O município tem um entorno belíssimo. Ideal para os amantes de uma vida tranquila e sossegada. Ecoturismo e Turismo de Aventuras.
Vistas aéreas da cidade
Chegando na cidade
Igreja Matriz da cidade
Vista parcial da cidade
Prefeitura Municipal
Assistência Social da cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 3519253
Gentílico - iarense
Prefeito (2017 / 2020) FRANCISCO PINTO DE SOUZA
População estimada [2019] 9.240 pessoas
Densidade demográfica [2010] 15,89 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,6 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 1.378 pessoas
População ocupada [2017] 16,2 %
Posição geográfica da cidade no estado
História de criação da cidade
Iaras / São Paulo – SP
Histórico
Iaras começou a se formar em 1910, quando o governo federal comprou uma grande fazenda pertencente ao casal Ernesto Dias e Amália Mattos Dias. Essas terras foram divididas em pequenos lotes agrícolas e vendidas a imigrantes europeus, que, na época, recebiam auxílio do governo brasileiro.
A fundação do pequeno povoado foi atribuída a Pinheiro Machado e contou com a contribuição do engenheiro Carlos Poma, responsável pelo planejamento de seu traçado. Por volta de 1911, uma nova ação do governo federal marcou a vida local por meio da implantação do Patronato Agrícola de Monção, que visava abrigar menores abandonados provenientes do Rio de Janeiro e criar possibilidades de se explorar terras remanescentes da antiga fazenda.
Essa movimentação e a prática da agricultura de subsistência fizeram o núcleo se desenvolver e tornar-se, em 30 de dezembro de 1921, distrito do município de Águas de Santa Bárbara.
A localidade esteve, portanto, ligada à dinâmica de uma região que havia se formado a partir de Botucatu e seus desmembramentos, em grande parte influenciada pela incursão da Estrada de Ferro Sorocabana. O distrito, em 30 de novembro de 1944, teve seu nome alterado para Iaras, cuja origem reporta-se a uma lenda indígena sobre uma sereia que costumava aparecer no alto da Cascata Capão Rico, mais conhecida como Deusa Mãe D’Água. Em 9 de janeiro de 1990, Iaras conquistou sua autonomia político-administrativa.
Gentílico: Iarense
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Iaras, SP / Thymonthy Becker / IBGE
CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL, DE A A Z
SONHOS DE UM VIAJANTE
VIAJANDO DE PAU DE ARARA
O caminhão -pau de arara- era o único meio de transporte para todos nós naquela região. E todos tem que embarcar.
Estava num local onde havia várias pessoas. A gente estava esperando chegar um caminhão, deste tipo PAU DE ARARA, para nos levar. Eu segurava uma criança de um ano, aproximadamente, no colo. Nisto o caminhão chegou. Só que ele já estava lotado. O jeito então foi subir em cima da armação de lona. Não consegui subir segurando a criança. Então a deixei deitada no chão e subi em cima da lona.
Depois pedi alguém para me entregar a criança. Uma mulher pegou a criança e me entregou. Sentei lá no fundo, encostado na boleia, pois estava com medo de cair. As pessoas foram chegando e sentando por todo lado. Nisto vi passar um policial. Ele olhou para a gente, mas seguiu andando. Fiquei pensando que transportar gente daquele jeito, era proibido, mas o policial nada fez. Então imaginei que ali quem deveria -mandar-, era algum Coronel, fazendeiro, da região. Seguimos viagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE