OLHANDO DA JANELA DO TREM: PRACUÚBA / AMAPÁ / BRAZIL (3.996 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.246 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

PRACUÚBA / AMAPÁ / BRAZIL (3.996 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.246 PESSOAS (IBGE 2020)




Grande potencial turístico com Cenários de Rar Beleza, Turismo de Lazer, Ecoturismo, Turismo de Aventuras, Esportes Náuticos e Pesca.
No Estado do Amapá, o Município de Pracuúba, apresenta condições favoráveis à implantação de projetos do segmento turístico, não só por possui um dos maiores patrimônios naturais, praticamente intocados, mas por reunir uma síntese de ecossistemas nativos da Amazônia.


O governo do estado visa à implementação de projetos através das políticas públicas que tenham o cunho da viabilidade social, cultural, econômica e ambiental da localidade, para possibilitar o desenvolvimento turístico através de seu potencial e primar pela sustentabilidade no município.  (Internet)
Pracuúba que tem um grande potencial turístico, de condições técnicas, organizacionais e gerenciais para o desenvolvimento estrutural de atividades turística na localidade.
RIO EM PRACUÚBA, AMAPÁ (Internet)

PRACUÚBA, AMAPÁ 
Através de seus múltiplos ambientes pesqueiros, constitui o polo de pesca interior mais importante do Estado. Sua ambientação natural envolve a presença de grandes áreas de floresta de terra firme, cerrados e áreas inundáveis, sendo estas as que mais participam como base produtiva do município. 
O AÇAÍ EH UMA FONTE DE RENDA EM PRACUÚBA, AMAPÁ (Internet)
ATRAÇÕES TURÍSTICAS EM PRACUÚBA, AP 
Ambientes lacustres - são cenários de rara beleza, que contam com a presença de lagos permanentes e temporários, densa rede de drenagem profundamente influenciada pelos regimes de chuvas regionais. Nesses ambientes, há uma rica e diversificada fauna aquática.
Pesca esportiva - potencializada pela diversidade de ambientes lacustres e seus estoques naturais de peixes. 
Ninhais de aves aquáticas - são locais de reprodução e devem estar acercados de medidas que possibilitem o estudo e a proteção dessas espécies. 
CASA A BEIRA DO LAGO EM PRACUÚBA, AMAPÁ (Internet)
TIME DE FUTEBOL DE PRACUÚBA PARTICIPANDO DO TORNEIRO REGIONAL (G1.com)
RESERVA EXTRATIVISTA EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
TRANSPORTANDO O AÇAÍ DA RESERVA EXTRATIVISTA PARA A CIDADE EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
CASA NA RESERVA EXTRATIVISTA EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
CASAS EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
CASAS EM PRACUÚBA, AP (RESERVA GRANDE) (Evandro)
CASA DE RIBEIRINHO EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
RECREIO DE ESCOLARES EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
RIBEIRINHOS EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
PRACUÚBA, AP (Celia Favacho)
LAGO EM PRACUÚBA, AP (Internet)
LAGO EM PRACUÚBA, AP (Internet)
RIO EM PRACUÚBA, AP (Internet)
LAGO EM PRACUÚBA, AP (Alan Kardec)
CACHOEIRA NA REGIÃO DE PRACUÚBA, AP (Abraão Miranda)
População estimada 2016 (1) - 4.655 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 4.948,508 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 0,77 
Gentílico - pracuubenses 
Prefeito 2017 / BELIZE CONCEIÇÃO COSTA RAMOS 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE PRACUÚBA, AP 
O topônimo é originário de uma árvore típica da região (Pracuubeira), predominante na reserva ecológica do Lago Piratuba. 
Gentílico: pracuubenses 
HISTÓRICO DA CIDADE DE PRACUÚBA, AMAPÁ 
Pracuúba surgiu como localidade aproximadamente em 1906. 
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA 
Elevado à categoria de município com a denominação de Pracuúba, pela Lei Estadual n.º 04, de 01-05-1992, desmembrado do município de Tartarugalzinho. Sede no distrito de Pracuúba (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PRACUÚBA, AMAPÁ
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Pracuúba, AP / Wikipédia 


CONHEÇA O ESTADO DO AMAZONAS



SONHOS DE UM VIAJANTE
DE ÔNIBUS PARA PEDRA AZUL
Estava dentro de um ônibus indo para a cidade de Pedra Azul. A viagem de ônibus levaria 6 horas. Eu ia até a cidade buscar um atestado médico. Este ônibus ia por uma estrada de terra. Eu estava sentado no banco da frente, aquele quase ao lado do motorista. Via o motorista desviando das poças de água, visto parecer ter chovido antes. Quando o ônibus chegou na cidade, ele foi escorregando a traseira em direção a um riacho que passava ao lado da rua da cidade. Temendo que ele fosse cair dentro deste riacho, desci rapidamente do ônibus. Outras pessoas começaram a descer também. Mas ele consertou e parou ao lado de um local próprio para parar ônibus mesmo. 


Sai andando por ali e percebi que já estava entardecendo. Fiquei pensando porque eu teria ido à tarde na cidade, pois não dava para voltar no mesmo dia. Então eu teria que dormir na cidade e só voltar no dia seguinte. Fiquei pensando porque não fui de manhã. Andando um pouco, me vi numa viela elevada, tipo estas que tem em morros. Havia algumas crianças brincando ali. Quando vi a placa de uma loja onde estava escrito: “Loja – Rua Nossa Senhora, número 464 – Naque/MG” Então percebi que tinha decido na cidade errada. Olhei de cima de onde eu estava para ver se via o ônibus e voltar para ele, com destino a cidade de Pedra Azul. Mas não vi mais o ônibus. 


Vi que ali onde ele parou, era a rodoviária da cidade de Naque. Fiquei indignado com o motorista ter ido embora, sem me esperar, sendo que eu nem tinha pagado a passagem ainda. Quando desci deste elevado, sai em cima de um ônibus que estava em movimento. Fui descendo de cima do ônibus, com cuidado para o motorista não me ver. Havia uma passarela no meio do ônibus, em toda sua extensão. Quando cheguei nesta passarela, vi que não era ônibus que eu estava e sim, uma locomotiva. Esta locomotiva foi indo para o centro da cidade de Naque. Ela andava neste canteiro central. 


Eu ia nesta passarela. Ela entrou numa rua com canteiro central. Então fiquei procurando se via um hotel, pois eu teria que passar a noite ali e só poderia ir embora, no dia seguinte. As pessoas no passeio e nas portas das lojas ficavam olhando eu em cima da locomotiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível