OLHANDO DA JANELA DO TREM: ROMARIA / MINAS GERAIS / BRAZIL (4.267 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.520 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

ROMARIA / MINAS GERAIS / BRAZIL (4.267 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.520 PESSOAS (IBGE 2020)


Romaria, fundada por um garimpeiro de nome Sebastião, que encontrou nesta região, diamantes de ótima qualidade. Serpenteada pelo Rio Bagagem, era já conhecida pelos grandes centros europeus pela fertilidade de suas minas diamantíferas.



Chegando na cidade
Santuário de Nossa Senhora de Abadia em dia de festa
Vista parcial
Entrada da cidade de Romaria, MG
Romaria, MG
Cavalgada
Vista parcial
Santuário de Nossa Senhora de Abadia
Vista aérea do Santuário
Vista parcial
Estátuas dos padres da cidade
Rua da cidade
Parcial da cidade
Vista aérea da cidade
Foi como centro de convergências de capitais estrangeiros, escolhidos de preferência a outra qualquer cidade do estado de Minas Gerais para receber exploração de suas minas diamantíferas, onde era responsável pela extração dos diamantes um sindicato. 
Romaria está localizada na parte oeste de Minas Gerais, é uma região plana, com grandes áreas plantadas de café e soja. A sede Municipal tem como coordenadas geográficas 1.026m, acima do nível do mar, temperatura média 21.9 graus.
O solo e subsolo são ricos em diamantes. A 433 km de Belo Horizonte e as cidades que fazem divisa com Romaria são: Monte Carmelo, Irai de Minas, Estrela do Sul e Nova Ponte. Hoje Romaria, é uma cidade voltada para a fé. O encontro das Folias de Reis, muitas pessoas se reúnem para as festividades. O encontro dos Congados, centenas de grupos de congados, na Praça do Santuário numa alegria imensa de poder Louvar a N. S. da Abadia. 
No último Sábado de junho temos a Cavalhada de São Benedito, centenas de cavaleiros participam deste Evento; sem falar na grandiosa Festa de N. S. da Abadia. Agosto, onde se reúnem muitas pessoas para venerar a Imagem de N. S, da Abadia, inúmeras romarias que vem de várias cidades visitarem Nossa Senhora. O romeiro ou turista que aqui vem por devoção ou curiosidade, sempre volta para agradecer graças alcançadas nesta cidade abençoada. (Guia do Turismo Brasil) 
Dados gerais sobre a cidade de Romaria, MG
Código do Município - 3156403 
Gentílico - romariense
Prefeito 2017 / JOÃO RODRIGUES DOS REIS 
População estimada [2018] 3.547 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 8,82 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] 431 pessoas 
População ocupada [2016] 11,8 % 
Posição geográfica da cidade de Romaria no Estado das Minas Gerais
História da cidade de Romaria, MG
Romaria 
Minas Gerais - MG 
Histórico 
Água Suja, hoje Romaria, começou sua existência como povoado, no tempo da guerra do Paraguai, quando alguns garimpeiros, vindos de Estrela do Sul, descobriram aí ricas jazidas de diamante. Em 1867 foi descoberto o primeiro e daí por diante, o córrego Água Suja, que desemboca no rio Bagagem, tornou-se célebre, emprestando seu nome à povoação que logo foi surgindo com os diamantes.

Seus primeiros habitantes, sempre devotos de Nossa Senhora, como seus antepassados, com grandes dificuldades, iam todos os anos à longínqua Ermida de Muquém (centro de Goiás) a fim de cumprir suas promessas e honrar a mãe de Deus, participando da concorrida romaria anual. 
Nesta Ermida era invocada Nossa Senhora da Abadia, Invocação Importada de Portugal para a capela de São Tomé, na paróquia de São José do Tocantins, em Goiás (hoje Tocantins). Crescendo a população de Água Suja, crescia também a dificuldade de se deslocarem os devotos até Muquém.
Surgiu então entre os habitantes a ideia de se construir uma capela em honra a Nossa Senhora da Abadia, se os emissários do governo imperial não viessem incomodar neste recanto, com a designação para o serviço da campanha do Paraguai. Levaram ao conhecimento de D. Joaquim Gonçalves de Azevedo, bispo de Goiás, a ideia, pedindo licença para que na capela a ser construída gozassem os peregrinos dos mesmos favores espirituais de que gozavam os de Muquém. 
O prelado concordou graciosamente. No ano de 1870 foi construída uma Capela provisória e deu-se início também ao transporte de material para o futuro Santuário.


Providenciaram logo a aquisição de uma imagem de Nossa Senhora da Abadia. Foi encomendada de Portugal, na capital do império. Foi transportada do Rio a Barra do Piraí em lombos de animais. E daí em diante veio de trem e carro de bois, trazida pelo viajante português Custódio da Costa Guimarães. O povo feliz foi esperar a imagem a algumas léguas de distância do arraial nascente. No encontro do povo com o comboio, a imagem foi benta ali mesmo naquele local campestre. 
E assim Nossa Senhora da Abadia, rodeada pelos seus filhos e devotos foi recebida triunfalmente entre aclamações apoteóticas e o espocar dos fogos de artifício, foguetes e morteiros e aos acordes marciais, sendo entronizada na capela provisória depois templo. A SS. Virgem, vendo a grande fé com que este povo venerava sua imagem, não cessou, até o dia de hoje, de alcançar de seu Divino filho, graças extraordinárias e até milagres em favor dos que a ela recorrem e a procuram neste Santuário. Quem uma vez ia a água Suja, por curiosidade, ou por sentimento religioso, assistir aos festejos em honra da SS. Mãe de Deus, nunca mais deixava de lá ir, de modo que se as romarias começaram a crescer de ano para ano.


De todas as partes do Triângulo Mineiro e dos Estados Vizinhos acorriam os romeiros em busca da imagem milagrosa. A fé, às vezes fraca, aumenta sempre, ao vermos favores dispensados tão generosamente por intercessão de Nossa Senhora da Abadia, neste Santuário. Em 1926, quando o número dos romeiros já ultrapassava a casa dos cinqüenta mil, na festa de agosto, o Santo Vigário de Água Suja, hoje Romaria, Pe. Eustáquio Van Lieshout iniciou a construção do atual e majestoso Santuário. Assim foi, a antiga Água Suja, tornou-se desde então o novo centro de devoção Mariana, daí espalhando-se por todo o Triângulo Mineiro.
Esta eh a bandeira da cidade de Romaria, Minas Gerais
Este eh o brasão da cidade de Romaria, MG


CONHEÇA O ESTADO DO AMAZONAS


VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível