SANTA RITA DO SAPUCAÍ, MINAS GERAIS - Santa Rita do Sapucaí é conhecida em Minas Gerais por sua vanguarda no ramo da eletrônica, telecomunicações, computação e biomédica e ficou conhecida como "Vale do Silício" brasileiro. Hoje, a oferta de empregos é grande e a renda per capita anual é alta e pode ser comparada a de importantes cidades, como Sorocaba, Uberlândia e Piracicaba. Café, Leite, indústria agropecuária e indústria eletrônica são suas principais fontes de renda, produzindo ainda semente de milho, arroz, café e outros.




CONHEÇA A CIDADE DE "SANTA RITA DO SAPUCAÍ", MINAS GERAIS, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
No Sul de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí, é hoje uma cidade de expressão nacional pela projeção de suas escolas, de sua indústria e pela agropecuária. 
O Município está compreendido numa área de 321 quilômetros quadrados, com altitude de 821 metros e temperatura entre 6º e 32º C. 
Atualmente é Comarca Intermediária e dista, em linha reta 316 Km da Capital do Estado, Belo Horizonte. 
Situa-se em região onde se alternam montanhas e vales que forma a Bacia do Sapucaí. 
Sua economia está calçada principalmente nas atividades agropecuárias e industriais. 
Catedral de Santa Rita de Cássia em Santa Rita do Sapucaí, MG (Serigrafia Santana)
Café, Leite, indústria agropecuária e indústria eletrônica são suas principais fontes de renda, produzindo ainda semente de milho, arroz, café e outros. 
Indústrias se instalaram na cidade há pouco mais de dez anos e, acompanhando os ensinamentos de suas escolas, estão mais voltadas para as áreas de eletrônica, telecomunicações e informática. 
A data magna da cidade é o dia 22 de maio, festa da Padroeira, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio-culturais. 
A padroeira, Santa Rita de Cássia, Santa italiana nascida nos século XIV, modelo de virtude e coragem, é o símbolo de mulher santa-ritense. 
O aniversário de emancipação político-administrativa é comemorado no dia 24 de maio. 
Centro Empresarial da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Serigrafia Santana)
Santa Rita do Sapucaí é conhecida em Minas Gerais por sua vanguarda no ramo da eletrônica, telecomunicações, computação e biomédica, pois tem um arranjo produtivo local dessas indústrias. Depois do seu grande desenvolvimento, ficou conhecida como "Vale do Silício" brasileiro. 
A semente do Vale da Eletrônica foi plantada pela milionária benemérita "Sinhá Moreira", que fundou a escola técnica de eletrônica. Logo depois, foi criado o Instituto Nacional de Telecomunicações e, alguns anos depois, a FAI. Essas três escolas formam a mão de obra do Vale. 
Assim, a ideia de Dona Sinhá Moreira expandiu-se e foi incorporada pelas administrações públicas, passando a contar com a força de outros nomes expressivos no panorama econômico e político brasileiro, o que a conduziu para a formação do chamado "Vale da Eletrônica". 
Escola de Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí, MG (Serigrafia Santana)
Desde então, a cidade tomou novos rumos na área tecnológica, criando ambiente para que os alunos ali formados permanecessem com suas ideias e projetos, criando novas indústrias, que passaram a dar o tom do desenvolvimento à cidade, possibilitando que seus jovens ali se empregassem e desenvolvessem suas carreiras profissionais. Hoje, a oferta de empregos é grande e a renda per capita anual é alta e pode ser comparada a de importantes cidades, como Sorocaba, Uberlândia e Piracicaba. 
FAI - Faculdade de Administração e Informática na cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Serigrafia Santana)
Hotel Crisal da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Prefeitura Municipal)
INATEL - Instituto Nacional de Tecnologia da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Serigrafia Santana)
INATEL - Instituto Nacional de Tecnologia da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Sthevan MG)
Nem só de tecnologia vive Santa Rita do Sapucaí. A cidade tem um dos carnavais de rua mais famosos do sul de Minas Gerais. São sete escolas de samba e dois blocos tradicionais: o Ride Palhaço e os Democráticos. O público varia entre 15 mil e 20 mil pessoas, segundo a secretária de esporte, cultura, lazer e turismo, Rosângela Maria Vilela da Costa. No mês de maio, anualmente, é celebrada a Festa de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. As ruas são tomadas por barracas ambulantes e o público participante é equivalente ao do Carnaval. "Por mais que tenhamos tecnologia, ainda somos uma cidade pequena do interior", diz a secretária. (Uol Economia)
Catedral de Santa Rita de Cássia da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Sthevan MG)
Praça da Catedral da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Serigrafia Santana)
Rio Sapucaí atravessando a cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Wikipédia)
Vista parcial da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Prefeitura Municipal)
Vista aérea da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Sthevan MG)
Vista aérea da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Sthevan MG)
Santa Rita do Sapucaí, MG (Sthevan MG)
Santa Rita do Sapucaí, MG (Prefeitura Municipal)
Parcial da Cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Girando no Vale)
Armazém de Secos e M olhados em Santa Rita do Sapucaí, MG (TripAdivisor)
Final de rua em Santa Rita do Sapucaí, MG (TripAdivisor)
A cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG e as Montanhas do entorno (G1.com)
Rua da praça central em Santa Rita do Sapucaí, MG (prefeitura Municipal)
Trevo com a Santa Rita de Cássia  na chegada da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Fred Cunha)
Entorno da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Prefeitura Municipal)
BR 459 passando pela cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Wikipédia)
Santa Rita do Sapucaí, MG encravada nas Montanhas mineira (Real Pálace Hotel)
Parcial da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG (Wikipédia)
Código do Município - 3159605 
Gentílico - Santa-Ritense 
Prefeito 2017 / JEFFERSON GONÇALVES MENDES 
População estimada [2016] - 41.886 pessoas 
População no último censo [2010] - 37.754 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 106,96 hab/km² 
A cidade tinha uma população de 37754 habitantes no último Censo. Isso coloca a cidade na posição 86 dentre 853 do mesmo estado. Em comparação com outros municípios do país, fica na posição 811 dentre 5570. 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 2,5 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 13.561 pessoas 
População ocupada [2015] - 32,7 % 
Área da unidade territorial [2016] - 352,969 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 86,7 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 52,1 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 14,1 % 
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ, MG 
História 
Santa Rita do Sapucaí foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins, o filho Antônio e sua filha menor Maria Rita, que se instalaram às margens do Ribeirão do “Mosquito”. Próximo á Igreja de São Benedito. 
Saíram eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de Portugal que formavam o “Contestado”, descontentes com a anexação da terra natal à Espanha. 
Desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro e foram ali recebidos por D. João VI que não se esquecera dos serviços prestados por Manoel da Fonseca, quando da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal. 
O Casal se instalou em Baependi e ali desenvolveu um comércio lucrativo, e quando soube das terras devolutas às margens do Sapucaí, serviram-se de recomendações do Imperador e, vendendo seus bens, rumaram com os filhos e escravos para tomar posse das terras, que ficavam nas margens do Rio Sapucaí. Sempre portando a santa de sua devoção (Santa Rita de Cássia), fundaram a freguesa que iria celebrar o nome da Santa. 
Para cumprir a promessa, pedindo um milagre para salvar o chefe da família, doaram a santa oito alqueires de terra. Quatro anos após falecido Manoel da Fonseca, sua Esposa Dona Genoveva consolidou a promessa mandando construir a capela onde foi celebrada a primeira missa. 
No dia 22 de maio o Pe. Mariano Acciolli oficiava a 1ª missa e introduzia a imagem que trazida de Portugal, e estava fundada a freguesia que, mais tarde, viria a se tornar a cidade de Santa Rita do Sapucaí.
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ, MINAS GERAIS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Santa Rita do Sapucaí, MG / Wikipédia / uol.com.br / 

Comentários