O Caminho de Santiago de Compostela é um trajeto de turismo religioso que leva os fiéis até a Catedral de Santiago de Compostela, na cidade de mesmo nome, na Espanha.
O motivo por trás da devoção das centenas de milhares de pessoas que percorrem o roteiro é quem foi Santiago de Compostela.
Também conhecido como Santiago Maior, São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, morto em 44 d.C., em Jerusalém.
Qual a história do Caminho de Santiago de Compostela?
A história do roteiro de peregrinação começou no século IX, quando um camponês descobriu, por acidente, o túmulo do apóstolo São Tiago.
Desde então, fiéis de todos os cantos da Europa passaram a se deslocar até a região onde foi sepultado o discípulo cristão.
Três séculos depois, a Igreja Católica enfim reconheceu a área de descoberta da tumba como centro de peregrinação, fomentando ainda mais o turismo religioso na hoje chamada cidade de Santiago de Compostela.
Os restos mortais de São Tiago, porém, nunca foram remetidos ao Vaticano e estão até hoje depositados na catedral da cidade!
Caminho de Santiago de Compostela: onde fica?
Não existe apenas um Caminho de Santiago, mas todas as rotas levam ao mesmo lugar: a cidade de Santiago de Compostela, na região da Galícia, no noroeste da Espanha, pertinho da costa atlântica do país.
A partir da capital espanhola, Madri, o trajeto tem pouco mais de 600 km de extensão. Se você está saindo de Lisboa, em Portugal, o percurso se estende por 540 km, enquanto a partir de Porto a distância é de apenas 230 km.
Caminho de Santiago de Compostela: mapa
Cuidado para não se perder, pois existem várias rotas que levam à catedral onde descansam os restos mortais do apóstolo de Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE