sábado, 7 de janeiro de 2017

MONTE EVEREST, NEPAL - 1.491 pessoas conseguiram alcançar seu topo. 172 delas nunca retornaram da aventura




CONHEÇA O "EVEREST", NEPAL
ESTÁ LOCALIZADO NA CORDILHEIRA DO HIMALAIA.
SITUA-SE NA FRONTEIRA ENTRE A CHINA E O NEPAL.
EM NEPALÊS, O PICO É CHAMADO DE SAGARMATHA (ROSTO DO CÉU)
E EM TIBETANO CHOMOLANGMA OU QOMOLANGMA (MÃE DO UNIVERSO).
O EVEREST FOI ASSIM CHAMADO POR SIR ANDREW SCOTT WAUGH, O GOVERNADOR-GERAL DA ÍNDIA COLONIAL BRITÂNICA, EM HOMENAGEM A SEU PREDECESSOR, SIR GEORGE EVEREST.
RADHANATH SIKDAR, UM MATEMÁTICO E TOPÓGRAFO INDIANO DE BENGALA, FOI O PRIMEIRO A IDENTIFICAR O EVEREST COMO A MONTANHA MAIS ALTA DO GLOBO, DE ACORDO COM SEUS CÁLCULOS TRIGONOMÉTRICOS EM 1852. CERTOS INDIANOS PENSAM QUE O PICO DEVERIA SER CHAMADO SIKDAR, E NÃO EVEREST.
O MONTE EVEREST TEM DUAS ROTAS PRINCIPAIS DE ASCENSÃO, PELO CUME SUDESTE NO NEPAL E PELO CUME NORDESTE NO TIBETE, ALÉM DE MAIS 13 OUTRAS ROTAS MENOS UTILIZADAS. DAS DUAS ROTAS PRINCIPAIS A SUDESTE É A TECNICAMENTE MAIS FÁCIL E A MAIS FREQUENTEMENTE UTILIZADA.
ESTA FOI A ROTA UTILIZADA POR EDMUND HILLARY E TENZING NORGAY EM 1953. CONTUDO, A ESCOLHA POR ESTA ROTA FOI MAIS POR QUESTÕES POLÍTICAS DO QUE POR PLANEJAMENTO DE PERCURSO, QUANDO A FRONTEIRA DO TIBETE FOI FECHADA AOS ESTRANGEIROS EM 1949.
A MAIORIA DAS TENTATIVAS É FEITA ENTRE ABRIL E MAIO ANTES DO PERÍODO DAS MONÇÕES PORQUE UMA MUDANÇA NA JET STREAM NESTA ÉPOCA DO ANO REDUZ A VELOCIDADE MÉDIA DAS RAJADAS DE VENTO. AINDA QUE ALGUMAS VEZES SEJAM FEITAS TENTATIVAS APÓS O PERÍODO DA MONÇÕES EM SETEMBRO E OUTUBRO, O ACÚMULO DE NEVE CAUSADO PELAS MONÇÕES TORNA A ESCALADA AINDA MAIS DIFÍCIL.
ATÉ O FINAL DE 2001, 1.491 PESSOAS CONSEGUIRAM ALCANÇAR O TOPO, E DELAS 172 NÃO RETORNARAM DA AVENTURA. 
(fonte/fotos - Wikipédia)
foto - ?
O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo com 8.848 metros de altitude. Está situado no continente asiático, na cordilheira do Himalaia (fronteira do Nepal com o Tibet).
Em função da altitude, o cume desta montanha permanece coberto por gelo durante o ano todo. 
O nome do monte é uma homenagem a George Everest (topógrafo da Índia), primeiro homem a estabelecer sua altitude e posição. Este fato ocorreu em 1841 e a montanha foi batizada, primeiramente, com o nome de Pico XV.
O Everest é a montanha que mais desafia os alpinistas, pois representa uma grande dificuldade. Mesmo com planejamento, preparo físico e treinamento, a subida apresenta diversas dificuldades: ar rarefeito (baixa quantidade de oxigênio), frio extremo e avalanches de neve. 
No dia 29 de maio de 1953, a expedição anglo-neozelandesa, comandada por John Hunt atingiu o cume do Everest pela primeira vez na história.
(fonte: megacurioso.com.br)
foto - ?
Embora as montanhas do Himalaia tenham sido formadas há 60 milhões de anos, a história do Everest, na verdade, remonta de muito mais tempo. O calcário e o arenito da rocha no cume da montanha foram um dia parte de camadas sedimentares abaixo do nível do mar há 450 milhões de anos atrás. Incrível, não é?
Com o tempo, as rochas do fundo do mar foram forçadas e empurradas para cima a uma velocidade de até 11 centímetros por ano, atingindo a posição atual. O mais surpreendente é que as formações superiores do Everest contêm fósseis de criaturas marinhas e conchas que um dia ocuparam o oceano.
O explorador Noel Odell foi o primeiro que descobriu os fósseis embutidos dentro de rochas do Everest em 1924, provando que a montanha já esteve debaixo do mar.
(fonte: megacurioso.com.br)
foto - ?
Embora o Monte Everest seja o ponto mais alto da Terra a partir do nível do mar, o Mauna Kea, um vulcão havaiano inativo, detém o recorde como a montanha mais alta do mundo. De acordo com oList Verse, o pico do Everest tem a maior altitude, mas isso não significa que ele seja o mais alto.
O Mauna Kea atinge uma altura de 4.205 metros acima do nível do mar, mas o vulcão se estende a incríveis 6.000 metros abaixo da superfície da água. Medido a partir de sua base no fundo do oceano, a sua altura total é de 10.200 metros.
Na verdade, dependendo de como você medir, o Everest não é a montanha mais alta, nem o pico mais alto. Chimborazo, no Equador, só atinge 6.267 metros acima do nível do mar, mas é o ponto mais alto do centro exato da Terra. Isto porque Chimborazo reside apenas a um grau ao sul do Equador.
(fonte: megacurioso.com.br)
foto - ?
Gente sem educação tem em todo o mundo, não é verdade? Tanto que até o Everest sofre com o lixo deixado pelos visitantes e alpinistas. A montanha tem cerca de 50 toneladas de resíduos, com mais deixados para trás a cada temporada.
As pistas estão espalhadas com tambores usados de oxigênio, equipamentos de escalada e muitas fezes humanas. O Eco Everest Expedition vai à montanha todos os anos desde 2008 para tentar resolver o problema e eles já coletaram mais de 13 toneladas de lixo até o momento.
O governo do Nepal quer impor uma nova regra a partir desse ano, em que os escaladores devem recolher ao menos oito quilos de resíduos em sua descida, senão perdem o depósito de quatro mil dólares de ajuda de custo.
Artistas que trabalharam com o projeto de arte "Everest 8848" conseguiram transformar toneladas de lixo, incluindo barracas quebradas e latas de cerveja, em 75 peças de arte para chamar a atenção para o problema ambiental.
(fonte: megacurioso.com.br)
foto - ?


Fonte / Fotos = Thymonthy Becker / Google / Wikipédia / megacurioso.com.br / 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os lugares por onde o Trem mais passou esta semana