OLHANDO DA JANELA DO TREM: VARGINHA / MINAS GERAIS / BRAZIL (5.441 / 5.570) POPULAÇÃO: 136.602 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

VARGINHA / MINAS GERAIS / BRAZIL (5.441 / 5.570) POPULAÇÃO: 136.602 PESSOAS (IBGE 2020)




Cidade pólo da região Sul de Minas, destacando-se por seu parque industrial diversificado, comércio e prestação de serviços variados.



BEM VINDO A CIDADE DE VARGINHA. CONHECIDA COMO A CIDADE DO "ET". A PRINCESINHA DO SUL.
imagem - ?
AQUI A NAVE ESPACIAL QUE "TROUXE" O "ET DE VARGINHA"
imagem - Wikipédia
imagem - Montanha
ESTÁDIO DE FUTEBOL DO BOA ESPORTE CLUBE EM VARGINHA, MG
imagem - Wikipédia

Varginha é uma das cidades-pólo da região Sul de Minas, destacando-se por seu parque industrial diversificado, comércio e prestação de serviços variados. É importante pólo regional, principalmente nas áreas de educação, saúde, esportes e cultura.
Dispõe de um Porto Seco - Estação Aduaneira do Interior que atua na área de comércio exterior. Tornou-se mundialmente conhecida como a "Cidade do ET". Depois da suposta aparição de criaturas alienígenas, em 20 de janeiro de 1996, fato que passou a ser chamado de " O Caso Varginha".
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE VARGINHA, MG
imagem - ?
imagem - Eder Douglas
imagem - Wikipédia
imagem - Paione
imagem - Edu Lacerda
imagem - Eder Douglas
imagem - Mateus Tomé
imagem - Paione
imagem - Eder Douglas
imagem - Eder Douglas


imagem - Clebicar
imagem - Paione
imagem - Paione
imagem - Edu Lacerda
imagem - Eder Douglas
imagem - Paione
imagem - Paione
imagem - Paione
imagem - Eder Douglas
imagem - Clebicar
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGINHA, MG
imagem - ?
MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NA CIDADE DE VARGINHA, MG
imagem - Vicente A. Queiroz
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIDADE DE VARGINHA, MG
imagem - Paione
imagem - Paione
ENTRADA DAS ÁGUAS VERDES EM VARGINHA, MG
imagem - Paione
POSTO DE GASOLINA
imagem - Eder Douglas
BARRAGEM DE VARGINHA, MG
imagem - Paione
imagem - Clebicar
imagem - Eder Douglas
imagem - Wikipédia


imagem - Wikipédia
PRAIA DE ÁGUA DOCE NA CIDADE DE VARGINHA, MG
imagem - Eder Douglas
RIO VERDE EM VARGINHA, MG
imagem - RVM Santista
imagem - Eder Douglas
RANCHOS A BEIRA DO LAGO EM VARGINHA, MG
imagem - Eder Douglas
CONCHA ACÚSTICA DA CIDADE DE VARGINHA, MG
imagem - Edu Lacerda
CLUBE THERMAS DO SUL EM VARGINHA, MG
imagem - Danilo Aleixo
MARINA DE BARCOS EM VARGINHA, MG
imagem - Wikipédia
ENTORNO DA CIDADE DE VARGINHA, MG
imagem - Ricardo e Kátia
ATÉ UM DIA QUALQUER
imagem - Montanha
População estimada 2016 (1) - 133.384
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 395,396
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 311,29
Código do Município 3170701
Gentílico - varginhense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE VARGINHA, MG
Varginha chamou-se, inicialmente, Espírito Santo das Catanduvas, por ser seu solo encoberto por essa vegetação. O topônimo originou-se de Vargem Pequena - pequeno vale formado pelo ribeirão Santana, onde surgiu o Povoado. Com o crescimento, entretanto, a Cidade hoje se ergue sobre colinas.

Gentílico: varginhense
HISTÓRICO DA CIDADE DE VARGINHA, MG
Portugal somava 3 milhões de habitantes. A economia girava em torno da agricultura e extração mineral, movidas à base de escravos. Dentro desse contexto surge Espírito Santo das Catanduvas, um arraial no Sul de Minas com cerca de mil pessoas. A criação do povoado é toda influenciada pela religiosidade e pelos costumes portugueses. O trânsito de tropeiros no Sul de Minas era permanente. Entretanto, o desenvolvimento do núcleo ainda era lento.


Em 1832, a população de Varginha era de exatos 1.855 habitantes, um crescimento de 85%, tímido para duas décadas e meia. A Igreja adquiriu as áreas no centro da futura cidade, que pertenciam ao casal Dona Thereza Clara Rosa da Silva e capitão Francisco Alves da Silva.
Durante 43 anos Varginha foi um curato (aldeias com condições necessárias para se tornar o distrito de um município). As principais obras que marcam esse período são as construções de igrejas (Matriz do Divino Espírito Santo e Rosário).
Em 1º de junho de 1850, o curato foi elevado à paróquia (ou freguesia, onde estão os fregueses da paróquia).
Varginha experimentaria, então, o primeiro surto desenvolvimentista. Foram construídos os primeiros prédios públicos, como as duas primeiras escolas públicas e a cadeia.
O segundo boom desenvolvimentista da cidade advém do fim da escravatura. Para substituir a mão-de-obra escrava, é firmado um acordo com a Itália, onde vários imigrantes deslocam-se de sua terra natal para o Brasil. A passagem era paga pelo governo brasileiro, em troca de cinco anos de trabalho na lavoura.
Em 1888 a recém-criada cidade de Varginha recebeu a maior leva de imigrantes, 1.020 no total. Eram 806 italianos (toscanos, lombardos e venetos procedentes, em sua maioria, de campos e aldeias), mais portugueses, espanhóis, turcos e alemães. Radicaram-se em Varginha, escrevendo uma das mais importantes páginas da história da cidade.


O principal impulso dos imigrantes ocorreu inicialmente na agricultura. As duas culturas significativas eram a cana-de-açúcar e o café. A pequena vila contava com 113 estabelecimentos de beneficiamento de café no começo do século XX. Em 1933, a cidade contava com seis engenhos e uma produção de 2 mil toneladas de cana-de-açúcar.
O terceiro momento relevante do desenvolvimento de Varginha acontece com o início do funcionamento da linha férrea em Varginha, em 1892 (no mesmo local onde está o prédio atual da estação ferroviária). A cidade recebia suas primeiras empresas e o movimento era intenso. São dessa época duas obras básicas de infraestrutura: as primeiras obras de calçamento e a iluminação pública, de gás acetileno e postes de metal.
Com o aumento da população, surgem opções de lazer, na rua da Chapada (onde hoje fica o calçadão da Wenceslau Braz). O Theatro Municipal é inaugurado em 1904; seis anos depois, no mesmo local, é aberto o Cinema Brasil, talvez o primeiro do sul de Minas Gerais. Foi instalado pelo empreendedor capitão Pedro da Rocha Braga. A máquina era gerada por motor a querosene e desligada durante algumas sessões pela quantidade de fumaça. O cinema era itinerante, e o motor era levado em carro de boi a algumas cidades próximas.
Em 1913 a Empresa Telefônica Varginhense interligava 150 aparelhos na cidade.
Aos poucos o perfil da economia agrícola vai cedendo espaço, ainda de forma tímida, para a indústria.
Segundo os documentos que registram a história do município, o progresso de Varginha foi intensamente impulsionado após 1925, com a visita do presidente do Estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Na ocasião, o presidente assumiu um empréstimo no valor de 2.500 contos de réis, o equivalente a cem fazendas. O empréstimo possibilitou a terraplenagem e reestruturação completa da cidade, com o asfaltamento das principais ruas, iniciando em definitivo o processo de urbanização.
Nesse período surgiram importantes instituições para Varginha: os colégios Marista e Santos Anjos; Banco do Brasil; Hospital Regional do Sul de Minas; e a Associação Comercial de Varginha.
Em 1929, a quebra da Bolsa de Nova Iorque acentua a crise do café no Brasil. Nosso país fica atolado com uma produção de 21 milhões de sacas, bem maior do que a demanda. O governo dos Estados Unidos desiste do empréstimo de 50 milhões de dólares para os cafeicultores brasileiros. Apesar das dificuldades que sempre marcaram a cafeicultura, e mesmo neste momento particular, o café sempre foi considerado importante propulsor da economia local. Com o tempo, a indústria cafeeira (beneficiamento e exportação) ultrapassou a produção (lavoura) na cidade.
Varginha começa a se expandir. Novos bairros surgem. O primeiro deles, a Vila Barcelona, formado em sua maioria por operários


A cidade ainda se restringia ao “miolo” do centro. As casas terminavam na avenida Major Venâncio, no “Areião” (Fátima), na Vila Barcelona e nas Três Bicas. Bairros como Catanduvas, Jardim Andere, Bom Pastor ainda não existiam e eram considerados zona rural.
Começam a ser criadas regionais dos governos estadual e federal. A era do ensino superior tem início em 1965, com a primeira escola de ensino superior - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Nos anos seguintes são criadas a Faculdade de Direito de Varginha, Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração, a Faculdade de Engenharia Mecânica e a Fepesmig, que se tornou, depois, Centro Universitário do Sul de Minas. Mais recentemente, Unifenas e Unifal.
Na década de 70 inicia-se o processo de industrialização da cidade, notadamente durante as administrações dos prefeitos Eduardo Ottoni e Aloysio Ribeiro de Almeida. Foi nessa época que se instalaram em Varginha centros de educação profissional do SESI, SENAI, SENAC e, mais tarde, SEBRAE. Nas décadas seguintes, essas instituições garantiram a formação de mão-de-obra qualificada para cidades do Sul de Minas, o que ocorre até hoje.
A vocação agrícola de Varginha foi sendo substituída pela indústria e prestação de serviços. O mesmo ocorreu com o café. Hoje, os números da torrefação e da exportação do café são extremamente mais expressivos do que a lavoura do município. Essa adaptação ao mercado e aos novos tempos permitiu à Varginha ser a segunda praça de comércio de café do mundo, só perdendo para Santos, no litoral de São Paulo.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VARGINHA, MINAS GERAIS 
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, MINAS GERAIS 



VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Varginha, MG / Wikipédia / 


Conheça o estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível