Uma cidade aconchegante com paisagens incríveis e muitos atrativos turísticos para quem curte a natureza
Cachoeira nos arredores
Vista parcial
Praça central
Um dos muitos viadutos que originou o nome da cidade
Belas paisagens nos arredores da cidade
Praça
Turismo de aventura
RuaTurismo de aventura
Parcial da região central
Entorno
Rua central
Parcial do centro
Prefeitura Municipal
Feira agropecuária
Antiga estação ferroviária
As pontes
Dados Gerais da cidade de Viadutos, Rio grande do Sul
Código do Município - 4322905
Gentílico - viadutense
Prefeito (2017) CLAITON DOS SANTOS BRUM
População estimada [2018] 4.825 pessoas
População no último censo [2010] 5.311 pessoas
Densidade demográfica [2010] 19,79 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 2,3 salários mínimos
Pessoal ocupado [2016] 749 pessoas
População ocupada [2016] 14,3 %
Posição geográfica da cidade de Viadutos no estado do Rio Grande do Sul
História da cidade de Viadutos, Rio grande do Sul
HISTÓRICO DE VIADUTOS
RS
O município de Viadutos ocupa a parte Leste da Região Alto Uruguai, Microrregião Colonial de Erechim, situado ao norte do Estado, com uma área de 286 km².
Viadutos foi criado pela Lei Estadual nº 3728 de 18 de Fevereiro de 1959, após vitória apurada pela consulta plebiscitária realizada em 30 de novembro de 1958, idealizada por um grupo de pessoas corajosas, hoje todos falecidos, mas que muitos filhos desses batalhadores vivem entre nós.
A instalação deu-se no dia 28 de maio de 1959, sendo neste dia a comemoração do aniversário de Viadutos e nós festejamos e lembramos nesta celebração.
O território do município foi constituído pelo desmembramento de áreas pertencentes aos municípios de Gaurama e Marcelino Ramos, antes Erechim - Passo Fundo e bem antes Cruz Alta.
O nome Viadutos provém da existência de várias pontes, na estrada de ferro que liga Gaurama à Marcelino Ramos, nas proximidades da sede, existentes ainda em numero de sete.
O povoamento teve início por volta de 1908 com predominância de descendentes italianos, na sede do município, e poloneses no segundo distrito Carlos Gomes, hoje município.
Os primeiros habitantes vieram acompanhando a construção da estrada de ferro que liga Marcelino Ramos à Santa Maria.
Na sede e na Linha Anta Mansa acamparam os operários que construíram a ferrovia e a ponte sobre o Lajeado Anta Mansa. Como decorrência dessas atividades surgiram as primeiras casas comerciais. Por volta de 1910 já existia no então povoado de Viadutos, uma padaria.
O progresso chegava não somente à sede do distrito, Viadutos se expandia, surgindo fortes comunidades no interior, aonde iam se instalando os bravos imigrantes que chegavam, trazendo na bagagem de retirantes a saudade do que já haviam construído e o anseio pelo recomeço, queriam plantar para a sobrevivência e implantar a sua sabedoria, cultivar suas tradições, seus costumes e alimentar seus sonhos. De início foi uma vida muito dura, cheia de aventuras, mas apesar de tudo os primeiros colonizadores eram corajosos e determinados e aos poucos iam produzindo riquezas, transformando a terra, construindo o progresso e criando raízes profundas de cultura, amizade e paz.
Os imigrantes eram pessoas de muita fé, reuniam-se para rezar o terço. Em cada comunidade surgia uma capela e em 1934, na sede, foi fundada a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, sendo o vigário o Padre Fidelis Wilhelm e hoje o Padre Valdemar Zampelini.
Esta eh a bandeira da cidade de Viadutos, Rio grande do Sul
Este eh o brasão da cidade de Viadutos, Rio grande do Sul
Fonte: Wikipédia / Prefeitura de Viadutos, RS / IBGE / Thymonthy Becker /
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE