OLHANDO DA JANELA DO TREM: PIAUÍ / BRAZIL (18 / 27) POPULAÇÃO: 3.281.480 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

PIAUÍ / BRAZIL (18 / 27) POPULAÇÃO: 3.281.480 PESSOAS (IBGE 2020)





Ah, Piauí… Terra da cajuína, filha do sol do Equador! O que o estado não tem de litoral, tem de beleza. O que o estado laca de investimento, tem em paisagens quase intocadas, de raiz. Um litoral pequeno, mas sem ser apertado, por conta da baixa procura e que proporciona contato íntimo com a natureza.



Os rios Poti e Parnaíba correm paralelos em boa parte da mancha urbana de Teresina, capital do Piauí (Arquivo Setur - PI)

Tudo bem, o Piauí não aparece mesmo nas listas de destinos turísticos mais procurados do Brasil. Para começar, a capital, Teresina, é a única no nordeste que não é banhada pelo mar. Quem procura a brisa marinha para abrandar o calor característico do estado precisa apontar para o alto do mapa, a quase 360 quilômetros da capital.
É para balneários como Luís Correia que os próprios piauienses correm nos fins de semana para curtir as areias da bela Praia Macapá, na foz do rio de mesmo nome, e a agitada Atalaia, com uma sequência de bares de madeira cobertos de carnaúba, sempre lotados. Fica ali também a deserta Carnaubinhas, com mata nativa e dunas de areia branca, cujo acesso é feito por estrada sem sinalização ou por trechos de areia pelos quais só passam veículos com tração nas quatro rodas.
E você cada vez mais vai ouvir falar de Barra Grande, cujos ventos já atraíram os praticantes de kitesurfe. Em geral quem visita essas paragens parte de Parnaíba, cidade-base para conhecer um dos lugares mais procurados do Piauí, o Delta do Parnaíba, onde longos passeios de barco pelos igarapés do rio vão revelando mangues, dunas, carnaubeiras e lagoas fluviais.
A paisagem única desse poderoso encontro do rio com o mar lembra um quebra-cabeça, um labirinto de mais de setenta ilhas fluviais.
Teresina, Piauí, é a única capital do Nordeste que não fica no litoral (Arquivo Setur - PI)
Quem resolve explorar a diversidade geográfica do Piauí a partir de Teresina e se dispõe a passar um tempinho ali descobre um lugar acolhedor, com praças e parques que lhe renderam o apelido de Cidade Verde, belas amostras da arte santeira talhada em madeira e o Parque Ambiental Encontro dos Rios Poty e Parnaíba – área de preservação com trilhas, mirantes e passeios pelos dois rios que cortam a capital.
Teresina, com moradores simpáticos e falantes – são poucos mais de 800 mil habitantes –, pode ser ponto de partida para o surpreendente Parque Nacional das Sete Cidades, a 200 quilômetros.
Bebida típica de Teresina, capital do Piauí, a Cajuína é feita a partir do suco de caju (Arquivo Setur - PI)
As estranhas formas rochosas da área despertam a imaginação e há quem enxergue nelas cabeças de índios, tartarugas e elefantes. O calor é muito intenso, por isso o melhor período para fazer a visita é entre janeiro e julho, quando as cachoeiras e piscinas naturais da região estão mais cheias.
Os movimentos de placas tectônicas foram responsáveis pela formação desse território misterioso que há centenas de milhares de anos era o fundo do mar.
O Encontro Nacional de Folguedos em Teresina, Piauí, promove apresentações de grupos folclóricos e quadrilhas, além da venda de comidas típicas (Arquivo Setur - PI)
O mesmo fenômeno criou, ao sul do estado, a 500 quilômetros de Teresina, o fantástico sítio arqueológico do Parque Nacional Serra da Capivara, com vestígios que indicam a presença dos grupos humanos ali ainda na pré-história. Em 1991, o parque entrou para a lista de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, e não é para menos: numa área de mais de 129 mil hectares, mais de 900 sítios arqueológicos foram catalogados, com a presença de pinturas e gravuras rupestres que têm entre 6 e 22 mil anos.
Uma das maneiras mais confortáveis de chegar a São Raimundo Nonato, cidade que em geral é procurada para ter acesso ao parque, tem como ponto de partida Petrolina, em Pernambuco, que tem aeroporto e fica a 300 quilômetros de distância.
O Encontro Nacional dos Folguedos em Teresina, Piauí, acontece na segunda quinzena de junho (Arquivo Setur - PI)


ECONOMIA DO ESTADO DO PIAUÍ
As principais atividades econômicas do estado são a indústria (química, têxtil, de bebidas), a agricultura (algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e a pecuária. A região do Piauí começou a ser povoada pelos colonizadores europeus no século XVII, desde o interior, na época em que os vaqueiros, que vieram principalmente da Bahia, têm chegado à procura de pastos. Em 1718, o território, até então pertencente à Bahia, passou a fazer parte do Maranhão.
Em 1811, o príncipe Dom João, cinco anos antes de ser coroado rei de Portugal, elevou o Piauí à categoria de capitania independente. Em 1852, o governo provincial transferiu a capital de Oeiras para Teresina, desde então o estado começou a crescer economicamente. Desde a Proclamação da República no Brasil, foi apresentado pelo estado que o terreno político tornou-se tranqüilo, mas foi muito difícil que o Piauí se desenvolvesse social e economicamente.
Arroz com Capote, comida tradicional de Teresina, Piauí (Arquivo Setur - PI)

Com a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, algumas províncias continuaram como colônias portuguesas, dentre elas, o Piauí.
Produção de cerâmica no Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí (Pablo de Sousa/Cia de Luz)
Com medo de perder a província do Piauí, a coroa portuguesa mandou a Oeiras, que era a capital da província, o brigadeiro João José da Cunha Fidié, que comandava uma tropa militar, a fim de manter o Piauí como colônia portuguesa. Em 19 de outubro de 1822, a Câmara Provincial de Parnaíba declarou a independência de Parnaíba. Para conter os revoltosos, Fidié e sua tropa militar foram a Parnaíba, onde ficaram por quase dois meses e depois voltaram a Oeiras.
Loja de Artesanato no Piauí (Milton Shitara)
Na volta para a capital, ao passar por Piracuruca, viram que a cidade estava deserta. Isso serviu de sinal para o que aconteceu mais adiante: em Campo Maior, nas proximidades do Riacho do Jenipapo, houve um confronto entre portugueses e piauienses, no qual os portugueses possuíam armas avançadas, munição e alimento garantido, enquanto os piauienses tinham apenas equipamentos rudimentares.
Essa batalha foi chamada de Batalha do Jenipapo. Com o fim desta, os piauienses que sobreviveram roubaram toda a munição e alimento dos portugueses que, desesperados, foram para União e, de lá para Caxias, no Maranhão, onde foram presos por Manuel de Sousa Martins. Fidié ficou preso em Oeiras por três meses. De lá, foi mandado ao Rio de Janeiro e, depois, a Lisboa.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ, BR
A CAPITAL - TERESINA


Os hotéis da capital evidenciam o foco executivo da cidade, além do grande número de hospitais, clínicas e laboratórios. Os modernos bairros de São Cristóvão e Fátima concentram os melhores restaurantes e a badalação noturna. Perto do aeroporto, é possível ver o encontro das águas dos rios Poti e Parnaíba. A Ponte Estaiada, uma das novas atrações da cidade, apresenta uma bonita paisagem de toda a região e das pontes que ligam o estado a Timon, no Maranhão.



A capital, dita "A Rainha do Nordeste", é a única capital nordestina fora do litoral, porém com muitas belezas a serem descobertas para quem chega ao estado do Piauí. Fundada no ano de 1852, foi a primeira capital planejada no Brasil, conhecida como Mesopotâmia do Nordeste por se encontrar entre dois grandes rios. A cidade é muito bem projetada e arborizada, conhecida como 'Cidade Verde'.
O turista encontra no centro de Teresina antigos casarões históricos bem conservados em ruas bem traçadas. Em Teresina pode-se encontrar muitos pontos turísticos como o Encontros dos Rios, o Parque Zoobotânico de Teresina, Polo Cerâmico do Poty Velho, Central de Artesanato, Ponte Estaiada, Floresta Fóssil, Balneário Curva São Paulo e uma vasta culinária típica que vai da Maria Isabel, passando pelo capote até o caranguejo e a famosa Cajuína. Teresina é também o principal portão de entrada para quem deseja conhecer as belezas naturais do Piauí.
BIBLIOTECA PÚBLICA DA CAPITAL DO PIAUÍ
BATALHÃO DOS CAÇADORES DO ESTADO DO PIAUÍ, BR
MONUMENTO A BRAVURA DO POVO PIAUIENSE

Atração mais visitada do Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, o Baixão da Pedra Furada tem como principal sítio o Boqueirão da Pedra Furada, onde foram encontrados vestígios de uma fogueira de 50 mil anos (Pablo de Sousa)
Atração mais visitada do Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, o Baixão da Pedra Furada tem como principal sítio o Boqueirão da Pedra Furada, onde foram encontrados vestígios de uma fogueira de 50 mil anos (Pablo de Sousa)
MORRO DO GRITADOR NO PIAUÍ, BR
O Morro do Gritador fica em Pedro II, a 209 km de Teresina; com seu paredão de quase 300 metros de altura, o lugar é uma das maiores atrações da cidade (José Raimundo Diniz/Secom Piauí/Fotos Públicas)

CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ, BR
O estado do Piauí é muito rico em manifestações culturais. Como o estado é relativamente grande, havendo vários tipos de clima, vegetação e relevo, é comum a variedade de culturas conforme o local. As manifestações mais comuns no Piauí são: Bumba-Meu-Boi, Cavalo Piancó, Congada, Samba de Cumbucaoda de São Gonçalo, Reisado, entre outros.
Praia de Barra Grande, Barra Grande
Com certeza uma das mais bonitas do estado, a Praia da Barra Grande é um point para quem gosta de ecoturismo e de esportes. Sua posição é privilegiada pela Rota dos Ventos, sendo um dos destinos preferidos para aqueles que curtem praticar kitesurfe e velejar. Uma das atividades mais especiais da região é o passeio de barco até a Ilha do Cavalo Marinho para a observação do animal

Praia do Coqueiro, Luís Correia
Uma antiga vila de pescadores, a Praia do Coqueiro é, hoje, uma das melhores praias piauienses para a prática de esportes aquáticos. Suas areias douradas são boas para relaxar e observar o mar transparente, morno e levemente agitado - por causa dos ventos da região -, sendo ideal para a prática do kitesurf.


Durante a maré baixa, recifes se descortinam aqui e ali e é possível se esbanjar nas piscinas naturais concebidas. Apesar de roots, conta com infraestruturas, hotéis e restaurantes próximos
Sede de uma etapa do mundial de kitesurfe, a Praia do Coqueiro em Luís Correia no Piauí tem também uma parte tranquila, onde pode-se desfrutar, na maré baixa, de piscinas naturais (Dílson Duques)

Praia do Atalaia, Luís Correia
Bares, restaurantes e hotéis proporcionam uma ótima infraestrutura para os turistas, mas a Praia de Atalaia não é só isso: ela ainda dispõe de águas calmas e ideais para ir com os amigos ou com a família só para relaxar... Não é à toa que ela é a mais frequentada por turistas na região inteira!

Praia do Arrombado, Luís Correia
Toda a dificuldade para alcançar essa praia, no final, recompensa. São 14 longos quilômetros de estrada de terra que premiam com ondas sensacionais e uma vista praiana linda. E o melhor de tudo: de fevereiro a abril, acontece ali a desova da tartaruga-de-pente!

Praia Carnaubinhas, Luís Correia
O nome da praia se deve às carnaúbas, uma espécie de palmeira nordestina, que estão semicobertas pelas dunas e dominam o horizonte. O lugar é de difícil acesso e, por isso, deserto. Ideal para quem busca tranquilidade. Para visitar, o melhor é estar munido de um veículo com tração nas quatro rodas: as estradas de areia fofa podem fazer um carro sem tração atolar facilmente

Praia Macapá, Luís Correia
Seu areal de 200 metros e suas águas cristalinas formam um ambiente paradisíaco e desejável para aqueles que procuram boas ondas para a prática de esportes náuticos. Apesar disso, a praia não é muito conhecida, o que a torna um verdadeiro refúgio. De um lado mar e, na outra margem rio Camurupim, a Praia de Macapá assemelha-se a uma lagoa entre dunas de areia. Embora vazia, oferece uma das melhores culinárias da região
Praia de Macapá e foz do Rio Camurupim ao fundo em Luís Correia, Piauí (Ricardo Freire)

Praia da Pedra do Sal, Parnaíba
Situada em uma ilha fluvial do Delta do Parnaíba - a qual atende pelo nome de Grande de Santa Isabel - a Praia da Pedra do Sal tem uma definição quase bipolar: ela se divide entre o lado “manso”, com ondas suaves e ideais para a pesca; e o lado “bravo”, o qual, como o nome sugere, é adorado por praticantes de esportes radicais, como o surf e a asa delta.
Entre as duas, esta segunda é a mais frequentada pelos turistas. Mas este belo beira-mar também é conhecido por seu pôr do sol e pelo fenômeno do acúmulo de sal que, com o bater das ondas, se junta às formações rochosas da área e proporciona um espetáculo um tanto quanto espumoso

CIDADE DE PEDRO II, PI
Com centrinho histórico conservado, a cidade serrana organiza em junho seu Festival de Inverno, com shows de jazz, blues e MPB.
PEDRO II é conhecida também pelas redes – vendidas na Associação dos Artesãos (R. Agostinho Pinheiro, 366) e na Central de Artesanato (Av. José Lourenço Mourão,949, Vila Operária) – e pelo garimpo de opala, pedra preciosa só encontrada nesta região e na Austrália (Opala Artes Gemas, Av. José Lourenço Mourão, 813; Oi.ti Joias Artesanais, Av. Cel. Cordeiro; e Opalas Pedro II, Av. Cel. Cordeiro, 672).
O Museu da Roça, na mina de opala mais antiga da região, expõe utensílios usados na extração da pedra.
MORRO GRITADOR PIAUÍ, BR

CIDADE DE LUÍS CORREIA, PI
Nos fins de semana, muitos moradores de Teresina caem na estrada rumo a LUÍS CORREIA, que abriga o melhor trecho do litoral do Piauí. Alguns balneários locais, como Coqueiro e Atalaia, têm barracas que ficam lotadas. Outros, como Carnaubinhas, seguem preservados e encantadores.
RIO PARNAÍBA
MONUMENTO AO VAQUEIRO EM CAMPO MAIOR, PI

MATRIZ DE SÃO MIGUEL EM TAPUIO
CIDADE DE VÁRZEA GRANDE, PI
RIO POTI
O cânion do rio Poti é uma das atrações pouco conhecidas do Piauí; trata-se de uma fenda geológica situada na Serra da Ibiapaba, entre os estados de Piauí e Ceará (Juscelino Reis/Secom Piauí/Fotos Públicas)
CAATINGA DO PIAUÍ, BR

CIDADE DE PARNAÍBA, PI
Porto das Barcas em Parnaíba, Piauí (Divulgação)
Grandioso, o Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, atrai turistas para passeios de barco por suas águas caudalosas (André Penner)
Os bons ventos fazem de Barra Grande, no Piauí, um dos pontos preferidos de kitesurfistas no Brasil (Divulgação)
RIO PARNAÍBA
Uma das opções de passeio na segunda maior cidade do Piauí é o de barco pelos igarapés do Rio Parnaíba (Divulgação)
CACHOEIRA DO URUBU NO ESTADO DO PIAUÍ, BR
Cachoeira do Urubu, em Esperantina, no Piauí (José Eduardo Camargo)
ILHAS CANÁRIAS NO ESTADO DO PIAUÍ, BR
Barco na Barra do Meio, no Piauí (Alcides Filho)
Praia do povoado da Ilha das Canárias no delta do Rio Parnaíba no Piauí (Pablo de Sousa/ciadeluz.com.br)
CIDADE DE CASTELO, PI

PRAIA MACAPA


CIDADE DE LUZILÂNDIA, PI
CIDADE DE BARRAS, PI
PALACETE DA CASA ROSADA EM BARRAS NO PIAUÍ, BR
PALÁCIO DA MUNICIPALIDADE EM BARRAS, PI
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO REMÉDIOS
PARNAÍBA / PORTÃO DE ENTRADA PARA O DELTA PARNAÍBA
foto - Morais Brito
CIDADE DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ, PI
CIDADE DE PIRIPIRI, PI
CIDADE DE OEIRAS, PI
CIDADE DE CAMPO MAIOR, PI
SÍNTESE DO ESTADO DO PIAUÍ, BR
Capital - Teresina
População estimada 2016(2) - 3.212.180
Área 2015 (km²) - 251.611,934
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 12,40
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 729
Número de Municípios - 224
ORIGEM DO NOME DO ESTADO DO PIAUÍ, BR
O topônimo "Piauí" vem da língua tupi, na qual significa "rio das piabas".
HISTÓRICO DO ESTADO DO PIAUÍ, BR
No Piauí, há vestígios da presença do homem que datam de há até 50000 anos. Estes estão presentes no Parque Nacional da Serra da Capivara, na Serra das Confusões e em Sete Cidades. O Parque Nacional da Serra da Capivara é, sem dúvida, o mais importante. Lá, foram encontradas a cerâmica mais velha da América, um bloco de tinta de 10 000 anos, fósseis humanos e animais, pinturas rupestres e outros artefatos antigos. Os achados estão no Museu do Homem Americano.


A Serra da Capivara foi descoberta por caçadores nas proximidades da cidade-sede: São Raimundo Nonato, os quais, sem saber de que se tratavam as pinturas rupestres, chamaram o prefeito que, surpreso, tirou fotos. Seis anos depois, em uma conferência em São Paulo, o mesmo prefeito, por coincidência, encontrou Niède Guidon e mostrou as fotos à pesquisadora. Esta tanto se interessou, que a levou a se mudar para a Serra, onde ainda reside, fazendo pesquisas.
O "homem de Pedra Furada" viveu há cerca de 40 mil atrás (paleoíndio) na região onde hoje é o Piauí, e lá caçava e acendia fogueiras.
ESTA EH A BANDEIRA DO ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL
ESTE EH O BRASÃO DO ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL
fonte dos textos e fotos: Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker / IBGE / Governo do Piauí, BR /


Conheça todas as cidades do Brasil de A a Z


SONHOS DE UM VIAJANTE
MORANDO NO VAGÃO DO TREM
Estava dentro do que seria um vagão de trem. Ali era minha casa. Este vagão estava sempre engatado numa composição que viajava pra todo lado. Nisto minha casa, que era o vagão, ia junto com o trem. Este vagão tinha três cômodos que eram a sala, cozinha e o quarto. Estava deitado em minha cama, coberto até o nariz, deixando apenas os olhos de fora. Acordei com o barulho do Fernando e a Polyana chegando para me visitarem. Eles falavam muito alto. Continuei deitado e eles entraram no meu quarto e o Fernando disse que sabia que eu estaria dormindo. Fiquei com vontade de rir, pois fingia estar dormindo. 


Nisto chegou pelo corredor que ligava meu quarto a outro vagão, a Hudiceia com seu filho que deveria ter uns dois anos. No meio do meu quarto dentro deste vagão, havia uma coluna de aproximadamente um metro e meio de altura. Era uma coluna tipo romana. A Hudiceia colocou seu filho ali em cima. Nisto então fiz que acordei. Visto já estar rindo de pensarem que eu estava dormindo. Acordei perguntando onde estaria meu celular. Sai procurando por ele e desci aquele corredor que leva até outro vagão. Neste correndo encontrei com outro filho meu que deveria ter uns quinze anos. Ele foi me ajudar a procurar o celular. 


Saímos em outro vagão, onde morava outra pessoa. Como não conseguia achar o celular, fui voltando. Do corredor ouvia o Fernando conversando. Disse para meu outro filho que deveria voltar logo, porque as pessoas ali tinham ido me visitar e eu tinha deixado eles sozinhos. Voltamos para meu vagão casa, passei pelo filho da Hudiceia que estava sentado ali, brinquei com ele e voltei para minha há cama. Deitei e me cobre deixando apenas os olhos de fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível