OLHANDO DA JANELA DO TREM: VITÓRIA DA CONQUISTA / BAHIA / BRAZIL (5.536 / 5.570) POPULAÇÃO: 341.128 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

VITÓRIA DA CONQUISTA / BAHIA / BRAZIL (5.536 / 5.570) POPULAÇÃO: 341.128 PESSOAS (IBGE 2020)




A cidade oferece como atrações turísticas o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, executada entre os anos de 1980 e 1983, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura.

A Reserva Florestal do Poço Escuro e o Parque municipal da Serra do Periperi, onde se encontra a espécie endêmica Melocactus conoideus além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia, que é transmitida para o Brasil inteiro pelo canal pago da Globosat, Multishow. (Wikipédia)
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA
Foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA
Foto - Jair Prandi
Foto - Jair Prandi
Foto - Jair Prandi
Foto - Jair Prandi
Foto - Jair Prandi
Foto - Jair Prandi
Foto - Jair Prandi
Foto - Jair Prandi
Foto - Jair Prandi
Foto - Jair Prandi
MONUMENTOS NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA
Foto - ?
MONUMENTO À BÍBLIA NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Edificado na Praça Vitor Brito, em 1984, a partir da iniciativa da Associação Evangélica Conquistense. É formado por três pilares que simbolizam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Foi reformado em 2005.
Foto - PMVC
MONUMENTO AOS DEZ MANDAMENTOS NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Localizado na praça Estevão Santos, foi construído em 1982 pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. A intenção é contrastar a Lei de Deus com a Lei dos Homens, já que o monumento foi erguido em frente ao Fórum João Mangabeira.
Foto - PMVC
MONUMENTOS AOS BANDEIRANTES NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Feito em marmorite, o monumento foi construído na gestão de Régis Pacheco (1938-1945) e inaugurado em 13 de novembro de 1940. Faz uma homenagem aos primeiros sertanistas da região, especialmente a João Guimarães Costa e José Gonçalves da Costa, portugueses responsáveis pela fundação da vila. Seu nome oficial é Monumento aos Fundadores da Cidade.
Foto - PMVC
MONUMENTO AO ÍNDIO NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Localizado na praça Caixeiros Viajantes, o Monumento ao Índio foi inaugurado em 5 de junho de 2000. Presta uma homenagem aos povos indígenas, especialmente aqueles que habitaram a região de Vitória da Conquista e que foram dizimados pelos colonizadores. Trazendo um elemento típico do cotidiano indígena – a flecha –, o objetivo é lembrar a riqueza histórica, cultural e humana dos índios.
Foi idealizado pelo artista plástico Edmilson Santana.
Foto - PMVC
MONUMENTO A GETÚLIO VARGAS NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
O monumento a Getúlio Vargas foi erguido na Serra do Marçal, à margem da Rodovia Ilhéus – Lapa, a 18 km da zona urbana de Vitória da Conquista. Marca a inauguração desse trecho da rodovia, realizada no dia 31 de agosto de 1950. A solenidade contou com a participação do então presidente Getúlio Vargas Além do busto de Vargas, o monumento tem a expressão “O verdadeiro sentido da brasilidade é a marcha para o oeste”.
Foto - PMVC
MONUMENTO AOS EX- PRACINHAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Inaugurado em 1992, na praça Sá Barreto, em frente ao Tiro de Guerra, o monumento presta uma homenagem aos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, especialmente aos conquistenses que foram convocados ou se apresentaram voluntariamente para participar do conflito.
Foi idealizado pelo escultor Cajaíba.
Foto - PMVC
MONUMENTO AOS MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS DA BAHIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
O Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos da Bahia foi edificado na praça Tancredo Neves e inaugurado em 9 de julho de 1998, por iniciativa do Grupo Labor – Assessoria, Documentação e Pesquisa. O monumento presta homenagem àqueles que foram submetidos aos horrores da Ditadura Militar, instalada no Brasil em 1964. Traz uma figura humana vazada, dando o sentido de ausência. A arte é dos conquistenses Romeu Ferreira e Ana Palmira Cassimiro. 
Foto - PMVC
MONUMENTO AOS IMIGRANTES DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
O Monumento aos Imigrantes foi erguido na praça Mármore Neto. É formado por uma grande estátua de concreto com armadura em ferro, tendo do lado esquerdo, na altura do coração, o mapa de Vitória da Conquista. O monumento presta uma homenagem a todas as pessoas que não nasceram em Conquista, mas que adotaram a cidade.
Também representa o agradecimento do povo conquistense àqueles que vieram de outros lugares e ajudaram a desenvolver o Município. Foi construído na gestão Murilo Mármore. O nome oficial é Monumento aos Chegantes.
Foto - PMVC
TURISMO NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA 
Para aproveitar bem a sua visita à terceira maior cidade da Bahia, listamos os principais pontos turísticos de Vitória da Conquista. 
Localizada no sudoeste baiano, a cidade do cineasta Glauber Rocha oferece opções de lazer para quem deseja aproveitar e conhecer um dos mais importantes municípios baianos. 
Foto - Jair Prandi
FESTIVAL DE INVERNO NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
O Festival de Inverno Bahia acontece no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, e é considerado o maior evento musical do interior do Nordeste. 
A festa está no calendário cultural da cidade e chega à 12ª edição com mais de 230 shows realizados pelos principais artistas brasileiros e mais de 180 horas de música. 
Foto - ?
MONUMENTO AO CRISTO CRUCIFICADO DA SERRA DO PERIPERI EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Entre as opções da cidade está o monumento do Cristo Crucificado da Serra do Periperi. Inaugurado em 1980, a imagem de Cristo com feições nordestinas foi esculpida por Mário Cravo. O monumento é um dos principais pontos turísticos da cidade e fica localizado no alto da serra do Periperi. 
Foto - G1.com
Foto - ?
MUSEU REGIONAL DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Para quem quiser conhecer a história da cidade, no Museu Regional de Vitória da Conquista, localizado na Praça Tancredo Neves, no Centro, é possível encontrar informações e arquivos sobre toda a história da cidade baiana. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos domingos, das 14h às 17h. 
Foto - ?
MEMORIAL CASA RÉGIS PACHECO EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Também localizado na Praça Tancredo Neves. O espaço fica aberto diariamente, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 20h. No casarão, considerado patrimônio arquitetônico da cidade, é possível encontrar a história política da cidade de Vitória da Conquista, além do legado cultural do município. 
Foto - G1.com
Foto - ?
RESERVA FLORESTAL DO POÇO ESCURO / PARQUE DA SERRA DO PERIPERI NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Onde se encontra a espécie endêmica Melocactus conoideus 
O "Poço Escuro", uma reserva florestal sob administração do poder público, com diversas trilhas e flora e fauna preservadas. Na Serra do Peripiri nasce o Rio Peripiri em torno do qual João Gonçalves da Costa fundou a Arraial da Conquista, em 1783.
O Rio Peripiri também é conhecido como, Riacho da Vitória, Córrego do Poço Escuro, Rio Berruga e Rio "Verruga", em referencia ao Arraial da Verruga, atualmente Itambé, onde fica a sua foz no Rio Pardo. 
Foto - ?
O Caminho de Santiago do Piripiri é um caminho localizado na Serra do Peripiri, inicia no Ibc-Capinal e finaliza no Poço Escuro, foi implantado pelos Peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, a Abacs, e representando um dia andando neste caminho na Espanha. (Wikipédia)
Foto - ?
Foto - ?
Foto - ?
JARDIM BURLE MARX NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Burle Marx esteve em 1965 em Vitória da Conquista pesquisando a flora do Sertão da Ressaca, comemorando os 100 Anos de Burle Marx no Brasil e 44 Anos em Vitória da Conquista, foi implantado o Jardim Burle Marx, próximo à UESB.
Foto - ?
ESPORTE / FUTEBOL EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
O futebol é o principal esporte praticado na cidade, que possui dois clubes profissionais: o Serrano e o Vitória da Conquista, que mandam os seus jogos no Estádio Lomanto Júnior, mas que é apelidado pelos torcedores/imprensa como Lomantão. 
As corridas de kart, o ciclismo e o caratê são modalidades de esportes muito praticadas na cidade.
Foto - ?
População estimada 2016 (1) - 346.069
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.704,018
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 91,41
Código do Município  2933307
Gentílico - conquistense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA
O topônimo da cidade se deve pelo fato de numa madrugada posterior a uma dia intenso de luta, diante da fraqueza de seus homens, João Gonçalves teria prometido a Nossa Senhora das Vitórias construir uma igreja naquele local, caso saíssem dali vencedores. 
Essa promessa foi um estimulante aos soldados que, revigorados, conseguiram cercar e aniquilar o grupo indígena. 
Dai o nome VITÓRIA em homenagem a Nossa Senhora da Vitória e CONQUISTA pelo fato de terem vencido a batalha

Gentílico: conquistense
HISTÓRICO DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA
O território onde hoje está localizado o município de Vitória da Conquista foi habitado pelos povos indígenas Mongoyó, Ymboré e Pataxó. Os aldeamentos se espalhavam por uma extensa faixa, conhecida como Sertão da Ressaca*, que vai das margens do Rio Pardo até o Rio das Contas.
A vinda dos colonizadores portugueses e mestiços à região de Vitória da Conquista está ligada à exploração de metais preciosos, principalmente ouro, e à política de ocupação do território. Um dos responsáveis pelo desbravamento do Sertão da Ressaca foi o bandeirante João Gonçalves da Costa, português nascido na cidade de Chaves, provavelmente em 1720. Ele ficou conhecido como um conquistador violento e dizimador de aldeias indígenas.


João Gonçalves da Costa chegou ao território onde hoje está Vitória da Conquista depois do esgotamento das minas de ouro de Rio de Contas e das Gerais. Ele procurava novos pontos de exploração mineral. Embora não tenha encontrado ouro por aqui, ele acabou ocupando a região e fundando o Arraial da Conquista.
Há um elemento importante sobre João Gonçalves. Segundo os registros históricos, ele era um “preto forro”, ou seja, um ex-escravo. A ascensão política de pessoas como João Gonçalves da Costa dava-se por meio de sua coragem e de sua fidelidade à Coroa Portuguesa. A filiação ao terço Henrique Dias, espécie de irmandade, afirmou sua condição de livre. Em troca, ele agia em nome de Deus e da Coroa, desbravando terras e garantindo a ocupação do território.
A ocupação do Sertão da Ressaca foi realizada às custas da derrota dos povos indígenas.


Em 1752, ocorreu a batalha que entrou para a história de Vitória da Conquista como uma das mais importantes. Sabe-se que naquele ano, aconteceu uma fatídica luta entre os soldados de João Gonçalves da Costa e os índios. Os soldados, já fatigados, buscavam forças para continuar o confronto. Na madrugada posterior a uma dia intenso de luta, diante da fraqueza de seus homens, João Gonçalves teria prometido a Nossa Senhora das Vitórias construir uma igreja naquele local, caso saíssem dali vencedores.
Essa promessa foi um estimulante aos soldados que, revigorados, conseguiram cercar e aniquilar o grupo indígena que caiu, no alto da colina, onde foi erguida a antiga igreja, demolida em 1932. Não se sabe ao certo se essa promessa foi realmente feita, mas essa história tem passado de geração em geração.

O enfrentamento se prolongou até o século XIX. Além dos confrontos diretos, os portugueses utilizaram estratégias como o oferecimento de roupas infectadas com varíola aos índios e até um embriagamento coletivo. A História nos relata que no período de 1803 e 1806, quando a luta foi intensa, foi realizado o “Banquete da Morte”. Os Mongoyó foram chamados a festejar uma suposta trégua e, depois de consumirem bebida alcoólica, foram cercados por soldados, que mataram quase todos os presentes, inclusive mulheres e crianças. O povo Mongoyó sucumbiu.
No final do século XVIII, o Arraial da Conquista se resumia a uma igreja e algumas dezenas de casas. Nesse tempo, ainda existiam matas densas com fauna e flora bastante ricas.
A paisagem começou a mudar com a chegada dos primeiros rebanhos bovinos. As matas foram derrubadas para dar lugar aos pastos. O Arraial virou passagem para o gado trazido pelos tropeiros de Minas Gerais que iam em direção ao litoral.


O próprio João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial, tornou-se proprietário de gado. A família Gonçalves da Costa foi a mais rica produtora de leite e carne da região durante mais de um século.
A cidade foi crescendo lentamente. As primeiras ruas mantendo-se próximas ao leito do Rio Verruga. Em 1780, havia cerca de 60 casas no Arraial. Já em 1840, ano em que o Arraial foi elevado à condição de Vila Imperial da Vitória, distrito da Vila de Caetité, esse número já havia se multiplicado. Além dos colonizadores e seus descendentes e dos negros, a Vila recebeu sertanejos e litorâneos.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA

ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA

OBRIGADO POR VIAJAR COM A GENTE
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Vitória da Conquista, BA / Wikipédia /

Conheça o Estado da Paraíba - Veja algumas sugestões abaixo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível