular”, assegura.
foto - ?
Mais frequentada é a Praia do Farol que é também a mais próxima do terminal fluvial do lugar e possui um número maior de pousadas, bares e restaurantes. Durante a época das férias e os feriados prolongados as pousadas costumam organizar shows com música ao vivo aos visitantes do local, onde é possível também conhecer mais sobre os ritmos favoritos dos paraenses, incluindo o carimbó, o siriá e o tecnobrega.
foto - Criscolto
“Toda a minha família vai a Cotijuba há muitos anos e sempre ficamos na Praia do Farol por ser a mais fácil para levar crianças, já que não é preciso andar muito para chegar no lugar, e lá existem mais opções de hospedagem. Além disso, como dá para ir andando, não se gasta nada. Nem mesmo com as charretes”, lembra a estudante Thaís Siqueira.
foto - Felipe Pamplona
Outra praia famosa é a Praia Funda. Formada por uma enseada e pouco movimentada, seu nome faz referência ao terreno íngreme, principal característica responsável pelo fato de suas águas serem profunda já nos primeiros passos em direção ao rio. Por isso, lá, crianças podem brincar de se balançar e se lançar dentro das águas, sem risco de cair na parte rasa e se machucar.
foto - ?
As outras praias que ficam de frente para a Baía do Marajó são a Praia da Pedra Branca e Flexeira. Há também as praias do Cravo e do Cemitério. “Na prática, não há limites entre cada praia. Os moradores é que apontam a fronteira de cada uma e nomeiam o lugar.
foto - ?
A impressão, dependendo do ponto, é que se trata de um único local que sofre pequenas modificações em alguns trechos ficando mais ou menos movimentado e mais ou menos fundo”, explica Ricardo Pereira.
foto - Mara Hermes
Segundo Pereira, esta variedade é um das grandes atrativos da ilha. “Podemos ira para a Praia do Farol, que é mais agitada, aproveitar a movimentação e os shows e, em seguida, passar para as mais distantes como a Vai-quem-quer ou a Praia do Amor e ainda a da Saudade, que ficam ali pertinho e são bem calmas e tranquilas”, recomenda.
foto - Tito Garcez 
As demais praias são estreitas, menos acessíveis e, algumas são intercaladas por áreas de mangue e várzea, onde a população cabocla local pratica a pesca de curral do camarão e diversas espécies de peixe.
foto - ?
Seja para aproveitar a movimentação da Praia do Farol, a tranquilidade dos locais mais afastados ou ainda ou ainda conhecer os resquícios de sua importância histórica, Cotijuba tem muitas atrações que cativam os turistas. Assim como uma de suas praias mais famosas, para Cotijuba "vai quem quer", mas quem conhece o lugar acaba retornando, para aproveitar novamente a natureza desta ilha tão perto de Belém.
foto - ?
Esta maravilha da natureza é a ilha de cotijuba, que fica em Belém do Pará.
Isto sim é um paraíso na terra. Paraíso que você pode vir a conhecer.
foto - ?
Venha passar suas férias aqui, e descubra que o paraíso existe é lindo e trará você de volta as origens. O passeio já começa com você, pegando um barco típico, para vir até a ilha.
foto - ?
Depois é só se deliciar com esta maravilha. Difícil será você conseguir deixar a ilha.  Este por do sol, todos os dias lhe fará um convite à ficar.
foto - ?


Fonte / Fotos  = g1.com / internet / Thymonthy Becker / IBGE / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

29 CIDADES HISTÓRICAS DO BRASIL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER - Veja uma seleção de cidades brasileiras construídas durante o período colonial que ainda mantêm grande parte do seu casario conservado

CONHEÇA 29 CIDADES HISTÓRICAS DO BRASIL QUE AINDA SE MANTÉM HISTÓRICAS. A história do Brasil é rica, abrangente e repleta de contradições. Desenvolver uma narrativa que aborde os detalhes sobre a conquista e a colonização do território brasileiro não é tarefa fácil.  O que é difícil para os historiadores pode ser fácil para os viajantes: ao passear pelas ruazinhas de pedra e casinhas bem conservadas de algumas cidades históricas, é natural sentirmos transportados para o período colonial.  É normal perceber que o tempo ali simplesmente parou, e fica mais fácil de entender todas as implicações históricas que fizeram estas cidadezinhas erguerem-se (normalmente, isso acontecia por causa dos interesses de exploração de minérios, como ouro e diamante) e estancarem no tempo (com o término da exploração desses recursos naturais).  Abaixo, uma seleção de cidades históricas brasileiras que ainda guardam o único tesouro que sobrou: a história. Perfeitas para quem não dispensa roteiros culturais,…

MANOEL URBANO, ACRE - Rodeada por cenas de cinema com paisagens deslumbrantes, a cidade de Manoel Urbano espera o turismo para se projetar nacionalmente

CONHEÇA A CIDADE DE "MANOEL URBANO", ACRE, BRASIL Pórtico na entrada da cidade de Manoel Urbano, AC (Prefeitura Municipal) Câmara de Vereadores da cidade de Manoel Urbano, AC(Prefeitura Municipal) Rua da cidade de Manoel Urbano, AC(Jezaflu Jesus) Rua da cidade de Manoel Urbano, AC em um dia de chuva(Prefeitura Municipal)
Igreja do Evangelho Quadrangular em Manoel Urbano, AC (Deixou de operar aqui) Rua da cidade de Manoel Urbano, AC(Jezaflu Jesus)
Rua da cidade de Manoel Urbano, AC(Jezaflu Jesus)
Manoel Urbano, AC(Jezaflu Jesus)
Rua da cidade de Manoel Urbano, AC(Jezaflu Jesus)
Rio Purus em Manoel Urbano, AC(Ludmila Maia)
Rua da cidade de Manoel Urbano, AC
Praça da cidade de Manoel Urbano, AC(Prefeitura Municipal)
Rio Purus em Manoel Urba

NEWARK, NEW JERSEY, USA - The best American city. What Newark has the best, we show (A melhor cidade Americana. O que Newark tem de melhor, mostramos)

CONHEÇA 05 RESTAURANTES NA RODOVIA FERNÃO DIAS QUE MERECEM UMA PARADINHA - Vai pegar a estrada? Conheça cinco endereços para você comer bem na rodovia Fernão Dias, que liga a cidade de São Paulo a Belo Horizonte

CONHEÇA 05 RESTAURANTES NA RODOVIA FERNÃO DIAS ENTRE BELO HORIZONTE E SÃO PAULO, QUE MERECE SUA VISITA Com 562 km de trânsito intenso e traçado por vezes bem sinuoso, dirigir pela Fernão Dias é sempre um desafio. Mesmo agora com a pista duplicada. Porém, quem viaja entre São Paulo e Belo Horizonte encontra boa mesa pelo caminho. Em alguns casos, são restaurantes que, mais do que uma simples parada, valem a viagem.  Veja a lista de 5 restaurantes na rodovia Fernão Dias, entre São Paulo e Belo Horizonte, para você dar uma paradinha:  01 - FAZENDA PARAÍSO - ATIBAIA / SP  Aqui cabe uma licença poética, na verdade, o local está a 2,5 km da Fernão Dias (parte do caminho em estrada de chão), mas é tão bacana, que vale a pequena desviada.  Com acesso pelo km 52 da estrada (entre Atibaia e Mairiporã) e imersa no meio da mata, a antiga fazenda cafeeira erguida no fim do século 19 abriga hoje um restaurante e alambique.  Mais do que apenas comer e cair fora, aqui o negócio é passar umas horinhas …

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das áreas produtivas diversificaram suas ati…

AS 10 MELHORES ILHAS DO MUNDO - Fernando de Noronha está entre elas, Providenciales, no Caribe, é a primeira da lista

CONHEÇA AS 10 ILHAS CONSIDERADAS AS MELHORES DO MUNDO O site colaborativo TripAdvisor divulgou a lista das ilhas que foram escolha dos viajantes pelo prêmio Traveler’s Choice Awards 2015. O ranking foi elaborado de acordo com as avaliações de viajantes usuários da página e do aplicativo.  Fernando de Noronha foi o único destino brasileiro que apareceu na lista. A ilha toma conta do décimo lugar na lista. Prepare-se para as nuances de azul e verde e veja na galeria abaixo as dez melhores ilhas do mundo, de acordo com os usuários do site. 01 - PROVIDENCIALES – TURKS E CAICOS (TURCAS E CAICOS)  As mais populosas ilhas do arquipélago britânico Turks e Caicos foram as mais votadas pelos viajantes. Apesar de pertencer ao Reino Unido, as ilhas ficam no Caribe e fazem a alegria de seus hóspedes com longas faixas de areia branca e um mar azul clarinho ideal para a prática de mergulho livre (Thinkstock) 02 - MAUI - HAVAÍ, EUA  A ilha no Havaí é um dos destinos preferidos dos amantes de ecoturismo…

A RE-IMAGEM DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS DO MUNDO - De maneira criativa e totalmente nova usando recortes de papel

CONHEÇA A RE-IMAGEM DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS DO MUNDO FEITAS POR UM FOTÓGRAFO BRITÂNICO
O fotógrafo britânico Rich McCor viaja com mais do que apenas uma câmera. Ele re-pensa monumentos populares de maneira criativa, usando recortes de papel de uma maneira totalmente nova. Te apresentamos uma seleção de imagens feitas por ele 01 - O Coliseu de Roma é tomado por um polvo gigante 02 - Torneiras nas fontes da Praça “de la Liberté” em Toulon, França 03 - A roda gigante “London Eye”, em Londres, compôs a roda dianteira de um recorte de bicicleta 04 - Infratores, cuidado! Nosso Spider-Man de papel está vigiando este bairro da cidade de Nova Iorque 05 - Quando a Torre de Pisa, na Itália, substituiu a enfermeira na icônica foto do beijo na Segunda Guerra Mundial 06 - O David de Michelangelo está usando cueca em Florença, Itália 07 - Edifício Torre Agbar em Barcelona, Espanha, transformado em pingüim 08 - Uma nave espacial alienígena voa pela Ponte Cirkelbroen em Copenhague, na Dinamarca 09 - …

15 CAFETERIAS EM SÃO PAULO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER - Muitos são espaços pequenos, com os próprios donos-baristas tomando conta do balcão. Outros englobam a cadeia produtiva inteira, do plantio dos grãos em fazenda própria até a torra. O Paladar selecionou 15 endereços que o amante de café precisa conhecer em São Paulo

CONHEÇA 15 CAFETERIAS EM SÃO PAULO, SP, BRASIL, QUE PRIORIZAM CAFÉS ESPECIAIS Há mais de dez anos, a cidade acompanha o surgimento de cafeterias voltadas ao mercado dos cafés especiais. Durante muitos anos, o ritmo foi lento, com o predomínio de precursores como Coffee Lab, Suplicy Cafés e Octavio. Nos três últimos anos, no entanto, houve uma verdadeira explosão de endereços onde é possível cultuar o café, em vários cantos da cidade.  Muitos são espaços pequenos, com os próprios donos-baristas tomando conta do balcão. Outros englobam a cadeia produtiva inteira, do plantio dos grãos em fazenda própria até a torra. O Paladar selecionou 15 endereços que o amante de café precisa conhecer em São Paulo. Confira as cafeterias na galeria abaixo em ordem cronológica de abertura, a partir da mais recente novidade (mais abaixo, todas localizadas em mapa).  O 'Paladar' elenca 15 endereços paulistanos que priorizam cafés especiais e extrações que vão além do expresso, para evidenciar outra…

OS VIKING NA AMÉRICA MUITO ANTES DE COLOMBO - NEWFOUNDLAND, CANADÁ - É lá que um momento significativo na história da migração humana aconteceu. No ano 1000, quase meio milênio antes de Cristóvão Colombo iniciar sua famosa viagem, um barco viking, capitaneado por Leif Erikson, levou 90 homens e mulheres da Islândia em busca de um novo lar.

OS VIKING NO CANADÁ MUITO ANTES DE CRISTÓVÃO COLOMBO
Enquanto guiava pela autoestrada TransCanada Highway, fui parado por um alce. Estava na região norte de Newfoundland, no Canadá, em um trecho conhecido como Trilha Viking e que leva a L'Anse Aux Meadows, o único assentamento nórdico da América do Norte É lá que um momento significativo na história da migração humana aconteceu. No ano 1000, quase meio milênio antes de Cristóvão Colombo iniciar sua famosa viagem, um barco viking, capitaneado por Leif Erikson, levou 90 homens e mulheres da Islândia em busca de um novo lar. Foi o primeiro assentamento europeu no que chamamos de Novo Mundo. Erikson e seus acompanhantes chegaram na vazante da maré e ficaram presos nas águas rasas da baía de Epaves. Quando a maré subiu, seguiram viagem até L'Anse Aux Meadows. Em tempos modernos, pode parecer um local inóspito, alvo de fortes ventos vindos do mar. Mas, para quem tinha cruzado o Atlântico Norte em um barco aberto, era o paraíso: flor…

DOCES AMERICANOS - Se você é do time dos amantes das guloseimas americanas, você vai pirar neste roteiro com 8 lugares para experimentar os melhores doces americanos em São Paulo

CONHEÇA 08 LUGARES EM SÃO PAULO PARA VOCÊ SE DELICIAR COM GULOSEIMAS AMERICANAS  A gastronomia americana caiu no gosto dos brasileiros há muito tempo. E não são apenas os hambúrgueres e hot-dogs que fazem sucesso, os doces também são os queridinhos de muita gente. E bom, não podemos negar que eles mandam muito bem, né? O nosso brigadeirão é incrivelmente ótimo, mas é beeem difícil negar um cupcake, um brownie ou um milk-shake. Se você é do time dos amantes das guloseimas americanas, você vai pirar neste roteiro com 8 lugares para experimentar os melhores doces americanos em São Paulo. Confira:  01 - CHEESECAKERIA  A loja é especializada no clássico cheesecake americano. São mais de 10 sabores diferentes para experimentar, entre eles o tradicional, com Oreo e limão. Dá para fazer encomenda.  Endereço: Rua Canário, 499, Moema  Telefone: 4117-0400 (Reprodução/Facebook Cheesecakeria) 02 - THE BROWNIE SHOP  Na ativa desde 2009, a The Brownie Shop aposta em saborosos brownies para matar a von…