OLHANDO DA JANELA DO TREM: VITÓRIA / ESPÍRITO SANTO / BRAZIL (5.534 / 5.570) POPULAÇÃO: 365.855 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

VITÓRIA / ESPÍRITO SANTO / BRAZIL (5.534 / 5.570) POPULAÇÃO: 365.855 PESSOAS (IBGE 2020)





Passear pelo calçadão da Praia de Camburi ou pelos cafés e lojinhas da Praia do Canto são bons programas, assim como provar a culinária local e visitar a nova sede das paneleiras, no bairro de Goiabeiras. 

DDD: 27 
Estado: Espírito Santo 
Distância de outras cidades: Rio de Janeiro, 533 km, Belo Horizonte, 544 km, Brasília, 1279 km 
Santuário Santo Antônio (Carlos Atolini)
As Paneleiras de Goiabeiras são uma cooperativa de artesãs que produzem as panelas em um galpão (Setur)
Uma das atrações da cidade é conhecer a fabricação das panelas de barro, usadas para preparar as famosas moquecas capixabas (Setur)
A faixa litorânea de Vitória, recortada por pedras e morros, é limitada por dois importantes portos: o de Vitória e o de Tubarão. E, recentemente, a Petrobras inaugurou na cidade, na Reta da Penha, sua mais moderna sede no país. Com esse cenário, não é surpresa que o turismo de negócios predomine por lá. Mas isso não significa que outros tipos de viajantes não encontrem atrativos aqui. Passear pelo calçadão da Praia de Camburi ou pelos cafés e lojinhas da Praia do Canto são bons programas, assim como provar a culinária local e visitar a nova sede das paneleiras, no bairro de Goiabeiras. 
Casarão no centro histórico de Vitória (Setur)
Localizada na Cidade Alta, a Catedral Metropolitana de Vitória tem estilo neogótico e vitrais com passagens bíblicas (Vitor Nogueira)
Vitória tem clima agradável, com ruas e avenidas emolduradas por grandes pedras e pelo mar (Setur)
COMO CHEGAR 
Tanto saindo do Rio de Janeiro, no Sul, quanto da Bahia, no Norte, o caminho para Vitória é pela BR-101. Quem sai de Minas Gerais deve percorrer a perigosa e sinuosa BR-262. 
O centro guarda edifícios coloniais e igrejas de estilos variados, erguidas no início da República (Setur)
A Escola de Teatro, Dança e Música Fafi funciona em um edifício histórico, inaugurado em 1926 (Setur)
O moderno Trem das Montanhas Capixabas, reativado em 2010 para passeios turísticos, vai de Viana a Araguaia (Divulgação)
COMO CIRCULAR 
Vitória tem três núcleos principais: o Centro (Cidade Alta), onde se concentram as atrações históricas da cidade. A 7 km dali fica o bairro mais chique da capital capixaba, a Praia do Canto, que concentra hotéis, restaurantes e lojas. Por último, a Praia de Camburi é a mais famosa e movimentada da cidade – também com alta concentração de restaurantes e hotéis. 
Aos domingos, o Mosteiro Zen Budista é aberto à visitação. Os monges levam os turistas para conhecer a Casa do Retiro e os cinco templos do complexo (Caliari)
Monge no Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu (Caliari)
COMPRAS 
Panelas de barro Dizem os capixabas que panela de barro autêntica, pra dar boa moqueca, precisa ter sido feita pelas paneleiras de Goiabeiras. A fabricação, herança indígena, depende da argila retirada do Vale do Mulembá, próximo a Vitória. O barro é modelado e deve ficar dias secando. A peça então é lixada e queimada na fogueira, momento em que recebe o tanino – tinta retirada da casca da árvore do mangue vermelho, que confere a típica cor escura. 
Inaugurada no fim de 2011, a sede das paneleiras (R. Leopoldo Gomes Sales, 3327-0519, 2ª/sáb 8h/18h30) fica em um galpão bem estruturado próximo ao mangue que garante o tanino às artesãs. É possível ver o trabalho delas, desde o molde do barro até a queima das peças, que custam a partir de R$ 15. Algumas paneleiras também trabalham em casa, quase sempre nos bairros de Goiabeiras e República – caso de Dona Conceição (R. José Alves, 111 – ao lado da faculdade Univix, 3327-1478; 2ª/sáb 8h/18h), de 82 anos, que também vende suas panelas a partir de R$ 15. 
Quem preferir, pode fazer um retiro espiritual de quatro dias no local e passar pela experiência de viver como um monge (Caliari)
COMIDA TÍPICA 
Torta capixaba A receita é tradicionalmente servida na Semana Santa, mas é possível prová-la durante todo o ano. Cada um dos ingredientes – peixe fresco (geralmente badejo), bacalhau, caranguejo, camarão seco, siri, lagosta e marisco – é refogado separadamente. Só quando já estão cozidos os pescados ganham a companhia de palmito e vão para a panela de barro. Depois de coberta, com claras de ovos, a mistura é assada até ficar com uma casquinha dourada por cima.
Como o preparo é demorado, ligue antes para saber se o restaurante tem o prato disponível ou se ele precisa ser encomendado. Onde comer: Pirão, Papaguth e São Pedro. 
Bacalhau com amêndoa, batata e arroz de brócolis, do restaurante Lareira Portuguesa, eleito o Melhor Português pelo júri da Veja Espírito Santo Comer e Beber 2010/2011 (Ligia Skowronski)
A Moqueca capixaba é a especialidade do restaurante Pirão, eleito O Melhor Capixaba pelo júri da Veja Espírito Santo Comer e Beber 2010/2011 (Valter Monteiro)
A Torta Capixaba é tradicionalmente servida na Semana Santa, mas é possível prová-la durante todo ano nos restaurantes de comida regional (Elizabeth Nader)
A caranguejada capixaba é um dos pratos típicos de Vitória (Sagrilo)
FIQUE DE OLHO 
Em fevereiro ocorre a Feira Internacional do Mármore e Granito e os hotéis costumam ficar lotados. Reserve com antecedência. 
As duas praias mais badaladas de Vitória, Esquerda (Grande) e Direita, ficam na Praia Ilha do Boi (Setur/Reprodução)
Repleta de lojas, galerias, cafés, bares e restaurantes, o entorno da Praia do Canto é uma área moderna da cidade (Carlos Atolini)


A Praia de Camburi tem larga faixa de areia, que fica lotada nos fins de semana (Tadeu Bianconi)
PRAIA DE CAMBURI 
A Praia de Camburi é uma boa opção para passeios e esportes ao ar livre. Praia urbana, com pista para ciclista, calçadão para caminhada e corrida, o local ainda conta com as Ruas de Lazer. Aos domingos e feriados, das 7 às 13 horas, trechos de movimentadas vias da cidade transformam-se em um espaço livre para a prática de esportes e brincadeiras. 
CURVA DA JUREMA 
Nas proximidades, a orla se inicia do lado do Iate Clube. Depois, chega-se à Praça dos Namorados, à Praça dos Desejos e às proximidades da ponte que interliga a Ilha de Vitória à Ilha do Frade. 
O mar de águas frias e calmas é ideal para a prática de esportes náuticos e com estreita faixa de areia para corridas e caminhadas. O visitante pode admirar a paisagem a partir de um dos quiosques com áreas cobertas, onde são servidos petiscos da culinária capixaba. 
A praia é indicada para a prática de stand up paddle e passeios de veleiro. 
ILHA DO BOI 
Além das águas tranquilas e claras, a Praia Grande ou Praia da Esquerda é um recanto natural e com sombras proporcionadas por árvores. A Praia Pequena ou Praia da Direita fica nas proximidades. 
O mar de águas frias e calmas proporciona as famílias momentos agradáveis de convivência com as crianças. 
Ambas se encontram a poucos minutos da Praia do Canto e de Jardim da Penha, sendo um ponto de encontro dos jovens da cidade. 
PRAIA DAS CASTANHEIRAS 
Está localizada na Ilha do Frade. Embora seja pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus frequentadores. A praia agrada a todos os gostos. 
Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, propícias para as crianças, além do mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas. Situada em uma ilha, o acesso é feito por escada ou caminhando entre as rochas. 
Para chegar a essa praia de peculiar beleza cênica, só mesmo fazendo uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras da Ilha do Frade 
TURISMO NÁUTICO 
Na pesca oceânica, Vitória é considerada a capital do marlin azul por deter recordes mundiais dessa espécie, o que estimula a realização de importantes competições. O ambiente marítimo natural favorece o desenvolvimento de esportes a vela, como windsurf e kitesurf. 
No entorno da Ilha de Vitória, existem estruturas para embarque e desembarque de embarcações. É o caso dos píeres de Iemanjá, na praia de Camburi, e o da Ilha das Caieiras. Há também a marina do Iate Clube, na Praia do Canto. 
RUAS DE LAZER 
Aos domingos e feriados, trechos de movimentadas vias da cidade transformam-se em um espaço livre para a prática de esportes e brincadeiras com o projeto Rua de Lazer. Pedestres podem caminhar, correr, pedalar, andar de patins, skate e outros equipamentos esportivos. Jogos como dominó, dama e xadrez também são opções para os frequentadores. 
CENTRO DE VISITANTES (PROJETO TAMAR) 
Na Ilha do Papagaio, visitantes encontram tanques de observação de tartarugas marinhas de várias espécies e idades. Integrado à paisagem, um roteiro interpretativo ensina sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, a biologia das espécies e os principais locais de desova das tartarugas no estado. 
O acesso à Ilha do Papagaio é feito pela Praça do Papa. 
CENTRO HISTÓRICO 
O Visitar Centro Histórico oferece visitas monitoradas pelo interior de sete monumentos do Centro Histórico de Vitória. São patrimônios importantes para a história da cidade e do país, alguns com mais de 400 anos. 
Um serviço gratuito que te levará a uma verdadeira viagem no tempo. Você vai conhecer a fundo Igrejas, Conventos, Teatro e a Catedral metropolitana. 
TRILHAS NA GRUTA DA ONÇA 
Condutores em ecoturismo levam o visitante por um passeio com paisagens maravilhosas. Com uma área de 69 mil metros quadrados, o Parque Municipal Gruta da Onça oferece trilhas cercadas de exuberante vegetação de Mata Atlântica. Visitantes podem conhecer nascentes, observar espécies botânicas e animais e contemplar visuais inesquecíveis. 
POLO GASTRONÔMICO DA ILHA DAS CAIEIRAS 
A Ilha das Caeiras é um dos quatro polos gastronômicos criados pela Prefeitura de Vitória para incrementar o turismo e a culinária local – os outros são Curva da Jurema, Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, e Rua da Lama, em Jardim da Penha. 
PANELA DE BARRO 
A fabricação artesanal das panelas de barro é oficio das paneleiras de Goiabeiras., constituindo um saber passado por gerações há mais de 400 anos. A técnica utilizada é de origem índigena caracterizada por modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação da tintura de tanino. 
LOJA DO ARTESANATO CAPIXABA 
Na Loja do Artesanato capixaba, visitantes encontram artefatos que representam a raiz da cultura do Espírito Santo. 
Shopping Vitória - 2º Piso 
Avenida Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá 
Loja de Artesanato Capixaba – Hortomercado 
Rua Licínio dos Santos Conte, 51, Enseada do Suá 
Museu Solar Monjardim



Canal de Camburi
Parque Estadual Pedra da Cebola
Assembléia Legislativa
Avenida Ferrari 
Enseada do Suá 
Ilhas Caieiras
Aeroporto
Aérea
Ilha do Boi
Teatro Carlos Gomes
Porto da Vale do Rio Doce
Dados gerais da cidade de Vitória, Espírito Santo
Código do Município - 3205309 
Gentílico - capixaba 
Prefeito (2017) LUCIANO SANTOS REZENDE 
População estimada [2018] 358.267 pessoas 
População no último censo [2010] 327.801 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 3.338,30 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 4,0 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] 236.391 pessoas 
População ocupada [2016] 65,7 % 
Posição geográfica da cidade de Vitória no estado do Espírito Santo
Histórico da cidade de Vitória, Espírito Santo
Vitória, ES 
História 
A fundação do Espírito Santo e de Vitória começa poucos anos depois de o Brasil ter sido descoberto em 1500. O rei de Portugal, D. João III, dividiu as terras brasileiras em capitanias hereditárias, cabendo a capitania do Espírito Santo ao fidalgo Vasco Fernandes Coutinho. Ele tomou posse em 1535, instalando-se no sopé do morro da Penha, em Vila Velha. Em 1551, os portugueses venceram acirrada batalha contra os índios goitacazes e passaram a chamar o local de Ilha de Vitória. 


A emancipação política do município ocorreu em 1823. A partir de meados do século XX, a cidade se transformou em função das mudanças econômicas ocorridas no Estado. A ocupação urbana se estendeu por grande parte da ilha e avançou em direção à porção continental do município.
Esta eh a bandeira da cidade de Vitória, Espírito Santo
Este eh o brasão da cidade de Vitória, Espírito Santo

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE


Fonte: viagemeturismo.abril.com.br / Wikipédia / Thymonthy Becker / Prefeitura de Vitória, ES / 

Conheça o Amapá



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível