OLHANDO DA JANELA DO TREM: VISEU / PARÁ / BRAZIL (5.527 / 5.570) POPULAÇÃO: 61.751 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

VISEU / PARÁ / BRAZIL (5.527 / 5.570) POPULAÇÃO: 61.751 PESSOAS (IBGE 2020)




Eh uma boa pedida para quem procura uma experiência surpreendente no verão amazônico. 
Praias, grutas, serra, lugares místicos e paisagens paradisíacas fazem parte dos atrativos turísticos do município de Viseu, localizado no nordeste do Pará, às margens do rio Gurupi e Piriá, já na divisa com o Estado do Maranhão. E eh uma boa pedida para quem procura uma experiência surpreendente no verão amazônico.



Viseu fica distante 320 km de Belém, o que equivale a cerca de 5 horas de viagem. O município tem como atividade principal a pesca. Para chegar ao local é preciso passar pela cidade de Bragança e de lá, mais duas horas de carro em uma estrada de terra batida. A viagem é longa, mas quem conhece sempre quer voltar. (G1.globo.com)
Viseu tem imensas extensões de praias, ainda pouco exploradas pelo turismo. (Foto: Fabio Soares/ Divulgação Prefeitura de Viseu.)
O comerciante Frank do Carmo, de 40 anos, foi passar dois meses e se apaixonou pela cidade. Ele já está morando há 11 anos em Viseu, casou com uma viseuense, teve um filho e não pensa em ir embora.
“Eu morava em Bragança e fui obrigado a vir para supervisionar um posto de gás de cozinha na cidade, nunca tinha vindo. As pessoas que não conhecem Viseu falam que é longe, que é interior, mas não é a realidade... Pense num povo hospitaleiro, que recebe bem!
A cidade me acolheu de braços abertos”, conta Frank, que já recebeu outras propostas de emprego para deixar Viseu, mas não abre mão da cidade.
O forasteiro que adotou Viseu como terra natal conta o encanta na cidade. “Gosto de subir o Rio Gurupi de voadeira, você vai vendo coisas lindas parece Angra dos Reis (RJ). Tem várias praias que você chega em 15 minutos tanto do lado do Pará quanto do Maranhão. Em Taperebateua peixe não falta, a gente faz um ‘avuado’: o peixe sai vivinho da beira da maré e não precisa de tempero, só sal e limão! Dá de 10 a 0 em um de restaurante!
E o povo de lá ainda dá peixe pra você levar. É maravilhoso!”, garante Frank. (G1.globo.com)
Principal atividade econômica de Viseu é a pesca. Na Vila de Pescadores de Apeú estão os peixes e frutos do mar mais frescos da região. (Foto: Fabio Soares/ Divulgação Prefeitura de Viseu)
ATRATIVOS TURÍSTICOS
De acordo com o jornalista de Viseu, Jair Maurílio, os rios Gurupi e Piriá são ambientes próprios para a pesca de aventura, comercial e turismo. “Ambos têm ambientes diversos, desde as corredeiras de pedras como Cachoeira de Santo Antônio no rio Gurupi, excelentes locais para banho em agua doce. Há também locais de mangues com revoadas de guarás e um imenso paraíso natural", escreveu o jornalista em um memorial sobre o município.
"Pelo Piriá, a aventura pode iniciar no extremo sul do município de Viseu pela vila Cristal, localidade a 250 km da sede, passando por várias comunidades, corredeiras e cachoeiras. A mais famosa é na vila Japim, excelente para banho. O rio ainda proporciona outros lindos locais para banho como nas vilas Carrapatinho e Itambá, no alto verão amazônico, quando o rio baixa e suas águas ficam límpidas e claras”, relata ainda o jornalista. (G1.globo.com)
Pedra do Gurupi tem 160 metros e é tema do imaginário dos pescadores viseuenses em várias lendas, mitos e fantasias. (Foto: Angelo Ribeiro/ Divulgação Prefeitura de Viseu)
Serra do Piria tem vista privilegiada do município (Foto: Divulgação Prefeitura de Viseu)
A poucos quilômetros do Oceano Atlântico, o município guarda lugares que são verdadeiros paraísos, como a famosa praia de Apeú Salvador, as mais tranquilas praias de Gurupizinho, Taperebateua e Itacupim. Além do tradicional banho de praia, quem vai à Viseu precisa se aventurar na intrigante Pedra do Gurupi, uma ilha de pedras e cavernas que fica entre o rio e o oceano, visitar a Serra do Piriá, que oferece vista do alto do município, além de conhecer uma das comunidades quilombolas que guardam a história e a cultura desse povo.
Por causa da proximidade com o mar, as praias são de água salgada e areia branquinha. Todas são habitadas apenas por famílias de pescadores, que vivem de um modo simples e ao mesmo tempo muito rico, em meio à natureza. O acesso se dá apenas por barco, para chegar até as praias é preciso ir até a comunidade Bombom e de lá seguir caminho via fluvial - um isolamento que favorece a preservação da natureza. (G1.globo.com)
Localizado a 320 km de Belém, município tem atrações e habitantes acolhedores que tornam a cidade irresistível para conhecer no verão amazônico.
Uma das praias mais procuradas é a do Apeú, a mais distante da cidade e considerada pelos moradores a água mais salgada entre as praias. São cerca de três horas de viagem para chegar até a praia e vila de pescadores de Apeú Salvador. (G1.globo.com)
Situada no litoral norte de Viseu, a praia de Apeú é praticamente deserta. (Foto: Fábio Soares/ Divulgação Prefeitura de Viseu)
Situada no litoral norte de Viseu, a imensa praia, praticamente deserta tem ondas próprias para a prática do surfe. Já a vila, com suas construções em madeira, formam um ambiente paradisíaco. A culinária não podia ser outra a não ser peixe e frutos do mar.
Outra praia requisitada durante o mês de julho é a do Taperebateua, que fica mais pertinho de Viseu, apenas 20 minutos de barco saindo da comunidade Bombom.
Durante o mês de julho a comunidade a tradicional festa em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a participação de grupos folclóricos vindos de outras cidades. No caminho para Taperebateua encontramos a praia do Itacupim, uma pequena praia com formação diferenciada por haver ali uma serra que privilegia a vista para o mar, a uma altura de mais ou menos 500 metros do mar, explica o historiador e morador de Viseu Raimundo Gonçalves. (G1.globo.com)
Por do Sol em Viseu é um dos mais bonitos do Pará. (Foto: Adenilton Costa/ Arquivo Pessoal)
A Serra do Piriá é um dos lugares mais bonitos de Viseu. Segundo os historiadores da cidade, foi o primeiro ponto avistado pelos europeus quando chegavam pela primeira vez na Amazônia. Esse fato também teria servido para a denominação “Viseu”, que significa “visto de longe ou vista do alto”.
Na Serra é possível visitar várias grutas e cavernas, com nascentes subterrâneas. Do topo dá para contemplar uma vista panorâmica dos contornos do rio Piriá até a foz, no Oceano Alântico e a formação das praias. (G1.globo.com)
Grutas e cavernas também são opções de aventura em Viseu (Foto: Fabio Soares/ Divulgação Prefeitura de Viseu)
PEDRA GRANDE DO GURUPI
“Diz a lenda que essa pedra se movia de lugar até um padre rezar uma missa e ela se fixar. Tem pessoas que tem medo de ir até a pedra, mas é um lugar muito bonito, tem um antigo farol que orientava os navegantes, grutas e cavernas que valem a pena conhecer”, garante Adenilton Costa. (G1.globo.com)
Vila e Praia de Apeú em Viseu, Pará (Fábio Soares)

Avenida Justo Chermont em Viseu, Pará (Hamilton Brito)
VILA DE AÇAITEUA, VISEU, PARÁ
Ser açaiteuense é antes de tudo saber apreciar as belezas de nosso lugar, é ir ao Emboranunga, mesmo que seja pra lavar uma roupinha ou jogar papo com amigos... É ainda sentar em frente a casa pelo período vespertino e apreciar uma boa amizade.
Ser açaiteuense é já ter comido uriacica assada, pelo menos uma vez na vida...
Se você tem orgulho de ser Açaiteuense ou se visitou nosso lugar curta e compartilhe. (Face: Açaiteua Viseu Pa)
Igreja Assembléia de Deus na vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)
Chegando na vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)
Igreja Católica  na vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)
Lago na vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)
Mercado Municipal na vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)
Praça na vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)
Rua principal na vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)
Rua na vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)
Vista aérea da vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)
Vista aérea da vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)


Parcial da vila de Açaiteua, Viseu, Pará (Face: Açaiteua Viseu Pa)
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE VISEU, PARÁ
Rio Gurupi em Viseu, Pará (Ivan Siqueira)
Rua da cidade de Viseu, Pará (Carlos Fernando Macedo)
Viseu, Pará (Carlos Fernando Macedo)
Avenida da cidade de Viseu, Pará (Ivan Siqueira)
Porto da cidade de Viseu, Pará (Carlos Fernando Macedo)
Porto da cidade de Viseu, Para (Carlos Fernando Macedo)
Igreja Matriz da cidade de Viseu, Pará (Carlos Fernando Macedo)
Rua da cidade de Viseu, Pará (Carlos Fernando Macedo)
Rio Gurupi da cidade de Viseu, Pará (Faustino)
Vista Parcial da cidade de Viseu, Pará (Pedro Paulo)
Sede da Prefeitura Municipal da cidade de Viseu, Pará (Carlos Fernando Macedo)
Viseu, Pará (WLuiz)
Vista parcial da cidade de Viseu, Pará (Prefeitura Municipal)
DADOS GERAIS DA CIDADE DE VISEU, PARÁ
Código do Município - 1508308
Gentílico - viseuense
Prefeito 2017 / ISAIAS JOSÉ SILVA OLIVEIRA NETO
População estimada [2017] - 59.735 pessoas
População no último censo [2010] - 56.716 pessoas
Densidade demográfica [2010] - 11,54 hab/km²
Pessoal ocupado [2015] - 2.418 pessoas
População ocupada [2015] - 4,1 % 
Área da unidade territorial [2016] - 4.915,073 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 18,2 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 3,9 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 0,5 %
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VISEU NO ESTADO DO PARÁ
HISTÓRICO DA CIDADE DE VISEU, PARÁ
História
Os franceses foram os primeiros europeus que pisaram no atual município de Viseu, quando, no começo do século XVII, estabeleceram-se no Maranhão. Mantiveram eles relações com os Tupinambás no rio Piriá. 
Em 1613, com a vinda de Diogo de Campos e de Jerônimo de Albuquerque, mandado por Gaspar de Souza para desalojar os franceses, insistiu o primeiro com o último para fortificar o Piriá pela aliança com os índios Tremembés, inimigos dos Tupinambás, que eram amigos dos franceses.


O primeiro povoado deste município, fundado em 1620, por ordem de Francisco Coelho de Carvalho, era uma aldeia de índios Apitiangas e se assentou à margem do rio Gurupi. 
O território de Viseu fez parte da Capitania de Gurupi, doada por Felipe III de Espanha, por carta datada de 9 de fevereiro de 1622, a Gaspar de Souza.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VISEU, PARÁ

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE


Fonte dos textos e fotos: IBGE / G1.globo.com / Charlie Styforlamber / Wikipédia / Thymonthy Becker / Governo de Viseu, PA / viseuturismo.com / 
( facebook.com/acaiteuaviseupa ) / 



Conheça o Estado do Mato Grosso do Sul - Comece por nossas sugestões abaixo


2 comentários:

  1. Observando as fotos deve ser um paraíso ,escondido e não conhecido.
    Lendo sua publicação achei um pouco longe ,mas acho que vai valer a pena visitar!o .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre valerá a pena conhecer os lugares, os caminhos e as vidas. Valeu Menina. Abraços

      Excluir

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível