sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

CASTELO DE KRONBORG, HELSINGOR, DINAMARCA - Onde viveu o príncipe da Dinamarca, Hamlet, na obra do famoso escritor




CONHEÇA O "CASTELO DE KRONBORG", HELSINGOR, DINAMARCA
Em pouco tempo dá para entender porque a Dinamarca foi a terra de um dos maiores autores de histórias infantis da história. O dinamarquês Hans Christian Andersen escreveu obras como A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e O Soldadinho de Chumbo. Talvez ele tenha se inspirado na quantidade de castelos deslumbrantes que o país apresenta. Uma visita aos palácios de Amalienborg, Christianborg, Frederiksborg e ao castelo de Kronborg, cenário de Hamlet, fazem qualquer um se sentir como príncipe.
Onde viveu o príncipe da Dinamarca, Hamlet, na obra do famoso escritor.

O CASTELO DE KRONBORG ESTÁ SITUADO PERTO DA CIDADE DE HELSINGOR NA PONTA EXTREMA DA ZELÂNDIA NO PONTO MAIS ESTREITO DE ÖRESUND, O ESTREITO ENTRE A DINAMARCA E A SUÉCIA.
NESTA PARTE, O ESTREITO TEM SOMENTE QUATRO QUILÔMETROS DE LARGURA, DAÍ A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DE MANTER UM FORTE NESTA POSIÇÃO. O CASTELO TEM, POR SÉCULOS, SIDO UM DOS MAIS IMPORTANTES DO RENASCIMENTO NO NORTE DA EUROPA E FOI ADICIONADO À LISTA DE PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO EM 30 DE NOVEMBRO DE 2000.
A HISTÓRIA DO CASTELO DATA DE UM FORTE, KROGEN, CONSTRUÍDO EM 1420, PELO REI DINAMARQUÊS, ERIC DA POMERÂNIA. O REI INSISTIU NO PAGAMENTO DE UM PEDÁGIO (PORTAGEM) POR TODOS OS NAVIOS QUE DESEJASSEM ENTRAR OU SAIR DO BÁLTICO; PARA REFORÇAR SUAS DEMANDAS, CONSTRUIU UM FORTE PODEROSO CONTROLANDO O ESTREITO DO CATEGATE. ESTE FORTE CONSISTIA EM UM NÚMERO DE EDIFÍCIOS DENTRO DE UMA PAREDE CIRCUNVIZINHA.
KRONBORG ADQUIRIU SEU NOME DE HOJE EM 1585 QUANDO FOI RECONSTRUÍDO PELO REI FREDERICO II EM UM CASTELO MAGNÍFICO DO RENASCIMENTO, ÚNICO PELA APARÊNCIA E TAMANHO NA EUROPA.
EM 1629, UM MOMENTO DE DESCUIDO DE DOIS TRABALHADORES FEZ COM QUE GRANDE PARTE DO CASTELO FOSSE INCENDIADA. SOMENTE A CAPELA FOI POUPADA, MIRACULOSAMENTE, PELA FORÇA DE SEUS ARCOS. O REI CRISTIANO IV DA DINAMARCA PÔS GRANDES ESFORÇOS EM RESTAURAR O CASTELO E POR VOLTA DE 1639 O EXTERIOR ERA OUTRA VEZ MAGNÍFICO, MAS O INTERIOR NUNCA MAIS RETOMOU SUA GLÓRIA ORIGINAL.
KRONBORG É TAMBÉM CONHECIDO POR MUITOS COMO "HELSINGOR," O PALCO PARA MUITAS REPRESENTAÇÕES DE HAMLET, FAMOSA TRAGÉDIA DE WILLIAM SHAKESPEARE. HAMLET FOI REPRESENTADO NO CASTELO PELA PRIMEIRA VEZ PARA MARCAR O 200° ANIVERSÁRIO DA MORTE DE SHAKESPEARE, COM O ELENCO CONSISTINDO DE SOLDADOS DA GUARNIÇÃO DO CASTELO. O PALCO ESTAVA NA TORRE DE TELÉGRAFO NO CANTO SUDOESTE DO CASTELO. DESDE ENTÃO A PEÇA FOI EXECUTADO DIVERSAS VEZES NO PÁTIO E EM VÁRIOS LOCAIS DA FORTIFICAÇÃO.
KRONBORG ABRIGA UMA ESTÁTUA DE OGIER O DINAMARQUÊS (HOLGER DANSKE), QUE, DE ACORDO COM A LENDA, DESCANSA AÍ ATÉ O DIA EM QUE A DINAMARCA ESTIVER EM GRANDE PERIGO, TEMPO NO QUAL ELE IRA LEVANTAR-SE E SALVAR A NAÇÃO.
O CASTELO FOI CENÁRIO PARA O CALENDÁRIO DE NATAL DE TV, JUL PÅ KRONBORG, O QUAL APRESENTAVA TANTO HAMLET COMO OGIER O DINAMARQUÊS COMO CRISTIANO IV.

Mas fica o alerta: há boatos de que o castelo seja assombrado pelo fantasma de Shakespeare.

Fonte / Fotos = Wikipédia / viagemeturismo.abril.com.br / Thymonthy Becker / Divulgação /


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os lugares por onde o Trem mais passou esta semana