Pular para o conteúdo principal

GUANHÃES, MINAS GERAIS - Não eh feita só de histórias, mas numa paisagem que revela muito mais riquezas




CONHEÇA A CIDADE DE "GUANHÃES", MINAS GERAIS, BRASIL DA JANELA DO TREM
Guanhães, cidade hospitaleira, que mantém vivas suas tradições culturais. Durante o ano, são realizadas várias festas religiosas, entre elas a de São Miguel, padroeiro da cidade. Cavalgadas, apresentação de marujadas, festas juninas, apresentações de teatro, feira de artesanato, o Arraial e a festa de aniversário da cidade são outros bons exemplos da cultura em movimento. 
Na arquitetura, a cidade preserva vários casarões antigos espalhados e que guardam a história da cidade, como, por exemplo, o casarão da Rua Francisco Nunes, onde eram comercializados os escravos trazidos para a região no século 19.
A casa da Cultura Laet Berto, a Igreja Matriz de São Miguel e Almas, a Capela da Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo, o Coreto Municipal, entre outros prédios de valor histórico são testemunhas da história da cidade. No meio rural de Guanhães belas fazendas Coloniais também podem ser encontradas. Várias em ótimo estado de conservação que ajudam a contar muito da história do município.
Na culinária, Guanhães segue os passos da boa culinária mineira. Pratos como frango caipira com quiabo, tutu de feijão, canjiquinha com costelinha de porco, vaca atolada, entre outros, podem ser encontrados facilmente nos restaurantes. As deliciosas quitandas, queijos, requeijões, mel e doces também estão à venda nas melhores padarias e supermercados da cidade. Quem preferir, pode adquirir os produtos diretamente do produtor, na Feira de Artesanato Mãos que criam e Mercado Municipal.
COMEÇA O DIA EM GUANHÃES
foto - ?
VEJA QUE MAJESTOSA ESTA CATEDRAL DE SÃO MIGUEL ARCANJO E ALMAS
foto - ?
foto - Vicente A. Queiroz
Anualmente, durante o mês de julho, a cidade promove o "Inverno Cultural", com vernissages, shows, oficinas culturais e apresentações teatrais, visando divulgar e "aquecer" a cultura local.
Dentre os atrativos naturais, destacam-se as cachoeiras da região e a lagoa Grande, ideal para a prática de esportes náuticos e pescarias.
VEJA A BELA CIDADE DE GUANHÃES
foto - ?

AS 07 MARAVILHAS DE GUANHÃES 
Guanhães também tem suas 7 maravilhas. Sete melhores, neste caso, porque são inúmeras as maravilhas que você encontrará nesta cidade. Aqui você terá muitas cachoeiras para seu lazer, trilhas para seu ecoturismo, monumentos históricos e bens tombados pelo patrimônio, gastronomia de boa qualidade, alem claro, de gente bonita e acolhedora. 
VEJA 7 MARAVILHAS DE GUANHÃES QUE VOCÊ PRECISA VISITAR
1º LUGAR: LAGOA GRANDE 
Localizada a 12 km de Guanhães. Sua margem direita pertence à Fazenda Lagoa Grande e a esquerda à Cenibra Florestal. A Lagoa fica numa área particular e foi formada por uma tromba d’água e sua cabeceira é alimentada por quatro nascentes.
2º LUGAR: PEDRA DA GAFURINA 
A APA - Área de Preservação Ambiental da Pedra da Gafurina está localizada no Distrito de Farias, a 35 Km do centro de Guanhães.
3º LUGAR: CACHOEIRA DA FUMAÇA 
Situada entre os distritos de Sapucaia e Taquaral, a 38 km do centro de Guanhães, a cachoeira está cercada de bela fauna e flora, com bromelidário e orquidário natural.
4º LUGAR: CACHOEIRA DAS POMBAS 
Localizada a 12 km do centro de Guanhães, em área particular de grande beleza natural, a cachoeira deságua numa piscina. Possui fauna de aves e roedores de grande porte e flora de mata nativa. Há quadras esportivas, chalés e área de camping.
5º LUGAR: CRISTO 
Localizado no alto do Bairro Santa Tereza, o monumento ao Cristo Redentor foi tombado pela Lei Nº 2.007, de 17/12/02. 
Antigamente, havia no local um Cristo de madeira, adquirido em São Paulo por José Emídio Neto, que doou ao município como realização de um antigo sonho pessoal. Ele conseguiu a área com os herdeiros de Jorge Teixeira e lá foi edificado um monumento de madeira. O monumento foi abençoado por Dom Antonio Felipe da Cunha, na época Bispo da Diocese de Guanhães. A missa foi celebrada pelos padres Saint Clair e Domingos do Carmo. 
Segundo relatos, a imagem ficou no local por algum tempo, vindo a ser destruída posteriormente num ato de vandalismo, cujos autores não foram descobertos pelas autoridades competentes. Diante desse acontecimento, a comunidade se uniu no sentido de adquirir um novo monumento.
O transporte das peças do monumento foi doação do senhor Emídio Neto. As 145 peças ficaram depositadas no pátio da Autoveg, por um período superior a 6 meses, aguardando recursos financeiros para sua edificação no local já popularmente denominado como “Monte Cristo”. Nesse período, algumas peças sofreram a ação do tempo, mas não ficaram comprometidas. Diante dessa situação, inúmeras pessoas solicitaram ao senhor Sebastião Magalhães de Sena, que de 1987 a 1989, havia assumido a coordenação da reforma da Igreja Matriz de São Miguel e Almas, que este assumisse também a obra de edificação do Cristo. 
Em 06 de maio de 1996, a obra de edificação do monumento do Cristo Redentor foi iniciada. A obra foi entregue em 29 de setembro de 1998, dia do padroeiro da cidade, quando foram retirados os andaimes após a conclusão da pintura. 
O monumento possui 21 metros desde a base até o topo e pesa 10 mil quilos. Com o preenchimento, o Cristo pesa aproximadamente 20 mil quilos.
6º LUGAR: CATEDRAL 
A Capela da Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo foi tombada pela Lei Nº 1,766, de 21/05/96, e passou por uma restauração no início de 2009. 
Construída ao lado do antigo hospital, em meados da década de 20, pelo Monsenhor Antônio Pinheiro Brandão, a capela era um espaço muito procurado pelos familiares e amigos de enfermos que estavam em tratamento no antigo hospital.
Com a desativação da capela e demolição do antigo hospital, peças como turíbulo, âmbula, patena, ostensório e um velho sino, foram guardadas. Algumas estão no Hospital Regional e outras na Casa de Cultura Laet Berto. 
O altar-mor, datado de 1720, é Barroco e foi doado à Capela em 1924. Ele fazia parte de uma igreja já demolida e que ficava localizada à Rua das Cavalhadas, no Serro (MG). O altar foi doado ao Monsenhor Antônio Pinheiro Brandão e veio do Serro até Guanhães transportado em carro de boi.
7º LUGAR: MATRIZ DE SÃO MIGUEL E ALMAS 
A igreja Matriz de São Miguel e Almas, localizada na Praça JK, foi tombada como patrimônio Histórico Municipal pela Lei 1.914, de 22/12/00. Além da parte externa da igreja, foram tombados todos os bens móveis e imóveis de relevante valor histórico que compõem seu conjunto, como: o lustre central, os retábulos laterais direito e esquerdo, o retábulo lateral direito estilo neogótico, o altar-mor, o quadro situado sobre o centro do corpo da Igreja, de São Miguel em combate, a pintura sobre o coro, e as pinturas nos dois ócolos laterais dentro da nave, após o arco do Cruzeiro (duas rocalhas pintadas). 
A história da igreja matriz faz parte da história de Guanhães. Por meio do Alvará Régio de D. João VI, de 26/01/1811, foi autorizada a construção da igreja.
ARTE E CULTURA / IMAGEM DE SÃO MIGUEL 
Os bens móveis de que trata a lei de Tombamento da Igreja Matriz dizem respeito à imagem de Nossa Senhora das Dores, a imagem de madeira policromada de São Sebastião, a imagem policromada de São Miguel, (foto) a imagem articulada de madeira de Nosso Senhor Morto, e a imagem de madeira de Nosso Senhor dos Passos.
CORETO MAESTRO AUGUSTO NUNES COELHO 
O Coreto Público, situado à Praça JK, foi tombado pela Lei 1.852, de 19/06/98. Em 22 de dezembro de 2000, o Coreto recebeu o nome de Coreto Maestro Augusto Nunes Coelho, o senhor Dú.
CASA DA CULTURA, ANTIGA CADEIA PÚBLICA 
Construída no início do século XX, a Casa da Cultura Laet Berto serviu durante muitos anos como Cadeia Pública Municipal, abrigou a Biblioteca Pública e a Administração Fazendária do Estado. Em 1997, foi requerida a cessão do antigo prédio para a Coordenadoria de Cultura.
O prédio foi tombado como patrimônio pela Lei 1.852, de 19/06/98 e a Casa da Cultura Laet Berto foi criada pela Lei 1.854, de 19/06/98. Já, o tombamento Cultural da Casa de Cultura, foi realizado pela Lei 2.946, de 04/03/03, por possuir relevante valor arquitetônico, cultural e histórico. 
O prédio da Casa da Cultura abrigou a primeira e a terceira cadeia pública de Guanhães. Na época, existiam na cidade dois partidos políticos: os “Pelados” e os “Cabeludos”. Certa vez, membros desses dois partidos entraram em conflito e dois membros foram presos. À noite, os dois partidos se uniram, foram até a cadeia, libertaram os dois membros e atearam fogo no prédio.
Permaneceram os escombros por longos anos, passando a segunda Cadeia e Tribunal de Júri a funcionar na Rua Francisco Nunes, em frente à antiga residência do senhor Bernardo Café. Quando esta foi desativada, uma verba possibilitou a construção do prédio atual. 
As madeiras da demolição da segunda Cadeia e Tribunal de Júri foram doadas para a construção da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Carmo, obra do saudoso Monsenhor Pinheiro Brandão.
SÍTIO DO CANDONGA 
O Sítio do Candonga foi tombado como bem cultural, por possuir valor arquitetônico, natural, paisagístico e histórico. Seu dossiê de tombamento destaca que por “sítio paisagístico, histórico e arquitetônico do Candonga” entende-se uma área de aproximadamente 7,26 quilômetros quadrados, localizada na porção sudeste do município de Guanhães (MG). A área assume especial importância por incluir as várias galerias associadas à antiga Mina da Candonga e restos de mata original preservada. 
A mina foi construída sobre depósito de características peculiares, servindo de modelo exploratório durante o período do seu funcionamento. A presença de pequenos de floresta original é fator importante, na medida em que a região encontra-se em alto grau de degradação. 
O conjunto tombado por lei municipal abrange, portanto, desde os restos de mata como as diversas bocas das galerias da Mina do Candonga, bem como a sede da fazenda de mesmo nome. Além disso, destaca-se a presença na área de lápides preservadas da primeira metade do século XIX, em local que deve corresponder ao antigo cemitério e passível de estudos ainda mais aprofundados.
Sugeriu-se o tombamento da sede da Fazenda do Candonga, localizada em área rural do município de Guanhães, devido ao seu valor histórico e arquitetônico, sendo exemplar representativo do sistema construtivo e da estética de sua época. 
Consiste em um bem cultural peculiar, detentor de extrema ligação com a história da região, testemunho material do período relevante das explorações auríferas no estado. 
Apesar de modificado e degradado internamente, manteve o seu partido intacto e a maioria dos seus elementos estilísticos externos originais, justificando assim a preservação de sua volumetria no contexto da paisagem e de suas fachadas, que retratam a história da arquitetura secular e colonial mineira. 
Recomendou-se o tombamento da fachada e volumetria, uma vez que o interior das edificações encontra-se bastante alterado, modificado e destruído, estando os vestígios de sua condição original em estado precário.
BELEZAS NATURAIS 
Guanhães (MG) faz parte dos Circuitos da Estrada Real e das Trilhas do Rio Doce. O município possui grande potencial para a exploração do ecoturismo, turismo de aventura e rural.
Ao visitar Guanhães, o turista vai encontrar cachoeiras praticamente intocadas, duas áreas de preservação ambiental que abrigam espécies exóticas da fauna e da flora e guardam vestígios do período colonial, além de vários outros atrativos.
PARQUE ESTADUAL SERRA DA CANDONGA 
Situado em área de domínio da Mata Atlântica, com relevo suavemente ondulado, o Parque abriga cerca de 20 nascentes que formam os córregos Barra Mansa, Barreira e Conquista. 
Além das belezas naturais, o Parque preserva uma fazenda histórica e bocas de minas, de onde era extraído o ouro no Período Colonial. 
O Parque abriga ainda a Pedra da Candonga ou do Urubu, um ponto de referência por estar próximo às antigas minas de ouro do Candonga.
A riqueza da flora é fácil de ser conferida. Imponentes exemplares de sucupira, jacarandá, ipê, braúna, quaresmeira, peroba-rosa, canela, angico, dentre outras, integram a cobertura vegetal arbórea nativa. 
A fauna é composta por macacos, quatis, pacas, capivaras, tatus, catitus, entre outros, além de aves como jacus, sabiás, trinca-ferros, curiós, seriemas, bem-te-vis, etc. 
Algumas espécies ameaçadas de extinção também fazem do Parque a sua morada, como a onça-pintada, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.
A área abriga um maciço de granito chamado de Pedra da Gafurina, tombada como Patrimônio Natural Paisagístico pelo Decreto nº 3.341, de 17 de março de 2008. Próximo à Pedra da Gafurina há uma reentrância na rocha que se assemelha a uma caverna, conhecida como “capixaba”. 
Ao visitar a Pedra da Gafurina, o turista poderá admirar as belezas da cachoeira de mesmo nome, além de percorrer por trilhas ecológicas, num verdadeiro turismo de aventura. É necessário guia. 
Gafurina significa “cabelo mal arrumado”. Outra referência é ao nome de uma artista com o sobrenome Gafurini. 
O local possui beleza surpreendente, atraindo visitantes de vários lugares, entre eles romeiros, que procuram a Santa Cruz no dia 03 de maio, entre outras datas.
CACHOEIRA DO SERENO: 
Localizada no povoado da Barreira, fica a 37 km do centro de Guanhães. Registro de trilha de tropeiros e de transporte de ouro para o município de Santa Bárbara, margeada pelo Ribeirão da Barreira
foto - guanhaes.net
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / CARAVELLE HOTEL -
O Caravelle Hotel prioriza a excelência no atendimento, optando por prestar o melhor serviço dentro de sua categoria na hotelaria de Guanhães.
Aqui o hóspede dispõe de um preço justo por uma excelente qualidade. Contamos com ambientes modernos e inovadores proporcionando assim conforto e economia na medida certa.
Trabalhamos com a intenção de oferecer aos nossos clientes um serviço de alto padrão de qualidade, por isso, o hotel conta com uma infra-estrutura moderna e eficiente para o pronto atendimento de seus hóspedes.
SANTORINI HOTEL
Apresentando um novo conceito de comodidade e bem-estar e serviços completos de hotelaria, o Santorini Hotel oferece completa estrutura para atender com excelência às mais diversas necessidades. Além de confortáveis acomodações, dispõe de internet wi-fi grátis, TV a cabo, área de alimentação, estacionamento e recepção 24 horas.


HOTEL ESTRELA DALVA
Endereço: Rua Santa Efigênia, 262, Centro, CEP 39740-000, Guanhães (MG) 
Telefone: (33) 3421-2333 
HOTEL ESTRELA DE OURO
Endereço: Av.Governador Milton Campos, 1920, Centro, CEP 39740-000, Guanhães (MG) 
Telefone: (33) 3421-2042 
GRANDE HOTEL
Endereço: Rua Dr Odilon Behrens, 147, Centro, CEP 39740-000, Guanhães (MG) 
Telefone: (33) 3421-1354 
HOTEL COLUNA 
Travessa Dr. Brito, 21, Centro, CEP 39740-000, Guanhães (MG) 
(33) 3421-1396 
HOTEL POUSO ALEGRE
Av. Milton Campos, 2548, Centro, CEP 39740-000, Guanhães (MG) 
(33) 3421-1424 
HOTEL MARÍLIA
Endereço: Av. Governador Milton Campos, 2818, Centro, CEP 39740-000, Guanhães (MG) 
Telefone: (33) 3421-1155 
HOTEL SANTIAGO
Endereço: Av. Governador Milton Campos, 3212, Centro, CEP 39740-000, Guanhães (MG) 
Telefone: (33) 3421-1574 
PRINCIPAIS EVENTOS REALIZADOS AO LONGO DO ANO: 
ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Realização: Prefeitura Municipal de Guanhães 
Data: 25 de outubro 
Local: Local: Ao lado do Clube Guanhães 
Informações: (33) 3421-2482 
Descrição do evento: 
São três dias de festa que marcam as comemorações do aniversário da cidade, com atrações locais, bandas de música sertaneja, axé e forró, barracas e muita diversão.
CARNA GUANHÃES 
Realização: Prefeitura Municipal de Guanhães 
Data: no Carnaval 
Local: área na Avenida Alberto Caldeira 
Informações: (33) 3421-2482 
Descrição do evento: 
Nos cinco dias de folia, o Carna Guanhães reúne visitantes de toda região, shows com bandas, desfile e concurso de blocos caricatos, rua de lazer para crianças e matinê.
FESTA DO PADROEIRO SÃO MIGUEL 
Realização: Paróquia de São Miguel e Almas 
Local: Igreja Matriz de São Miguel e Almas 
Data: 29 de setembro 
Informações: (33) 3421-1651 
Descrição do evento: 
Festa religiosa em comemoração ao padroeiro da cidade São Miguel e Almas. São realizadas novenas com barraquinhas e comidas típicas, apresentação da Banda Santa Cecília, marujadas, caboclinhos e queima de fogos.
FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 
Realização: Paróquia Nossa Senhora Aparecida 
Data: 12 de outubro 
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida 
Informações: (33) 3421-3792 
Descrição do evento: 
Festa religiosa realizada no dia 12 de outubro, com novena, barraquinhas, várias atrações como bandas de música, cavalgada, marujada e procissão. O encerramento é feito com bela queima de fogos.
ENCONTRO DE TRILHEIROS 
Realização: Clube Guanhães Off-Road 
Data: 19 de setembro 
Local: Clube Real Madri 
Informações: (33) 3421-0224 (com Everaldo) 
Descrição do evento: 
Encontro de pessoas apaixonadas pelo esporte de aventura, que reforma os laços de amizade entre os participantes. O evento, a cada ano, vem atraindo mais participantes de vários locais do país. Além das trilhas, há shows à noite.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Portal guanhaes.net
foto - Portal guanhaes.net
Vindo visitar Guanhães, você poderá fazer turismo em belíssimas cachoeiras, fauna e flora com espécies exóticas e muito mais.
Sua economia esta baseada no comércio, serviço e agropecuária.
O padroeiro da cidade é São Miguel das Almas Correntes.
Programe suas próximas férias, para uma visita a Guanhães.
CACHOEIRA DO SERENO
]foto - Portal guanhaes.net
CACHOEIRA DA FUMAÇA
foto - ?
CACHOEIRA DAS POMBAS
foto - ?
CACHOEIRA DOS WITUS
foto - ?
LAGOA GRANDE
foto - Portal guanhaes.net
GUANHÃES ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS
foto - Portal guanhaes.net
ACESSO AO AEROPORTO
foto - ?
ZONA RURAL DE GUANHÃES
foto - ?
foto - Portal guanhaes.net
Um povo hospitaleiro, comidas típicas de ótima qualidade, ótimos hotéis e muitos passeios ecológicos para você estar em contato com a natureza.
Suas férias será inesquecível e com certeza, você retornará.
ESTA É A PEDRA CAFURINA
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 33.815
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.075,124
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 29,08
Código do Município 3128006
Gentílico - guanhanense
Gentílico: guanhanense
Histórico
Guanhães
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
Os primitivos habitantes da região onde hoje se acha localizado o Município de Guanhães, foram os índios guanahães, de origem tapuia e do grupo selvagem dos caingangue de Minas Gerais. 
Sendo a região habitada pelos índios guanahães, principalmente às margens do rio de igual nome, passou então a chamar-se Guanhães.
No século XVII, vários conquistadores à procura de ouro e pedras preciosas, atingiram o Rio das Velhas, onde se estabeleceram com fazendas de gado e culturas em geral. Nenhum obstáculo os deteve. Em meados de 1714 foi criada a Comarca de Vila do Príncipe. 
O tempo foi passando, e as jazidas se esgotando e os mineradores se dispersaram para outras regiões. Do Serro, descendo os Rios Guanhães e Santo Antônio, outros bandeirantes localizaram veios em Conceição e no Córrego das Almas, formando novos núcleos de povoação. Foi o serrano João Azevedo Leme que encontrou ouro nos "Descobertos auríferos do Graypu". A notícia despertou interesse e foi assim que ele fundou, nas imediações do local onde encontrara ouro, o Povoado de São Miguel e Almas. 
O Rio Guanhães, o maior caudal que passava nas vizinhanças do novo arraial, lhe deu o nome: São Miguel de Guanhães. O povoado virou distrito, vila e cidade, a qual foi progredindo lentamente com a riqueza aurífera da terra. 
Em 1824, o fazendeiro Capitão Venâncio Gomes Chaves e outros, formaram a empresa para a exploração das lavras do Condonga, auxiliados nos trabalhos de mineração por Francisco José de Queiroz, até que em 1837, o povoado teve grande desenvolvimento com a exploração das lavras pela Companhia Inglesa "The Candonga Gold Co. Limited". Depois do Condonga, a mais importante mineração do município foi a da Fazenda das Almas, na propriedade do Capitão Francisco Nunes Coelho. 
Mais tarde outra lavra foi descoberta em São Miguel e Almas, à qual deram o nome de "Mexirico", devidos às intrigas entre seus exploradores. 
Para José Coelho da Rocha, o primeiro habitante de São Miguel e Almas, assim como para outros moradores, coube a glória da constituição do primitivo núcleo e de seu patrimônio, com a doação de terrenos. Sob a invocação de São Miguel, surgiu a primeira capela, a de São Miguel e Almas, erigida pelo Alvará Régio do Príncipe D. João VI, de 26 de janeiro de 1811, sendo, porém, instituída canonicamente pela provisão de 17 de junho de 1828. A Paróquia foi criada no dia 14 de julho de 1832. O aniversário de Guanhães é comemorado a 25 de outubro, data em que foi elevado à categoria de município.
Gentílico: guanhanense
ESTA É A BANDEIRA DA CIDADE DE GUANHÃES, MINAS GERAIS
ESTE É O BRASÃO DA CIDADE DE GUANHÃES, MINAS GERAIS
A CIDADE ADORMECE. SEMPRE VOLTE. ESPERAMOS VOCÊ
foto - ?



fonte / fotos = Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / guanhaes.net / Portal da Prefeitura Municipal de Guanhães / Divulgação / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

29 CIDADES HISTÓRICAS DO BRASIL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER - Veja uma seleção de cidades brasileiras construídas durante o período colonial que ainda mantêm grande parte do seu casario conservado

CONHEÇA 29 CIDADES HISTÓRICAS DO BRASIL QUE AINDA SE MANTÉM HISTÓRICAS. A história do Brasil é rica, abrangente e repleta de contradições. Desenvolver uma narrativa que aborde os detalhes sobre a conquista e a colonização do território brasileiro não é tarefa fácil.  O que é difícil para os historiadores pode ser fácil para os viajantes: ao passear pelas ruazinhas de pedra e casinhas bem conservadas de algumas cidades históricas, é natural sentirmos transportados para o período colonial.  É normal perceber que o tempo ali simplesmente parou, e fica mais fácil de entender todas as implicações históricas que fizeram estas cidadezinhas erguerem-se (normalmente, isso acontecia por causa dos interesses de exploração de minérios, como ouro e diamante) e estancarem no tempo (com o término da exploração desses recursos naturais).  Abaixo, uma seleção de cidades históricas brasileiras que ainda guardam o único tesouro que sobrou: a história. Perfeitas para quem não dispensa roteiros culturais,…

MANOEL URBANO, ACRE - Rodeada por cenas de cinema com paisagens deslumbrantes, a cidade de Manoel Urbano espera o turismo para se projetar nacionalmente

CONHEÇA A CIDADE DE "MANOEL URBANO", ACRE, BRASIL Pórtico na entrada da cidade de Manoel Urbano, AC (Prefeitura Municipal) Câmara de Vereadores da cidade de Manoel Urbano, AC(Prefeitura Municipal) Rua da cidade de Manoel Urbano, AC(Jezaflu Jesus) Rua da cidade de Manoel Urbano, AC em um dia de chuva(Prefeitura Municipal)
Igreja do Evangelho Quadrangular em Manoel Urbano, AC (Deixou de operar aqui) Rua da cidade de Manoel Urbano, AC(Jezaflu Jesus)
Rua da cidade de Manoel Urbano, AC(Jezaflu Jesus)
Manoel Urbano, AC(Jezaflu Jesus)
Rua da cidade de Manoel Urbano, AC(Jezaflu Jesus)
Rio Purus em Manoel Urbano, AC(Ludmila Maia)
Rua da cidade de Manoel Urbano, AC
Praça da cidade de Manoel Urbano, AC(Prefeitura Municipal)
Rio Purus em Manoel Urba

NEWARK, NEW JERSEY, USA - The best American city. What Newark has the best, we show (A melhor cidade Americana. O que Newark tem de melhor, mostramos)

CONHEÇA 05 RESTAURANTES NA RODOVIA FERNÃO DIAS QUE MERECEM UMA PARADINHA - Vai pegar a estrada? Conheça cinco endereços para você comer bem na rodovia Fernão Dias, que liga a cidade de São Paulo a Belo Horizonte

CONHEÇA 05 RESTAURANTES NA RODOVIA FERNÃO DIAS ENTRE BELO HORIZONTE E SÃO PAULO, QUE MERECE SUA VISITA Com 562 km de trânsito intenso e traçado por vezes bem sinuoso, dirigir pela Fernão Dias é sempre um desafio. Mesmo agora com a pista duplicada. Porém, quem viaja entre São Paulo e Belo Horizonte encontra boa mesa pelo caminho. Em alguns casos, são restaurantes que, mais do que uma simples parada, valem a viagem.  Veja a lista de 5 restaurantes na rodovia Fernão Dias, entre São Paulo e Belo Horizonte, para você dar uma paradinha:  01 - FAZENDA PARAÍSO - ATIBAIA / SP  Aqui cabe uma licença poética, na verdade, o local está a 2,5 km da Fernão Dias (parte do caminho em estrada de chão), mas é tão bacana, que vale a pequena desviada.  Com acesso pelo km 52 da estrada (entre Atibaia e Mairiporã) e imersa no meio da mata, a antiga fazenda cafeeira erguida no fim do século 19 abriga hoje um restaurante e alambique.  Mais do que apenas comer e cair fora, aqui o negócio é passar umas horinhas …

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das áreas produtivas diversificaram suas ati…

AS 10 MELHORES ILHAS DO MUNDO - Fernando de Noronha está entre elas, Providenciales, no Caribe, é a primeira da lista

CONHEÇA AS 10 ILHAS CONSIDERADAS AS MELHORES DO MUNDO O site colaborativo TripAdvisor divulgou a lista das ilhas que foram escolha dos viajantes pelo prêmio Traveler’s Choice Awards 2015. O ranking foi elaborado de acordo com as avaliações de viajantes usuários da página e do aplicativo.  Fernando de Noronha foi o único destino brasileiro que apareceu na lista. A ilha toma conta do décimo lugar na lista. Prepare-se para as nuances de azul e verde e veja na galeria abaixo as dez melhores ilhas do mundo, de acordo com os usuários do site. 01 - PROVIDENCIALES – TURKS E CAICOS (TURCAS E CAICOS)  As mais populosas ilhas do arquipélago britânico Turks e Caicos foram as mais votadas pelos viajantes. Apesar de pertencer ao Reino Unido, as ilhas ficam no Caribe e fazem a alegria de seus hóspedes com longas faixas de areia branca e um mar azul clarinho ideal para a prática de mergulho livre (Thinkstock) 02 - MAUI - HAVAÍ, EUA  A ilha no Havaí é um dos destinos preferidos dos amantes de ecoturismo…

A RE-IMAGEM DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS DO MUNDO - De maneira criativa e totalmente nova usando recortes de papel

CONHEÇA A RE-IMAGEM DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS DO MUNDO FEITAS POR UM FOTÓGRAFO BRITÂNICO
O fotógrafo britânico Rich McCor viaja com mais do que apenas uma câmera. Ele re-pensa monumentos populares de maneira criativa, usando recortes de papel de uma maneira totalmente nova. Te apresentamos uma seleção de imagens feitas por ele 01 - O Coliseu de Roma é tomado por um polvo gigante 02 - Torneiras nas fontes da Praça “de la Liberté” em Toulon, França 03 - A roda gigante “London Eye”, em Londres, compôs a roda dianteira de um recorte de bicicleta 04 - Infratores, cuidado! Nosso Spider-Man de papel está vigiando este bairro da cidade de Nova Iorque 05 - Quando a Torre de Pisa, na Itália, substituiu a enfermeira na icônica foto do beijo na Segunda Guerra Mundial 06 - O David de Michelangelo está usando cueca em Florença, Itália 07 - Edifício Torre Agbar em Barcelona, Espanha, transformado em pingüim 08 - Uma nave espacial alienígena voa pela Ponte Cirkelbroen em Copenhague, na Dinamarca 09 - …

15 CAFETERIAS EM SÃO PAULO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER - Muitos são espaços pequenos, com os próprios donos-baristas tomando conta do balcão. Outros englobam a cadeia produtiva inteira, do plantio dos grãos em fazenda própria até a torra. O Paladar selecionou 15 endereços que o amante de café precisa conhecer em São Paulo

CONHEÇA 15 CAFETERIAS EM SÃO PAULO, SP, BRASIL, QUE PRIORIZAM CAFÉS ESPECIAIS Há mais de dez anos, a cidade acompanha o surgimento de cafeterias voltadas ao mercado dos cafés especiais. Durante muitos anos, o ritmo foi lento, com o predomínio de precursores como Coffee Lab, Suplicy Cafés e Octavio. Nos três últimos anos, no entanto, houve uma verdadeira explosão de endereços onde é possível cultuar o café, em vários cantos da cidade.  Muitos são espaços pequenos, com os próprios donos-baristas tomando conta do balcão. Outros englobam a cadeia produtiva inteira, do plantio dos grãos em fazenda própria até a torra. O Paladar selecionou 15 endereços que o amante de café precisa conhecer em São Paulo. Confira as cafeterias na galeria abaixo em ordem cronológica de abertura, a partir da mais recente novidade (mais abaixo, todas localizadas em mapa).  O 'Paladar' elenca 15 endereços paulistanos que priorizam cafés especiais e extrações que vão além do expresso, para evidenciar outra…

OS VIKING NA AMÉRICA MUITO ANTES DE COLOMBO - NEWFOUNDLAND, CANADÁ - É lá que um momento significativo na história da migração humana aconteceu. No ano 1000, quase meio milênio antes de Cristóvão Colombo iniciar sua famosa viagem, um barco viking, capitaneado por Leif Erikson, levou 90 homens e mulheres da Islândia em busca de um novo lar.

OS VIKING NO CANADÁ MUITO ANTES DE CRISTÓVÃO COLOMBO
Enquanto guiava pela autoestrada TransCanada Highway, fui parado por um alce. Estava na região norte de Newfoundland, no Canadá, em um trecho conhecido como Trilha Viking e que leva a L'Anse Aux Meadows, o único assentamento nórdico da América do Norte É lá que um momento significativo na história da migração humana aconteceu. No ano 1000, quase meio milênio antes de Cristóvão Colombo iniciar sua famosa viagem, um barco viking, capitaneado por Leif Erikson, levou 90 homens e mulheres da Islândia em busca de um novo lar. Foi o primeiro assentamento europeu no que chamamos de Novo Mundo. Erikson e seus acompanhantes chegaram na vazante da maré e ficaram presos nas águas rasas da baía de Epaves. Quando a maré subiu, seguiram viagem até L'Anse Aux Meadows. Em tempos modernos, pode parecer um local inóspito, alvo de fortes ventos vindos do mar. Mas, para quem tinha cruzado o Atlântico Norte em um barco aberto, era o paraíso: flor…

DOCES AMERICANOS - Se você é do time dos amantes das guloseimas americanas, você vai pirar neste roteiro com 8 lugares para experimentar os melhores doces americanos em São Paulo

CONHEÇA 08 LUGARES EM SÃO PAULO PARA VOCÊ SE DELICIAR COM GULOSEIMAS AMERICANAS  A gastronomia americana caiu no gosto dos brasileiros há muito tempo. E não são apenas os hambúrgueres e hot-dogs que fazem sucesso, os doces também são os queridinhos de muita gente. E bom, não podemos negar que eles mandam muito bem, né? O nosso brigadeirão é incrivelmente ótimo, mas é beeem difícil negar um cupcake, um brownie ou um milk-shake. Se você é do time dos amantes das guloseimas americanas, você vai pirar neste roteiro com 8 lugares para experimentar os melhores doces americanos em São Paulo. Confira:  01 - CHEESECAKERIA  A loja é especializada no clássico cheesecake americano. São mais de 10 sabores diferentes para experimentar, entre eles o tradicional, com Oreo e limão. Dá para fazer encomenda.  Endereço: Rua Canário, 499, Moema  Telefone: 4117-0400 (Reprodução/Facebook Cheesecakeria) 02 - THE BROWNIE SHOP  Na ativa desde 2009, a The Brownie Shop aposta em saborosos brownies para matar a von…