OLHANDO DA JANELA DO TREM: TABATINGA / AMAZONAS / BRAZIL (5.111 / 5.570) POPULAÇÃO: 67.182 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

TABATINGA / AMAZONAS / BRAZIL (5.111 / 5.570) POPULAÇÃO: 67.182 PESSOAS (IBGE 2020)




Grande potencial biológico, Cultura Nativa, Comunidades Ribeirinhas na divisa com a Colômbia. Existem vários esportes que são praticados no município: Motocross, Bicicross, Canoagem Rústica, Le Parkour e Corridas de Orientação.
Tem a corrida da paz realizada pelo Exército de fronteira. Tem Bares e restaurantes onde é possível tomar vários tipos de bebidas nacionais e colombianas ou peruanas, ou ainda apreciar as comidas típicas como o cebiche, a arepa e a feijoada. 


Nas imediações do quartel do Exército existe um pequeno zoológico onde é possível ver tatu, sucuri, macacos, aves e a onça-pintada. No bairro da Comara, perto do aeroporto internacional, tem-se uma visão privilegiada do rio e das florestas peruanas e é o ponto de acesso às aldeias indígenas de Umariaçu I e de Umariaçu II de etnia Ticuna.
Visão geral da cidade de Tabatinga, Amazonas
Fronteira entre Brasil e Colômbia que faz divisa entre as cidades de Tabatinga, Amazonas e Letícia, Colômbia
CULTURA E LAZER NA CIDADE DE TABATINGA, AM
Existem vários esportes que são praticados no município: Motocross, Bicicross, Canoagem Rústica, Le Parkour e Corridas de Orientação.
Corrida e caminha da Paz realizada pelo exército de fronteira em Tabatinga, Amazonas
Atletas da capitania Fluvial da Marinha do Brasil em Tabatinga, Amazonas
Bares e restaurantes onde é possível tomar vários tipos de bebidas nacionais e colombianas ou peruanas, ou apreciar as comidas típicas como o cebiche, a arepa e a feijoada.
O Restaurante Boa Mesa. Comida boa e com o preço bem em conta. Existe também vários outros restaurantes aqui e em Letícia, fica a gosto do freguês. Aqui o pessoal tem o costume de servir uma sopa sempre antes do almoço.
A culinária eh uma mistura de costumes e tradições de Brasileiros e Colombianos em Tabatinga, Amazonas


Nas imediações do quartel do Exército existe um pequeno zoológico onde é possível ver tatu, sucuri, macacos, aves e a onça-pintada. No bairro da Comara, perto do aeroporto internacional, tem-se uma visão privilegiada do rio e das florestas peruanas e é o ponto de acesso às aldeias indígenas de Umariaçu I e de Umariaçu II de etnia Ticuna.
Nos dias de intenso calor todos correm para os vários banhos de igarapés que ficam na estrada Leticia - Tarapacá (Colômbia) e na área rural de Tabatinga. Os clubes com piscinas da cidade também servem de refúgio. Quando está na vazante, aparecem diversas praias do rio Solimões, sendo a principal e mais badalada a praia de Limeira onde há shows e desfile das mais belas mulheres da tríplice fronteira para a escolha da "Garota Limeira".
O Rio Solimões eh um atrativo turístico, fonte de renda e alimentação em Tabatinga, Amazonas
O rio também propicia pesca abundante nos flutuantes, barcos pequenos ou na margem; sendo uma opção de relaxamento. Além de ser possível observar os botos e um belo por-do-sol.
Durante o ano existem vários eventos importantes. Destacam-se o Reveillon, com a tradicional queima de fogos no rio Amazonas ou rio Solimões; o carnaval, com o desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos; as festas juninas ( com os arraiais se estendendo desde meados de maio até novembro),



onde há as comidas típicas como canjica, milho assado, pamonha e doces; as comemorações cívicas como os desfiles de 20 de julho (Independência da Colômbia), 5 de setembro (Ascensão do Amazonas) e 7 de setembro (Independência do Brasil); o Festival da Confraternidade; e o Festival das Tribos do Alto Solimões - FESTISOL.
Os festivais que acontecem durante o ano em Tabatinga, Amazonas, atrai milhares de turista anualmente


CONHECENDO UM POUCO MAIS DA CIDADE DE TABATINGA, AM
Sede da Polícia Federal em Tabatinga, Amazonas

Aeroporto Internacional de Tabatinga, Amazonas

Catedral dos Santos Anjos da Guarda em tabatinga, Amazonas

Loja Maçônica em tabatinga, Amazonas
Sede da Justiça Federal em tabatinga, Amazonas
Mercado central municipal em tabatinga, Amazonas
Escola de música do Comando Solimões em tabatinga, Amazonas
Corporação de Bombeiros em tabatinga, Amazonas
Agência do Banco do Brasil em Tabatinga, Amazonas


Agência do Banco Brasileiro de Desconto (Bradesco)
Agência da Caixa Econômica Federal
Centro Cultural Vitória Régia do Comando do Solimões em tabatinga, Amazonas
Agência do Correios e Telégrafos em Tabatinga, Amazonas
Câmara de Vereadores de Tabatinga, Amazonas
Gremio Recreativo do Alto Solimões em Tabatinga, Amazonas

Sede da Prefeitura Municipal de Tabatinga, Amazonas

Igreja Universal do Reino de Deus em Tabatinga, Amazonas
Padaria em tabatinga, Amazonas
Os posto de combustível não vendem álcool combustível, somente gasolina, em tabatinga, Amazonas. Além deste posto, tem mais dois postos em Letícia onde a gasolina é mais barata e de boa qualidade.
Revendedora da Operada de Tv a Cabo, Sky em Tabatinga, Amazonas
Universidade Estadual do Amazonas, Campus de Tabatinga, Amazonas


Conheça um pouco mais das ruas centrais e comércio em tabatinga, Amazonas










Cais do Porto que eh muito movimentado em Tabatinga, Amazonas




Marinha do Brasil em Tabatinga, Amazonas


Comando de Fronteira do Solimões/ 8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol/8º BIS), fica situado na Praça Colômbia, s/n – Centro em Tabatinga, Amazonas

Fronteira entre Brasil e Colômbia e Divisa entre as cidades de Tabatinga, Amazonas e Letícia na Colômbia

Hospital de Guarnição do Comando de Fronteira fica na Avenida principal (Praça Colômbia). Em Tabatinga, Amazonas
Hotel de Trânsito do Comando de Fronteira em Tabatinga, Amazonas
Marinha do Brasil em Tabatinga, Amazonas
Pavilhão do Exército de Comando Solimões em Tabatinga, Amazonas

Vila Militar do Exército de Comando Solimões em Tabatinga, Amazonas
Hospedagem no estado do Amazonas
Para você que pensa em conhecer a cidade de Tabatinga e toda o estado do Amazonas o Trivago oferece uma lista de hotéis com os melhores preços:
Hotel em Tabatinga, Amazonas
Hotel, restaurante e pizzaria em Tabatinga, Amazonas
População estimada 2016 (1) - 62.346 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.266,062 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 16,21 
Código do Município 1304062 
Gentílico - tabatinguense 
ORIGEM DO NOME
Tabatinga é uma palavra de origem indígena que no tupi significa barro branco de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios e no tupi-guarani quer dizer casa pequena.
Posição geográfica da cidade e Tabatinga no estado do Amazonas
Gentílico: tabatinguense 
HISTÓRICO 
A cidade de Tabatinga deriva do povoado de São Francisco Xavier de Tabatinga, fundada na primeira metade do séc. XVIII por Fernando da Costa Ataíde Teives, que para ali transferiu um destacamento militar do Javari (mais ao sul, nas fronteira Brasil ? Peru), estabelecendo um posto de guarda de fronteiras entre domínios do Reino de Portugal e da Espanha. 
Também como postos militares de fronteira foram criadas mais tarde (década de 30 do séc XX), do lado brasileiro, Vila Ipiranga e Vila Bittencourt, os dois outros pontos povoados de maior expressão. 
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE TABATINGA, AMAZONAS
fonte dos textos e fotos: IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / ronguapi.wordpress.com / Divulgação / Governo de Tabatinga, AM 



Conheça o estado do Rio Grande do Sul



SONHOS DE UM VIAJANTE
O ESCUDO INVISÍVEL

O escudo invisível que tinha em volta da casa me impedia de entrar
Era noite, e eu estava voando pela rua Pernambuco em direção à Esplanada. Eu voava baixo, quase tocando o chão. Vi que passei por uma pessoa que ia andando com as mãos no bolso, como quem sentia frio. Fui voando até a casa da minha mãe. Eu tentei entrar na casa da minha mãe, mas não conseguia. Parecia que havia um escudo invisível que me impedia de entrar na casa da minha mãe. 


Então resolvi voltar a pé. Fui subindo a Rua Pernambuco, quando fui passando pela pessoa que vi com as mãos no bolso. Ela comentou que tinha visto uma pessoa voando. Disse que era impossível alguém voar. Mas esta pessoa insistia em dizer que tinha visto alguém voando ali. Continuei meu caminho, prometendo a mim mesmo, tomar mais cuidado quando estivesse voando, para que ninguém mais me visse. 

2 comentários:

  1. Parabéns pela inciativa, no Amazonas ainda temos grandes distâncias das cidades a ser conhecer e principalmente saber a dinâmica da população do interior amazônico.

    Att,
    Jamile,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Amigo. O Brasil precisa deixar de esquecer o Amazonas. Se importar muito mais com esta parte que também, ainda que esquecida, está escrevendo a história desse país. Abração

      Excluir

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível