OLHANDO DA JANELA DO TREM: SENADOR GUIOMARD / ACRE / BRAZIL (4.971 / 5.570) POPULAÇÃO: 23.236 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

SENADOR GUIOMARD / ACRE / BRAZIL (4.971 / 5.570) POPULAÇÃO: 23.236 PESSOAS (IBGE 2020)





O município baseia sua economia na agropecuária, correspondendo a mais de um terço de sua composição econômica. Muitas opções turísticas para os amantes do Turismo de Aventuras, Ecoturismo e Esportes Náuticos. 
foto - ?
ECONOMIA DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD, ACRE
O município baseia sua economia na agropecuária, correspondendo a mais de um terço da composição econômica do município, na área produtiva, com usinas de beneficiamento e alguma agroindústrias. Descendentes de japoneses que moram no município investiram no plantio e produção de amendoim.
A administração pública já deixou de ser destaque, o grande triunfo econômico do município é a Zona de Processamento de Exportação, que tem na sua localização estratégica para os portos pacífico o seu maior atrativo. Encontra-se em fase de implantação.
A economia de Senador Guiomard tem na agricultura uma forte fonte de recursos, em Senador Guiomard, Acre
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE SENADOR GUIOMAR, ACRE
Fórum de Justiça de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Matriz de Nossa Senhora das Graças em Senador Guiomar, Acre
foto - Vicente A. Queiroz
Posto de Saúde Municipal de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Sede da Prefeitura Municipal de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Sede da Polícia Civil de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Praça de Alimentação em Senador Guiomard, Acre
foto - ?
foto - GE
foto - ?
foto - ?
Biblioteca Municipal de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Praça central de Senador Guiomard, Acre
foto - Denílson  Almeida
A principal avenida da cidade de Senador Guiomard, Acre eh arborizada
foto - Globo.com
foto - ?
foto - ?
foto - Jurandir Lima
foto - ?
foto - Globo.com
Sesc em Senador Guiomard, Acre
foto - Sesc
foto - ?


foto - ?
Visão ampla da cidade de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - PMSG
O Paraíso Hotel eh uma das opções de hospedagem em Senador Guiomard, Acre
foto - GE
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 21.369
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.321,454 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 8,69 
Código do Município 1200450 
Gentílico - guiomaense 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD, ACRE
O nome da cidade, Senador Guiomard, eh uma homenagem ao seu fundador. Porém, grande parte da população continua usando o antigo nome da cidade, Quinari, que eh de origem indígena, por não concordar com a mudança do nome da cidade.
Gentílico: guiomaense 
HISTÓRICO DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD, ACRE
A história de Senador Guiomard começa em 1930, com formação da colocação Quinarizinho, durante o auge do extrativismo. 
Foram 32 famílias oriundas do Nordeste do país que iniciaram o povoamento daquela região, tendo sido aberta a estrada até Rio Branco em 1947. Foi elevado à categoria de vila em 1956, sendo seu primeiro subprefeito nomeado em 1957, passando então a se chamar Vila Grande Quinari. Seu nome, segundo os moradores mais antigos, está associado à uma árvore denominada Quinaquina, que havia em abundância no município e de cujas raízes se faz chá para curar febres e várias doenças. 


Há, porém, questionamentos a essa referência, pois para alguns historiadores a origem do nome Quinari é indígena, já que no passado a área era habitada por índios. 
Em 1959, registra-se a chegada de famílias japonesas, que até hoje se fazem presentes e desenvolvem a cultura do amendoim. Durante a década de 70, chegam dezenas de famílias provenientes do Sudeste brasileiro, atraídas pelo grande incentivo à pecuária desenvolvido pelo governo do Estado. 
Dos fatos históricos, o que a população mais questiona foi a alteração do nome para Senador Guiomard, pois não se levou em consideração a opinião dos moradores nem a história do município, tendo sido uma escolha que atendeu a interesses políticos. A população, contudo, não perdeu o hábito de se referir ao município como Quinari.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD (QUINARI), ACRE
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD (QUINARI), ACRE
fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal de Senador Guiomard, AC /

Conheça o estado de Santa Catarina 


SONHOS DE UM VIAJANTE
OS QUATRO OVOS

Eu peguei os 4 ovos que podia, depois escorreguei em um morro e sai descendo de bunda até onde as mulheres faziam rapadura
Estava num local que parecia uma cozinha, mas não tinha nenhum móvel lá. Havia várias caixinhas de ovos, e cada uma tinha quatro ovos. Eu peguei uma destas caixinhas e saí dali. Cheguei num local, peguei uma vasilha e quebrei os quatro ovos lá dentro. Depois fui para um outro local. Daí, eu percebi que um ovo ficou boiando demais. Eu olhei e vi que ele estava podre. Então eu fui voltando para o local onde tinha pego os quatro ovos, para pegar outro. No caminho eu fiquei pensando que já tinha pego os quatro primeiros ovos. Então eu não podia pegar mais.


Fui para um local, que parecia um terreno sem construção nenhuma. Eu estava no alto de um pequeno morro e havia duas pessoas comigo. Estas duas pessoas desceram este morro, por um caminho que era bem difícil de descer, porque era quase um paredão. Eu então procurei outro local para descer. Fui caminhando até que achei um acesso mais fácil e fui descendo por ele. Mesmo sendo mais fácil, eu escorreguei, cai e fui descendo escorregando de bunda. Cai num local bem grande, parecendo uma cozinha muito grande. Tinha uma mesa bem grande e sentada à mesa, havia várias mulheres.


Elas falavam do trabalho voluntário que faziam para arrecadar dinheiro para os pobres. Elas vendiam rapadura. Elas estavam comendo alguma coisa. Eu fiquei pensando que elas nem me ofereceram algo para comer. Depois imaginei que deveria ser o jeito delas, de não oferecer nada a ninguém. Nisto veio a Nathalia e deu um cutucão nas minhas costas. Eu levei um susto e fiquei com as costas doendo. A Nathalia ficou rindo. Sai dali e pensei em voltar para onde tinha pego os 4 ovos, para pegar outros quatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível