Cercada por Montanhas da Serra da Mantiqueira, Pela Mata Atlântica, no Caminho Velho da Estrada Real com Trem Turístico, Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Turismo Rural e uma Trilha de alto nível de dificuldade na Travessia da Serra Fina.
CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRAZIL
TREM TURÍSTICO DA MANTIQUEIRA
Operado pela Regional Sul de Minas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o trem parte da estação central em Passa Quatro rumo a Coronel Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira. O destino final fica na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, próximo ao Grande Túnel.
O Grande Túnel eh um marco histórico cravado na Mantiqueira, próximo à linha do trem que liga Passa Quatro a Coronel Fulgêncio. A estrutura tem uma extensão de 997 m e guarda marcas da Revolução de 1932, quando paulistas contrários ao governo de Getúlio Vargas entraram em embate com os mineiros (favoráveis ao então presidente).
Para visitar o local de carro, é preciso deixá-lo estacionado no Mirante da Santa e descer uma pequena trilha até o início do túnel. Não se esqueça do agasalho, pois a temperatura costuma ficar baixa por lá!
TRAVESSIA DA SERRA FINA
Esse é um passeio para quem está disposto (e preparado!) para trilhas longas e de alto nível de dificuldade. Nos anos 1990, a Travessia da Serra Fina ficou conhecida como uma das mais difíceis do país, pois poucas pessoas passavam por lá e a vegetação era mais densa.
Entre as cidades de Passa Quatro e Itamonte, a trilha tem 36 km de extensão e percorre alguns dos picos mais altos do Brasil, como a Pedra da Mina, o Pico dos Três Estados e o Pico do Capim Amarelo. Enfim, trata-se de um programa para quem já tem prática com o montanhismo e está preparado fisicamente, combinado?
CASARIO
São construções realizadas na cidade desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Formam um conjunto arquitetônico valorizado pela comunidade e recentemente tombado por ser reconhecido como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural a ser preservado.
CASA DA CULTURA E BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
É um belo exemplo da arquitetura eclética do início do século XX, construído pela Família Hespanha. Já foi sede do Banco Hypotecário e da Prefeitura Municipal de Passa Quatro. Após ser reformado, o prédio foi adaptado para receber a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura. Atualmente o local também é sede do Patrimônio Histórico Municipal.
Em 2000, o imóvel foi tombado, passando a ser o primeiro bem imóvel legalmente protegido da cidade.
Rua Cabo Deodato, 20 - Tel: (35) 3371-2177
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 08:00 às 18:00
CACHOEIRA DA GOMEIRA
A Cachoeira da Gomeira é conhecida pelos moradores locais como Cachoeira do Saint Clair. É formada por várias quedas, a maior delas com 40 metros, em um cenário de rara beleza. Suas águas tocaram as turbinas da primeira usina hidroelétrica de Passa Quatro - MG, uma das primeiras do Brasil, em 1911. A Cachoeira da Gomeira é ideal para prática do rappel.
A Cachoeira da Gomeira fica no Bairro Fazenda Velha, na saída de Passa Quatro-MG em direção para Cruzeiro - SP. Localizada a 3 km da rodovia MG-158, no bairro Pinheirinhos. Entrada à esquerda, que dá acesso ao bairro Fazenda Velha. Não cobra taxa de entrada. Aberto sempre.
Localização: Distrito de Pinheirinhos
Distância / Tempo: 3 km do asfalto
Grau de dificuldade: fácil
CACHOEIRA E POÇO DO QUILOMBO
O Rio do Quilombo é um dos afluentes do Rio Passa Quatro. Tem uma pequena queda com bastante água, formando um grande poço ideal para banhos. Trilha íngreme com obstáculos até sua chegada, o que dificulta o acesso ao atrativo. Não cobra taxa de entrada. Aberto sempre.
Localização: Bairro do Quilombo
Distância / Tempo: 2,5 km de asfalto (acesso pelo Clube de Campo) e mais estrada de terra.
Grau de dificuldade: médio/difícil
FLORESTA NACIONAL DE PASSA QUATRO (INSTITUTO CHICO MENDES DE BIODIVERSIDADE - ICMBIO)
Administrado pelo IBAMA até 2007 e agora pelo Instituto Chico Mendes, a Floresta foi criada em 1948. São 332 hectares de matas nativas e exóticas. Possui um pequeno museu, auditório e biblioteca especializada em ciências ambientais, além de fonte de água, lago, Cachoeira do Iporã e viveiros de mudas que são comercializadas. Acesso todo asfaltado. Não cobra taxa de entrada.
Localização: Estrada do Taboão - Bairro do Taboão
Distância / Tempo: 2 km a partir do trevo da cidade
Grau de dificuldade: fácil
Tel: (35) 3371-1356
Horário de Funcionamento: De terça a sexta: das 08h às 17h. Sábados, domingos e feriados: das 09h às 16h.
INGAZEIRO
Entre a estrada da Toca do Lobo e a margem do Rio Quilombo, um presente centenário da natureza: uma enorme árvore, o ingazeiro. Pertence à família das leguminosas, cujos galhos têm dimensões de troncos, formando uma copa de 30 m de diâmetro. Convite para um piquenique ou um simples descansar.
Localização: Fazenda dos Paivas
Distância / Tempo: 5 km do asfalto
PICO PEDRA DA MINA
A Pedra da Mina é a 4º montanha mais alta do Brasil com 2.798,39 metros de altitude, localizada na travessia Serra Fina, que é constituída por um conjunto de montanhas com 12 picos acima dos 2.600m de altitude. Normalmente, se realiza uma travessia de 3 dias pela crista da Serra com longas e intensas subidas e descidas. São mais de 10 km de dificuldades que exigem preparo físico, equipamentos adequados e condições técnicas adequadas. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local.
Localização: Serra Fina
Distância / Tempo: 2 dias caminhando 8 horas por dia, saindo de Passa Quatro.
Grau de dificuldade: difícil
PICO DO ITAGUARÉ
Com altitude de 2.308m, situa-se entre os municípios de Passa Quatro/MG e Cruzeiro/SP. Trekking de 4 horas até o topo onde a divisa dos estados se faz por meio de uma fenda na montanha. Trilha selvagem, com 2 horas dentro da mata e outras duas a céu aberto. Paisagem indescritível do Vale do Paraíba de um lado e do outro o município de Passa Quatro e arredores, formando extensos vales e um interminável "mar de montanhas" cobertas por matas e campos. A melhor época para este passeio é de abril a setembro. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local.
Distância / Tempo: 2h de carro de Passa Quatro em estrada de terra e 2 horas de caminhada do local de acampamento.
Grau de dificuldade: médio
PICO DOS MARINS
Situado no Município de Piquete/SP, possui altitude de 2.380m. Trekking de 3 horas e meia a céu aberto em meio a pedras, com uma visão muito parecida da que se tem do Pico do Itaguaré (vide acima). Melhor época abril a setembro. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local.
Distância / Tempo: trekking de 3 horas
Grau de dificuldade: médio
TRAVESSIA MARINS-ITAGUARÉ
Este passeio se caracteriza por ser um trekking que dura dois dias. A melhor forma é iniciar pelo Pico dos Marins, trekking de 6 horas, acampar no meio do caminho após a Pedra Redonda. No dia seguinte, mais 6 horas de caminhada e chega-se ao Pico do Itaguaré. Para descer até a base da montanha gasta-se 2 horas. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local.
Melhor época: de abril a setembro
Grau de dificuldade: médio
RIO VERDE
Um dos atrativos mais bonitos de Passa Quatro é o Rio Verde. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina (2.797 m), formando um caudaloso rio com águas frias e cristalinas, que corre entre imensas pedras, em meio à mata nativa. Sua coloração esverdeada é impressionante. Distante 8 e 12km da estrada que liga a cidade a Floresta Nacional de Passa Quatro. As trilhas no meio de pastos, matas e descidas íngremes dificultam o acesso. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local.
Localização: Serra dos Lamins / Paiolinho
Distância / Tempo: 8 km e 12 km
Grau de dificuldade: difícil
Rio Verde/ Poço Paraíso
Fica a 8 km da Estrada do Taboão, que liga a cidade à Floresta Nacional de Passa Quatro (Instituto Chico Mendes).
TURISMO RURAL
O município possui 370 km de estradas rurais, ótimas para passeios em 4x4, mountain bike, trekking ou inesqueciveis cavalgadas em meio a matas nativas, rios, cachoeiras e casas de pau-a-pique que retratam a antiga arquitetura da Mantiqueira.
Vista aérea
EntornoIgreja
Museu Brazil
Vistas parciais
Praça
Ruas e Avenidas
Fonte dos textos e fotos: vidasemparede.com.br / viajali.com.br / Charlie / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Passa Quatro / MG / Wikipédia
SONHOS DE UM VIAJANTE
ATUANDO COMO EXTERMINADOR
Eu estava num local onde o astro americano dos filmes o exterminador do futuro estava. Ele então disse que era para eu ficar no lugar dele, porque ele ia embora. Ele pulou por uma janela e sumiu. Eu gritava dizendo que não sabia o que tinha que fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE