Além de todos os seus atrativos naturais, é também uma das passagens obrigatória da Rota das Emoções, que inclui também Jericoacoara, Delta das Américas e Lençóis Maranhenses
Praça da Matriz
Rodovia de acessoPraias da cidade
Mangue da cidade
Vista parcial
Praias
Bairro da cidade
Cachoeira da região
Vista parcial
Centro da cidade
Rio que banha a cidade
Igreja Matriz
Rua da matriz
Avenida central
Praias
Festa na Matriz
Campo de futebol municipal
Praias
Praça central
Dia de festa
Casarão
Praias
Campo de bairro
Vista aérea
Vista parcial
Vista parcial
Avenida central
Vista parcial
Praias
Praça da Matriz
Policia Civil
Praias
Dia de festa
Prefeitura Municipal
Onde a cidade começou
Dados Gerais da cidade de Tutóia, Maranhão
Código do Município - 2112506
Gentílico - tutoiense
Prefeito (2017) ROMILDO DAMASCENO SOARES
População estimada [2019] 58.860 pessoas
População no último censo [2010] 52.788 pessoas
Densidade demográfica [2010] 31,96 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,3 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 4.836 pessoas
População ocupada [2017] 8,3 %
Posição geográfica da cidade de Tutóia no estado do Maranhão
História da cidade de Tutóia, Maranhão
Tutóia
Maranhão – MA
História
Segundo o historiador e geógrafo Cezar Augusto Marques, o rio nasce em terreno da freguesia de Araioses, rega o distrito da vila, correndo de sul para o norte até se lançar no canal chamado também Tutóia, formado pelo braço ocidental do rio Parnaíba. Na enchente da maré a boca do canal e a embocadura do rio têm largura e fundo bastante para ancoradouro de sumacas e escunas.
Quando a Junta provisória do govwrno da província soube que tinha proclamado a independência da vila da Parnaíba, mandou o brigue de guerra Infante D. Miguel estacionar na embocadura deste rio com o fim de embaraçar a vinda dos independentes.
Deu-se isto em novembro de 1822. Era comandado esse brigue pelo capitão-tenente Francisco de Salem Freire Garção.
Esta eh a bandeira da cidade de Tutóia, Maranhão
Este eh o brasão da cidade de Tutóia, Maranhão
Fonte dos textos e fotos: IBGE / oimparcial.com.br / Adriano Net / facebook.com/tutoiamabrasil / Prefeitura Municipal de Tutóia, MA / Thymonthy Becker / Wikipédia
OS SONHOS QUE SONHEI
A FORTALEZA
Estava na carroceria de um caminhão. O Fernando era quem estava dirigindo. Mas ele dirigia da carroceria também. Ele ia em alta velocidade. Meu cabelo estava muito grande e o vento o deixava em meu rosto. Eu tirava o cabelo mais ele voltava e quase não me deixa ver. Então eu disse ao Fernando que era capaz das pessoas não estar lá, aonde à gente ia. Lembrava que eles tinham saindo. Nisto chegamos numa casa grande. Havia algumas pessoas. Depois entrei num quarto e um homem queria me bater. Segurei a maçaneta da porta tentando impedir que ele a abrisse. Mas a maçaneta se soltou, ficando eu com uma parte e ele com a outra. Sai deste quarto lutando com ele como se a maçaneta fosse espada. Só que a maçaneta estava já bem grande, do tamanho de uma espada mesmo.
Tentei enfiar a ponta da maçaneta na barriga delr, ele saiu da frente e esta ponta se encaixou numa peça de ferro que tinha na parede, Ao encaixar lá, fez esta peça girar e começou um barulho estranho do lado de fora. Abrimos a porta e vimos paredes laterais, em volta da casa, subindo e fechando toda a casa. Um Homem que estava ali, disse que aquela casa era uma fortaleza, e por isto tinha aquelas parede de proteção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE