Pular para o conteúdo principal

NOVA ERA, MINAS GERAIS - Grutas, trilhas, Turismo ecológico, paisagens deslumbrantes, esportes aquáticos e muito mais. Mergulhe nas tradições, história, valores e conheça a identidade cultural de Nova Era que nasceu de uma promessa. A Fazenda da Vargem deslumbra a todos pela sua beleza e monumentalidade arquitetônica. Possui uma área de aproximadamente dez mil metros quadrados e se caracteriza pelas mais de 40 janelas. Erguida no período colonial, na primeira metade do século XIX, serviu de importante entreposto comercial. A propriedade manteve durante longos anos uma grande produção agropecuária, cafeeira e de açúcar




CONHEÇA A CIDADE DE "NOVA ERA", MINAS GERAIS, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM

AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE. ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA
foto - ?
VISTA PARCIAL
foto - ?
VISÃO DO CENTRO
foto - ?
AQUI, O CENTRO COMERCIAL
foto - ?
VISTA DA CIDADE
foto - ?
NOVA ERA, ENTRE AS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
foto - ?
BAIRRO ARMAZÉM, A NOITE
foto - ?
LAGOA DE SÃO JOSÉ / ANTIGO NOME DA CIDADE
foto - ?
UMA VISÃO DA JANELA
foto - ?
ANTIGA CONSTRUÇÃO RURAL
foto - ?
ANTIGO CASARÃO
foto - ?
FAZENDA DA VARGEM
Foi tombada, em nível municipal, pelo decreto nº 1407/2005, por seu valor histórico, arquitetônico, afetivo e simbólico. Este patrimônio ficou sujeito às diretrizes de proteção estabelecidas pela lei municipal nº 1528/2001, a partir da publicação do referido decreto, em 08 de março de 2005.
Deslumbra a todos pela sua beleza e monumentalidade arquitetônica. Possui uma área de aproximadamente dez mil metros quadrados e se caracteriza pelas mais de 40 janelas. Erguida no período colonial, na primeira metade do século XIX, serviu de importante entreposto comercial. A propriedade manteve durante longos anos uma grande produção agropecuária, cafeeira e de açúcar, movida à mão-de-obra escrava.
Desde os seus primórdios, a Fazenda teve papel de destaque na história do município, se mostrando até os dias atuais como uma referência cultural, simbólico-afetiva e turística.
foto - PMNE
GRUTA DE SÃO JOSÉ DA LAGOA
Trata-se de um pequeno abrigo natural na rocha que, após algumas intervenções, recebeu a imagem de São José Operário. Tornou-se esta gruta área de domínio público, devido a peregrinação espontânea que ocorre à mesma desde a sua inauguração, principalmente às quartas-feiras, tornando assim, uma referência para o município de Nova Era.
foto - PMNE
MUSEU DE ARTE E HISTÓRIA DE NOVA ERA
O Museu Municipal de Arte e História de Nova Era foi totalmente restaurado juntamente com o Largo da Praça da Matriz São José da Lagoa que foi revitalizado, ganhando cabeamento subterrâneo, iluminação e paisagismo. Em 2007, foi novamente entregue à população novaerense. É o principal espaço que resguarda as tradicionais manifestações religiosas e populares do município.
conhece?
Faça uma visita e mergulhe em nossa tradição, valores, história e conheça a nossa identidade cultural.
Horário de funcionamento:
Terças às sexta-feiras: 08 às 11hs e 13 às 17hs
Sábados, Domingos e feriados: 08 às 14hs
Praça da Matriz, nº30
Nova Era – MG
Tel: 3861-4228/ 3861-4200
Email : cultura@novaera.mg.gov.br
foto - PMNE
foto - PMNE
foto - PMNE
PONTE BENEDITO VALADARES
Localizada no centro da cidade, é de grande utilidade para todos os habitantes do município de Nova Era. Passou por revitalização em 1977, quando foram construídos os passeios laterais que medem aproximadamente um metro de largura.
Em 2004, foi elevado o nível do guarda-corpo e colocado corrimão tubular de ferro.
A pintura total da ponte foi executada em 2008, sendo retocada a cada ano.
Já em 2010, sofreu alteração em sua estrutura para impedir a passagem de veículos pesados, porque os estudos realizados sobre a ponte indicaram que a estrutura da mesma não suporta mais que dez toneladas.
Nova Era - Moriá
Foto noturna registrada no interior da ponte Benedito Valadares
A Ponte é, sem dúvida, umas das principais referências da cidade, este monumento destaca-se no cenário urbano, agora, enriquecido pelos projetos de revitalização que foram executados nas margens do Rio Piracicaba.
foto - PMNE
ARCO DA PONTE
foto - ?
A IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ DA LAGOA
A planta se desenvolve a partir da nave, separada da capela-mor, pelo arco-cruzeiro. No pavimento superior ficam as tribunas e o consistório. No interior, a exuberante decoração em ouro, o conjunto de talhas e pinturas dos séculos XVIII e XIX, estilo rococó,  impressionam, além da belíssima imaginária.
O conjunto tem nos altares as imagens de São Francisco, Sant’Anna, São João Batista, São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. No altar-mor destaca-se a imagem do padroeiro São José. Possui uma curiosidade arquitetônica,  em um de seus altares colaterais o camarim é subdividido em dois níveis que recebem Santana Mestra e São Francisco, exemplo único no Brasil.      
Endereço: 
Praça Matriz, s/n Bairro: Manjahy
Telefone para contato: (31) 3861-4228
Visitação: domingos e feriados e durante a semana (agendado).
Missas: todas quartas-feiras, 3ª quinta-feira, 2º sábado e  3º domingo do  mês
foto - ?
foto - ?
OUTRA RUA
JÁ PASSEI POR NOVA ERA ALGUMAS VEZES. MAS SEMPRE NO ANEL RODOVIÁRIO. E SEMPRE PARANDO AQUI PARA TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ, QUE POR SINAL, EXCELENTE. FIZ UM AMIGO VIRTUAL DESTA CIDADE. QUE POR SINAL, JÁ FAZ TEMPO QUE NÃO OUÇO FALAR DELE.
foto - ?
TELHADOS COM VISÃO DA MATRIZ
foto - ?
ESTA É A PONTE BENEDITO VALADARES
foto - ?
AQUI, A CASA DE CULTURA
foto - ?
RIO PIRACICABA, COM  A PONTE AO FUNDO
foto - ?
PINGUELA UNINDO BAIRROS
foto - ?
AQUI, MAIS UMA RUA DA CIDADE
foto - ?
UMA RUA BEM ARBORIZADA
foto - ?
LOCALIZAÇÃO DE NOVA ERA
População estimada 2016 (1) - 17.996
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 361,926
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 48,43
Código do Município 3144706
Gentílico - nova-erense
ORIGEM DO NOME
O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO.
VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ?
DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010)
  • População total:.......... 17.540
  • População urbana:....... 15.421
  • População Rural:.......... 2.119
  • Taxa de Urbanização:.... 86,23%
Distâncias aproximadas aos principais centros (km)
Gentílico: nova-erense 
Histórico 
Nova Era 
Minas Gerais - MG 
HISTÓRICO 
Em 1.706 o experimentado sertanista Antônio Dias de Oliveira fez sua entrada no bravio sertão do Rio Doce. Em sua bandeira, vieram os irmãos portugueses José e Antônio de Miranda. Oriundos da Vila de Mirandela, em Portugal, de lá trouxeram apenas a fé e a esperança de conseguirem algo que lhes compensasse os sofrimentos vividos na pátria.A Bandeira partiu de Taubaté, em São Paulo. 
Naquele tempo, a meta dos aventureiros era explorar novas terras, em estafantes caminhadas mata a dentro, rompendo a selva agreste. Foi assim que chegaram às imediações da hoje Estação Ferroviária de Desembargador Drumond, ( Drumond Velho)quando encontraram um pequeno rio, afluente do Piracicaba, que batizaram como rio de Peixe. Ao colher água do rio, um dos Miranda encontrou no fundo da vasilha, vestígios de ouro. Selando este segredo com seu irmão, cuidaram de separarem-se dos companheiros, fixando residência no local, com o objetivo de exploração do ouro. Antônio Miranda adquiriu as terras e construiu a Fazenda Rio de Peixe, onde passou a residir. 
Aumentando o seu patrimônio, adquiriu as sesmarias da Passagem, Pedra Furada e Macacos. Seus fundadores, além de se dedicarem à extração de ouro de aluvião, cuidaram de desenvolver trabalhos agrícolas e cultivo de cereais. As primeiras e mais importantes fazendas, além da já citada, foram: Fazenda Figueira, Fazenda Bom Jesus de Perdões e Fazenda da Barra do rio das Cobras, mais tarde denominada Barra do Prata. Em 1.715, o então Governador da Capitania Unida de São Paulo e Minas Gerais D. Braz Balthazar da Silveira, convocou uma junta Governativa que determinou o pagamento ao governo de dez oitavas de bateia, além de outras taxas já existentes. Dessa medida resultou a diminuição da cata de ouro, pois a exorbitância dos impostos passou a asfixiar os mineradores. O arraial foi elevado à categoria de curato em 1.832 passando mais tarde a freguesia por Lei Provincial nº384, de 9 de outubro de 1848.
ESTA É A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE NOVA ERA, MINAS GERAIS
ESTE É O BRASÃO DA CIDADE DE NOVA ERA, MINAS GERAIS
AGRADEÇO SUA VISITA E SEMPRE VOLTE



Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Nova Era, MG / Divulgação / Wikipédia / 

Comentários

Páginas que receberam mais visitas

BAEPENDI, MINAS GERAIS - A terra de "Nhá Chica". Na natureza preservada no município estão cerca de 40% do parque ecológico do papagaio, é local ideal para fazer trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Baependi é uma das poucas cidades que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares

COLORADO, RIO GRANDE DO SUL - Colorado é uma pequena cidade do Alto Jacuí. Fundada por imigrantes italianos e alemães. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. O município tem como base da economia a produção agrícola. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras, inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas que abrange também parte do Parque Nacional da Serra da Canastra. O Lago de Furnas, também conhecido como "O MAR DE MINAS", é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

BRASÍLIA, DF, BRASIL - Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Por conta de seu rápido crescimento, já é a quarta cidade mais populosa do país. A maioria dos moradores, 52%, é mulher e tem em média 30 anos. Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias

TOMBOS, MINAS GERAIS - Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos

IGATU, ANDARAÍ, BAHIA - Eh uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes. Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, cadeia, cartório, cinema...

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Do primeiro ao último minuto do ano, não falta o que fazer, o que visitar e o que rever no Estado do Rio de Janeiro, que não por acaso ostenta o rótulo de Maravilhoso. Além das praias e de seus outros dois ícones geográficos – o Corcovado e o Pão de Açúcar – o Rio vem ganhando uma série de atrativos culturais e gastronômicos. Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza raríssima. Ao norte, na Região dos Lagos, estão as dunas de Cabo Frio, as águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, boas para mergulho, a badalação de Búzios e as trilhas rurais de Rio das Ostras

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL - Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha.

CAMPO BELO, MINAS GERAIS - A primeira cidade do Brasil a ter um time de Rugby (Campo Belo Rugby - CBR) A cidade tem paisagens deslumbrantes com campos a perder de vista. Ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, esportes náuticos com várias cachoeiras, praias de água doce além da tradicional e boa comida mineira. Uma cidade tranquila, acolhedora com boas opções para hospedagem