Pular para o conteúdo principal

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA, MINAS GERAIS - Uma das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil eh um lugar privilegiado para prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico




CONHEÇA O "PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA", MINAS GERAIS, BRASIL DA JANELA DO TREM
Criado em 1972 para preservar a nascente do Rio São Francisco, tem paisagens exuberantes onde predominam os Campos de Altitude e o Cerrado. É obrigatório contratar guia para a travessia entre a parte alta e a baixa da Casca d'Anta, única queda dentro da área de preservação. No entanto, o acesso é complicado para a maioria das atrações - a companhia de um monitor torna os passeios mais seguros.
GAVIÕES-CARCARÁ NA CIDADE DE SÃO ROQUE DE MINAS, NA SERRA DA CANASTRA, EM MINAS GERAIS.
Vale lembrar que no pequeno Centro de Visitantes não é possível contratar guias. Com um pouco de sorte, é possível encontrar belos animais no parque: veado campeiro, tamanduás-bandeiras, lobos-guarás e tatus-canastra.
Acesso:
O caminho mais usado é a MG-341, via Piumhi. São 58 km até São Roque de Minas e mais 7 km até a Portaria São Roque, a principal do parque. Além dela, há outras três portarias: no município de Sacramento, no distrito de São João Batista e no acesso à parte baixa da Casca d'Anta, em São José do Barreiro. Entre as portarias São Roque e Sacramento, por dentro do parque, são 70 km de estrada ruim, que alterna trechos de terra e pedras. As cidades mais próximas da portaria Sacramento são a própria Sacramento (79 km) e Delfinópolis (84 km), ambas com acesso por estradas de terra. Para quem chega de Araxá, a portaria mais próxima é a São João Batista.
PÁSSARO NA SERRA DA CANASTRA, EM MINAS GERAIS
Podendo chegar a 50 quilos e medir 1,2 metro de comprimento, o tatu-canastra é o maior membro de sua família (Dasypodidae). Possui garras enormes que usa para cavar buracos em busca de formigas, cupins. A espécie é visada por caçadores devido ao seu grande porte. O desmatamento é outra ameaça que coloca o mamífero na categoria vulnerável na lista vermelha de animais ameaçados da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês)
Melhor época: 
As estradas tendem a piorar de novembro a março, época de chuvas. Nesse período, pode haver trechos intransitáveis para veículos de passeio. Informe-se antes de ir. Informações: Instituto Chico Mendes, 3433-1326 (São Roque de Minas). O parque funciona entre 8h e 18h, com entrada até 16h. R$ 7,50
PATOS DA ESPÉCIE MERGULHÃO VIVEM NAS ÁGUAS DO PARQUE
BEM VINDO AO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA. O PARQUE DO RIO SÃO FRANCISCO
A CACHOEIRA CASCA D'ANTA, COM 186 METROS, É O SÍMBOLO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA
foto - Ivan Carneiro
O ENCANTO DAS ÁGUAS 
“Enquanto tive diante dos meus olhos a Serra da Canastra, desfrutei de um panorama maravilhoso. À direita descortinava uma vasta extensão de campinas e à esquerda tinha a serra, do alto da qual jorravam quatro cascatas.” 
Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) em “Viagem às nascentes do rio São Francisco”
AQUI A SERRA DA CANASTRA QUE TEM A FORMA DE UM BAÚ.
imagem - M. Graça
HISTÓRIA
A SERRA DA CANASTRA É UMA CADEIA MONTANHOSA LOCALIZADA NO CENTRO-SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA É UM DOS MAIS IMPORTANTES PARQUES NACIONAIS BRASILEIROS, CRIADO EM 1972 ATRAVÉS DO DECRETO 70.355 DE 1972.
POR AQUI PASSA O RIO SÃO FRANCISCO, SOBRE O QUAL E CONFORME ESTUDOS RECENTES, TÊM SUA NASCENTE REAL E GEOGRÁFICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MEDEIROS, MINAS GERAIS.
NA SERRA DA CANASTRA, NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE DE MINAS, ENCONTRA-SE A APROXIMADAMENTE 1200 METROS DE ALTITUDE A CHAMADA NASCENTE HISTÓRICA, A QUAL POR MUITO TEMPO SE PENSOU SER A NASCENTE REAL.
PREVISTO COM UMA ÁREA INICIAL DE 200 MIL HECTARES O PARQUE NACIONAL SÓ SE EFETIVOU EM UMA ÁREA DE 71.525 HA E ISTO ATÉ HOJE É CAUSA DE MUITO CONFLITO NA REGIÃO, DEVIDO À INTENÇÃO DO IBAMA DE DESAPROPRIAR O RESTANTE DA ÁREA ORIGINALMENTE PREVISTA.
ORIGEM DO NOME
A SERRA DA CANASTRA TEM O FORMATO DE UM BAÚ, DAÍ A ORIGEM DO NOME, POIS CANASTRA É UM TIPO DE BAÚ ANTIGO. 
VEJA AGORA A BELEZA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA COM SUAS SERRAS, NASCENTES, RIOS, FAUNA E FLORA.
imagem - Wikipédia
A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.
CHEGAR À SERRA DA CANASTRA JÁ FOI SINÔNIMO DE AVENTURA, HOJE, DESDE QUE O ASFALTO FACILITOU O ACESSO, AS FAMÍLIAS DOMINAM A REGIÃO
imagem - Wikipédia
A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São roque de Minas. Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do “velho Chico”.
imagem - Wikipédia
O PARQUE
O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA É ADMINISTRADO PELO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO).
A CACHOEIRA CASCA D'ANTA COM APROXIMADAMENTE 186 METROS DE ALTURA É UM DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DO PARQUE, SAINDO DE UM CORTE NATURAL DA SERRA DE APROXIMADAMENTE 144 METROS, OU SEJA, A ALTURA DA SERRA CHEGA A 330 METROS. O RIO SÃO FRANCISCO NASCE 14 QUILÔMETROS ANTES DESTA SUA QUEDA PRINCIPAL.
O PARQUE PROTEGE UM CENÁRIO DE RARA BELEZA, SUA VEGETAÇÃO DE TRANSIÇÃO ENTRE A "BORDA DA MATA ATLÂNTICA" E O "INÍCIO DO CERRADO", COM PREDOMINÂNCIA DE CAMPOS DE ALTITUDE QUE ABRIGAM INÚMERAS ESPÉCIES DA FAUNA E DA FLORA DO CERRADO, COMO O LOBO GUARÁ, O TAMANDUÁ-BANDEIRA, O VEADO-CAMPEIRO, DIVERSOS GAVIÕES E ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO COMO O PATO MERGULHÃO E O TATU-CANASTRA.
AQUI A ENTRADA PARA O PARQUE
imagem - Leandro Durães
A região é o berço de muitos rios que ajudam a formar as bacias do São Francisco e do Paraná. Rios de uma infância ruidosa, cheia de corredeiras e cachoeiras que passam dos 200 metros de altura.
A paisagem se alterna entre campos rupestres cheios de delicadas flores, cerrado típico e matas de galerias com exuberante vegetação atlântica. É nesse ambiente que vivem protegidas espécies de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o tatu-canastra e o pato mergulhão.
foto - ?


A vida rural mantém as velhas tradições da cultura da região, como a arquitetura do século 19, os muros de pedra sem cimento, o queijo canastra e o carro de boi.
Tudo forma um conjunto de rara beleza ainda preservado e fiel à descrição apaixonada do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire.
foto - ?
Canastra Velha
Os visitantes da Serra da Canastra que passam por São Roque de Minas têm um lugar especial para saborear um café expresso: a Canastra Velha, cafeteria que funciona ao lado da sede da Tamanduá Ecoturismo e da Pousada Caminho da Serra.
foto - www.serradacanastra.com.br
foto - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
POUSADA FAZENDINHA
O Fazendinha da Canastra oferece um restaurante no local e vista panorâmica para uma paisagem cinematográfica. Este hotel-fazenda rural está localizado em Vargem Bonita e oferece um ambiente relaxante, onde você pode desfrutar da natureza e ao mesmo tempo manter-se informado graças ao WiFi, que está disponível gratuitamente.
A acomodação dispõe de sacada, varanda térrea e banheiro privativo com chuveiro. Os quartos têm vista do jardim e das montanhas. Uma área de estar ao ar livre e roupa de cama são confortos extras ao seu dispor.
foto - ?
POUSADA MIRANTE DA CANASTRA 
foto - ?
foto - ?
RESERVA DO CERRADÃO
A hospedagem mais diferenciada e charmosa da Serra da Canastra. Um lugar para você se sentir literalmente em casa, com conforto, dentro de uma reserva ecológica particular e diante de uma paisagem única.
A Casa do Alecrim fica numa colina em frente à RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da Cachoeira do Cerradão, a 6 km de São Roque de Minas. De qualquer ponto da construção você terá uma bela vista de 360 graus da região.
POUSADA CAMINHO DA SERRA
O nome já diz: a pousada fica no caminho da serra, bem no início da estrada que liga São Roque de Minas ao Parque Nacional. A localização é mesmo privilegiada: a pousada tem vista das serras da Canastra e da Babilônia e está a menos de 2 mil metros do centro da cidade.
Os apartamentos foram construídos em vários blocos de sobrados onde o acesso ao piso superior é feito através de rampas de madeira. A área construída de cada apartamento é de 27 metros quadrados e todos têm TV, frigobar, ventilador de teto, internet wi-fi e varanda com rede e entrada independente.


foto - ?
foto - ?
VALE A PENA
Você não pode perder! Passeio de pôr-do-sol com trilha off-road à bordo do lendário Engesa EE-25 6×6, viatura símbolo da época áurea da indústria bélica brasileira na década de 80, fabricado pela Engesa, esse modelo de 1989, com tração 6×6 e caixa reduzida, teve 90% de sua produção exportada para a Europa e África. Percurso de aproximadamente 10km até o topo do Mirante da Chinela, à 1200 metros de altitude, com visão 360º, avistando 3 municípios e o paredão leste do Chapadão da Canastra! A subida será realizada ainda de dia e a descida à noite, após o pôr-do-sol, apenas com as luzes do EE-25! Duração de 3 horas. R$35,00 por pessoa. Mínimo de 12 pessoas.
O bs.: É expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas durante as atividades.
foto - ?
foto - ?
imagem - Aender Arcos
imagem - Leandro Durães
imagem - Leandro Durães
imagem - Leandro Durães
A ÁGUA É O FATOR PREPONDERANTE NO PARQUE, CUJAS NASCENTES, QUE CHEGAM A CENTENAS, SURGEM EM FUNÇÃO DA UMIDADE QUE A ROCHA FRIA ABSORVE DO AR, PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DA NOITE.
AQUI PODEMOS VER A PRINCIPAL CACHOEIRA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA. A CACHOEIRA CASCA D'ANTAS AO FUNDO.
imagem - Samuel Marcos
CACHOEIRA DA MATA
imagem - Lana Maria
QUEDA DA CASCA D'ANTAS. A PRINCIPAL DO PARQUE. 186 METROS DE QUEDA LIVRE.
imagem - Leandro Durães
CACHOEIRA DO CERRADÃO
imagem - Lana Maria

INICIO DA QUEDA DA CASCA D'ANTAS
imagem - Wikipédia
O ABISMO DA CASCA D'ANTAS
imagem - Samuel Marcos
CASCA D'ANTAS POR INTEIRO
imagem - Leandro Durães
CACHOEIRA DO FUNDÃO
imagem - Leandro Durães
CACHOEIRA DO ROLIN
imagem - Lana Maria
CAMINHO PARA A NASCENTE DO RIO SÃO FRANCISCO
imagem - Samuel marcos
VISTA GERAL DA CASCA D'ANTAS NA FENDA DA MONTANHA
imagem - Leandro Durães
FLORES NO CAMINHO DAS CACHOEIRAS
imagem - Leandro Durães
SEMPRE VIVIA, SEMPRE PRESENTE
imagem - Lana Maria
Atenção
O horário de entrada no Parque Nacional da Serra da Canastra é até as 16h00. Saída até as 18h00. Horários alternativos somente com prévia autorização da chefia do Parque;
O acesso ao Parque Nacional e demais atrações é por terra. As condições de tráfego podem ser precárias em época de chuva. Informe-se previamente.
imagem - Mundi
AQUI A NASCENTE HISTÓRICA DO RIO SÃO FRANCISCO / NASCENTE VERDADEIRA NÃO EH AQUI. ANTIGAMENTE ACREDITAVA-SE QUE ELE NASCIA AQUI. DEPOIS DESCOBRIRAM QUE NÃO.
imagem - Leandro Durães
PISCINAS NATURAIS DO RIO SÃO FRANCISCO
imagem - Samuel Marcos
UMA DAS MUITAS NASCENTES DO PARQUE
imagem - Samuel Marcos
SÃO FRANCISCO PROTEGENDO A NASCENTE DO RIO QUE LEVA SEU NOME
imagem - Lana Maria
O LOBO GUARÁ EH COMUM NA REGIÃO
imagem - Adílson Morales
Maior canídeo brasileiro, o lobo-guará encara seu perseguidor na serra da Canastra, em Minas Gerais. O tom da pelagem do animal se confunde com o dos altos capins típicos do Cerrado.
SÃO FRANCISCO E A NASCENTE REAL DO VELHO CHICO / O RIO SÃO FRANCISCO REALMENTE NASCE AQUI
imagem - ?
O RIO SERPENTEANDO A SERRA
imagem - ?
Saint-Hilair
O naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) faz parte daquele grupo fascinante de cientistas que transformaram o mundo em seu laboratório. Botânico, sua obra ficou eternizada no nome científico das muitas espécies que descobriu e descreveu. Pode-se dizer que ele dedicou a vida às plantas e ao Brasil, onde chegou com 37 anos, viajou durante 6 anos e recolheu uma coleção fabulosa: 30 mil exemplares de plantas de 7 mil espécies, das quais 4.500 até então desconhecidas. O estudo desse acervo foi a razão de sua vida depois que voltou à França.
TAMANDUÁ NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CANASTRA
VALEU OU NÃO VALEU A VISITA
MELHOR, SÓ INDO VER DE PERTO.

fonte/fotos - Wikipédia / Thymonthy Becker / Divulgação / viajeaqui.abril.com.br / Projeto Tatu Canastra / Instituto Chico mendes / serradacanastra.com.br / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MERCÊS, MINAS GERAIS - Famosa por seu turismo de eventos, como o Jubileu de Nossa Senhora das Mercês, que acontece na segunda quinzena de setembro; as festividades do Carnaval; Torneio Leiteiro; e Festa da Virada, que movimentam a economia da cidade e da região.

CONHEÇA A CIDADE DE "MERCÊS", MINAS GERAIS, BRASIL SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE MERCÊS, MG. UMA CIDADE ABENÇOADA foto - Thymonthy Becker AQUI O TEMPLO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESCOLA MUNICIPAL EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker IGREJA EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E SEU INTERIOR EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker HOMENS TRABALHANDO NO TELHADO DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker foto - Thymonthy Becker NA HORA CERTA foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das áreas produtivas diversificaram suas ati…

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

BELFAST, IRLANDA DO NORTE - A região tem uma história marcada por grandes conflitos e algumas das principais atrações estão nas ruas das grandes cidades

CONHEÇA "BELFAST", O LADO HISTÓRICO DA IRLANDA DO NORTE Para muitas pessoas, viajar pela Irlanda e Irlanda do Norte é sinônimo de conhecer paisagens naturais, casinhas de interior e ovelhas por todos os lados. Realmente esse é o tipo de paisagem mais frequente pelas estradas desses dois países. Mas o que muitos turistas não sabem ou até esquecem, é que a região tem uma história marcada por grandes conflitos e algumas das principais atrações estão nas ruas das grandes cidades.  É o caso de Belfast, capital da Irlanda do Norte. Se estiver pela ilha esmeralda, não deixe de passar pelo menos dois dias na cidade. O local se tornou capital do país quando a Irlanda se dividiu em duas, em 1920. Foi nessa época que ocorreu uma longa guerra política e religiosa entre protestantes a favor do Reino Unido e católicos separatistas. Depois de anos sangrentos, os cidadãos tentam levar uma vida normal, mas as marcas dessa disputa ainda estão por toda parte.  Apesar de ser marcada e conhecida…

O QUE FAZER NO PANTANAL BRASILEIRO - Em outras palavas: o Pantanal é imenso e merece planejamento para explorar a maior planície alagável do planeta, uma área de 210 mil km² e quase mil espécies de animais, segundo o ICMBio.

O QUE FAZER EM UM PASSEIO PELO PANTANAL BRASILEIRO
Localizada entre o noroeste do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso, no Centro-Oeste brasileiro, a região é dividida em Pantanal Norte (MT), formada por destinos como Cáceres (220 km de Cuiabá), Poconé (102 km) e Barão de Melgaço (110 km); e Pantanal Sul (MS), com destaque para cidades como Miranda (198 km de Campo Grande), Aquidauana (130 km) e Corumbá (420 km).  Em outras palavas: o Pantanal é imenso e merece planejamento para explorar a maior planície alagável do planeta, uma área de 210 mil km² e quase mil espécies de animais, segundo o ICMBio.  CONFIRA ATRAÇÕES  Pantanal Norte  ⇒ Transpantaneira  A MT-060 tem 140 km de extensão, entre Poconé, portal do pantanal mato-grossense, e a localidade de Porto Jofre.  Essa estrada de terra com trechos precários é melhor aproveitada a bordo de carros 4×4. Com 123 pontes – a maioria delas em madeira -, a Transpantaneira é conhecida pelas áreas alagadas que atraem animais em busca de alimen…

SANTANA DO GARAMBÉU, MINAS GERAIS - Com um museu que traz um acervo com diversos objetos e documentos de antigos moradores da cidade, além da famosa Fazenda do Apiário, que proporciona um maravilhoso pôr do sol aos seus visitantes. A cidade cultiva o turismo ecológico por ser dona de belas e deliciosas cachoeiras.

CONHEÇA A CIDADE DE "SANTANA DO GARAMBÉU", MINAS GERAIS, BRASIL Às margens do Rio Grande, Santana do Garambéu está localizada na microrregião do Alto Rio Grande e faz parte do Circuito Serras de Ibitipoca, em Minas Gerais.  A Praça da Matriz de Santana do Garambéu possui um histórico casarão construído pelo fundador da cidade, Antônio Garambéu, e é um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade. De propriedade particular, a visita deve ser agendada por meio da prefeitura da cidade.  (Instituto estrada real)  CHEGANDO NA CIDADE DE SANTANA DE GARAMBÉU, MG(Nilza Ribeiro) A cidade conta também com um museu que traz um acervo com diversos objetos e documentos de antigos moradores da cidade, além da famosa Fazenda do Apiário, que proporciona um maravilhoso pôr do sol aos seus visitantes.  A cidade cultiva o turismo ecológico por ser dona de belas e deliciosas cachoeiras. Nos limites do município é praticada a pesca às margens do Rio Grande. (Instituto estrada real)  CACHOEIRA…

PACUJÁ, CEARÁ - Uma cidade que encanta cada pessoa que passa por lá. Pessoas carismáticas, acolhedoras que tem uma peculiaridade interessante, são muito apaixonadas por política.

CONHEÇA A CIDADE DE "PACUJÁ, CEARÁ, BRASIL PACUJÁ, uma cidade que encanta cada pessoa que passa por lá. Pessoas carismáticas, acolhedoras que tem uma peculiaridade interessante, são muito apaixonadas por política.  Centro da cidade de Pacujá, CE(Alancardé Leopoldino) SERRINHA, PACUJÁ, CEARÁ  A Serrinha é uma espécie de “braço” da Serra da Ibiapaba que se prolonga pelos municípios de Pacujá, Graça, Cariré e Reriutaba. Esta serra, apesar de pequena, concentra um enorme potencial científico, ecológico e turístico.  Caverna Arenítica em Serrinhas, Pacujá, CE(PCdoB / Alancardé Leopoldino) Gruta do Limão ou Furna do Limão em Serrinha, Pacujá, CE(Alancardé Leopoldino) Pedra do Jacaré em Serrinha, Pacujá, CE(Alancardé Leopoldino) Icnofóssil Marinho de 420 Milhões de anos em Serrinha, Pacujá, CE(Alancardé Leopoldino) Numa área de aproximadamente mil hectares, podemos nos deparar com sítios arqueológicos onde foram encontrados artefatos em pedra, feitos pelo homem “pré-histórico”, datados de …

VIRGINÓPOLIS, MINAS GERAIS - Alem da festa da Jabuticaba que acontece anualmente, a cidade possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus

CONHEÇA A CIDADE DE "VIRGINÓPOLIS", MINAS GERAIS, BRASIL A cidade é regionalmente conhecida pela tradicional Festa da Jabuticaba, que ocorre anualmente em setembro. Um aspecto interessante é que, apesar da festa, a cidade não se configura como grande produtor da fruta.  Outro aspecto cultural interessante é a presença da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, que possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus, construídos pelos próprios moradores da cidade em mutirões realizados no fim da década de 1980.  CASARÃO NA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) CENTRO DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
UMA DAS MAIORES ESCADARIAS …

TRÊS CORAÇÕES, MINAS GERAIS - Três boiadeiros vindos de Goiás se renderam aos encantos de três moças da localidade e conquistaram os três corações. Assim reza a lenda

CONHEÇA A CIDADE DE "TRÊS CORAÇÕES", MINAS GERAIS, BRASIL DA JANELA DO TREM CASA PELÉ A Casa Pelé foi construída baseada nas memórias de Dona Celeste Arantes do Nascimento e seu irmão Jorge, respectivamente mãe e tio do Pelé. Como não havia registro fotográfico nem descritivo da mesma, o resgate dessas informações foi de vital importância para o sucesso da obra. Na Casa, foram utilizadas técnicas de envelhecimento que transportaram uma obra construída recentemente para o ano de 1940, data de nascimento de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Os móveis e objetos existentes são fiéis à década de 40 e foram adquiridos através de uma pesquisa realizada durante três anos em fazendas, brechós e antiquários. O rádio tocando músicas da época, o fogão à lenha e as lâmpadas de baixa voltagem imprimem uma sensação de volta ao passado. Com aproximadamente 15.000 visitantes em apenas 8 meses de existência, a Casa já recebeu a visita de 28 países além de turistas de todas as regiões do…

TOCANTINÓPOLIS, TOCANTINS - Com belíssimas praias, ilhas e trilhas, Tocantinópolis, “Terra do Padre João” sempre será Eterna Boa Vista

CONHEÇA A CIDADE DE "TOCANTINÓPOLIS, TOCANTINS, BRASIL foto - Thymonthy Becker A cidade de Tocantinópolis, Tocantins, vista da cidade de Porto Franco no Maranhão. O Rio Tocantins eh a divisa natural entre as duas cidades e os Estados. De balsa você vai de uma cidade a outra (de um estado a outro) em poucos minutos, por terra você deverá trafegar por 85 km
foto - Thymonthy Becker  Rua XV de Novembro em Tocantinópolis, Tocantins
foto - ?
Alunos do projeto Rondon em Tocantinópolis, Tocantins
foto - ?
foto - ?
praia de água doce em Tocantinópolis, Tocantins
foto - ?
foto - ?
praia da Santa em Tocantinópolis, Tocantins
foto - Dirceu Leno Orla do Porto em Tocantinópolis, Tocantins
Universidade Federal do Tocantins, Campos de Tocantinópolis, Tocantins
Praia do Nilson em Tocantinópolis, Tocantins
foto - ? Corredeiras do Rio Mumbuca em Tocantinópolis, Tocantins
foto - ?
foto - ?
O Rio Mumbuca passando por Tocantinópolis, Tocantins
foto - ?
A Ilha Santa, como eh conhecida, tem a imagem de de uma santa…