OLHANDO DA JANELA DO TREM: 02/15/21

Translate

Pesquise o que procura aqui

AMAZONAS / BRAZIL (04 / 27) POPULAÇÃO: 4.207.714 PESSOAS (IBGE 2020)




Com vida cultural intensa, na qual se destacam o Festival Folclórico de Parintins, o Festival Internacional de Ópera e o Festival Internacional do Cinema de Aventura, Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela.

ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL
O Estado do Amazonas é o maior em área territorial do País, com 1.559.161,682 quilômetros quadrados, o equivalente ao território de quatro países, somados: França, Espanha, Suécia e Grécia.
O Estado detém um dos mais baixos índices de densidade demográfica do país, com 2,23 habitantes por quilômetro quadrado
O IBGE identificou 65 grupos indígenas no Estado, que detém a maior população de índios do País, no total de 168.680, de acordo com o Censo 2010. O Amazonas detém, ainda, 98% de sua cobertura florestal preservada, além de um dos maiores mananciais de água doce.
Sofrendo influência de vários fatores com precipitação, vegetação e altitude, a água forma na região a maior rede hidrográfica do planeta.

A maioria dos rios amazonenses é navegável durante todo o ano. O rio Amazonas é internacionalmente conhecido como o maior do mundo, possuindo um curso calculado em 6.300 quilômetros.
foto - Elime Ribeiro
Seu arco atlântico tem a extensão de 400 quilômetros. Nasce presumivelmente na lagoa Santana (Andes Ocidentais), onde sua bacia de recepção é um rio de geleira.
O acesso ao Estado é feito principalmente por via fluvial ou aérea
O Amazonas é o maior Estado do Brasil. Possui mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e ocupa mais de 18% do território nacional.
Seus 62 municípios têm ao mesmo tempo as terras mais altas do país, como o pico da Neblina (2.993 metros de altitude) e o pico 31 de Março (2.972 metros de altitude) e a maior extensão de terras baixas, com menos de 100 metros de altitude, do Brasil.
Com vida cultural intensa, na qual se destacam o Festival Folclórico de Parintins, com o duelo dos bumbás Garantido e Caprichoso, o Festival Internacional de Ópera e o Festival Internacional do Cinema de Aventura, o Amazonas possui características muito especiais que se expressam na alegria do povo e nas raízes do folclore regional.
O turismo de natureza, ou ecoturismo, é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação.
Por seu contato direto com a natureza, o Estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.
O ecoturismo pode ser praticado no Amazonas durante o ano todo, pois a sazonalidade que ocorre na floresta de várzea, local onde as comunidades vivem, oferece dois belos paisagismos, permitindo ao turista vivenciar a floresta em época de seca e de cheia (alagada).



Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela, o turista ainda pode usufruir da convivência com o homem da floresta conhecendo o seu modus vivendis e interagindo no seu dia-a-dia
ESTE EH O ESTADO DO AMAZONAS. BEM VINDO À PÉROLA DO BRASIL
AQUI A REGIÃO CENTRAL COM DESTAQUE PARA O TEATRO AMAZONAS
imagem - ?
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE DE MANAUS, AM AO AMANHECER
imagem -  Conceição Costa
PORTO NO RIO NEGRO NO AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe
PORTO EM MANAUS, AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe
PALAFITAS SÃO CONSTRUÇÕES HABITACIONAIS MUITO COMUM NA REGIÃO DIVIDO AS CHEIAS DAS ÁGUAS DO RIO QUE INUNDAM TODA A REGIÃO ANUALMENTE. ASSIM, AS CASAS SE MANTEM ACIMA DO NÍVEL DAS ÁGUAS
imagem - Ricardo Hossoe
CIDADE DE PRESIDENTE FIGUEIREDO, AM AS MARGENS DO RIO URUBUÍ NO AMAZONAS, BRASIL
imagem - Ricardo Hossoe



PRAÇA DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE AUTAZES NO AMAZONAS
imagem - GM Thome
PRAÇA DA SAUDADE NA CAPITAL MANAUS, AMAZONAS
imagem - Ricardo Hossoe
PARCIAL DE MANAUS, AM
imagem - ?
O BELÍSSIMO TEATRO AMAZONAS NA CIDADE DE MANAUS, AM
imagem - Ricardo Hossoe
PALÁCIO RIO BRANCO EM MANAUS, AM
PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, UM RECONHECIMENTO INCOMPARÁVEL, UMA HERANÇA CULTURAL, COM ARQUITETURA E MEMÓRIAS POLÍTICAS, QUE NOS REMETE AS RIQUEZAS DO AUGE DO CICLO DA BORRACHA
imagem - Ricardo Hossoe
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MANAUS, AM
imagem - Ricardo Hossoe
LARGO DE SÃO SEBASTIÃO NO AMAZONAS, BR
O LARGO DE SÃO SEBASTIÃO, QUE NÃO PASSAVA DE UMA ROCINHA DE PROPRIEDADE DO SR. ANTÔNIO LOPES BRAGA, FOI ABERTA EM 1867, ONDE O DR. CANAVARRO ERIGIU UM MONUMENTO QUE SE ENCONTRA NO MEIO DA PRAÇA QUE HOMENAGEIA A ABERTURA DOS PORTOS DO AMAZONAS ÀS DEMAIS NAÇÕES.
imagem - Ricardo Hossoe



PRÉDIO DA ALFÂNDEGA NA CAPITAL MANAUS, AMAZONAS
imagem - Ricardo Hossoe
PALÁCIO RIO NEGRO EM MANAUS, AMAZONAS
O PALACETE SCHOLZ FOI CONSTRUÍDO EM ESTILO ECLÉTICO EM 1903 PARA SER RESIDÊNCIA PARTICULAR DE UM ABASTADO COMERCIANTE DA BORRACHA, O ALEMÃO KARL WALDEMAR SCHOLZ. O AMAZONAS ERA A ÉPOCA UM DOS ESTADOS MAIS PRÓSPEROS DA UNIÃO POR OCASIÃO DO CICLO DA BORRACHA.
imagem -  Wikipédia
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO NA CIDADE DE BORBA, AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
OS ÍNDIOS DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
O AMAZONAS POSSUI A MAIOR POPULAÇÃO INDÍGENA DO BRASIL, COM 168.680 ÍNDIOS, DE ACORDO COM O CENSO 2010 DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (IBGE)
imagem -  Alex Pazuello
imagem - ?
AQUI TRIBOS INDÍGENAS QUE SE MANTEM EM TRIBOS LONGE DO CONTANTO COM O MUNDO CIVILIZADO
imagem - ?
O TURISMO NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
O turismo de natureza, ou ecoturismo, é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação. Por seu contato direto com a natureza, o estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.



O ecoturismo pode ser praticado no amazonas durante o ano todo, pois a sazonalidade que ocorre na floresta de várzea, local onde as comunidades vivem, oferece dois belos paisagismos, permitindo ao turista vivenciar a floresta em época de seca e de cheia (alagada). Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela, o turista ainda pode usufruir da convivência com o homem da floresta conhecendo o seu modus vivendis e interagindo no seu dia-a-dia.
AQUI A ONÇA PINTADA. TÍPICA DO AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
AQUI TEMOS A ANTA
imagem - Ricardo Hossoe
O PEIXE BOI COMUM NO RIO AMAZONAS, AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe
GATO DO MATO
imagem - Ricardo Hossoe
A ONÇA PINTADA DESCANSANDO
imagem - Ricardo Hossoe
O BOTO COR DE ROSA
imagem - Ricardo Hossoe
MANAUS VISTA DE LONGE
imagem - Wikipédia



UMA DAS INÚMERAS CACHOEIRAS DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia

O RIACHO E A FLORESTA AMAZÔNICA NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
imagem - ?
A CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
Com vida cultural intensa, na qual se destacam o festival folclórico de Parintins, com o duelo dos Bumbás garantido e caprichoso, o festival internacional de ópera e o festival internacional do cinema de aventura, o Amazonas possui características muito especiais que se expressam na alegria do povo e nas raízes do folclore regional.



Aqui o centro de convenções – sambódromo
Destina-se a apresentações artísticas, culturais, esportivas e religiosas, que apresentem grande demanda de público.
imagem - ?
CHEGANDO NA CIDADE DE ITACOATIARA, AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
PARCIAL DA CIDADE DE COARI, AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
CASA DE VENDA DE ARTESANATO INDÍGENA EM MANAUS, AMAZONAS
imagem - Ricardo Hossoe
BARCO NAVEGANDO NO RIO AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe



OS BARCOS NO PORTO DE MANAUS, AMAZONAS, BR
imagem - Conceição Costa
OS RIOS AMAZONENSES
O AMAZONAS POSSUI A MAIOR BACIA DE ÁGUA DOCE DO PLANETA. A MAIORIA DOS RIOS AMAZONENSES É NAVEGÁVEL DURANTE TODO O ANO. 
AQUI UM CARGUEIRO NO RIO NEGRO
imagem - Ricardo Hossoe
CIDADE DE AUTAZES, AMAZONAS
imagem - GM Thome
COMÉRCIO NO CENTRO DA CIDADE DE MANACAPURU, AMAZONAS
imagem - Fritz Follmer
A GRADE FLORESTA AMAZÔNICA, BR
imagem - Euler Melo Nogueira
O RIO SERPENTEANDO A FLORESTA AMAZÔNICA, BR
imagem - Instituto Onça Pintada
PONTE QUE LIGA A CIDADE DE MANAUS A CIDADE DE IRANDUBA,AMAZONAS
imagem - Conceição Costa


A MESMA PONTE VISTA DE LONGE. FICA NO RIO NEGRO
imagem - Ricardo Hossoe
RIO URUCU NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
imagem - GM Thome
PICO DA NEBLINA NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
Pico da Neblina, considerado a montanha mais alta do Brasil. Ele fica ao norte do Amazonas, na Serra do Imeri, na cidade de Santa Isabel do Rio Negro, e dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina. São 2.993 metros de altitude que proporcionam uma paisagem encantadora. Uma curiosidade do lugar é que no topo da montanha, a temperatura chega a 20 °c durante o dia e cai para 6 °c à noite. Há relatos que o pico da neblina teria sido descoberto por volta de 1950.
imagem - Wikipédia
imagem - ?
ENCONTRO DOS RIOS NEGRO E SOLIMÕES NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
UM DOS MAIORES ESPETÁCULOS DA NATUREZA, O ENCONTRO DAS ÁGUAS REPRESENTA A CONFLUÊNCIA DOS RIOS NEGRO, DE ÁGUAS ESCURAS, E SOLIMÕES, DE ÁGUAS BARRENTAS. VIAJAM POR QUILÔMETROS SEM SE MISTURAREM.
imagem - ?
A UNIÃO DOS DOIS RIOS FORMAM O RIO AMAZONAS
imagem - Conceição Costa
POVOS DA AMAZÔNIA, BR
A proposta do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, embasado na missão de valorizar a cultura amazônica, já disponibiliza para eventos culturais da região uma arena de artes, destinada a 17 mil pessoas e ainda pretende apresentar exposições e oferecer a estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral um banco virtual de dados técnico-científicos sobre a Amazônia, contribuindo para a difusão cultural desta região para o mundo.
imagem - ?



CHEGANDO NA CIDADE DE MANACAPURU, AMAZONAS
imagem - Fritz Follmer
GASODUTO DE MANAUS, AMAZONAS, BR
imagem - GM Thome
ESTRUTURA DA PONTE QUE LIGA MANAUS A CIDADE DE IRANDUBA, AMAZONAS, BR
imagem - Conceição Costa
SÍNTESE
Capital - Manaus
População estimada 2016(2) - 4.001.667
Área 2015 (km²) - 1.559.149,074
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 2,23
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 752
ORIGEM DO NOME
O nome Amazonas foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol Francisco de Orellana, quando o desceu em todo o seu comprimento, em 1541. Afirmando ter encontrado uma tribo de índias guerreiras, com a qual teria lutado, e associando-as às Amazonas da Mitologia Grega, deu-lhes o mesmo nome. 
Segundo etimologia alternativa defendida pelo historiador Karl Lokotsch, o nome Amazonas é de origem indígena, da palavra Amassunu, que quer dizer "ruído de águas, água que retumba.
HISTÓRIA
O Amazonas é o maior estado do Brasil. Possui mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e ocupa mais de 18% do território nacional. Seus 62 municípios têm ao mesmo tempo as terras mais altas do país, como o pico da neblina (2.993 metros de altitude) e o pico 31 de março (2.972 metros de altitude) e a maior extensão de terras baixas, com menos de 100 metros de altitude.



O Amazonas é banhado pela bacia hidrográfica amazônica, que responde por aproximadamente 20% da água doce do planeta. Os principais rios são Negro (que banha a cidade de Manaus), Amazonas-Solimões, Madeira, Juruá, Purus, Içá, Uaupés e Japurá. No Brasil, país caracteristicamente tropical, o Amazonas é dominado pelo clima equatorial, predominante na Amazônia, tendo uma temperatura média de 26° Celsius. Ele também é o estado mais preservado do país, com 98% de sua cobertura florestal original.



Somente suas áreas protegidas por leis federais e estaduais, como parques e reservas florestais, ocupam um território equivalente a 20 vezes o tamanho do Líbano e o dobro de Portugal. Aliados a esse universo verde estão os rios, lagos e igarapés, componentes indispensáveis para marcar o contato inesquecível com a maravilhosa natureza Amazônica.
A BANDEIRA DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
A bandeira do amazonas foi criada ainda na década de 1890 e, em 1897, representou o batalhão militar do estado na guerra de canudos.
imagem - Governo do Amazonas
AQUI O BRASÃO DO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL

fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação IBGE / Portal do Governo do Amazonas





Conheça o estado do Rio Grande do Sul



ESTADO AMIGO DO AMAZONAS
RIO GRANDE DO SUL / BRAZIL

Cheio de tradições, costumes, atrativos turísticos e povo acolhedor. Alguns destinos onde a natureza encanta por sua serenidade, e se apresenta por trilhas ecológicas, belas cascatas, cachoeiras, grutas, cânions e montanhas.
Como não se render à beleza e os encantos de cada pedacinho de chão desse Rio Grande do Sul? Alguns destinos onde a natureza encanta por sua serenidade, e se apresenta por trilhas ecológicas, belas cascatas, cachoeiras, grutas, cânions e montanhas. E assim nos recebe esse Rio Grande... Conversando com nossa gente, com um mate bem cevado às mãos e a tradição gaúcha no coração... Aventure-se!


O PASSEIO DE MARIA-FUMAÇA COMEÇA EM CARLOS BARBOSA (RS), PASSA POR GARIBALDI (RS) E TERMINA EM BENTO GONÇALVES (RS). DURANTE O TRAJETO GRUPOS FOLCLÓRICOS CANTAM E DANÇAM AO SOM DE MÚSICAS TÍPICAS ITALIANAS. NAS PARADAS HÁ DEGUSTAÇÃO DE SUCO DE UVA, ESPUMANTE E VINHO.
Existem várias formas de conhecer o Rio Grande do Sul. Você pode optar pela rota metropolitana, onde estão as principais cidades mais próximas de Porto Alegre, o Litoral, onde poderá conhecer as melhores praias, a Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados por turistas que visitam o Estado, e ainda a Rota Central e Interior, onde cidades atrativas esperam a sua visitação.



COM RÉPLICAS FUNCIONAIS EM TAMANHO ORIGINAL E RARIDADES, O MUNDO A VAPOR, EM CANELA (RS), APRESENTA A IMPORTÂNCIA E AS APLICAÇÕES DAS MÁQUINAS A VAPOR DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Ser gaúcho é motivo de muito orgulho para cada um dos 10,5 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul. Mais dia menos dia, mesmo quem não é nascido no estado, mas ali vive, começa a adquirir costumes como tomar chimarrão, preparar um bom churrasco, torcer para Internacional ou Grêmio, além de ceder a outras tradições locais.
ANTÔNIO PRADO (RS) TEM O MAIOR ACERVO DE ARQUITETURA URBANA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL. SÃO 48 PRÉDIOS TOMBADOS, GRANDE PARTE DO INÍCIO DO SÉCULO 20
A posição geográfica reforça os laços com argentinos e uruguaios, ressaltados no cantarolar do sotaque, na dieta carnívora e até na adaptação a invernos rigorosos.
O GUAÍBA É O PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DE PORTO ALEGRE (RS), PODE SER ADMIRADO DO CAIS OU EM PASSEIO DE BARCO ATÉ AS ILHAS MAIS PRÓXIMAS.
Considerado por Portugal uma capitania somente em 1807, o território pertencia até então, pelo Tratado de Tordesilhas, aos espanhóis. Ao longo da história, a região foi palco de guerras, como a Cisplatina (1825-1828) e a do Paraguai (1864-1870). No intervalo entre as duas, aconteceram levantes que deram origem ao maior conflito civil do país, a Revolução dos Farrapos (1835-1845), de ideal separatista.
CENTRO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE, CAPITAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BR
As ondas imigratórias também resultaram na formação de uma identidade local, com a chegada de agricultores alemães e italianos, cuja presença marca o turismo da Serra Gaúcha em cidades como Gramado e Canela, muito procuradas na temporada de inverno, e nos municípios que compõem o Vale dos Vinhedos.
OS CORAJOSOS PODEM SE AVENTURAR NUM VOO DUPLO DE PARAGLIDER COM MEIA HORA DE DURAÇÃO. SE VOO LIVRE NÃO FOR SUA PRAIA, O PANORAMA DA SERRA, COM DIREITO A VER OS PRÉDIOS DE CAXIAS DO SUL, JÁ VALE O PROGRAMA.
Entre as belas paisagens do interior, as mais impressionantes estão nos arredores de Cambará do Sul, porta de acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra e à sua grande atração, o Cânion do Itaimbezinho, cujos desfiladeiros de 720 metros de profundidade e 6 quilômetros de extensão são margeados por araucárias.
GRUPOS DE CTGS (CENTROS DE TRADIÇÃO GAÚCHA) DO PAÍS INTEIRO ACAMPAM NO PARQUE DA HARMONIA, EM PORTO ALEGRE (RS), DURANTE A SEMANA FARROUPILHA
CIDADE DE CAXIAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL É UM DOS ESTADOS COM MAIOR GRAU DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO PAÍS. O PRINCIPAL GÊNERO DE INDÚSTRIA É O DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, RESPONSÁVEL POR SUBSTANCIAL PARCELA DO VALOR DA PRODUÇÃO FABRIL. SEGUEM-SE A METALURGIA, AS INDÚSTRIAS MECÂNICA, QUÍMICA, FARMACÊUTICA, DE VESTUÁRIO, CALÇADO, DE MADEIRA E MOBILIÁRIO.
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL É UM ESTADO COM VASTAS OPÇÕES DE TURISMO. O ESTADO RECEBE ANUALMENTE CERCA DE 2,0 MILHÕES DE TURISTAS DE FORA DO PAÍS.



AS PRAIAS DO LITORAL NORTE NAS CIDADE DE CAPÃO DA CANOA, TRAMANDAÍ E TORRES SÃO AS MAIS CONHECIDAS NO ESTADO, ESTA ÚLTIMA APRESENTANDO FALÉSIAS.
SÃO TRÊS PEDRAS QUE FICAM NA BEIRA DO MAR, SENDO QUE UMA DELAS AVANÇA MAR ADENTRO EM UMA ALTURA DE 30 METROS.
CIDADE DE PORTO ALEGRE A CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
NO LITORAL SUL DESTACA-SE A PRAIA DO CASSINO, EM RIO GRANDE, CONSTANTE NO GUINESS BOOK COMO A MAIOR PRAIA DO MUNDO. TAMBÉM SE DESTACAM AS PRAIAS DA LAGUNA DOS PATOS, PRINCIPALMENTE AS PRAIAS DE SÃO LOURENÇO DO SUL, TAPES E PELOTAS (PRAIA DO LARANJAL).
AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO EM PORTO ALEGRE, RS
imagem - ?
AS SERRAS ATRAEM MILHARES DE TURISTAS TODOS OS ANOS, NO INVERNO E VERÃO. AS CIDADES DE GRAMADO E CANELA SÃO CONHECIDAS NA ÉPOCA DE NATAL PELA DECORAÇÃO DAS CIDADES, JUNTAMENTE COM OS PARQUES NATALINOS.



NO INVERNO, OS TURISTAS VISITAM ESSAS CIDADES JUNTAMENTE COM CAXIAS DO SUL, SÃO JOSÉ DOS AUSENTES E CAMBARÁ DO SUL, DEVIDO ÀS TEMPERATURAS BAIXAS, MUITAS VEZES NEGATIVAS E COM A POSSIBILIDADE DE QUEDA DE NEVE, PARA A FELICIDADE DOS TURISTAS
CÂNION DO ITAIMBEZINHO NO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA NA DIVISA ENTRE O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E O ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL
imagem - ?
CIDADE DE TRÊS COROAS, RS
Um destino turístico perfeito para quem curte esportes de aventura junto à natureza como rafting sobre corredeiras, canoagem, arvorismo, rapel e ciclismo nas montanhas. Todas estas modalidades podem ser bem exploradas em dois atrativos com riquezas naturais que se ligam ao Rio Paranhana, os Parque das Laranjeiras e o Brasil Raft Park, situados na Linha Café. Outro grande atrativo na cidade fica sobre as montanhas. É o templo budista tibetano, o único da América Latina e tem a visitação aberta ao público.

O principal evento da cidade é o Três Coroas em Festa, festividade que ocorre em maio em comemoração ao aniversário do município. Em novembro, a cidade também recebe um bom público para acompanhar o Festival de Canoagem, que ocorre no Parque das Laranjeiras.
RAFTING NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BR
A cidade de Três Coroas é um dos melhores destinos do Sul do país para a prática do rafting. A descida ocorre nas corredeiras do Rio Paranhana. O cenário é fantástico com águas cristalinas, pequenos obstáculos rochosos pelo caminho e a natureza exuberante às margens. Os amantes desta aventura além de remar nas corredeiras tem a oportunidade de fazer mergulhos programados durante o percurso. E quem procura ainda mais aventura pode realizar o rafting noturno.
Também em Três Coroas, no Parque das Laranjeiras é possível praticar vários outros esportes de aventura como o arborismo, a tirolesa, a canoagem e o paintball. Tem diversão para todos os gostos e idades tudo em um mesmo lugar. Perfeito para quem quer armar a barraca na área de camping ou preparar um churrasco campeiro.




AQUI NOVA PETRÓPOLIS, RS
imagem - ?
GASTRONOMIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Terra de imigrantes, em sua grande parte italianos e alemães, o Rio Grande do Sul guarda ainda hoje em sua gastronomia grandes traços da colonização europeia, marca presente em seus restaurantes tradicionais e nas colônias que oferecem desde a cuca até a deliciosa chimia.

foto - Ricardo Junior
O Estado é o principal produtor vinícola do país e o seu cultivo da uva é uma referência. Outra marca importante do gaúcho é o seu churrasco, influência da cultura dos vizinhos Argentina e Uruguai, associado à culinária campeira presente em sua maior extensão.
O CHIMARRÃO EH UMA DAS BEBIDAS MAIS TRADICIONAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
VOO LIVRE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BR
O Rio Grande do Sul é um cenário rico em rampas de voo livre, são aproximadamente 20 pontos de salto e possui um amplo leque de escolas. É possível encontrar campos para realizar o seu salto em asa delta ou paraglider em cidades como Torres, Sapiranga, Rolante, Nova Petrópolis, Gramado, Igrejinha, Agudo, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Encantado, Feliz, Morrinhos do Sul, Porto Alegre, Santa Maria, São Vendelino e Viadutos.
foto - Rangel redaelli




O TRADICIONAL GAÚCHO A CARÁTER
imagem - ?
AQUI A CASA DO IMIGRANTE - DE PEDRAS
imagem - ?
CACHOEIRA DO CARACOL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BR
imagem - ?
FAZEM PARTE DA PAISAGEM GAÚCHA
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL EH O MAIOR PRODUTOR DE VINHO DO BRASIL
imagem - ?

CIDADE DE COXILHAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
BENTO GONÇALVES (RS) É REFERÊNCIA NACIONAL NA ELABORAÇÃO DE VINHOS. OS MELHORES TINTOS DO PAÍS SÃO PRODUZIDOS AQUI



NA REGIÃO CENTRAL (ÀS MARGENS DO GUAÍBA) CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS, MUSEUS E CENTROS CULTURAIS REFORÇAM O AR CULTO DE PORTO ALEGRE (RS)
COM MASSA LEVE E RECHEIO FARTO, O APFELSTRUDEL DO CASTELINHO DO CARACOL, EM CANELA (RS), É UM DOS MELHORES DO PAÍS
A CHARMOSA RUA COBERTA É ONDE FICA O BURBURINHO NOTURNO DA CIDADE DE GRAMADO (RS). REÚNE BARES, CAFÉ, BISTRÔS E ALGUMAS LOJAS DE MALHAS
O OBSERVATÓRIO ECOLÓGICO OFERECE UMA VISÃO DE 360º DO PARQUE DO CARACOL EM CANELA (RS). HÁ BINÓCULOS PARA OBSERVAR A FAUNA E A FLORA ALÉM DE UMA VISTA DESLUMBRANTE DA CASCATA DO CARACOL
OS VISITANTES DE GRAMADO (RS) QUE SE AVENTURAM NO FRIOZINHO DA SERRA GAÚCHA NO INVERNO ENCONTRAM ACONCHEGO NOS CAFÉS E RESTAURANTES, QUE ENCHEM AS MESAS COM SEQUÊNCIAS DE FONDUES. O BANQUETE A PREÇO FIXO INCLUI AS VERSÕES DE QUEIJO, CARNE E CHOCOLATE
QUANDO PARAVAM PARA COMER, OS GAÚCHOS ABATIAM UM ANIMAL, CAVAVAM UM BURACO NO CHÃO, ACENDIAM O FOGO, ESPETAVAM A CARNE, JÁ SALGADA, EM GALHOS DE ÁRVORES. ENTÃO ESPERAVAM O CHURRASCO FICAR PRONTO ACOMPANHADOS DO CHIMARRÃO. ESSE MODO DE PREPARO FOI ADAPTADO PARA AS CHURRASCARIAS MODERNAS
TUDO COMEÇOU QUANDO OTTO HÖPPNER CONSTRUIU UMA CASA DE BONECAS PARA SUA NETA. A PARTIR DELA, CRIOU UM MUNDO EM MINIATURA. COM 164 OBRAS E 2168 MINI-HABITANTES COMPONDO DIFERENTES CENAS, O MINI MUNDO EXIBE RÉPLICAS DE CASTELOS E CASAS DE VÁRIOS PAÍSES
O ALPEN PARK TEM 10 ATRAÇÕES VOLTADAS PARA A AVENTURA. A MAIS PROCURADA É O TRENÓ. EM ESTILO DE MONTANHA-RUSSA, O PASSAGEIRO CONTROLA A VELOCIDADE NUM PERCURSO DE 900 M



A REGIÃO DO VALE DOS VINHEDOS VAI ALÉM DA PRODUÇÃO DE VINHO. OBJETOS E ALIMENTOS ARTESANAIS SÃO BOAS LEMBRANÇAS PARA LEVAR PARA OS AMIGOS.
DEVIDO A GRANDE QUANTIDADE DE ANIMAIS E AO SOLO ALAGADO, A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAIM, NO RIO GRANDE (RS), RECEBEU O APELIDO DE "PANTANAL GAÚCHO”
TAMBÉM CONHECIDA COMO PRAÇA DA MATRIZ, A PRAÇA MARECHAL DEODORO ABRIGA A CATEDRAL METROPOLITANA, O PALÁCIO PIRATINI E O THEATRO SÃO PEDRO. QUANDO OS JACARANDÁS ESTÃO FLORIDOS A PRAÇA GANHA UM COLORIDO ESPECIAL
O MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE PORTO ALEGRE (RS) TRANSFORMA CONCEITOS DE QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA EM BRINCADEIRAS INTERATIVAS COM ESPELHOS, TELEFONE GIGANTESCO SEM FIO E ATÉ UM CHOQUE ELÉTRICO. SÃO CERCA DE 700 EXPERIMENTOS PARA DIVERTIR GENTE DE TODAS AS IDADES.
A PRINCIPAL ATRAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA, EM CAMBARÁ DO SUL (RS), É O CÂNION DO ITAIMBEZINHO, COM 6 KM DE COMPRIMENTO E PAREDÕES DE ATÉ 720 M DE ALTURA
EM AGOSTO ACONTECE O FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO (RS), O MAIOR EVENTO DO GÊNERO NO BRASIL. CINEASTAS, DIRETORES, E ATORES DISCUTEM, DIVULGAM E INCENTIVAM A CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO PAÍS E NA AMÉRICA LATINA.
UM PROGRAMA RELAXANTE EM GRAMADO (RS) É VISITAR O SPA KUROTEL (PACOTES DE DAY SPA SÃO OFERECIDOS PARA QUEM NÃO ESTÁ HOSPEDADO). A PARTE ABERTA AO PÚBLICO TEM MAIS DE 15 SALAS, PARA TRATAMENTOS DERMATOLÓGICOS, E A ESTAÇÃO DAS ÁGUAS, COM CIRCUITO DE BANHOS TÉRMICOS
O LAGO NEGRO, EM GRAMADO (RS), RECEBEU SEU NOME POR ESTAR CERCADO DE ÁRVORES TRAZIDAS DA FLORESTA NEGRA, NA ALEMANHA. CASAIS APAIXONADOS PASSEIAM TRANQUILAMENTE NOS PEDALINHOS ENQUANTO TURISTAS CAMINHAM EM VOLTA DO LAGO.
NO PARQUE DO CARACOL ESTÁ A CACHOEIRA MAIS FAMOSA DE CANELA E DO RIO GRANDE DO SUL. COM 131 M DE ALTURA, A CASCATA DO CARACOL PODE SER APRECIADA A PARTIR DO MIRANTE, DO OBSERVATÓRIO ECOLÓGICO OU APÓS UMA CAMINHADA DE 40 MINUTOS (DESCENDO POR UMA ESCADA COM MAIS DE 700 DEGRAUS) QUE LEVA AO PÉ DA CACHOEIRA. UM PASSEIO DE TRENZINHO , POR CENÁRIOS QUE RECRIAM ANTIGAS VILAS DE IMIGRANTES, É BOM PROGRAMA PARA FAZER COM AS CRIANÇAS.


NADA MELHOR PARA ENFRENTAR O FRIO GAÚCHO DO QUE UM CHIMARRÃO BEM QUENTINHO, BEBIDA TÍPICA DO RIO GRANDE DO SUL
O ROTEIRO DE VISITA DAS VINÍCOLAS DE BENTO GONÇALVES (RS) É QUASE SEMPRE O MESMO: VISITA AOS PARREIRAIS, PROCESSO DE ELABORAÇÃO E DEGUSTAÇÃO
O PARQUE NACIONAL DA SERRA GERAL CONTA COM POUCA ESTRUTURA PARA RECEBER TURISTAS. POUCO IMPORTA: O IMPRESSIONANTE CÂNION DA FORTALEZA, COM 7,5 KM DE EXTENSÃO, 900 M DE PROFUNDIDADE E 1500 M DE LARGURA, VALE A VISITA.
NA ÁREA RURAL DE BENTO GONÇALVES (RS), FICA OS CAMINHOS DE PEDRA. A ESTRADA DE 7 KM TEM 28 CASAS DE PEDRA E MADEIRA DA ÉPOCA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA – ALGUMAS ABERTAS PARA VISITA
AQUI O PALÁCIO PIRATINI, SEDE DO GOVERNO ESTADUAL
imagem - ?
AQUI O PALÁCIO FARROUPILHA
imagem - ?
ESTE EH O RIO URUGUAI
imagem - ?
AQUI UMA PAISAGEM TIPICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. CENA DE CINEMA
imagem - ?



UMA BELA PRAIA DA CIDADE DE TORRES NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
CIDADE DE CANOAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
CIDADE DE GRAMADO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO, AS RUÍNAS DAS MISSÕES SÃO UM DOS MAIORES ATRATIVOS TURÍSTICO DO RIO GRANDE DO SUL, EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
VISTA DE OUTRO ÂNGULO DAS MISSÕES
imagem - ?
PARQUE EÓLICO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL EH UMA DAS 27 UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL. É O ESTADO MAIS MERIDIONAL DO PAÍS, CONTA COM O QUARTO MAIOR PIB.
O QUINTO MAIS POPULOSO E O QUINTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) MAIS ELEVADO.
O ESTADO POSSUI PAPEL MARCANTE NA HISTÓRIA DO BRASIL.
SUA POPULAÇÃO É EM GRANDE PARTE FORMADA POR DESCENDENTES DE PORTUGUESES, ALEMÃES, ITALIANOS, AFRICANOS E INDÍGENAS.



EM PEQUENA PARTE POR ESPANHÓIS, POLONESES E FRANCESES, DENTRE OUTROS IMIGRANTES.
EM CERTAS REGIÕES DO ESTADO, COMO A SERRA GAÚCHA E A REGIÃO RURAL DA METADE SUL, AINDA É POSSÍVEL OUVIR DIALETOS DA LÍNGUA ITALIANA E DO ALEMÃO.
SUA POPULAÇÃO CONSTITUI CERCA DE 6% DO NÚMERO DE HABITANTES DO PAÍS.
UM PASSEIO A CAVALO PODE SER ORGANIZADO EM FAZENDAS OU NA REGIÃO DOS CÂNIONS.
SÍNTESE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Capital - Porto Alegre
População estimada 2016(2) - 11.286.500
Área 2015 (km²) - 281.737,947
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 37,96
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 1.435
Número de Municípios - 497
Posição geográfica do estado do Rio Grande do Sul no Brasil
ENTRE OS PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS GAÚCHOS, DESTACAM-SE O ARROZ, A SOJA, O MILHO, A CANA-DE-AÇÚCAR, A LARANJA E O ALHO.
NO RIO GRANDE DO SUL, DESTACAM-SE OS REBANHOS BOVINO, OVINO E SUÍNO. ALÉM DISSO, A CRIAÇÃO DE GALINÁCEOS CHEGA A 112 MILHÕES DE AVES.
O ESTADO ABRIGA GRANDES RESERVAS DE CARVÃO MINERAL E DE CALCÁRIO. A EXTRAÇÃO DE ÁGUA MINERAL É TAMBÉM IMPORTANTE (APROXIMADAMENTE 92 MILHÕES DE LITROS ANUAIS).
ESTA EH A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
ESTE EH O BRASÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

"Um dia quando você perceber que nem tudo na vida foi como você gostaria que fosse, saiba que nem por isso o caminho foi menos valioso ou menos importante. É essa a razão que me faz sempre voltar aqui neste lugar. Não são as coisas que se pode ter para colocar de enfeite na estante, são as lembranças, a emoção que fica, as histórias para contar, os pequenos grandes prazeres que só tem valor quando a gente vive o momento..."

fonte dos textos e fotos: Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker/ IBGE / Portal do Governo do Estado / turismoriograndedosul.com.br 




 Conheça o estado do Amazonas


SONHOS DE UM VIAJANTE
SENTADOS NO SOFÁ
ESTAVA EM UMA SALA GRANDE, DE PÉ ATRÁS DE UM SOFÁ DE DOIS LUGARES. NA FRENTE DESTE SOFÁ, DEBAIXO DA JANELA, HAVIA O SOFÁ DE TRÊS LUGARES. HAVIA DUAS PESSOAS SENTADAS NO SOFÁ QUE NO QUAL EU ESTAVA ATRÁS. NO SOFÁ DE TRÊS LUGARES, ESTAVAM SENTADOS MEU PAI E OUTRAS DUAS PESSOAS. EU DIZIA QUE FAZER O SEGURO FUNERAL ERA MUITO BOM. PORQUE A GENTE GANHAVA TRÊS PARCELAS DE QUINHENTOS REAIS, TRÊS CESTAS BÁSICAS E SÓ PAGAVA TRINTA REAIS POR ANO. MAS MEU PAI DIZIA QUE NÃO ACREDITAVA QUE ISSO FOSSE BOM. EU INSISTIA DE QUE ERA UMA BOA PORQUE ERA TUDO PAGO PELO SEGURO FUNERAL. MAS MEU PAI DISSE QUE NÃO FARIA QUE TRINTA REAIS POR ANO, ERA UM PREÇO MUITO ALTO.

Encontre aqui seu lugar incrível