Pular para o conteúdo principal

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA, MINAS GERAIS - Uma das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil eh um lugar privilegiado para prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico




CONHEÇA O "PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA", MINAS GERAIS, BRASIL
Criado em 1972 para preservar a nascente do Rio São Francisco, tem paisagens exuberantes onde predominam os Campos de Altitude e o Cerrado. É obrigatório contratar guia para a travessia entre a parte alta e a baixa da Casca d'Anta, única queda dentro da área de preservação. No entanto, o acesso é complicado para a maioria das atrações - a companhia de um monitor torna os passeios mais seguros.
GAVIÕES-CARCARÁ NA CIDADE DE SÃO ROQUE DE MINAS, NA SERRA DA CANASTRA, EM MINAS GERAIS.
Vale lembrar que no pequeno Centro de Visitantes não é possível contratar guias. Com um pouco de sorte, é possível encontrar belos animais no parque: veado campeiro, tamanduás-bandeiras, lobos-guarás e tatus-canastra.
Acesso:
O caminho mais usado é a MG-341, via Piumhi. São 58 km até São Roque de Minas e mais 7 km até a Portaria São Roque, a principal do parque. Além dela, há outras três portarias: no município de Sacramento, no distrito de São João Batista e no acesso à parte baixa da Casca d'Anta, em São José do Barreiro. Entre as portarias São Roque e Sacramento, por dentro do parque, são 70 km de estrada ruim, que alterna trechos de terra e pedras. As cidades mais próximas da portaria Sacramento são a própria Sacramento (79 km) e Delfinópolis (84 km), ambas com acesso por estradas de terra. Para quem chega de Araxá, a portaria mais próxima é a São João Batista.
PÁSSARO NA SERRA DA CANASTRA, EM MINAS GERAIS
Podendo chegar a 50 quilos e medir 1,2 metro de comprimento, o tatu-canastra é o maior membro de sua família (Dasypodidae). Possui garras enormes que usa para cavar buracos em busca de formigas, cupins. A espécie é visada por caçadores devido ao seu grande porte. O desmatamento é outra ameaça que coloca o mamífero na categoria vulnerável na lista vermelha de animais ameaçados da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês)
Melhor época: 
As estradas tendem a piorar de novembro a março, época de chuvas. Nesse período, pode haver trechos intransitáveis para veículos de passeio. Informe-se antes de ir. Informações: Instituto Chico Mendes, 3433-1326 (São Roque de Minas). O parque funciona entre 8h e 18h, com entrada até 16h. R$ 7,50
PATOS DA ESPÉCIE MERGULHÃO VIVEM NAS ÁGUAS DO PARQUE
BEM VINDO AO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA. O PARQUE DO RIO SÃO FRANCISCO
A CACHOEIRA CASCA D'ANTA, COM 186 METROS, É O SÍMBOLO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA
foto - Ivan Carneiro
O ENCANTO DAS ÁGUAS 
“Enquanto tive diante dos meus olhos a Serra da Canastra, desfrutei de um panorama maravilhoso. À direita descortinava uma vasta extensão de campinas e à esquerda tinha a serra, do alto da qual jorravam quatro cascatas.” 
Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) em “Viagem às nascentes do rio São Francisco”
AQUI A SERRA DA CANASTRA QUE TEM A FORMA DE UM BAÚ.
imagem - M. Graça
HISTÓRIA
A SERRA DA CANASTRA É UMA CADEIA MONTANHOSA LOCALIZADA NO CENTRO-SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA É UM DOS MAIS IMPORTANTES PARQUES NACIONAIS BRASILEIROS, CRIADO EM 1972 ATRAVÉS DO DECRETO 70.355 DE 1972.
POR AQUI PASSA O RIO SÃO FRANCISCO, SOBRE O QUAL E CONFORME ESTUDOS RECENTES, TÊM SUA NASCENTE REAL E GEOGRÁFICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MEDEIROS, MINAS GERAIS.
NA SERRA DA CANASTRA, NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE DE MINAS, ENCONTRA-SE A APROXIMADAMENTE 1200 METROS DE ALTITUDE A CHAMADA NASCENTE HISTÓRICA, A QUAL POR MUITO TEMPO SE PENSOU SER A NASCENTE REAL.
PREVISTO COM UMA ÁREA INICIAL DE 200 MIL HECTARES O PARQUE NACIONAL SÓ SE EFETIVOU EM UMA ÁREA DE 71.525 HA E ISTO ATÉ HOJE É CAUSA DE MUITO CONFLITO NA REGIÃO, DEVIDO À INTENÇÃO DO IBAMA DE DESAPROPRIAR O RESTANTE DA ÁREA ORIGINALMENTE PREVISTA.
ORIGEM DO NOME
A SERRA DA CANASTRA TEM O FORMATO DE UM BAÚ, DAÍ A ORIGEM DO NOME, POIS CANASTRA É UM TIPO DE BAÚ ANTIGO. 
VEJA AGORA A BELEZA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA COM SUAS SERRAS, NASCENTES, RIOS, FAUNA E FLORA.
imagem - Wikipédia
A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.
CHEGAR À SERRA DA CANASTRA JÁ FOI SINÔNIMO DE AVENTURA, HOJE, DESDE QUE O ASFALTO FACILITOU O ACESSO, AS FAMÍLIAS DOMINAM A REGIÃO
imagem - Wikipédia
A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São roque de Minas. Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do “velho Chico”.
imagem - Wikipédia
O PARQUE
O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA É ADMINISTRADO PELO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO).
A CACHOEIRA CASCA D'ANTA COM APROXIMADAMENTE 186 METROS DE ALTURA É UM DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DO PARQUE, SAINDO DE UM CORTE NATURAL DA SERRA DE APROXIMADAMENTE 144 METROS, OU SEJA, A ALTURA DA SERRA CHEGA A 330 METROS. O RIO SÃO FRANCISCO NASCE 14 QUILÔMETROS ANTES DESTA SUA QUEDA PRINCIPAL.
O PARQUE PROTEGE UM CENÁRIO DE RARA BELEZA, SUA VEGETAÇÃO DE TRANSIÇÃO ENTRE A "BORDA DA MATA ATLÂNTICA" E O "INÍCIO DO CERRADO", COM PREDOMINÂNCIA DE CAMPOS DE ALTITUDE QUE ABRIGAM INÚMERAS ESPÉCIES DA FAUNA E DA FLORA DO CERRADO, COMO O LOBO GUARÁ, O TAMANDUÁ-BANDEIRA, O VEADO-CAMPEIRO, DIVERSOS GAVIÕES E ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO COMO O PATO MERGULHÃO E O TATU-CANASTRA.
AQUI A ENTRADA PARA O PARQUE
imagem - Leandro Durães
A região é o berço de muitos rios que ajudam a formar as bacias do São Francisco e do Paraná. Rios de uma infância ruidosa, cheia de corredeiras e cachoeiras que passam dos 200 metros de altura.
A paisagem se alterna entre campos rupestres cheios de delicadas flores, cerrado típico e matas de galerias com exuberante vegetação atlântica. É nesse ambiente que vivem protegidas espécies de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o tatu-canastra e o pato mergulhão.
foto - ?


A vida rural mantém as velhas tradições da cultura da região, como a arquitetura do século 19, os muros de pedra sem cimento, o queijo canastra e o carro de boi.
Tudo forma um conjunto de rara beleza ainda preservado e fiel à descrição apaixonada do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire.
foto - ?
Canastra Velha
Os visitantes da Serra da Canastra que passam por São Roque de Minas têm um lugar especial para saborear um café expresso: a Canastra Velha, cafeteria que funciona ao lado da sede da Tamanduá Ecoturismo e da Pousada Caminho da Serra.
foto - www.serradacanastra.com.br
foto - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
POUSADA FAZENDINHA
O Fazendinha da Canastra oferece um restaurante no local e vista panorâmica para uma paisagem cinematográfica. Este hotel-fazenda rural está localizado em Vargem Bonita e oferece um ambiente relaxante, onde você pode desfrutar da natureza e ao mesmo tempo manter-se informado graças ao WiFi, que está disponível gratuitamente.
A acomodação dispõe de sacada, varanda térrea e banheiro privativo com chuveiro. Os quartos têm vista do jardim e das montanhas. Uma área de estar ao ar livre e roupa de cama são confortos extras ao seu dispor.
foto - ?
POUSADA MIRANTE DA CANASTRA 
foto - ?
foto - ?
RESERVA DO CERRADÃO
A hospedagem mais diferenciada e charmosa da Serra da Canastra. Um lugar para você se sentir literalmente em casa, com conforto, dentro de uma reserva ecológica particular e diante de uma paisagem única.
A Casa do Alecrim fica numa colina em frente à RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da Cachoeira do Cerradão, a 6 km de São Roque de Minas. De qualquer ponto da construção você terá uma bela vista de 360 graus da região.
POUSADA CAMINHO DA SERRA
O nome já diz: a pousada fica no caminho da serra, bem no início da estrada que liga São Roque de Minas ao Parque Nacional. A localização é mesmo privilegiada: a pousada tem vista das serras da Canastra e da Babilônia e está a menos de 2 mil metros do centro da cidade.
Os apartamentos foram construídos em vários blocos de sobrados onde o acesso ao piso superior é feito através de rampas de madeira. A área construída de cada apartamento é de 27 metros quadrados e todos têm TV, frigobar, ventilador de teto, internet wi-fi e varanda com rede e entrada independente.


foto - ?
foto - ?
VALE A PENA
Você não pode perder! Passeio de pôr-do-sol com trilha off-road à bordo do lendário Engesa EE-25 6×6, viatura símbolo da época áurea da indústria bélica brasileira na década de 80, fabricado pela Engesa, esse modelo de 1989, com tração 6×6 e caixa reduzida, teve 90% de sua produção exportada para a Europa e África. Percurso de aproximadamente 10km até o topo do Mirante da Chinela, à 1200 metros de altitude, com visão 360º, avistando 3 municípios e o paredão leste do Chapadão da Canastra! A subida será realizada ainda de dia e a descida à noite, após o pôr-do-sol, apenas com as luzes do EE-25! Duração de 3 horas. R$35,00 por pessoa. Mínimo de 12 pessoas.
O bs.: É expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas durante as atividades.
foto - ?
foto - ?
imagem - Aender Arcos
imagem - Leandro Durães
imagem - Leandro Durães
imagem - Leandro Durães
A ÁGUA É O FATOR PREPONDERANTE NO PARQUE, CUJAS NASCENTES, QUE CHEGAM A CENTENAS, SURGEM EM FUNÇÃO DA UMIDADE QUE A ROCHA FRIA ABSORVE DO AR, PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DA NOITE.
AQUI PODEMOS VER A PRINCIPAL CACHOEIRA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA. A CACHOEIRA CASCA D'ANTAS AO FUNDO.
imagem - Samuel Marcos
CACHOEIRA DA MATA
imagem - Lana Maria
QUEDA DA CASCA D'ANTAS. A PRINCIPAL DO PARQUE. 186 METROS DE QUEDA LIVRE.
imagem - Leandro Durães
CACHOEIRA DO CERRADÃO
imagem - Lana Maria

INICIO DA QUEDA DA CASCA D'ANTAS
imagem - Wikipédia
O ABISMO DA CASCA D'ANTAS
imagem - Samuel Marcos
CASCA D'ANTAS POR INTEIRO
imagem - Leandro Durães
CACHOEIRA DO FUNDÃO
imagem - Leandro Durães
CACHOEIRA DO ROLIN
imagem - Lana Maria
CAMINHO PARA A NASCENTE DO RIO SÃO FRANCISCO
imagem - Samuel marcos
VISTA GERAL DA CASCA D'ANTAS NA FENDA DA MONTANHA
imagem - Leandro Durães
FLORES NO CAMINHO DAS CACHOEIRAS
imagem - Leandro Durães
SEMPRE VIVIA, SEMPRE PRESENTE
imagem - Lana Maria
Atenção
O horário de entrada no Parque Nacional da Serra da Canastra é até as 16h00. Saída até as 18h00. Horários alternativos somente com prévia autorização da chefia do Parque;
O acesso ao Parque Nacional e demais atrações é por terra. As condições de tráfego podem ser precárias em época de chuva. Informe-se previamente.
imagem - Mundi
AQUI A NASCENTE HISTÓRICA DO RIO SÃO FRANCISCO / NASCENTE VERDADEIRA NÃO EH AQUI. ANTIGAMENTE ACREDITAVA-SE QUE ELE NASCIA AQUI. DEPOIS DESCOBRIRAM QUE NÃO.
imagem - Leandro Durães
PISCINAS NATURAIS DO RIO SÃO FRANCISCO
imagem - Samuel Marcos
UMA DAS MUITAS NASCENTES DO PARQUE
imagem - Samuel Marcos
SÃO FRANCISCO PROTEGENDO A NASCENTE DO RIO QUE LEVA SEU NOME
imagem - Lana Maria
O LOBO GUARÁ EH COMUM NA REGIÃO
imagem - Adílson Morales
Maior canídeo brasileiro, o lobo-guará encara seu perseguidor na serra da Canastra, em Minas Gerais. O tom da pelagem do animal se confunde com o dos altos capins típicos do Cerrado.
SÃO FRANCISCO E A NASCENTE REAL DO VELHO CHICO / O RIO SÃO FRANCISCO REALMENTE NASCE AQUI
imagem - ?
O RIO SERPENTEANDO A SERRA
imagem - ?
Saint-Hilair
O naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) faz parte daquele grupo fascinante de cientistas que transformaram o mundo em seu laboratório. Botânico, sua obra ficou eternizada no nome científico das muitas espécies que descobriu e descreveu. Pode-se dizer que ele dedicou a vida às plantas e ao Brasil, onde chegou com 37 anos, viajou durante 6 anos e recolheu uma coleção fabulosa: 30 mil exemplares de plantas de 7 mil espécies, das quais 4.500 até então desconhecidas. O estudo desse acervo foi a razão de sua vida depois que voltou à França.
TAMANDUÁ NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CANASTRA
VALEU OU NÃO VALEU A VISITA
MELHOR, SÓ INDO VER DE PERTO.



fonte/fotos - Wikipédia / Thymonthy Becker / Divulgação / viajeaqui.abril.com.br / Projeto Tatu Canastra / Instituto Chico mendes / serradacanastra.com.br / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ESTRADAS BRASILEIRAS QUE VALE A PENA DIRIGIR POR ELAS - Viajar de carro pode ser muito bom, se for por uma dessas estradas. Confira cinco trechos que agradam tanto quanto o destino final de suas férias

CONHEÇA 05 ESTRADAS QUE VALE A PENA VOCÊ VIAJAR DE CARRO POR ELAS. Há quem diga que o importante não é o destino final, e sim o caminho até lá. Em uma viagem de carro, não costuma ser bem assim, considerando o péssimo estado do asfalto de nossas estradas, além do custos do pedágio, motoristas ruins e a falta de uma boa paisagem. Mesmo com todos esses problemas, é possível aproveitar um passeio automotivo pelo Brasil em uma das cinco estradas escolhidas pela Hertz, empresa especializada em aluguel de veículos: Confira ESTRADA REAL / MINAS GERAIS / RIO DE JANEIRO / SÃO PAULO  Também conhecida como Caminho Real, é uma das estradas mais famosas do Brasil, por ser um dos principais pontos turísticos do País. Tem 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Motivos não faltam para visita-la, com um circuito de 179 cidades históricas, passando por belas paisagens formadas pelos trechos de mata atlântica. Tem até atividades fora do carro, como caminhada…

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. (Thymonthy Becker) A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. (Thymonthy Becker) A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das ár…

VIRGINÓPOLIS, MINAS GERAIS - Alem da festa da Jabuticaba que acontece anualmente, a cidade possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus

CONHEÇA A CIDADE DE "VIRGINÓPOLIS", MINAS GERAIS, BRASIL A cidade é regionalmente conhecida pela tradicional Festa da Jabuticaba, que ocorre anualmente em setembro. Um aspecto interessante é que, apesar da festa, a cidade não se configura como grande produtor da fruta.  Outro aspecto cultural interessante é a presença da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, que possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus, construídos pelos próprios moradores da cidade em mutirões realizados no fim da década de 1980.  CASARÃO NA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) CENTRO DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
UMA DAS MAIORES ESCADARIAS …

ITUIUTABA, MINAS GERAIS - Com vários atrativos turísticos como cachoeiras, trilhas, museu, parques. artesanato regional e a famosa cachaça artesanal

CONHEÇA A CIDADE DE "ITUIUTABA", MINAS GERAIS, BRASIL BEM VINDO A CIDADE DE ITUIUTABA, MG. PORTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO foto - ? População estimada 2016 (1) - 103.945 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.598,046 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 37,40 Código do Município 3134202 Gentílico - ituiutabano Prefeito 2017 / FUED JOSE DIB ORIGEM DO NOME O nome da cidade eh de origem indígena: I - rio, TUIU ­barrento; TABA - povoação, cidade. “Cidade do rio barrento”
Gentílico: ituiutabano HISTÓRICO Ituiutaba é uma fusão de vocábulos tupis que significa "povoação do rio Tijuco". Os primitivos habitantes do município eram ameríndios, pertencentes ao grupo Gê, também chamados caiapós. Uma das tribos que deixaram fama na região foi a dos panariás, muito bem estudada por Alexandre Barbosa, de Uberaba. Por fim ela foi aldeada na atual povoação de São Francisco de Sales, às margens do Rio Grande, no vizinho município de Campina Verde. Os panariás - assinala o his…

PONTE NOVA, MINAS GERAIS - No circuito turístico Montanhas e Fé da Estrada Real e Rota Imperial

CONHEÇA A CIDADE DE "PONTE NOVA", MINAS GERAIS, BRASIL Foto - Ronaldo Fernandes PARQUE MUNICIPAL NATURAL "TANCREDO NEVES" EM PONTE NOVA, MG
Foto - Isabella Ottoni
PONTE DA BARRINHA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
RIO PIRANGA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Isabella Ottoni 
SEDE DA FAZENDA SANTA HELENA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
USINA SANTA HELENA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Isabella Ottoni
VISTA GERAL DA CIDADE DE PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
PONTE DE FERRO EM PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
BEM VINDO A CIDADE DE PONTE NOVA. TERRA NATAL DE REINALDO - ÍDOLO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO E DA DUPLA SERTANEJA VICTOR E LÉO
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 60.188
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 470,643
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 121,94
Código do Município 3152105
Gentílico - ponte-novense
Prefeito 2017 / WAGNER MOL GUIMARÃES
ORIGEM DO NOME
A SEGUNDA metade do século XVIII, uma comissão incumbida oficialmente de abrir u…

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

CONHEÇA A CIDADE DE "SERRA DO NAVIO", AMAPÁ, BRASIL CONHEÇA A FAMOSA "LAGOA AZUL" DE SERRA DO NAVIO, AP A história da Lagoa Azul se mistura à criação da Serra do Navio e à atividade de exploração na década de 1950 A Amazônia é conhecida pelos rios, igarapés e cachoeiras. Mas, a maioria das pessoas nem imaginam que aqui existam lagoas de águas azul turquesa. A 208 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, fica a Lagoa Azul, um paraíso que nasceu de uma mina abandonada. O lugar fica próximo à Vila Serra do Navio, cidade criada na década de 1950 para abrigar os trabalhadores de uma empresa de mineração. A lagoa azul e o passado da história da Serra do Navio estão entrelaçados. De acordo com a prefeitura da cidade, a cor marcante da lagoa, em tom azul anil, acontece por conta dos minérios da região especialmente o carbonato de manganês. O lugar era uma mineração. Hoje é possível chegar até lá através de trilhas ou de carro. A região é cercada por uma floresta tropical. O…

MERCÊS, MINAS GERAIS - Famosa por seu turismo de eventos, como o Jubileu de Nossa Senhora das Mercês, que acontece na segunda quinzena de setembro; as festividades do Carnaval; Torneio Leiteiro; e Festa da Virada, que movimentam a economia da cidade e da região.

CONHEÇA A CIDADE DE "MERCÊS", MINAS GERAIS, BRASIL SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE MERCÊS, MG. UMA CIDADE ABENÇOADA foto - Thymonthy Becker AQUI O TEMPLO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESCOLA MUNICIPAL EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker IGREJA EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E SEU INTERIOR EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker HOMENS TRABALHANDO NO TELHADO DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker foto - Thymonthy Becker NA HORA CERTA foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG

BAEPENDI, MINAS GERAIS - Na terra de "Nhá Chica" mais de 50 cachoeiras em meio a paisagens deslumbrantes esperam por você

CONHEÇA A CIDADE DE "BAEPENDI", MINAS GERAIS, BRASIL imagem - ? BEM VINDO A CIDADE DE BAEPENDI. TERRA DAS CACHOEIRAS imagem - ?
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 02 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.856 foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 19.252 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 750,554 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 24,39 Código do Município 3104908 Gentílico - baependiano Prefeito 2017 / HILTON LUIZ DE CARVALHO ROLLO ORIGEM DO NOME Eh controvertida a origem do topônimo Baependi. Segundo uns, seria derivado de mbae (coisa), pe (interrogativo) e nde (tua) e significaria: que gente e essa (tua) ou pertence-te isto? - pergunta que teria sido feita a um indígene pelos primeiros civilizados que andaram pela região. Para outros - Teodoro Sampaio, inclusive -, e uma corruptela de mbae-pindi o limpo em alusão a uma clareira na mata marginal do rio grande, facilitando o caminho dos descobridores. Há outras interpretações, todavia.
Gentílico: baependiano Histór…

PRACUÚBA, AMAPÁ - Com grande potencial turístico com suas grandes áreas de florestas, áreas inundáveis e múltiplos ambientes pesqueiros

CONHEÇA A CIDADE DE "PRACUÚBA", AMAPÁ, BRASIL No Estado do Amapá, o Município de Pracuúba, apresenta condições favoráveis à implantação de projetos do segmento turístico, não só por possui um dos maiores patrimônios naturais, praticamente intocados, mas por reunir uma síntese de ecossistemas nativos da Amazônia.  O governo do estado visa à implementação de projetos através das políticas públicas que tenham o cunho da viabilidade social, cultural, econômica e ambiental da localidade, para possibilitar o desenvolvimento turístico através de seu potencial e primar pela sustentabilidade no município. (Internet) Pracuúba que tem um grande potencial turístico, de condições técnicas, organizacionais e gerenciais para o desenvolvimento estrutural de atividades turística na localidade. E visa também descentralizar as ações de planejamento, de coordenação, de execução e de acompanhamento avaliados pelos órgãos responsáveis, motivando os segmentos organizados e a comunidade do municípi…

INHAPIM, MINAS GERAIS - No vale do Rio Doce, entre as Verdes Montanhas das Minas gerais, com cachoeiras e trilhas, Inhapim eh uma cidade hospitaleira, charmosa com ótima comida mineira

CONHEÇA A CIDADE DE "INHAPIM", MINAS GERAIS, BRASIL, DA JANELA DO TREM

A igreja matriz é a porta de entrada da cidade.
foto - ? CONHEÇA UM POUCO MAIS DE INHAPIM POR FOTOS
BAIRRO SANTO ANTÔNIO
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira DISTRITO DE MACADAME
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira AABB (ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL)
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira VILA MARQUES
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira