OLHANDO DA JANELA DO TREM: VITOR MEIRELES / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.533 / 5.570) POPULAÇÃO: 4.943 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

VITOR MEIRELES / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.533 / 5.570) POPULAÇÃO: 4.943 PESSOAS (IBGE 2020)




Muitas opções de ecoturismo, turismo de aventura, esportes náuticos e a gastronomia européia diferenciada 
Vitor Meireles busca preservar traços históricos de seus colonizadores, como é o caso da roda d`água da família Bittencourt e do alambique da família Borguesan. Os queijos e outros derivados de leite produzidos no município retratam os costumes dos imigrantes europeus.

A Festa de Emancipação, a Festa de Santa Catarina e a Festa na Praça são os principais eventos da cidade. (Prefeitura Municipal) 
Entorno da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Um inverno gelado na cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Memorial da Prefeitura Municipal  da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Por do sol da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal / Darolt)
Praça dos Pioneiros da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Praça da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Secretaria Municipal de Educação da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Rua da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Vista aérea da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Praça da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Rua da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Vetação na trilha de acesso à caverna da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal / Sidnei Recco)
Rua da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Vista parcial da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Rua da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Parque público da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
Vista parcial da cidade de Vitor Meireles, SC (Prefeitura Municipal) 
PEDRA DO CHAPÉU 
A Pedra do Chapéu está localizada na comunidade de Santa Cruz dos Pinhais, a 25 km do centro da cidade. Para chegar a Pedra do chapéu é necessário caminhar um trecho de 900 metros de trilha com fácil acesso. 
Esta Pedra é uma formação rochosa suspensa, é dividida em duas partes, a parte de baixo é formada por rocha sedimentar e a parte de cima por rocha arenita. (Prefeitura Municipal / Darolt)

ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO 
Abrigando a maior reserva de araucária do país, a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) é uma área de 4.604 hectares que faz parte dos últimos remanescentes de Mata Atlântica de Santa Catarina e um dos últimos redutos da Araucária augustifolia. Abrange uma zona de transição entre as florestas ombrófila mista e ombrófila densa, o que lhe confere grande importância científica, por sua biodiversidade e características fitossociológicas. (Prefeitura Municipal / Darolt / Sidnei Recco)


Na área existem aproximadamente 8.000 araucárias adultas, com idade superior a 200 anos. O sub bosque é formado por espécies como a canela sassafrás, canela amarela, canela fogo, canela preta, canela garuva, cedro, palmito, pau óleo, pindabuna, angico, casca danta, andrade, e nos locais onde já houve interferência humana surgem vassourões, canela guaica e bracatinga.


Dentro da unidade de conservação também existe uma caverna de estalactites e estalagmites e a Pedra do Chapéu, um formação rochosa interessante e de beleza cênica. (a Pedra do Chapé e a Caverna, estão no ítem Atrativos também neste site) 
Essas características lhe conferem o status de inigualável banco de sementes, que podem ser usadas para repovoar com espécies nativas, áreas já degradadas em toda a região do entorno. (Prefeitura Municipal / Sidnei Recco / Darolt)


CAVERNA SANTA CRUZ DOS PINHAIS 
Esta caverna possui formação calcária e sedimentos rochosos de quartzo e fedelspato e está localizada na comunidade de Santa Cruz dos Pinhais a 26 Km do centro da cidade. 
A caverna fica dentro de uma Área de Relevante Interesse Ecológico, o acesso é por caminhada através de uma trilha de aproximadamente 600 metros de fácil acesso.
Horário de funcionamento: Aberto diariamente. 
Valor da entrada: Como a caverna está localizada dentro de uma propriedade particular, é necessário a autorização dos proprietários para a visita. Estes que receberam capacitação para atender e acompanhar os visitantes. 
E-mail: sectur@vitormeireles.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3258-0211 
Endereço: Estrada Geral Santa Cruz dos Pinhais (Prefeitura Municipal / Sidnei Recco / Darolt)



COMUNIDADE DE VARANEIRA 
Colonos poloneses e famílias de tropeiros que acampavam na região começaram a formar um pequeno povoado onde hoje se localiza a cidade de Itaiópolis.
Por volta de 1925 começavam as medições das terras da região que foram compradas posteriormente pelos colonos. Em 1928, algumas famílias deixaram Itaiópolis e se dirigiram para o local onde hoje se localiza a comunidade da Varaneira. 
A comunidade cresceu muito porque as famílias tinham muitos filhos e estes ficavam para trabalhar na roça e nas novas terras que foram compradas. Famílias com mais de 10 filhos não era exceção. (Prefeitura Municipal) 
As primeiras famílias e se instalarem na comunidade foram Iganáczuk, Sadlowski, Vatraz e Waisczyk. Muitas crianças só aprenderam o idioma português na escola a partir dos 10 anos, pois em casa só se falava polonês. Também foram construídas muitas igrejas nas localidades de colonização polonesa, onde se praticava e se ensinava a língua polonesa através de livros, oração e cantos.
Os poloneses que vieram para o Brasil trouxeram consigo, com carinho, as lembranças e os costumes de sua origem. Para manter suas tradições e costumes, e ampliar seu nível cultura e social, formavam instituições e associações – entidades culturais, esportivas, círculos musicais e de canto que mobilizavam os colonos. (Prefeitura Municipal) 

IGREJA MATRIZ DE SANTA CATARINA 
Vitor Meireles tem na arquitetura religiosa sua maior expressão. A Igreja Matriz Santa Catarina além da beleza externa destaca-se pelos arabescos da pintura interna realizada pelo pintor Cechet Pierrú e seu ajudante Pedro Schequetti. (AMAVI) (Prefeitura Municipal / Amavi)

MIRANTE 
Localizado na Rodovia Pedro Fossa - SC 421, o Mirante se tornou um dos locais mais visitados de Vitor Meireles, uma vez que oferece vista panorâmica privilegiada de toda a cidade. (Prefeitura Municipal / Darolt)


CACHOEIRA DO FORNO 
Localizada na comunidade de Sabugueiro, a 10 km de distância do centro da cidade. 
Possui 86m de queda livre e o acesso é por caminhada através de uma trilha de aproximadamente 1 km de extensão. 
Horário de funcionamento: Todos os dias: 08:00h às 18:00h. 
E-mail: sectur@vitormeireles.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3258-0211 
Endereço: Estrada Geral Sabugueiro (Prefeitura Municipal) 


SEDE DA PREFEITURA 
No prédio da Prefeitura estão instaladas as Secretarias Municipais de Planejamebto e Administração, o Gabinete do Prefeito e vice-prefeito. 
Na recepção da Prefeitura Municipal de Vitor Meireles, você pode conhecer o "Memorial Victor Meirelles", com obras do pintor, qual o município leva o nome em sua homenagem.
Horário de funcionamento: Segunda à sexta: 08:00h ás 12:00h e das 13:30h ás 17:00. 
E-mail: vitormeireles@vitormeireles.sc.gov.br 
Site: www.vitormeireles.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3258-0211 
Endereço: Rua Santa Catarina, 2266 - Centro (Prefeitura Municipal) 
RESTAURANTE E LANCHONETE SAN DIEGO 
Delicioso almoço de segunda á sexta. 
Horário de funcionamento: Almoço de segunda á sexta. Lanches todas as noites. 
Telefone: (47) 3258-0007 
Endereço: Rua Sta Catarina, 1133 - Centro (Prefeitura Municipal) 
HOSPEDAGEM 
POUSADA SCHMITT 
Localizada no centro da cidade, a Pousada Schmitt conta com apartamentos cuidadosamente planejados para oferecer conforto e bem estar aos hóspedes. 
Horário de funcionamento: Todos os dias 
Telefone: (47) 3258-0552 ou (47) 8494-8551 
Endereço: Rua Ângelo Moretti, 05 Casa - Centro (Prefeitura Municipal) 
CLUBE SOCIETY 
O Clube Society disponibiliza de um espaço cuidadosamente preparado para receber você e sua família para um fim de semana divertido. 
- Área para eventos; 
- Parque infantil; 
- Área para camping; 
- Quadras de futebol; 
Horário de funcionamento: Aberto nos finais de semana ou com reserva. 
Telefone: (47) 8476-7668 
Endereço: Estrada Geral Serra da Abelha II (Prefeitura Municipal / Zélia Hobold)

DADOS GERAIS DA CIDADE DE VITOR MEIRELES, SANTA CATARINA
Código do Município - 4219358 
Gentílico - vitor-meirelense 
Prefeito 2017 - BENTO FRANCISCO SILVY 
População estimada [2017] - 5.056 pessoas 
População no último censo [2010] - 5.207 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 14,05 hab/km² 
Pessoal ocupado [2015] - 1.197 pessoas 
População ocupada [2015] - 23,4 % 
Área da unidade territorial [2016] - 370,521 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 75,2 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 12,7 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 24,2 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VITOR MEIRELES EM SANTA CATARINA
HISTÓRICO DA CIDADE DE VITOR MEIRELES, SANTA CATARINA
História 
No ano de 1930 chegava na região, o agrimensor Ricardo Müller, com o fim de instalar-se no local e iniciar a sua demarcação. Logo em seguida, em 1935, devido a fertilidade das terras, iniciou-se um verdadeiro bandeirismo. O pioneiro era Luiz Pedro Packer, seguido de Hanz Henrique French, Angelo Moretti, Atílio Vicenti, Manoel Amaral, Artur Krieger, Carlos Spiess, Abel Amorim, José Avancini, Antônio Diogo e Bernardino Branger.


Em 1937 deu-se um verdadeiro fluxo de chegada de imigrantes alemães, italianos e portugueses, nascia o povoado de Rio Preso. Em 1945 o povoado de Rio Preso, registrou-se oficialmente com o nome de Alto Rio Dolmann. Anos após, o povoado de Alto Rio Dollmann muda o seu nome para Forcação, devido a junção dos Ribeirões Fachinal e Palmitos bem na sede do povoado, que formava uma verdadeira forca. Este nome permaneceu até o ano de 1967, quando o escrivão Alceste Moser entrou com um projeto na câmara de Vereadores do município de Ibirama, para que a denominação fosse mudada para Vitor Meireles, em homenagem ao pintor catarinense.
No dia 16-12-1960 o povoado passou a ser distrito de José Boiteux. Em 26 de abril de 1989, após todo o trabalho feito pelas lideranças locais e tendo o apoio da maioria dos Deputados da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, emancipava-se o município de Vitor Meireles através da Lei Estadual Nº 7.579, desmembrando-se do município de Ibirama. Sua instalação ocorreu no dia 01-01-1990. 
Distrito: Sede e Barra da Prata 
Gentílico: Meirelense 
Comarca: Presidente Getúlio
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE VITOR MEIRELES, SANTA CATARINA
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / Wikipédia / Governo de Vitor Meireles, SC / 



Conheça o Estado do Rio Grande do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível