Pular para o conteúdo principal

MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE - É o principal ponto de extração de petróleo em terra no Brasil. Na BR-110, que liga a cidade ao litoral, é possível ver grandes salinas. Os hotéis do Centro lotam durante a semana. Mossoró, mesmo sendo uma cidade predominantemente empresarial, é rica em belezas naturais e encontra-se em uma excelente localização, entre Fortaleza-CE e Natal-RN, além de estar perto de praias como Canoa Quebrada-CE e Tibau-RN e do belíssimo seridó potiguar.




CONHEÇA A CIDADE DE "MOSSORÓ", RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL - DA JANELA DO TREM
Praça Rodolfo Fernandes, conhecida também como Praça do Cine em Mossoró, RN
foto - Luis Morais
MOSSORÓ, RN
É o principal ponto de extração de petróleo em terra no Brasil. Na BR-110, que liga a cidade ao litoral, é possível ver grandes salinas. Os hotéis do Centro lotam durante a semana.
Mossoró, mesmo sendo uma cidade predominantemente empresarial, é rica em belezas naturais e encontra-se em uma excelente localização, entre Fortaleza-CE e Natal-RN, além de estar perto de praias como Canoa Quebrada-CE e Tibau-RN e do belíssimo seridó potiguar.
O sítio arqueológico no Lajedo Soledade fica a 85 km de Mossoró. No Lajedo Soledade foram encontrados fósseis de animais da era glacial e inscrições rupestres com idade estimada entre 3 mil e 10 mil anos. Em Mossoró, Rio Grande do Norte

foto - Luis Morais
Restaurante no Espaço Cultural Arte da Terra, em Mossoró, RN
foto - Luis Morais
Conhecida por seu clima quente, ser a maior produtora de petróleo interno nacional e dispor de grandes empresas salineiras, é proprietária de um povo alegre, simpático e educado, que enfrenta todas as dificuldades com um sorriso no rosto e está sempre disposto a ajudar. 
Em relação ao turismo, destaca-se o espetáculo ''Chuva de bala no pais de Mossoró'', o Mossoró Cidade Junina, a festa de Santa Luzia e a festa do bode.
Tradicional Cidade Junina, no corredor cultural da Avenida Rio Branco em Mossoró, RN
foto - Claudio Roberto
Tradicional Cidade Junina, no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco em Mossoró, RN
foto - Claudio Roberto
foto - Renata Soraya
A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte tem localização privilegiada entre duas grandes capitais do Nordeste: Natal (RN), a 275 quilômetros, e Fortaleza (CE), a 260 km. Conhecida como a “Terra do sol, do sal e do petróleo”, está próxima da Costa Branca, composta por aproximadamente 40 km de belíssimas praias.
Considerada uma das melhores cidades do país para se viver, Mossoró vive um momento de grande crescimento estrutural e econômico. O município é conhecido por sua vocação cultural, abrigando grandes espetáculos teatrais e eventos.
Praça Rodolfo Fernandes em Mossoró, Rio Grande do Norte
foto - Luis Morais
MOSSORÓ, RN CIDADE JUNINA
Em junho, o município realiza o maior evento do Estado e uma das maiores festas juninas do país. O Mossoró Cidade Junina compreende um mix de atrações culturais que englobam grandes shows com artistas nacionais, festival de quadrilhas juninas e mais de 30 projetos culturais, espalhados por todo o Corredor Cultural.
Um dos destaques da festa é o Chuva de Bala no País de Mossoró, musical ao ar livre que conta um dos mais célebres feitos dos mossoroenses: a resistência da população a invasão de Lampião e seu bando.
foto - PMM
foto - PMM
FESTA DA LIBERDADE EM MOSSORÓ, RN
Em setembro, Mossoró celebra a Festa da Liberdade, recordando mais fatos históricos que orgulham o povo da cidade: a libertação dos escravos cinco anos antes da Lei Áurea, o primeiro voto feminino da América Latina e o Motim das Mulheres.
Os festejos englobam a realização de um grande espetáculo teatral que narra esses acontecimentos históricos, desfile cívico, seminários e grandes shows musicais.
foto - PMM
FEIRA INTERNACIONAL DE FRUTICULTURA TROPICAL IRRIGADA (EXPOFRUIT)
A mais importante feira do setor frutícola do Estado reúne produtores de frutas irrigadas e demais segmentos da cadeia produtiva, como importadores, exportadores, fornecedores, distribuidores e delegações de diversos países do mundo.
Juntamente com a mostra comercial, acontecem eventos relacionados à capacitação profissional e geração de contatos e negócios.
foto - PMM
FESTA DO BODE NA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
Maior evento especializado em ovinocaprinocultura do Rio Grande do Norte, que conta com a participação de criadores de todo o Nordeste. A feira promove a comercialização de animais, exposições de caprinos, ovinos e bovinos, torneio leiteiro, leilões, feira de investimentos e negócios, capacitações profissionais, feira de artesanatos, produtos e serviços, espaço gastronômico e apresentações culturais.
foto - PMM
FEIRA DO LIVRO DE MOSSORÓ, RN
Evento que visa estimular a leitura e a produção literária. Dezenas de expositores oferecem grande variedade de obras didáticas e literárias, que se unem a lançamentos de livros, apresentações culturais, seminários, palestras, debates e oficinas.
foto - PMM
FEIRA INDUSTRIAL E COMERCIAL DA REGIÃO OESTE (FICRO)
A feira reúne vários segmentos da economia do RN, com centenas de expositores, salão do automóvel e uma ampla praça de alimentação.
foto - PMM
FESTA DE SANTA LUZIA EM MOSSORÓ, RN
A maior festa religiosa do Estado homenageia a padroeira da cidade, a santa protetora da visão. Missas, novenas, leilões, apresentações musicais e culturais e procissão, formam a programação dos festejos, com destaque para o “Oratório de Santa Luzia”, espetáculo teatral que conta a história da mártir.
BEM VINDO A CIDADE DE MOSSORÓ. TERRA DO SAL, DO SOL E DO PETRÓLEO.
foto - Cláudio Roberto
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA DA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Wikipédia
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Wikipédia
BIBLIOTECA PÚBLICA DA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
MEMORIAL EM MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
CENTRO CULTURAL DE MOSSORÓ, RN
foto - Eber Beck
MUSEU DO PETRÓLEO NA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
PARQUE DA CRIANÇA EM MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
POLIESPORTIVO DA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
TEATRO MUNICIPAL DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
TEATRO
foto - Walter Leite
ESPAÇO CULTURAL DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO. MOSSORÓ EH A MAIOR PRODUTORA DE PETRÓLEO EM TERRA DO BRASIL
foto - Eber Beck
PORTAL DO SABER EM MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - HOJE ESTAÇÃO DAS ARTES DA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS E SUA LATERAL NA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Eber Beck
foto - Eber Beck
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO NA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
IGREJA DE SÃO VICENTE E SEU INTERIOR EM MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
foto - Walter Leite
IGREJA DE SÃO JOSÉ NA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA DA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
Catedral de Santa Luzia na Praça Vigário Antônio Joaquim em Mossoró, RN
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE MOSSORÓ, RN
foto - Wikipédia
foto - Eber Beck
foto - Eber Beck
foto - Walter Leite
foto - Nimra Mhad
foto - ?
foto - Walter Leite
foto - Walter Leite
foto - Walter Leite
foto - Nimra Mhad
foto - Walter Leite
foto - Walter Leite
foto - Walter Leite
foto - Eber Beck
CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
foto - Walter Leite
foto - Walter Leite
foto - Walter Leite
foto - Walter Leite
foto - Eber Beck
foto - ?
FESTA JUNINA
foto - ?
CASARÃO
foto - Walter Leite
Na BR-110, que liga a cidade ao litoral, é possível ver grandes salinas em Mossoró, RN
foto - Heldes Régis
HOTEL THERMAS DE MOSSORÓ 
Sua principal atração é o parque aquático, também aberto ao público, com piscinas de águas termais. Conta com TV de LCD, além de móveis e ar-condicionado novos nos quartos. 
Av. Lauro Monte, 2001, saída para Fortaleza, 4,5 km 
Abolição 
(84) 3422-1200 (Telefone) 
www.hotelthermas.com.br
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
RIO APODI
foto - Wikipédia
População estimada 2016 (1) - 291.937
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.099,333
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 123,76
Código do Município 2408003
Gentílico - mossoroense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
Segundo alguns autores, Mossoró é uma corruptela de monxoró. Mas há quem afirme que a palavra Mossoró vem de mororó, árvore flexível e resistente, muito comum no Norte.
Gentílico: mossoroense
HISTÓRICO DA CIDADE DE MOSSORÓ, RN
Os primeiro habitantes da região eram os índios Monxorós.
Segundo estudos do pesquisador potiguar Luiz Câmara Cascudo, as primeiras penetrações na área do que hoje é o município de Mossoró teriam ocorrido por volta de 1600. Cartas e documentos da época falavam sobre o encontro de salinas, que foram exploradas pelos holandeses Gedeon Morris de Jonge e Elbert Smiente até 1644.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, RN
VALEU PELA VISITA




fonte dos textos e fotos: Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker / IBGE / Portal da Prefeitura de Mossoró / Divulgação / 

Comentários

Páginas que receberam mais visitas

BAEPENDI, MINAS GERAIS - A terra de "Nhá Chica". Na natureza preservada no município estão cerca de 40% do parque ecológico do papagaio, é local ideal para fazer trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Baependi é uma das poucas cidades que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares

COLORADO, RIO GRANDE DO SUL - Colorado é uma pequena cidade do Alto Jacuí. Fundada por imigrantes italianos e alemães. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. O município tem como base da economia a produção agrícola. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras, inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas que abrange também parte do Parque Nacional da Serra da Canastra. O Lago de Furnas, também conhecido como "O MAR DE MINAS", é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

BRASÍLIA, DF, BRASIL - Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Por conta de seu rápido crescimento, já é a quarta cidade mais populosa do país. A maioria dos moradores, 52%, é mulher e tem em média 30 anos. Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias

TOMBOS, MINAS GERAIS - Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos

IGATU, ANDARAÍ, BAHIA - Eh uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes. Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, cadeia, cartório, cinema...

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Do primeiro ao último minuto do ano, não falta o que fazer, o que visitar e o que rever no Estado do Rio de Janeiro, que não por acaso ostenta o rótulo de Maravilhoso. Além das praias e de seus outros dois ícones geográficos – o Corcovado e o Pão de Açúcar – o Rio vem ganhando uma série de atrativos culturais e gastronômicos. Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza raríssima. Ao norte, na Região dos Lagos, estão as dunas de Cabo Frio, as águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, boas para mergulho, a badalação de Búzios e as trilhas rurais de Rio das Ostras

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL - Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha.

CAMPO BELO, MINAS GERAIS - A primeira cidade do Brasil a ter um time de Rugby (Campo Belo Rugby - CBR) A cidade tem paisagens deslumbrantes com campos a perder de vista. Ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, esportes náuticos com várias cachoeiras, praias de água doce além da tradicional e boa comida mineira. Uma cidade tranquila, acolhedora com boas opções para hospedagem