OLHANDO DA JANELA DO TREM: URUSSANGA / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.411 / 5.570) POPULAÇÃO: 21.344 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

URUSSANGA / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.411 / 5.570) POPULAÇÃO: 21.344 PESSOAS (IBGE 2020)




A cidade apresenta inúmeras cantinas e vinícolas abertas à visitação, em meio a parreirais que cobrem vales e outras paisagens de grande beleza. Aproveite sua visita para comprar produtos coloniais, vinhos artesanais e artesanato de qualidade.
Urussanga é um dos mais autênticos redutos de colonização italiana de Santa Catarina. O município, fundado em 1878, é o que tem mais edificações incluídas no projeto Roteiros Nacionais de Imigração, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). São casas e igrejas históricas, museus e até propriedades rurais onde a influência italiana está presente nos mínimos detalhes. 

Boa oportunidade para isso são as festas do Vinho e o Rittorno alle Origini, que celebra o aniversário de fundação do Núcleo Colonial de Urussanga. 
Festa do Vinho 
A tradicional comemoração tem desfiles, shows, apresentações folclóricas, artísticas e culturais, além de culinária italiana típica. Nos anos pares, em agosto, no Parque Municipal. 
Ritorno alle Origini 
Comemora o aniversário de fundação do Núcleo Colonial de Urussanga, resgatando as músicas, as danças, a indumentária, os usos e costumes tradicionais, além da gastronomia típica. Em maio, no Parque Municipal.

Parque Municipal Ado Cassetari Vieira 
Biblioteca pública, museu histórico, anfiteatro, escola de música, sedes de associações ítalo-brasileiras, restaurante, pista de skate e loja de artesanato. Diariamente, 7h às 22h. 
Rua Minerasil, 378, Centro. Fone: (48) 3465-1313. 

Artesanato 
Visite a loja que reúne a produção artesanal local e leve lembranças de Urussanga, com destaque para os objetos de decoração e os acessórios relacionados ao vinho. 

Turismo Rural
Aproveite os belos cenários naturais de Urussanga hospedando-se em propriedades rurais e pousadas que oferecem várias atividades ao ar livre. 



Pousada da Vinícola 
Estrada Gera São Pedro s/n – São Pedro. 
Fone: (48) 3465-1500. 
www.mazon.com.br 

Sítio Família Bez Fontana 
Propriedade, de 1927, que inclui sobrado, oratório, serraria e engenho movido por roda-d’água. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Agendar visita. 
Estrada Geral Rio América Baixo, s/n, Rio América Baixo. Fone: (48) 3465-1959. 

Vale do Rio Maior 
Comunidade rural onde são encontradas as principais edificações históricas do município, com destaque para a propriedade da família Cancelier (tombada como patrimônio federal) e para a Igreja de São Gervásio e Protásio, construída pelos primeiros imigrantes entre 1909 e 1914 (fica às margens da SC-446). Outros atrativos da comunidade são as pousadas alternativas e as casas que comercializam artesanato e produtos coloniais. 
Agendamento de visitas ou contratação de guias: (48) 3465-1664. 


Museu Histórico Municipal 
Preserva documentos relativos à colonização do município e objetos dos primeiros imigrantes. Está sediado no Parque Municipal. Segunda a sexta, 8h às 12h30. 
Rua Minerasil, 378, Centro Cultural, Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, Centro. 
Fone: (48) 3465-1313 / 3465-1767 
Antiga estação ferroviária 
Um passeio de maria-fumaça (com saída de Tubarão) movimenta o terminal ferroviário uma vez por mês. O local abriga a Associação Progoethe (dos vitivinicultores da região) e o Centro de Informações Turísticas (segunda a sexta, 8h às 17h30; sábado e domingo, 9h às 12h). 
Rua Dona Lúcia Delfino da Rosa, 150, Estação. 
Tel: (48) 3465-4739/6238. 



TURISMO RELIGIOSO / IGREJAS 
Ao redor da Praça, Anita Garibaldi está o casario histórico do núcleo urbano de Urussanga. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (construída entre 1939 e 1944), que recebeu do Vaticano uma réplica em mármore da escultura La Pietà, de Michelangelo. 

GASTRONOMIA / Gastronomia Italiana 
Deguste bons vinhos em passeios pelas vinícolas da região. Não deixe também de conhecer as cantinas da cidade, que servem deliciosos pratos da culinária italiana, e de experimentar os sucos de uva, queijos, embutidos e o café colonial. 
Veja mais em: www.urussanga.sc.gov.br/turismo/guia 

Pousada Vale dos Figos 
Tem restaurante com cardápio sofisticado. Destacam-se os doces à base de figo. 

Enoturismo / Roteiros do Vinho 
Pertencente aos Vales da Uva Goethe, Urussanga comemora no mês de janeiro a Vindima Goethe, um evento típico, organizado pela Associação ProGoethe (produtores da uva e vinho Goethe), que festeja a colheita e a boa safra das uvas que são colhidas neste mês. www.progoethe.com.br 


VINÍCOLA TREVISOL 
Principais rótulos: Vinhas do Sol tinto e branco suave e seco, Trevisol suave, seco e rosê, Espumante Moscatel, Casa Del Sole vinhos finos. Parreirais próprios do Goethe. Serviços turísticos: visitação e degustação em horário comercial todos dias. Contatos: 3465-2813, 
Email: vinhostrevisol@terra.com.br 
Site : www.vinhostrevisol.com 
Endereço: Estrada Geral, S/N – Rio Caeté - Urussanga. 



VINÍCOLA IRMÃOS FELIPE AZAMBUJA 
Pedras Grandes, 11 km de Urussanga. 
Fone: (48) 3659-0177 

VIGNA MAZON - Vinhos, Turismo e Eventos 
Principais rótulos: Dentre seus produtos, destacam-se os vinhos, frisantes e espumantes da uva Goethe como os vinhos Mazon Goethe e a Linha Augusta, o frisante Nascondiglio di Goethe e os espumantes da Linha Vigna Mazon - Demi-Sec e Brut, ambos produzidos através do método tradicional ou champenoise.
Parreirais próprios. Serviços turísticos: Visita à vinícola, degustação sob reserva, pousada, local para eventos, refeições para grupos. 
Site: www.mazon.com.br 
Contatos: Vinhos - 48 3465 1227 
vinicola@mazon.com.br 
Turismo & Eventos - 48 3465 1500 
mazon@mazon.com.br 
Endereço: Estrada Geral s/nº, São Pedro, Urussanga. 
VITIVINICOLA URUSSANGA LTDA ME 
Produtos: Vinhos Brancos, Tintos e Espumantes (Primeiro Espumante Goethe do mundo). Principais rótulos: Casa Del Nonno, Bottiglia Rosata, Damari, Goldener Tropfen, Peccato Bianco. Vinhedo Próprio. 
Serviços turísticos: Atendimento com visitação e degustação, inclusive grupos. 
Contatos: Tel (48) 3465 1693 
contato@casadelnonno.com.br 
Endereço: Vales da Uva Goethe - Rua Olivio Gealdini Mariot, 79 Centro - Urussanga - SC,CEP 88840-000. 
Site: www.casadelnonno.com.br 

VINÍCOLA DE NONI 
Principais rótulos: Bordô seco e suave; Niágara seco e suave, Valdemar Goethe, Moscato Demi-sec e seco; Cabernet Sauvignon,, espumante Moscatel suave e espumante brut. 
Serviços turísticos: visitação e degustação em horário comercial de segunda a sábado e no domingo das 9 às 16 horas. 
Contatos: 3465-3744 / 99377502 
E-mail:vinicoladenoni@hotmail.com 
Endereço: Estrada Geral São Pedro, Urussanga, SC 


Vida Noturna 
Divirta-se nas danceterias dos bairros Nova Itália e Rio Maior e nos bares do centro da cidade. Saiba mais em: www.balada.biz/site 
Acesso as Pousadas
Cachoeiras da cidade
Trilhas das Pousadas
Casarão histórico
Centro da cidade
Homenagem ao fundador


Câmara de Vereadores
Campanário no centro da cidade
Casarão antigo
Coreto da praça central
Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe 
Flamboyant na entrada da cidade
Pórtico na entrada da cidade

Hospital Municipal
Prefeitura Municipal
Gruta de Nossa Senhora de Fátima
Igreja Matriz na Praça Central

Praça central
Pórtico entrada



Dados gerais da cidade de Urussanga, Santa Catarina
Código do Município - 4219002 
Gentílico - urussanguense 
Prefeito (2017) LUIS GUSTAVO CANCELLIER 
População estimada [2018] 21.190 pessoas 
População no último censo [2010] 20.223 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 79,35 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,6 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 6.918 pessoas 
População ocupada [2017] 32,7 % 
Posição geográfica da cidade de Urussanga no estado de Santa Catarina
História da cidade de Urussanga, Santa catarina
Urussanga Santa Catarina - SC 
Histórico: 
De acordo com dados constantes dos arquivos do Museu Histórico de Laguna, pode-se dizer que foi o Capitão de Ordenanças Manoel Souza Porto o descobridor do local onde se acha erguida a cidade de Urussanga, isto pelo ano de 1774. Com o seu falecimento, os seus sucessores se desviaram, abandonando a região. E, 1808 foi procedida uma vistoria do terreno pelo Juiz Ordinário Alferes Leandro Machado Nunes. 

Na sua sábia política de substituir o braço escravo pelo colono estrangeiro, o Governo Imperial designou em 21-11-1876, o Engenheiro Joaquim Vieira Ferreira para dirigir o povoamento das cabeceiras do Rio Tubarão. Quatro dias mais tarde embarcava, em companhia de sua família e seus auxiliares, com destino a Província de Santa Catarina, na época governada pelo Visconde Alfredo Escragnolle Taunay. Aqui chegando, após os preparativos para entrar na mata virgem, subiram o Rio Tubarão, até a localização de Pedrinhas. 
Por ali passava a estrada da serra, com destino a Lages, construída no ano de 1773. Assim que chegaram a Pedrinhas e localizada a sua família e as de seus auxiliares, e engenheiro e sua equipe embrenharam-se na mata, abrindo picadões, levando o terreno e dividindo-o em lotes para a localização dos primeiros imigrantes, que chegaram pouco tempo depois. 
Estes colonos foram localizados onde hoje se acha o distrito de Azambuja. 


Após a inauguração de Azambuja, o Engenheiro Vieira Ferreira volveu suas visitas para o vale de Urussanga, demarcado os seus lotes e localizando a sua sede, em forma triangular, na confluência dos Rios América e Urussanga, aproveitando a configuração natural do terreno. A 26 de maio de 1878, chegam a Urussanga, vindos de Lougarone, Pronvíncia de Beluno, Região de Veneza, os primeiros imigrantes italianos. Por essa razão, esta é a data oficial de fundação da cidade. 
Após a sua localização pelo Engenheiro Vieira Ferreira, estes colonos começaram a exploração das áreas de terras a eles destinadas. Muito deles trouxeram, envoltos em musgos para melhor conservarem a humidade, bacêlos de suas vinhas e Lougarone. Estes bacêlos foram o início de todas as culturas de uvas existentes na região. 
Gentílico: urussanguense 
Esta eh a bandeira da cidade de Urussanga, Santa Catarina
Este eh o brasão da cidade de Urussanga, Santa Catarina
Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / turismo.sc.gov.br / ridebrasil.com / José Carminatti / férias.tur.br / IBGE / Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Urussanga, SC 




Conheça o estado do Mato Grosso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível