ALVORADA, RIO GRANDE DO SUL - Construída com histórias de superação, de esperança, de solidariedade de uma gente guerreira e que não desiste de seus sonhos. O crescimento do município deu-se à beira da Avenida Presidente Getúlio Vargas, principal via que atravessa o centro da cidade. A economia é baseada principalmente no comércio e no setor de serviços, além da maioria da população trabalhar no município de Porto Alegre, fazendo com que a cidade seja conhecida também como cidade-dormitório




CONHEÇA A CIDADE DE "ALVORADA", RIO GRANDE DO SUL, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
foto - PMA
Seu nome inspirou-se nos antigos trabalhadores que para trabalhar em Porto Alegre, acordavam nas primeiras horas da manhã. De lá para cá, muitas histórias foram escritas pelas mãos de cada cidadã e cada cidadão de Alvorada. Histórias de trabalho, de superação, de esperança e de solidariedade. Histórias de um povo que acorda cedo e vai trabalhar. Histórias de uma gente guerreira, que não desiste de seus sonhos e, cada vez que é perguntado sobre suas origens, estufa o peito e diz com orgulho: -"Sou de Alvorada, a Capital da Solidariedade".
foto - PMA
O crescimento do município deu-se à beira da avenida Presidente Getúlio Vargas, principal via que atravessa o centro da cidade. 
A economia é baseada principalmente no comércio e no setor de serviços, além da maioria da população trabalhar no município de Porto Alegre, fazendo com que a cidade seja conhecida também como cidade-dormitório. Porém, o município também tem o seu distrito industrial, situado as margens da rodovia RS-118. 
O município é separado de Porto Alegre pelo Arroio Feijó. Esse arroio sempre foi de extrema importância para Alvorada. Era através dele que os moradores mais antigos da cidade retiravam a água para o consumo.
foto - PMA
O município possui um hospital público e mais 34 estabelecimentos de saúde (entre públicos e privados).
foto - PMA
Na área de ensino existem 46 estabelecimentos de ensino pré-escolar (públicos e privados), 45 de ensino fundamental (públicos e privados), 11 de ensino médio (públicos e privados) e uma de ensino superior (privado).
BEM VINDO A CIDADE DE ALVORADA, RS
foto - PMA
AQUI A MATRIZ DE SÃO JOSÉ EM ALVORADA, RS
foto - Vicente A. Queiroz
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA DA CIDADE DE ALVORADA, RS
foto - PMA
SALÃO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ EM ALVORADA, RS
foto - Fabus
SUPERMERCADO
foto - Fabus
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE ALVORADA, RS
foto - PMA
foto - PMA
foto - PMA
foto - ?
foto - PMA
foto - ?
foto - PMA
foto - Fabus
foto - Fabus
foto - PMA
foto - Fabus
foto - Fabus
foto - Fabus
foto - Fabus
foto - Fabus
foto - Fabus
foto - ?
ARROIO FEIJÓ EM ALVORADA, RS
foto - PMA
foto - PMA
LAGOA DO COCÃO EM ALVORADA, RS
foto - PMA
foto - PMA
foto - PMA
foto - Fabus
O SOL SOBRE ALVORADA
foto - PMA
População estimada 2016 (1) - 207.392
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 71,311
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 2.743,94
Código do Município 4300604
Gentílico - alvoradense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE ALVORADA, RS
A origem do nome de Alvorada está relacionada a uma prática diária dos habitantes da cidade que todos os dias acordavam cedo para trabalhar, tendo que sair do município ao nascer do sol. Assim, ficaram conhecidos como os trabalhadores que vêm da Alvorada.
Gentílico: alvoradense
HISTÓRICO DA CIDADE DE ALVORADA, RS
A cidade de Alvorada nasceu como Distrito de Viamão, com a denominação Passo do Feijó, através da lei nº216, de 22 de setembro de 1952. Aprovada pela Câmara, a Lei foi promulgada e sancionada pelo então prefeito de Viamão, Tenente Coronel Ponçalino Cardoso da Silva. Em 17 de setembro de 1965, a Lei Estadual nº5026, garantiu a emancipação política do Passo do Feijó, que passou a chamar-se Alvorada.
O nome sugerido por um integrante da Comissão Pró-Emancipação, teve inspiração em dois fatores: a alvorada do povo, que acorda às primeiras horas da manhã e parte para o trabalho, e o Palácio da Alvorada, o grande destaque na então nova capital do País, Brasília, inaugurada em 1960.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE ALVORADA, RS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ALVORADA, RS
VALEU PELA VISITA



fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal de Alvorada, RS / IBGE /

Comentários