Pular para o conteúdo principal

RIO GRANDE DO SUL, BRASIL - Como não se render à beleza e os encantos de cada pedacinho desse chão encantador




CONHEÇA O ESTADO DO "RIO GRANDE DO SUL", BRASIL DA JANELA DO TREM
Como não se render à beleza e os encantos de cada pedacinho de chão desse Rio Grande do Sul? Alguns destinos onde a natureza encanta por sua serenidade, e se apresenta por trilhas ecológicas, belas cascatas, cachoeiras, grutas, cânions e montanhas. E assim nos recebe esse Rio Grande... Conversando com nossa gente, com um mate bem cevado às mãos e a tradição gaúcha no coração... Aventure-se!
O PASSEIO DE MARIA-FUMAÇA COMEÇA EM CARLOS BARBOSA (RS), PASSA POR GARIBALDI (RS) E TERMINA EM BENTO GONÇALVES (RS). DURANTE O TRAJETO GRUPOS FOLCLÓRICOS CANTAM E DANÇAM AO SOM DE MÚSICAS TÍPICAS ITALIANAS. NAS PARADAS HÁ DEGUSTAÇÃO DE SUCO DE UVA, ESPUMANTE E VINHO.
Existem várias formas de conhecer o Rio Grande do Sul. Você pode optar pela rota metropolitana, onde estão as principais cidades mais próximas de Porto Alegre, o Litoral, onde poderá conhecer as melhores praias, a Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados por turistas que visitam o Estado, e ainda a Rota Central e Interior, onde cidades atrativas esperam a sua visitação.
COM RÉPLICAS FUNCIONAIS EM TAMANHO ORIGINAL E RARIDADES, O MUNDO A VAPOR, EM CANELA (RS), APRESENTA A IMPORTÂNCIA E AS APLICAÇÕES DAS MÁQUINAS A VAPOR DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Ser gaúcho é motivo de muito orgulho para cada um dos 10,5 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul. Mais dia menos dia, mesmo quem não é nascido no estado, mas ali vive, começa a adquirir costumes como tomar chimarrão, preparar um bom churrasco, torcer para Internacional ou Grêmio, além de ceder a outras tradições locais.
ANTÔNIO PRADO (RS) TEM O MAIOR ACERVO DE ARQUITETURA URBANA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL. SÃO 48 PRÉDIOS TOMBADOS, GRANDE PARTE DO INÍCIO DO SÉCULO 20
A posição geográfica reforça os laços com argentinos e uruguaios, ressaltados no cantarolar do sotaque, na dieta carnívora e até na adaptação a invernos rigorosos.
O GUAÍBA É O PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DE PORTO ALEGRE (RS), PODE SER ADMIRADO DO CAIS OU EM PASSEIO DE BARCO ATÉ AS ILHAS MAIS PRÓXIMAS.
Considerado por Portugal uma capitania somente em 1807, o território pertencia até então, pelo Tratado de Tordesilhas, aos espanhóis. Ao longo da história, a região foi palco de guerras, como a Cisplatina (1825-1828) e a do Paraguai (1864-1870). No intervalo entre as duas, aconteceram levantes que deram origem ao maior conflito civil do país, a Revolução dos Farrapos (1835-1845), de ideal separatista.
CENTRO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE, CAPITAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BR
As ondas imigratórias também resultaram na formação de uma identidade local, com a chegada de agricultores alemães e italianos, cuja presença marca o turismo da Serra Gaúcha em cidades como Gramado e Canela, muito procuradas na temporada de inverno, e nos municípios que compõem o Vale dos Vinhedos.
OS CORAJOSOS PODEM SE AVENTURAR NUM VOO DUPLO DE PARAGLIDER COM MEIA HORA DE DURAÇÃO. SE VOO LIVRE NÃO FOR SUA PRAIA, O PANORAMA DA SERRA, COM DIREITO A VER OS PRÉDIOS DE CAXIAS DO SUL, JÁ VALE O PROGRAMA.
Entre as belas paisagens do interior, as mais impressionantes estão nos arredores de Cambará do Sul, porta de acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra e à sua grande atração, o Cânion do Itaimbezinho, cujos desfiladeiros de 720 metros de profundidade e 6 quilômetros de extensão são margeados por araucárias.
GRUPOS DE CTGS (CENTROS DE TRADIÇÃO GAÚCHA) DO PAÍS INTEIRO ACAMPAM NO PARQUE DA HARMONIA, EM PORTO ALEGRE (RS), DURANTE A SEMANA FARROUPILHA
CIDADE DE CAXIAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL É UM DOS ESTADOS COM MAIOR GRAU DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO PAÍS. O PRINCIPAL GÊNERO DE INDÚSTRIA É O DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, RESPONSÁVEL POR SUBSTANCIAL PARCELA DO VALOR DA PRODUÇÃO FABRIL. SEGUEM-SE A METALURGIA, AS INDÚSTRIAS MECÂNICA, QUÍMICA, FARMACÊUTICA, DE VESTUÁRIO, CALÇADO, DE MADEIRA E MOBILIÁRIO.
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL É UM ESTADO COM VASTAS OPÇÕES DE TURISMO. O ESTADO RECEBE ANUALMENTE CERCA DE 2,0 MILHÕES DE TURISTAS DE FORA DO PAÍS.
AS PRAIAS DO LITORAL NORTE NAS CIDADE DE CAPÃO DA CANOA, TRAMANDAÍ E TORRES SÃO AS MAIS CONHECIDAS NO ESTADO, ESTA ÚLTIMA APRESENTANDO FALÉSIAS.
SÃO TRÊS PEDRAS QUE FICAM NA BEIRA DO MAR, SENDO QUE UMA DELAS AVANÇA MAR ADENTRO EM UMA ALTURA DE 30 METROS.
CIDADE DE PORTO ALEGRE A CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
NO LITORAL SUL DESTACA-SE A PRAIA DO CASSINO, EM RIO GRANDE, CONSTANTE NO GUINESS BOOK COMO A MAIOR PRAIA DO MUNDO. TAMBÉM SE DESTACAM AS PRAIAS DA LAGUNA DOS PATOS, PRINCIPALMENTE AS PRAIAS DE SÃO LOURENÇO DO SUL, TAPES E PELOTAS (PRAIA DO LARANJAL).
AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO EM PORTO ALEGRE, RS
imagem - ?
AS SERRAS ATRAEM MILHARES DE TURISTAS TODOS OS ANOS, NO INVERNO E VERÃO. AS CIDADES DE GRAMADO E CANELA SÃO CONHECIDAS NA ÉPOCA DE NATAL PELA DECORAÇÃO DAS CIDADES, JUNTAMENTE COM OS PARQUES NATALINOS. NO INVERNO, OS TURISTAS VISITAM ESSAS CIDADES JUNTAMENTE COM CAXIAS DO SUL, SÃO JOSÉ DOS AUSENTES E CAMBARÁ DO SUL, DEVIDO ÀS TEMPERATURAS BAIXAS, MUITAS VEZES NEGATIVAS E COM A POSSIBILIDADE DE QUEDA DE NEVE, PARA A FELICIDADE DOS TURISTAS
CÂNION DO ITAIMBEZINHO NO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA NA DIVISA ENTRE O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E O ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL
imagem - ?
CIDADE DE TRÊS COROAS, RS
Um destino turístico perfeito para quem curte esportes de aventura junto à natureza como rafting sobre corredeiras, canoagem, arvorismo, rapel e ciclismo nas montanhas. Todas estas modalidades podem ser bem exploradas em dois atrativos com riquezas naturais que se ligam ao Rio Paranhana, os Parque das Laranjeiras e o Brasil Raft Park, situados na Linha Café. Outro grande atrativo na cidade fica sobre as montanhas. É o templo budista tibetano, o único da América Latina e tem a visitação aberta ao público.
O principal evento da cidade é o Três Coroas em Festa, festividade que ocorre em maio em comemoração ao aniversário do município. Em novembro, a cidade também recebe um bom público para acompanhar o Festival de Canoagem, que ocorre no Parque das Laranjeiras.
RAFTING NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BR
A cidade de Três Coroas é um dos melhores destinos do Sul do país para a prática do rafting. A descida ocorre nas corredeiras do Rio Paranhana. O cenário é fantástico com águas cristalinas, pequenos obstáculos rochosos pelo caminho e a natureza exuberante às margens. Os amantes desta aventura além de remar nas corredeiras tem a oportunidade de fazer mergulhos programados durante o percurso. E quem procura ainda mais aventura pode realizar o rafting noturno.
Também em Três Coroas, no Parque das Laranjeiras é possível praticar vários outros esportes de aventura como o arborismo, a tirolesa, a canoagem e o paintball. Tem diversão para todos os gostos e idades tudo em um mesmo lugar. Perfeito para quem quer armar a barraca na área de camping ou preparar um churrasco campeiro.

AQUI NOVA PETRÓPOLIS, RS
imagem - ?
GASTRONOMIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Terra de imigrantes, em sua grande parte italianos e alemães, o Rio Grande do Sul guarda ainda hoje em sua gastronomia grandes traços da colonização europeia, marca presente em seus restaurantes tradicionais e nas colônias que oferecem desde a cuca até a deliciosa chimia.

foto - Ricardo Junior
O Estado é o principal produtor vinícola do país e o seu cultivo da uva é uma referência. Outra marca importante do gaúcho é o seu churrasco, influência da cultura dos vizinhos Argentina e Uruguai, associado à culinária campeira presente em sua maior extensão.
O CHIMARRÃO EH UMA DAS BEBIDAS MAIS TRADICIONAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
VOO LIVRE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BR
O Rio Grande do Sul é um cenário rico em rampas de voo livre, são aproximadamente 20 pontos de salto e possui um amplo leque de escolas. É possível encontrar campos para realizar o seu salto em asa delta ou paraglider em cidades como Torres, Sapiranga, Rolante, Nova Petrópolis, Gramado, Igrejinha, Agudo, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Encantado, Feliz, Morrinhos do Sul, Porto Alegre, Santa Maria, São Vendelino e Viadutos.
foto - Rangel redaelli


O TRADICIONAL GAÚCHO A CARÁTER
imagem - ?
AQUI A CASA DO IMIGRANTE - DE PEDRAS
imagem - ?
CACHOEIRA DO CARACOL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BR
imagem - ?
FAZEM PARTE DA PAISAGEM GAÚCHA
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL EH O MAIOR PRODUTOR DE VINHO DO BRASIL
imagem - ?

CIDADE DE COXILHAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
BENTO GONÇALVES (RS) É REFERÊNCIA NACIONAL NA ELABORAÇÃO DE VINHOS. OS MELHORES TINTOS DO PAÍS SÃO PRODUZIDOS AQUI
NA REGIÃO CENTRAL (ÀS MARGENS DO GUAÍBA) CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS, MUSEUS E CENTROS CULTURAIS REFORÇAM O AR CULTO DE PORTO ALEGRE (RS)
COM MASSA LEVE E RECHEIO FARTO, O APFELSTRUDEL DO CASTELINHO DO CARACOL, EM CANELA (RS), É UM DOS MELHORES DO PAÍS
A CHARMOSA RUA COBERTA É ONDE FICA O BURBURINHO NOTURNO DA CIDADE DE GRAMADO (RS). REÚNE BARES, CAFÉ, BISTRÔS E ALGUMAS LOJAS DE MALHAS
O OBSERVATÓRIO ECOLÓGICO OFERECE UMA VISÃO DE 360º DO PARQUE DO CARACOL EM CANELA (RS). HÁ BINÓCULOS PARA OBSERVAR A FAUNA E A FLORA ALÉM DE UMA VISTA DESLUMBRANTE DA CASCATA DO CARACOL
OS VISITANTES DE GRAMADO (RS) QUE SE AVENTURAM NO FRIOZINHO DA SERRA GAÚCHA NO INVERNO ENCONTRAM ACONCHEGO NOS CAFÉS E RESTAURANTES, QUE ENCHEM AS MESAS COM SEQUÊNCIAS DE FONDUES. O BANQUETE A PREÇO FIXO INCLUI AS VERSÕES DE QUEIJO, CARNE E CHOCOLATE
QUANDO PARAVAM PARA COMER, OS GAÚCHOS ABATIAM UM ANIMAL, CAVAVAM UM BURACO NO CHÃO, ACENDIAM O FOGO, ESPETAVAM A CARNE, JÁ SALGADA, EM GALHOS DE ÁRVORES. ENTÃO ESPERAVAM O CHURRASCO FICAR PRONTO ACOMPANHADOS DO CHIMARRÃO. ESSE MODO DE PREPARO FOI ADAPTADO PARA AS CHURRASCARIAS MODERNAS
TUDO COMEÇOU QUANDO OTTO HÖPPNER CONSTRUIU UMA CASA DE BONECAS PARA SUA NETA. A PARTIR DELA, CRIOU UM MUNDO EM MINIATURA. COM 164 OBRAS E 2168 MINI-HABITANTES COMPONDO DIFERENTES CENAS, O MINI MUNDO EXIBE RÉPLICAS DE CASTELOS E CASAS DE VÁRIOS PAÍSES
O ALPEN PARK TEM 10 ATRAÇÕES VOLTADAS PARA A AVENTURA. A MAIS PROCURADA É O TRENÓ. EM ESTILO DE MONTANHA-RUSSA, O PASSAGEIRO CONTROLA A VELOCIDADE NUM PERCURSO DE 900 M
A REGIÃO DO VALE DOS VINHEDOS VAI ALÉM DA PRODUÇÃO DE VINHO. OBJETOS E ALIMENTOS ARTESANAIS SÃO BOAS LEMBRANÇAS PARA LEVAR PARA OS AMIGOS.
DEVIDO A GRANDE QUANTIDADE DE ANIMAIS E AO SOLO ALAGADO, A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAIM, NO RIO GRANDE (RS), RECEBEU O APELIDO DE "PANTANAL GAÚCHO”
TAMBÉM CONHECIDA COMO PRAÇA DA MATRIZ, A PRAÇA MARECHAL DEODORO ABRIGA A CATEDRAL METROPOLITANA, O PALÁCIO PIRATINI E O THEATRO SÃO PEDRO. QUANDO OS JACARANDÁS ESTÃO FLORIDOS A PRAÇA GANHA UM COLORIDO ESPECIAL
O MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE PORTO ALEGRE (RS) TRANSFORMA CONCEITOS DE QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA EM BRINCADEIRAS INTERATIVAS COM ESPELHOS, TELEFONE GIGANTESCO SEM FIO E ATÉ UM CHOQUE ELÉTRICO. SÃO CERCA DE 700 EXPERIMENTOS PARA DIVERTIR GENTE DE TODAS AS IDADES.
A PRINCIPAL ATRAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA, EM CAMBARÁ DO SUL (RS), É O CÂNION DO ITAIMBEZINHO, COM 6 KM DE COMPRIMENTO E PAREDÕES DE ATÉ 720 M DE ALTURA
EM AGOSTO ACONTECE O FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO (RS), O MAIOR EVENTO DO GÊNERO NO BRASIL. CINEASTAS, DIRETORES, E ATORES DISCUTEM, DIVULGAM E INCENTIVAM A CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO PAÍS E NA AMÉRICA LATINA.
UM PROGRAMA RELAXANTE EM GRAMADO (RS) É VISITAR O SPA KUROTEL (PACOTES DE DAY SPA SÃO OFERECIDOS PARA QUEM NÃO ESTÁ HOSPEDADO). A PARTE ABERTA AO PÚBLICO TEM MAIS DE 15 SALAS, PARA TRATAMENTOS DERMATOLÓGICOS, E A ESTAÇÃO DAS ÁGUAS, COM CIRCUITO DE BANHOS TÉRMICOS
O LAGO NEGRO, EM GRAMADO (RS), RECEBEU SEU NOME POR ESTAR CERCADO DE ÁRVORES TRAZIDAS DA FLORESTA NEGRA, NA ALEMANHA. CASAIS APAIXONADOS PASSEIAM TRANQUILAMENTE NOS PEDALINHOS ENQUANTO TURISTAS CAMINHAM EM VOLTA DO LAGO.
NO PARQUE DO CARACOL ESTÁ A CACHOEIRA MAIS FAMOSA DE CANELA E DO RIO GRANDE DO SUL. COM 131 M DE ALTURA, A CASCATA DO CARACOL PODE SER APRECIADA A PARTIR DO MIRANTE, DO OBSERVATÓRIO ECOLÓGICO OU APÓS UMA CAMINHADA DE 40 MINUTOS (DESCENDO POR UMA ESCADA COM MAIS DE 700 DEGRAUS) QUE LEVA AO PÉ DA CACHOEIRA. UM PASSEIO DE TRENZINHO , POR CENÁRIOS QUE RECRIAM ANTIGAS VILAS DE IMIGRANTES, É BOM PROGRAMA PARA FAZER COM AS CRIANÇAS.
NADA MELHOR PARA ENFRENTAR O FRIO GAÚCHO DO QUE UM CHIMARRÃO BEM QUENTINHO, BEBIDA TÍPICA DO RIO GRANDE DO SUL
O ROTEIRO DE VISITA DAS VINÍCOLAS DE BENTO GONÇALVES (RS) É QUASE SEMPRE O MESMO: VISITA AOS PARREIRAIS, PROCESSO DE ELABORAÇÃO E DEGUSTAÇÃO
O PARQUE NACIONAL DA SERRA GERAL CONTA COM POUCA ESTRUTURA PARA RECEBER TURISTAS. POUCO IMPORTA: O IMPRESSIONANTE CÂNION DA FORTALEZA, COM 7,5 KM DE EXTENSÃO, 900 M DE PROFUNDIDADE E 1500 M DE LARGURA, VALE A VISITA.
NA ÁREA RURAL DE BENTO GONÇALVES (RS), FICA OS CAMINHOS DE PEDRA. A ESTRADA DE 7 KM TEM 28 CASAS DE PEDRA E MADEIRA DA ÉPOCA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA – ALGUMAS ABERTAS PARA VISITA
AQUI O PALÁCIO PIRATINI, SEDE DO GOVERNO ESTADUAL
imagem - ?
AQUI O PALÁCIO FARROUPILHA
imagem - ?
ESTE EH O RIO URUGUAI
imagem - ?
AQUI UMA PAISAGEM TIPICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. CENA DE CINEMA
imagem - ?
UMA BELA PRAIA DA CIDADE DE TORRES NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
CIDADE DE CANOAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
CIDADE DE GRAMADO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO, AS RUÍNAS DAS MISSÕES SÃO UM DOS MAIORES ATRATIVOS TURÍSTICO DO RIO GRANDE DO SUL, EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
VISTA DE OUTRO ÂNGULO DAS MISSÕES
imagem - ?
PARQUE EÓLICO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL EH UMA DAS 27 UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL. É O ESTADO MAIS MERIDIONAL DO PAÍS, CONTA COM O QUARTO MAIOR PIB.
O QUINTO MAIS POPULOSO E O QUINTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) MAIS ELEVADO.
O ESTADO POSSUI PAPEL MARCANTE NA HISTÓRIA DO BRASIL.
SUA POPULAÇÃO É EM GRANDE PARTE FORMADA POR DESCENDENTES DE PORTUGUESES, ALEMÃES, ITALIANOS, AFRICANOS E INDÍGENAS. EM PEQUENA PARTE POR ESPANHÓIS, POLONESES E FRANCESES, DENTRE OUTROS IMIGRANTES.
EM CERTAS REGIÕES DO ESTADO, COMO A SERRA GAÚCHA E A REGIÃO RURAL DA METADE SUL, AINDA É POSSÍVEL OUVIR DIALETOS DA LÍNGUA ITALIANA E DO ALEMÃO.
SUA POPULAÇÃO CONSTITUI CERCA DE 6% DO NÚMERO DE HABITANTES DO PAÍS.
UM PASSEIO A CAVALO PODE SER ORGANIZADO EM FAZENDAS OU NA REGIÃO DOS CÂNIONS.
SÍNTESE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Capital - Porto Alegre
População estimada 2016(2) - 11.286.500
Área 2015 (km²) - 281.737,947
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 37,96
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 1.435
Número de Municípios - 497
Localização no Brasil
ENTRE OS PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS GAÚCHOS, DESTACAM-SE O ARROZ, A SOJA, O MILHO, A CANA-DE-AÇÚCAR, A LARANJA E O ALHO.
NO RIO GRANDE DO SUL, DESTACAM-SE OS REBANHOS BOVINO, OVINO E SUÍNO. ALÉM DISSO, A CRIAÇÃO DE GALINÁCEOS CHEGA A 112 MILHÕES DE AVES.
O ESTADO ABRIGA GRANDES RESERVAS DE CARVÃO MINERAL E DE CALCÁRIO. A EXTRAÇÃO DE ÁGUA MINERAL É TAMBÉM IMPORTANTE (APROXIMADAMENTE 92 MILHÕES DE LITROS ANUAIS).
ESTA EH A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
ESTE EH O BRASÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

"Um dia quando você perceber que nem tudo na vida foi como você gostaria que fosse, saiba que nem por isso o caminho foi menos valioso ou menos importante. É essa a razão que me faz sempre voltar aqui neste lugar. Não são as coisas que se pode ter para colocar de enfeite na estante, são as lembranças, a emoção que fica, as histórias para contar, os pequenos grandes prazeres que só tem valor quando a gente vive o momento..."


fonte/fotos = Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker/ IBGE / Portal do Governo do Estado / turismoriograndedosul.com.br / 

AGRADECEMOS SUA VISITA E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MERCÊS, MINAS GERAIS - Famosa por seu turismo de eventos, como o Jubileu de Nossa Senhora das Mercês, que acontece na segunda quinzena de setembro; as festividades do Carnaval; Torneio Leiteiro; e Festa da Virada, que movimentam a economia da cidade e da região.

CONHEÇA A CIDADE DE "MERCÊS", MINAS GERAIS, BRASIL SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE MERCÊS, MG. UMA CIDADE ABENÇOADA foto - Thymonthy Becker AQUI O TEMPLO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESCOLA MUNICIPAL EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker IGREJA EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E SEU INTERIOR EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker HOMENS TRABALHANDO NO TELHADO DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker foto - Thymonthy Becker NA HORA CERTA foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das áreas produtivas diversificaram suas ati…

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

BELFAST, IRLANDA DO NORTE - A região tem uma história marcada por grandes conflitos e algumas das principais atrações estão nas ruas das grandes cidades

CONHEÇA "BELFAST", O LADO HISTÓRICO DA IRLANDA DO NORTE Para muitas pessoas, viajar pela Irlanda e Irlanda do Norte é sinônimo de conhecer paisagens naturais, casinhas de interior e ovelhas por todos os lados. Realmente esse é o tipo de paisagem mais frequente pelas estradas desses dois países. Mas o que muitos turistas não sabem ou até esquecem, é que a região tem uma história marcada por grandes conflitos e algumas das principais atrações estão nas ruas das grandes cidades.  É o caso de Belfast, capital da Irlanda do Norte. Se estiver pela ilha esmeralda, não deixe de passar pelo menos dois dias na cidade. O local se tornou capital do país quando a Irlanda se dividiu em duas, em 1920. Foi nessa época que ocorreu uma longa guerra política e religiosa entre protestantes a favor do Reino Unido e católicos separatistas. Depois de anos sangrentos, os cidadãos tentam levar uma vida normal, mas as marcas dessa disputa ainda estão por toda parte.  Apesar de ser marcada e conhecida…

O QUE FAZER NO PANTANAL BRASILEIRO - Em outras palavas: o Pantanal é imenso e merece planejamento para explorar a maior planície alagável do planeta, uma área de 210 mil km² e quase mil espécies de animais, segundo o ICMBio.

O QUE FAZER EM UM PASSEIO PELO PANTANAL BRASILEIRO
Localizada entre o noroeste do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso, no Centro-Oeste brasileiro, a região é dividida em Pantanal Norte (MT), formada por destinos como Cáceres (220 km de Cuiabá), Poconé (102 km) e Barão de Melgaço (110 km); e Pantanal Sul (MS), com destaque para cidades como Miranda (198 km de Campo Grande), Aquidauana (130 km) e Corumbá (420 km).  Em outras palavas: o Pantanal é imenso e merece planejamento para explorar a maior planície alagável do planeta, uma área de 210 mil km² e quase mil espécies de animais, segundo o ICMBio.  CONFIRA ATRAÇÕES  Pantanal Norte  ⇒ Transpantaneira  A MT-060 tem 140 km de extensão, entre Poconé, portal do pantanal mato-grossense, e a localidade de Porto Jofre.  Essa estrada de terra com trechos precários é melhor aproveitada a bordo de carros 4×4. Com 123 pontes – a maioria delas em madeira -, a Transpantaneira é conhecida pelas áreas alagadas que atraem animais em busca de alimen…

SANTANA DO GARAMBÉU, MINAS GERAIS - Com um museu que traz um acervo com diversos objetos e documentos de antigos moradores da cidade, além da famosa Fazenda do Apiário, que proporciona um maravilhoso pôr do sol aos seus visitantes. A cidade cultiva o turismo ecológico por ser dona de belas e deliciosas cachoeiras.

CONHEÇA A CIDADE DE "SANTANA DO GARAMBÉU", MINAS GERAIS, BRASIL Às margens do Rio Grande, Santana do Garambéu está localizada na microrregião do Alto Rio Grande e faz parte do Circuito Serras de Ibitipoca, em Minas Gerais.  A Praça da Matriz de Santana do Garambéu possui um histórico casarão construído pelo fundador da cidade, Antônio Garambéu, e é um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade. De propriedade particular, a visita deve ser agendada por meio da prefeitura da cidade.  (Instituto estrada real)  CHEGANDO NA CIDADE DE SANTANA DE GARAMBÉU, MG(Nilza Ribeiro) A cidade conta também com um museu que traz um acervo com diversos objetos e documentos de antigos moradores da cidade, além da famosa Fazenda do Apiário, que proporciona um maravilhoso pôr do sol aos seus visitantes.  A cidade cultiva o turismo ecológico por ser dona de belas e deliciosas cachoeiras. Nos limites do município é praticada a pesca às margens do Rio Grande. (Instituto estrada real)  CACHOEIRA…

PACUJÁ, CEARÁ - Uma cidade que encanta cada pessoa que passa por lá. Pessoas carismáticas, acolhedoras que tem uma peculiaridade interessante, são muito apaixonadas por política.

CONHEÇA A CIDADE DE "PACUJÁ, CEARÁ, BRASIL PACUJÁ, uma cidade que encanta cada pessoa que passa por lá. Pessoas carismáticas, acolhedoras que tem uma peculiaridade interessante, são muito apaixonadas por política.  Centro da cidade de Pacujá, CE(Alancardé Leopoldino) SERRINHA, PACUJÁ, CEARÁ  A Serrinha é uma espécie de “braço” da Serra da Ibiapaba que se prolonga pelos municípios de Pacujá, Graça, Cariré e Reriutaba. Esta serra, apesar de pequena, concentra um enorme potencial científico, ecológico e turístico.  Caverna Arenítica em Serrinhas, Pacujá, CE(PCdoB / Alancardé Leopoldino) Gruta do Limão ou Furna do Limão em Serrinha, Pacujá, CE(Alancardé Leopoldino) Pedra do Jacaré em Serrinha, Pacujá, CE(Alancardé Leopoldino) Icnofóssil Marinho de 420 Milhões de anos em Serrinha, Pacujá, CE(Alancardé Leopoldino) Numa área de aproximadamente mil hectares, podemos nos deparar com sítios arqueológicos onde foram encontrados artefatos em pedra, feitos pelo homem “pré-histórico”, datados de …

VIRGINÓPOLIS, MINAS GERAIS - Alem da festa da Jabuticaba que acontece anualmente, a cidade possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus

CONHEÇA A CIDADE DE "VIRGINÓPOLIS", MINAS GERAIS, BRASIL A cidade é regionalmente conhecida pela tradicional Festa da Jabuticaba, que ocorre anualmente em setembro. Um aspecto interessante é que, apesar da festa, a cidade não se configura como grande produtor da fruta.  Outro aspecto cultural interessante é a presença da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, que possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus, construídos pelos próprios moradores da cidade em mutirões realizados no fim da década de 1980.  CASARÃO NA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) CENTRO DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
UMA DAS MAIORES ESCADARIAS …

TRÊS CORAÇÕES, MINAS GERAIS - Três boiadeiros vindos de Goiás se renderam aos encantos de três moças da localidade e conquistaram os três corações. Assim reza a lenda

CONHEÇA A CIDADE DE "TRÊS CORAÇÕES", MINAS GERAIS, BRASIL DA JANELA DO TREM CASA PELÉ A Casa Pelé foi construída baseada nas memórias de Dona Celeste Arantes do Nascimento e seu irmão Jorge, respectivamente mãe e tio do Pelé. Como não havia registro fotográfico nem descritivo da mesma, o resgate dessas informações foi de vital importância para o sucesso da obra. Na Casa, foram utilizadas técnicas de envelhecimento que transportaram uma obra construída recentemente para o ano de 1940, data de nascimento de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Os móveis e objetos existentes são fiéis à década de 40 e foram adquiridos através de uma pesquisa realizada durante três anos em fazendas, brechós e antiquários. O rádio tocando músicas da época, o fogão à lenha e as lâmpadas de baixa voltagem imprimem uma sensação de volta ao passado. Com aproximadamente 15.000 visitantes em apenas 8 meses de existência, a Casa já recebeu a visita de 28 países além de turistas de todas as regiões do…

TOCANTINÓPOLIS, TOCANTINS - Com belíssimas praias, ilhas e trilhas, Tocantinópolis, “Terra do Padre João” sempre será Eterna Boa Vista

CONHEÇA A CIDADE DE "TOCANTINÓPOLIS, TOCANTINS, BRASIL foto - Thymonthy Becker A cidade de Tocantinópolis, Tocantins, vista da cidade de Porto Franco no Maranhão. O Rio Tocantins eh a divisa natural entre as duas cidades e os Estados. De balsa você vai de uma cidade a outra (de um estado a outro) em poucos minutos, por terra você deverá trafegar por 85 km
foto - Thymonthy Becker  Rua XV de Novembro em Tocantinópolis, Tocantins
foto - ?
Alunos do projeto Rondon em Tocantinópolis, Tocantins
foto - ?
foto - ?
praia de água doce em Tocantinópolis, Tocantins
foto - ?
foto - ?
praia da Santa em Tocantinópolis, Tocantins
foto - Dirceu Leno Orla do Porto em Tocantinópolis, Tocantins
Universidade Federal do Tocantins, Campos de Tocantinópolis, Tocantins
Praia do Nilson em Tocantinópolis, Tocantins
foto - ? Corredeiras do Rio Mumbuca em Tocantinópolis, Tocantins
foto - ?
foto - ?
O Rio Mumbuca passando por Tocantinópolis, Tocantins
foto - ?
A Ilha Santa, como eh conhecida, tem a imagem de de uma santa…